Um negócio online escalável tem um ótimo potencial de crescimento sem a necessidade de grandes investimentos. E, existem diferentes tipos de negócios online. Cada um com suas especificidades, vantagens e desvantagens. Mas, independente de qual seja a sua forma de empreender, é essencial formular bem a sua ideia.
Por isso, neste artigo, vamos te explicar como estruturar suas ideias de negócios digitais. Também selecionamos algumas dicas para você tirar a sua ideia do papel e transformá-la em um negócio escalável.
O que são negócios online?
Hoje no mercado existe uma infinidade de negócios online. Quase qualquer modelo de negócio – mesmo os criados originalmente para operar em modelo presencial – também foram adaptados para funcionar pela internet. Um negócio digital, basicamente, é qualquer empreendimento que possa ser vendido, operado ou negociado pela internet.
Alguns negócios online são totalmente inovadores e disruptivos. Outros são “mais do mesmo”, mas conseguem encontrar um nicho de mercado lucrativo o suficiente para se tornarem relevantes e rentáveis. O importante aqui é se planejar suficientemente para fazer bons negócios.
Como ter uma ideia de negócio online
Algumas ideias nascem “do nada”. Outras são desenvolvidas a partir de referências anteriores que os empreendedores pesquisam no mercado. Normalmente, tomar referências externas ajuda a entender melhor os riscos e benefícios do mercado, além de compreender melhor os desafios que o aguardam. Por isso, trazemos aqui algumas diretrizes para você ter uma boa ideia de negócio online.
Estrutura digital e canais de vendas
É importante pensar na estrutura online que o seu negócio irá utilizar. Ainda que seu negócio seja inovador e disruptivo, ele certamente irá se apoiar em tecnologias digitais existentes. Leve isso em conta enquanto concebe o seu MVP (Produto Mínimo Viável).
Escolher corretamente os canais de venda a serem utilizados também faz a diferença para o seu negócio online ser mais rentável. Diversos canais podem ser combinados de forma a contemplar o seu público-alvo de maneira mais completa. Você pode, inclusive, combinar canais online e offline, mesmo em um negócio digital.
Exemplos de canais de venda:
- E-mail;
- Loja digital;
- Mensagens instantâneas;
- Materiais impressos;
- Telefone;
- Redes sociais;
- Marketplaces;
- Contatos presenciais (alguns modelos digitais ainda usam o trabalho de pessoas para vender);
- Entre outros.
Investimento e orçamento
Entender quanto dinheiro você tem disponível para gastar – e como investi-lo – é fundamental. Por isso, tente compreender se a sua ideia de negócio online é compatível com o caixa disponível. Planeje-se também para a possibilidade de captar investimentos externos e/ou emprestar dinheiro de instituições financeiras, se necessário.
Durante a definição do orçamento, destine os valores estratégicos para cada setor do negócio. Uma dica importante é: não negligencie os investimentos em marketing. Um negócio online inicial precisa muito deste impulso de visibilidade.
Escalabilidade
Um ponto a se levar muito em conta na concepção do seu negócio online é a escalabilidade. Se você deseja que seu negócio cresça muito, é fundamental entender se o modelo de negócio que você está idealizando possui escalabilidade. Mas o que é escalabilidade, afinal?
Este conceito se refere à capacidade de um empreendimento em crescer em faturamento, ao passo que seu índice de custos e endividamento se mantenha estável. Ou seja: crescer 10x em receita enquanto as despesas crescem 2x. Isso é escalar: ter um lucro cada vez maior com um modelo de negócio replicável.
Nível de conhecimento
Uma boa ideia de negócio online não poderá ser concretizada sem conhecimento. É necessário ter conhecimento na área em que você deseja empreender para conseguir validar a sua ideia de negócio e, de fato, desenvolver as soluções que deseja colocar em prática.
Naturalmente, é sempre possível contratar um profissional técnico com o know how necessário para o seu negócio. Mas um mínimo de conhecimento na área é crucial para que as suas decisões estratégicas possam ser bem fundamentadas.
Público alvo
Pensar no público-alvo também pode te ajudar a decidir melhor pela ideia de negócio online. Além de permitir moldar o seu produto para o público que se pretende atender, compreender o público-alvo ideal também permitirá ao seu negócio digital adotar as melhores práticas de vendas, comunicação e marketing para ter resultados ainda mais assertivos.
Quais são os tipos de Negócios Online
Se você está em busca de ideias de negócios online, precisa saber que existem diferentes tipos de empreendimentos na internet. Separamos os principais deles abaixo.
