Conectar Pintores com Clientes
Você já teve dificuldade de encontrar um pintor de confiança para pintar o seu apartamento ou casa?
A forma mais comum de resolver esse problema é buscando indicações de amigos que já contrataram esse serviço anteriormente e tiveram uma boa experiência. Mas nem sempre o seu amigo teve uma boa experiência, ou conhece alguém de qualidade.
E se você for novo na cidade, e não tem amigos na região? O serviço de pintura é algo muito local, e exige que a pessoa vá até o seu endereço para prestar o serviço. Então se você estiver de mudança, terá que encontrar novos profissionais para te ajudar.
Falando por experiência própria, é complicado quando você contrata um pintor e ele deixa todo o seu apartamento. sujo, faz mal feito, e você tem que gastar novamente para corrigir aquilo que não ficou bom com outro pintor. Eu mesmo passei horas e horas com a minha esposa limpando o chão do apartamento. porque o pintor que contratamos não protegeu bem a área antes de pintar.
Parece brincadeira, mas esse tipo de problema é muito comum. E como você poderia criar um negócio para resolver esse problema de uma maneira escalável, ou seja, que possa. ser replicado para outras regiões com facilidade?
Uma ideia de solução é criar um Marketplace Online que conecta clientes finais com pintores qualificados. Então se você está buscando um pintor, ao invés de buscar recomendação boca a boca, você pode encontrar pintores próximos da sua região que estão bem. avaliados pelos clientes, e tem um preço médio por metro quadrado que se encaixa no seu orçamento.
Beleza, mas para fazer um Marketplace Online, eu teria que contratar um programador, certo? Errado. Você pode começar construindo uma página no Wix que cria sites de graça, e fazer a conexão entre Clientes e Pintores usando apenas o seu tempo, mas sem gastar nenhum dinheiro.
O passo a passo para você testar esse negócio seria o seguinte:
- Crie um site no Wix falando que sua empresa oferece os melhores pintores da região, com ótima qualidade e avaliações. Nesta página coloque um formulário para o cliente fazer a solicitação de um pintor.
- Após fazer essa validação inicial, você terá gasto apenas o seu tempo, e no máximo, algum dinheiro em mídia paga, como folders, cartões de visita, uma logo, e algo patrocinado no. Facebook para testar o público, mas isso não terá custado nem R$500,00 se você fizer da forma certa.
- Para criar logotipo por exemplo, você mesmo pode criar uma bem simples no Logo Square, ou contratar uma na WeDoLogos. Também é possível contratar um designer freelancer para fazer a arte do seu cartão de visita, ou você mesmo pode criar na ferramenta Canva. E para imprimir, use uma gráfica express e online, para diminuir os custos de impressão.
Nesse momento inicial, o objetivo é verificar se existe demanda e se os clientes pagam pela solução, antes de sair investindo. Após ter verificado minimamente o mercado, aí sim você pode. investir em uma solução mais robusta, e nesse momento, o Ideia no Ar pode te ajudar com nossa Plataforma de Marketplace.
Não gostou do mercado de pintores? Tenho pelo menos mais 3 ideias de negócio para compartilhar com você, e garanto. que o processo pode ser o mesmo que citei acima, porém, feito em mercados diferentes, mas que ainda estão carentes de uma solução.
Conectar Maquiadoras com Clientes
Se você é mulher, ou se você tem uma namorada, noiva, esposa, ou até mesmo a sua mãe, tia, prima, enfim: qualquer mulher que vá para uma festa, gosta de estar linda para a ocasião, correto?
E ela contrata uma maquiadora profissional para isso? Vai no salão para fazer uma maquiagem? Ou pede para aquela amiga que é uma ótima maquiadora para maquiar ela?
É muito comum as mulheres precisarem de uma maquiadora profissional para que não corram o risco de errar a maquiagem (e ficar feia), mas também por conta da facilidade e tempo (pois a maquiadora pode atender em domicílio ou no hotel/local onde você vai se arrumar para a festa).
