Introdução
Atualmente, é muito mais fácil abrir um negócio ou ter uma ideia de Startup. Isso porque temos as possibilidades do empreendedorismo digital. As Startups, por exemplo, se popularizam desde os anos 90, justamente por conta do surgimento de diversas lojas virtuais na época.
Aliás, com a internet, até mesmo ter uma ideia de Startup se tornou bem mais simples. Apesar disso, muitas ideias não são bem sucedidas, já que para criar uma Startup não basta apenas ter um insight, e sim vontade e muito planejamento.
Nesse artigo, você vai entender porque é importante definir sua ideia de Startup. Também vamos te dar dicas de como planejar sua ideia e de como descobrir se ela é realmente boa. Você também vai conhecer alguns exemplos de ideias de Startup bem-sucedidas.
Porque é importante definir sua ideia de Startup?
A ideia de Startup é o ponto inicial para criar sua empresa. Ainda assim, não adianta ter uma ideia incrível, que revolucione seu nicho de mercado, se ela não for bem planejada. Por isso, você empreendedor(a) deve definir bem qual é sua ideia antes de a colocar em prática. Até porque essa é a única forma de saber se ela é viável ou não.
Além disso, definir sua ideia de Startup antes de a abrir é essencial para planejar o quanto será investido nela. Com isso, você consegue saber se realmente terá condições de abrir ou ampliar sua empresa.
Ou seja, definir sua ideia de Startup é fundamental, pois permite que você identifique os pontos positivos e negativos dela. Dessa forma, as chances de você estar preparado(a) para enfrentar os obstáculos que podem surgir serão bem maiores.
Como saber se minha ideia de Startup é boa?
Uma boa ideia de Startup é aquela que gera uma boa solução para os clientes. Isso, com um valor que está ao alcance deles. Há ideias que solucionam problemas e que são até inovadoras, mas acabam não tendo aceitação suficiente no mercado.
Para saber se sua Ideia de Startup é boa, você deve ser capaz de colocar o problema que quer resolver em uma frase. E depois disso, sugerir sua solução. Por exemplo, não existe uma forma de saber qual será o valor da viagem de táxi antes de chegar no local. A solução para esse problema poderia ser a Startup Uber. Viu como essa dica é prática?
Além disso, uma das principais dificuldades de criar uma Startup está na concorrência. Então, muitas ideias boas já foram criadas. Mas, a vantagem é que isso permite que você pesquise e aprenda com os erros e acertos dos outros.
Por isso, procure as soluções já existentes para o problema que você quer resolver. E também converse com consumidores e pergunte que estratégia eles utilizam para lidar com aquele problema hoje. Isso pode te ajudar a ter uma ideia de Startup inovadora, que satisfaça o desejo dos consumidores.
Outra dica importante é testar sua solução. Antes de começar qualquer ideia, é preciso conversar com o potencial consumidor e avaliar se o seu serviço ou produto é viável. Para fazer isso, você pode entrar em contato com as pessoas por redes sociais ou criar um formulário.
Dicas para planejar sua ideia de Startup
Agora você já sabe avaliar se sua ideia de Startup é realmente boa. Mas, como tirá-la do papel? Abaixo, sugerimos algumas dicas:
1. Defina a sua persona
Para facilitar a execução da sua ideia de Startup é necessário conhecer bem os seus clientes. Para fazer isso, você pode utilizar este modelo de criação da persona, que é o seu cliente ideal.
2. Crie um MVP
Para realmente colocar a sua ideia de Startup em prática, lance um MVP (Produto Viável Mínimo). Assim, você coloca uma versão de teste do seu negócio para funcionar. Afinal, quem empreende jamais conseguirá prever tudo o que vem pela frente. Por isso, testar sua ideia antes de a colocar em prática é fundamental.
3. Defina o modelo de negócios
Definir bem o modelo de negócios é essencial para desenvolver uma ideia de Startup de sucesso. Aliás, o modelo de negócios envolve as principais decisões sobre o funcionamento da empresa.
Para desenhar o modelo de negócios, recomendo que você use um Canvas. Essa ferramenta permite que você sintetize e visualize a sua ideia em uma única página.
Se você quiser criar um marketplace, temos um canvas específico para esse modelo de negócio online.
4. Avance ou adapte o negócio
Depois de testar sua ideia de Startup e escolher o modelo de negócios ideal, é hora de avaliar os resultados. Se eles forem favoráveis, é possível expandir sua empresa.
Mas, se os testes não tiveram bons resultados, você deve reparar os erros e adequar o modelo de negócios escolhido.
5. Invista em pessoas
Lembre-se que investir em uma boa equipe é essencial para o sucesso da sua Startup. Contrate profissionais qualificados e que acreditem na proposta da sua empresa. Assim, sua ideia vai ser bem executada.
Exemplos de ideias de Startup
Existem diversas ideias de Startups que são inovadoras e viáveis. Para te inspirar, vamos dar exemplos de algumas Startups famosas que surgiram com ideias simples, mas que solucionaram necessidades dos consumidores:
Nubank
A ideia de Startup do Nubank era simples, facilitar o acesso às contas bancárias. E, assim, transformar processos lentos e burocráticos em algo rápido e prático. A ideia deu muito certo e a Startup revolucionou o mercado financeiro do país.
Hoje, diversos clientes preferem o Nubank por ser um banco de fácil acesso e que agiliza processos que antes eram demorados.
Netflix
O streaming de filmes foi lançado em 1997 e tinha uma ideia de Startup simples, mas inovadora. O objetivo era vender o mesmo filme para várias pessoas de modo prático. Com isso, surgiu a ideia de alugar filmes sem que ele precisasse ser entregue de forma física.
Hoje, a plataforma é utilizada por um número enorme de pessoas, sendo capaz de produzir até filmes e séries próprias. Foi com essa ideia de Startup que a empresa se tornou referência em fornecer conteúdos de entretenimento online.
Airbnb
A ideia da Startup, que é um Marketplace, surgiu de uma dificuldade. Os criadores da plataforma estavam sem dinheiro para pagar o aluguel. Assim, eles tiveram a ideia de alugar seu próprio apartamento para turistas que estavam em São Francisco, participando de uma conferência. Como os hotéis estavam lotados, as pessoas aceitaram a oferta. A ideia foi amadurecendo e, hoje, a empresa é um enorme sucesso.
A gigante da internet é um ótimo exemplo de que uma ideia de Startup não precisa ser extremamente inovadora para dar certo. Quando o Google foi criado, já existiam vários sites de busca no mercado. Mas, a empresa soube fazer o mesmo que as outras faziam de forma otimizada.
A maior rede social do mundo também surgiu com uma ideia simples e usando poucos recursos. A ideia de Startup, no início, era conectar os alunos de Harvard por meio de suas fotos de perfil. Com o tempo, a ideia foi amadurecendo e a Startup cresceu.
O Facebook é um ótimo exemplo de Startup que começou com uma ideia simples, mas que por ter apresentado resultados positivos, avançou seu negócio.
Conclusão
Definir sua ideia de Startup é fundamental para ter um negócio de sucesso. Lembre-se de testar suas hipóteses e conhecer bem seus clientes para formular uma ideia inovadora. Afinal, não adianta nada ter um ideia capaz de transformar um nicho de mercado se ela não for realmente viável.
Aliás, você sabia que pode criar uma Startup de sucesso usando o modelo de Marketplace? Se você quer entender como criar ou expandir a sua empresa com essa estratégia, agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.