E-commerce ou loja virtual
Um dos negócios online mais conhecidos é o e-commerce ou a loja virtual. Em comparação aos negócios físicos, esse tipo de iniciativa é bastante acessível. Afinal, não há a necessidade de gastos com aluguel de espaços ou contratação de funcionários.
Mas, também é preciso ter um estoque, gerenciar a logística, investir em estratégias de marketing, bem como criar uma plataforma. Além disso, essa área apresenta empresas mais consolidadas, que já dominaram o mercado.
Marketplace
O marketplace é um dos tipos de negócios online que se tornou uma grande tendência. Negócios de sucesso como Uber, Airbnb e Mercado Livre utilizam esse modelo de negócios. Muitos dizem que o marketplace é uma forma de evolução do e-commerce. Nesse sentido, empresas como a Amazon iniciaram como lojas virtuais e, ao perceber a oportunidade, tornaram-se marketplaces.
Um marketplace é uma plataforma que conecta oferta e demanda, seja de produtos ou serviços. Esse negócio online funciona como um shopping virtual, onde são reunidos diferentes fornecedores. Dessa forma, os clientes podem comparar os itens e profissionais com praticidade e rapidez.
E, a grande vantagem para quem cria seu próprio marketplace é a escalabilidade. Ou seja, essa forma de fazer negócios online tem um potencial de crescimento acelerado. Ele permite que você conquiste uma grande quantidade de clientes, mas não precise aumentar os gastos na mesma proporção. Isso acontece porque essas plataformas usam os princípios das organizações exponenciais.
Além disso, se você quer criar um marketplace de sucesso, minha dica é apostar em um marketplace de serviços ou em um marketplace B2B. Esses modelos de negócios online são um oceano azul. Isto é, ramos em que há pouca concorrência e maior possibilidade de crescimento.
Tipos de marketplaces
Dentro do universo dos marketplaces existem diferentes tipos de negócios que podem ser explorados. Você pode classificar estes marketplaces principalmente por meio do seu público-alvo ou ainda a partir do que a empresa vende.
- Um marketplace de produtos realiza a venda de mercadorias, reunindo compradores e vendedores. Alguns exemplos são Magalu, Mercado Livre, Amazon e outros.
- Já o marketplace de serviços reúne contratantes a prestadores de serviços. É o caso de Uber, AirBnb, iFood, Doctoralia, GetNinjas e outros.
- Pensando o marketplace por modelo de negócio, temos principalmente B2B, B2C e C2C,
- O B2B representa negócios de empresas para outras empresas. O B2C, de empresas para clientes, e o marketplace C2C media as negociações entre dois consumidores finais.
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SaaS ou Software as a Service
O SaaS é um serviço oferecido na nuvem, cuja cobrança geralmente acontece por assinatura. Ele é um software autônomo, que serve para transformar processos manuais em atividades automatizadas.
Normalmente, o público de um SaaS são empresas. Por exemplo, o Conta Azul é uma ferramenta de gestão financeira pela internet. Há também outros exemplos de SaaS que usamos no cotidiano, como Gmail, Evernote, Trello e Netflix. Até mesmo o Ideia no Ar é um SaaS para a criação de marketplaces.
Infoproduto
Mais um dos tipos de negócios online é o infoproduto. Produzir um infoproduto nada mais é do que transformar algum conhecimento que você tem em um produto digital. Por exemplo, livros, apostilas, cursos, videoaulas, kits, templates, planilhas, etc.
Esse tipo de empreendimento também é escalável, pois você pode oferecer os itens a uma infinidade de pessoas. Isso é possível por meio de estratégias de marketing digital. Além disso, você pode hospedar esses produtos em um blog ou utilizar plataformas de ensino à distância (EAD).
Franquia digital
A franquia digital é uma adaptação virtual do modelo de franchising. Aqui, um negócio digital pode ampliar a sua rede de vendas pela internet ao vender os direitos de comercialização da marca para franqueados. É o caso da Serasa, que comercializa seus produtos financeiros por meio de franqueados digitais espalhados em todo país.
Dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócio no qual um agente de mercado comercializa produtos que ainda estão no estoque do fornecedor. Ou seja, o vendedor não tem estoque próprio: quando ele fecha uma venda, o fornecedor envia as mercadorias diretamente para o cliente. Cabe ao representante de dropshipping apenas negociar as vendas.
Programa de afiliados
Programas de afiliados basicamente são parcerias nas quais fabricantes de produtos ou prestadores de serviços contratam empresas parceiras para fazer a venda ao cliente final. Desta forma, a empresa que está oferecendo os produtos não gasta com uma equipe própria de representantes. Os afiliados, por sua vez, ganham uma comissão a cada venda.
