Introdução
O mercado passou por diversas modificações ao longo dos anos, de forma que a tecnologia e a transformação digital geraram mudanças no comportamento dos consumidores. Nesse cenário, as empresas precisaram inovar, procurando novas formas de conquistar e manter seus clientes. Com isso, uma das principais estratégias adotadas foi o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração.
Neste artigo, vamos te explicar o que é Inbound Marketing e qual é a sua importância em uma empresa. Você também vai saber quais são as principais etapas dessa estratégia e conhecer algumas dicas para aplicá-la no seu negócio, seja ele um marketplace ou um negócio tradicional.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e se tornou popular a partir de 2009, por meio do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
O termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração. Nesse tipo de estratégia, conhecida como “Novo Marketing”, quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário. É justamente nisso que o Inbound Marketing se diferencia do marketing tradicional, conhecido como Outbound Marketing.
Em resumo, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing em que os conteúdos produzidos são direcionados para um público-alvo específico. Isso é realizado com o objetivo de criar um relacionamento sólido e duradouro entre a empresa e os clientes. Assim, atraídos por uma mensagem, os clientes acabam indo até a sua empresa.
Ou seja, no Inbound Marketing, são realizadas várias ações para atrair potenciais consumidores, que acabam consumindo conteúdos da empresa. A partir do momento em que as pessoas acessam o site ou blog do seu negócio, um relacionamento começa a ser construído. Tudo isso, por meio de conteúdos de qualidade, personalizados para o perfil do público.
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Qual a importância do Inbound Marketing?
Hoje em dia, com a influência da tecnologia, o online e o offline se misturam. Por isso, toda empresa, seja um negócio digital ou não, deve utilizar as estratégias de Inbound Marketing. É possível utilizá-las em qualquer modelo de negócio por meio da criação de diversos conteúdos.
É importante que todo(a) empreendedor(a) tenha em mente que, atualmente, não é mais possível manter uma empresa apenas com o marketing tradicional. Não ter uma estratégia de Inbound Marketing pode deixar seu negócio muito atrás da concorrência.
Além disso, com o Inbound Marketing, todas as ações podem ser mensuradas. Ou seja, por meio de métricas e ferramentas de web analytics várias informações importantes são extraídas. Dessa forma, é possível otimizar as campanhas da empresa e o processo de vendas, aumentando o ROI (retorno sobre investimento) e a visibilidade do negócio.
Basicamente, o Inbound Marketing é essencial para qualquer empresa hoje em dia. Até porque esse tipo de marketing é muito importante para que você crie e compartilhe conteúdos cada vez mais relevantes, atraindo novos clientes em potencial.
Etapas do Inbound Marketing
Agora que você entende a importância do Inbound Marketing, é hora de conhecer as principais etapas dessa estratégia, que se complementam e auxiliam no sucesso do seu marketplace:
Atração
Para conquistar clientes é preciso atrair visitas. Por isso, a primeira etapa do Inbound Marketing é a de atração. Mas, diferentemente do marketing tradicional, aqui não é você que procura possíveis novos clientes. Nessa etapa, há a produção de bons conteúdos que, por si só, já chamam a atenção, atraindo as pessoas de forma espontânea.
Desse modo, ao atrair pessoas que se interessam por aquele assunto, é muito provável que o seu público seja mais engajado e interaja com os conteúdos compartilhados.
Conversão
A segunda etapa do Inbound Marketing é a de conversão. Ela complementa a etapa anterior, já que o visitante deve virar lead para que ocorra o processo de compra. A conversão ocorre quando o visitante fornece informações sobre ele em troca de algum benefício, geralmente, um material rico.
A conversão é uma etapa muito importante, pois não adianta nada ter um site ou blog com vários visitantes se eles não se tornarem clientes. Felizmente, existem formas no Inbound Marketing de transformar visitantes em leads.
Venda
Depois de converter visitantes em leads, é hora de avaliar quem está na fase certa para finalmente fechar a venda. Todo o processo de Inbound Marketing visa gerar oportunidades para a sua empresa vender seu produto ou serviço. Se você possui um marketplace, por exemplo, a venda ocorre no próprio site. Já em outros modelos de negócio, é preciso o contato entre um vendedor e o cliente.