Você conhece desse mercado? Já viu esse problema acontecer? Então é “simples”, faça o mesmo processo que te expliquei acima, e teste essa ideia de negócio com pouco dinheiro.
Não se interessa nem pelo mercado de pintura e nem de beleza? Tenho mais duas ideias de negócio para você empreender com pouco dinheiro então.
Conectar Nutricionistas com Clientes
Você já teve problema de excesso de peso? Sabia que mais de 50% dos brasileiros estão acima do seu peso ideal, e boa parte está com obesidade? Isso é mais comum do que parece, e a tendência é piorar, desde o público infantil até o adulto e mais velhos, pois o problema de peso é geral na população.
Na ansiedade de realizar um monte de coisas ao mesmo tempo, acaba
que não temos tempo de nos alimentar direito, e isso gera problemas não só de obesidade, mas tantos outros problemas de saúde, como pressão alta, diabetes, enfim.
E isso se aplica tanto no contexto de consumidor final, quanto de funcionários de empresas, que precisam se alimentar. melhor para ter uma ótima qualidade de vida, e com isso, permanecerem por mais tempo na empresa, porque nenhum chefe quer perder seu funcionário por conta de um infarto, certo?
Uma nutricionista pode ajudar a resolver esse problema, seja na prevenção, ou para quem busca uma alimentação saudável para o esporte também, por exemplo. Esse mercado é enorme, tem crescido anualmente, e você pode resolver criando um Marketplace que conecta Pessoas. ou Empresas, com Nutricionistas, para que possam marcar uma consulta.
Teste esse mercado usando as técnicas que comentamos acima e me conta o que descobriu depois, ok?
Conectar Técnicos em Manutenção de Celulares com Clientes
Por último, se você não se encaixou em nenhum desses mercados, o que acha da tecnologia? Qual o dispositivo que mais têm crescido em vendas e que ninguém consegue viver mais sem, pois te conecta diretamente com a internet à um toque?
Isso mesmo, o Smartphone tem dominado o mercado de dispositivos, e se tornou uma ferramenta tão importante de comunicação e de trabalho, que as pessoas não conseguem mais viver sem Whatsapp, Facebook, Instagram e etc.
Se o celular dá problema na bateria, ou quebra a tela, ou o sistema operacional trava toda a hora, enfim, estraga de alguma forma, a pessoa entra em desespero. E a urgência para resolver é tão grande, que às vezes compra outro celular, mesmo com o conserto ficando mais barato, mas a grande verdade é que não temos mais tempo a perder.
Para resolver esse problema do usuário, com agilidade e rapidez, um Marketplace que conecta usuários finais com técnicos de manutenção de celular, seria uma ótima solução.
Os técnicos poderiam ser tanto lojas especializadas em manutenção de celular, quanto profissionais liberais/freelancers. que querem fazer uma renda extra e entendem muito de conserto. Como se fosse um Uber dos celulares.
Resolva esse problema, e com certeza eu serei um usuário da sua plataforma.
Conclusão
Criar qualquer negócio exige investimento de tempo e dinheiro, e isso não é diferente em um negócio digital.
A diferença, é que para começar um negócio digital, você não precisa começar grande desde o início, e nem investindo em um site robusto e nem contratar pessoas. O ideal é você começar pequeno, testando melhor a sua ideia de negócio, antes de investir mais.
Você pode testar ideias de forma rápida e barata, com pouco dinheiro, aproveitando ferramentas existentes. E como vimos aqui, citei apenas 4 exemplos de mercados que tem problemas a serem resolvidos mas existem muito mais.
E um Marketplace seria uma ótima forma de resolver essas dores de mercado de maneira escalável e lucrativa, apenas conectando uma Oferta com uma Demanda, principalmente nos mercados de prestação de serviços.
Quer saber mais sobre como executar na prática uma dessas ideias, e conhecer melhor a plataforma de Marketplace do Ideia no Ar? Mande sua ideia neste formulário aqui, para marcarmos uma conversa.