Consultoria
Você também pode vender o seu conhecimento especializado em determinado tema. É o que chamamos de consultoria: você pode apoiar pessoas e empresas com o seu saber técnico vendendo materiais e trocando de conhecimento. Hoje existem consultorias para diversos tipos de ações, por isso, você pode ter um grande mercado a aproveitar.
Quais são as vantagens de um negócio online?
O seu negócio digital pode trazer grandes vantagens e oportunidades de crescimento. Vamos entender melhor porquê:
1. Maior alcance de público
A imensa maioria dos brasileiros hoje possui algum acesso à internet, seja por dispositivos móveis ou computadores pessoais. Logo, o seu alcance de público é muito maior do que em um negócio físico. Até mesmo porque pela internet será possível vender para todo o Brasil sem sair de casa, na maioria dos casos.
2. Baixo investimento inicial
Tendo como referência empreendimentos tradicionais físicos, o investimento inicial em um negócio digital é consideravelmente menor. Via de regra, os custos são mais previsíveis e fáceis de se administrar pois quase tudo é feito pelo computador.
3. Flexibilidade para trabalhar
Seja o seu próprio patrão e trabalhe realmente na hora em que quiser. Este é outro benefício que a maioria dos negócios online proporcionam a seus proprietários. Há uma maior flexibilidade de horários que permitem organizar a sua vida melhor. Contudo, lembre-se: trabalho flexível não significa menos trabalho.
4. Simplicidade na gestão
A gestão dos negócios virtuais quase sempre é mais simplificada do que em negócios físicos. Com um simples sistema ERP, já será possível enxergar com amplitude as métricas do negócio e realizar a gestão administrativa, financeira e fiscal da empresa.
5. Equipe descentralizada
Os negócios digitais também permitem que a sua equipe trabalhe de qualquer lugar. Com isso, não será necessário alugar um grande imóvel neste primeiro momento, além de oferecer condições mais favoráveis para o home office em um período no qual a pandemia da Covid-19 ainda representa riscos aos profissionais.
6. Atendimento personalizado
A maioria dos negócios virtuais hoje oferecem atendimento ao cliente melhor do que uma empresa equivalente do ramo físico. Os negócios virtuais perceberam que isso realmente faz a diferença. Agilidade, precisão, customização e eficiência no atendimento roubam clientes dos negócios tradicionais todos os dias.
Porque é importante Definir sua Ideia de Negócio
A ideia de negócio é o ponto de partida para qualquer empreendimento, mas toda ideia precisa de um bom planejamento. É por isso que você, empreendedor(a), deve definir bem sua ideia antes de a colocar em prática, pois só assim é possível saber se ela é realmente viável.
Ou seja, definir sua ideia de negócio é essencial, pois permite que você identifique os pontos fortes e fracos dela. Assim, as chances de estar preparado(a) para enfrentar os diversos obstáculos que podem surgir pelo caminho, com certeza, serão bem maiores.
Como Formular uma Ideia de Negócio
Não adianta ter uma ideia genial de negócios online e não saber como organizá-la. Até porque, para começar um negócio de sucesso, você precisa definir alguns aspectos do empreendimento. Confira abaixo.
Nicho de Mercado
Um dos primeiros passos para formular a sua ideia de negócio é definir o nicho de mercado. A princípio, muitos empreendedores acreditam que o melhor é oferecer uma enorme variedade de produtos e serviços. Mas, nichar é a opção mais vantajosa. Afinal, com um segmento bem definido, você consegue criar ações de marketing mais direcionadas e eficazes.
Ainda, ao definir o seu nicho, escolha uma área com a qual você já tem familiaridade. O mais indicado é optar por um nicho no qual você possua experiência e contatos. Por exemplo, vamos supor que você seja um personal trainer, que conhece vários profissionais desse ramo. Você pode abrir um marketplace focado em oferecer esse serviço e, inclusive, convidar seus colegas para se cadastrarem como fornecedores na plataforma.
Busca por Concorrentes ou Benchmarks
Outra dica valiosa para formular suas ideias de negócios online é pesquisar concorrentes. Muitos profissionais criativos afirmam que para ter boas ideias é necessário ter um vasto repertório. Ou seja, conhecer uma boa quantidade de negócios inovadores pode te ajudar a ter insights.
Por isso, se você está pensando em criar um negócio online na área de moda, recomendo que faça um benchmarking. Isto é, busque por plataformas que já trabalham com esse nicho. Ainda, avalie seus pontos positivos e negativos. Conheça o modelo de negócios, teste a usabilidade, descubra a precificação, etc. Essa é uma técnica que pode te ajudar a desenhar o seu próprio negócio digital.
Pesquisa de Tamanho de Mercado
Mais um passo para formular sua ideia é analisar o tamanho do mercado desejado. Afinal, apesar de a experiência no ramo escolhido ser muito importante, também é essencial analisar o mercado.
Por isso, busque dados sobre o tamanho do nicho por meio de notícias, bancos de dados, institutos de pesquisas e ferramentas como o Google Trends. Assim, você poderá saber qual é a quantidade de profissionais dessa área e qual é o faturamento do setor no offline, por exemplo.
Tendência de Crescimento do Mercado
Além de saber o tamanho atual do mercado, você deve se atentar à sua estimativa de crescimento nos próximos anos. Com isso, você consegue perceber se o nicho escolhido é de fato uma tendência.
Para isso, você também pode utilizar os portais da imprensa e institutos de pesquisa como fonte. Mas, dessa vez avalie qual foi o crescimento do mercado nos últimos anos. E, qual é a expectativa de crescimento para o futuro. Outro dado interessante é a quantidade de empresas que já atuam na área desejada. Isso pode te dar uma visão mais clara sobre a sua concorrência.
Ticket Médio do Negócio
Outro ponto relevante é o ticket médio do seu negócio escalável. O ticket médio é o valor médio de uma transação do seu negócio. Por exemplo, se você criar um marketplace com profissionais da saúde, esse valor corresponde ao valor médio das consultas feitas dentro de um mês.
Considerar o ticket médio é essencial para você planejar a rentabilidade do negócio. Ou seja, para você saber em quanto tempo terá lucro. E, quando poderá atingir o ponto de equilíbrio do empreendimento.
Modelo de Negócios
Por fim, definir bem o modelo de negócios é fundamental para formular uma ideia de negócio escalável. Isso porque o modelo de negócios envolve as principais decisões sobre o funcionamento da empresa. Primeiro, é necessário decidir se o negócio será um e-commerce, SaaS, infoproduto ou marketplace. Ainda, é preciso definir a monetização e a proposta de valor.
Para desenhar o modelo de negócios, recomendo que você use um canvas. Essa ferramenta permite que você sintetize e visualize a sua ideia em somente uma página. E, se você quiser criar um marketplace, temos um canvas específico para esse tipo de negócio online.
Além disso, no caso de um marketplace, existem vários modelos. Por exemplo, marketplace de produtos, marketplace de agendamento, marketplace de serviços, marketplace B2B. Conforme já falamos, os dois últimos são os mais indicados, pois possuem um potencial de rentabilidade maior. Ainda, a demanda por essas plataformas é alta e o ticket médio é normalmente alto.
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Dicas para Tirar sua Ideia do Papel
Agora que você já sabe a importância de definir sua ideia de negócio e como formulá-la, confira algumas dicas de como colocar sua ideia em prática.
Defina a sua persona
Uma dica para facilitar a execução da sua ideia é conhecer bem os seus clientes. Você precisa saber como ele se comporta, entender o seu perfil e saber em quais canais online e offline ele está presente. Para fazer isso, você pode utilizar este modelo de criação da persona, que é o seu cliente ideal.
Vale destacar que, em um marketplace, é importante definir a persona dos clientes e também dos fornecedores. Isso porque você, dono(a) da plataforma, será responsável por atrair esses dois públicos.
Crie um MVP
Para realmente colocar a sua ideia em prática, lance um MVP (Produto Viável Mínimo). Isso significa colocar para rodar uma versão de teste do seu negócio. Nessa etapa, você deve começar a prospectar clientes e coletar feedbacks. No caso de um marketplace, o seu MVP pode ser feito em WordPress, por exemplo.
Muitos empreendedores querem ter desenvolvido o produto ou serviço perfeito antes de lançar. Mas, mesmo com muito planejamento, nada supera a prática. Quem empreende não consegue prever todos os cenários possíveis. Por isso, é tão importante executar a ideia e testá-la com um MVP.
Avance ou adapte o negócio
Depois de fazer o teste, você só precisa avaliar os resultados. Se eles forem favoráveis, é possível expandir seu modelo de negócios. Por exemplo, se você testou seu marketplace em WordPress, talvez seja a hora de utilizar uma plataforma especializada no seu modelo de negócios, como a plataforma do Ideia no Ar.
Mas, se os testes tiverem resultados negativos, é importante que você repare os erros e adeque o seu modelo de negócios.
Conclusão
Começar um negócio online escalável possui diversas vantagens, como o baixo investimento inicial e a praticidade.
Além disso, existem diversas formas de empreender no ambiente digital hoje em dia e, com certeza, uma delas se adequa aos seus objetivos. Dessa forma, basta uma boa ideia em mente e um bom planejamento para que o seu negócio online prospere.
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