Encantamento
Diferentemente do que alguns pensam, a relação com o cliente não termina depois da compra. Após a venda, é chegado o momento de encantar o seu cliente, para que ele se torne fiel à sua marca.
Além disso, encantando um consumidor ele pode acabar promovendo sua empresa para amigos, familiares, conhecidos, etc. Ou seja, a etapa de encantamento do inbound Marketing também acaba sendo muito importante para conquistar novos clientes para o seu negócio.
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Vantagens do Inbound Marketing
Você já sabe quais são as principais etapas do Inbound Marketing e o quanto essa estratégia é importante para uma empresa. A seguir, vamos apresentar as vantagens da metodologia Inbound:
Alcançar o público ideal
O Inbound Marketing gera um grande aumento do público, já que muitos começam a se identificar com o conteúdo criado pela sua empresa. Mas, qualidade é melhor que quantidade, e o Inbound Marketing também atua nisso. Ao invés de apenas atrair novos visitantes que não têm a pretensão de comprar o seu produto, a metodologia Inbound atrai pessoas que realmente mostram potencial de se tornarem clientes.
Aproximar-se dos clientes
O Inbound Marketing utiliza uma comunicação aberta e especializada com os clientes. Ao invés de só “empurrar” um produto para as pessoas, antes, é criada uma relação de proximidade. Com isso, as pessoas ficam mais dispostas a seguir suas recomendações e dicas, o que pode ser muito vantajoso para a sua empresa.
Encurtar o ciclo de vendas
O ciclo de vendas é o tempo que o seu negócio leva desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Quanto mais tempo gasto para converter visitantes em clientes, maior é o ciclo.
Uma das vantagens do Inbound Marketing é reduzir o tempo que alguém demora para comprar o seu produto ou serviço. Isso ocorre porque o conteúdo relevante e personalizado, acelera o surgimento de novos leads.
Aumentar o ticket médio
O ticket médio, ou valor médio das vendas de um período, também costuma ser maior com o Inbound Marketing. Até porque os leads qualificados, gerados pela estratégia de Inbound, se sentem mais confiantes para comprar. Além de vender melhor, essa estratégia permite um risco menor de tentar vender antes da hora, o que poderia atrapalhar o desempenho do seu negócio.
Como fazer Inbound Marketing?
Agora que você conhece as principais vantagens do Inbound Marketing, vamos te ensinar a aplicar essa estratégia em seu negócio. Confira ações que podem ser realizadas na sua empresa para cada uma das etapas do Inbound:
1. Etapa de atração
Há três ações que você pode realizar na etapa de atração do Inbound Marketing, são elas: produzir um conteúdo relevante, investir em anúncios pagos e usar as redes sociais.
Conteúdo relevante
Invista em conteúdos como vídeos, textos para o blog, guias e infográficos. Produza conteúdos especializados para o seu público-alvo. Também é importante que eles sejam criativos, indo além de apenas textos, como os materiais ricos: planilhas, landing pages, e-books, etc.
Assim, a posição da sua empresa nos mecanismos de busca tende a melhorar, fazendo seu negócio ser encontrado de forma mais fácil por potenciais clientes.
Anúncios pagos
Outra ação que pode te ajudar na etapa de atração do Inbound Marketing é investir em anúncios pagos. Esse tipo de estratégia é interessante para melhorar a visibilidade do seu negócio.
Por exemplo, você pode fazer campanhas de links patrocinados pelo Facebook e Instagram Ads. Inclusive, é possível direcionar as campanhas a um público específico por meio da segmentação por geolocalização.
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Redes sociais
As redes sociais também podem ser usadas para atrair clientes para o seu negócio. Mas, saiba que essa é uma estratégia que gera resultados a médio ou longo prazo. Por isso, o planejamento de conteúdo é importante. Saber quais redes sociais são as mais adequadas para o seu público também é essencial para que essa ação gere os resultados esperados.
Além das mídias específicas que se relacionam com o seu público e o seu nicho de mercado, você deve manter as redes sociais populares, como Facebook, Instagram, YouTube e Blog, sempre atualizadas com conteúdos relevantes.
2. Etapa de conversão
Na etapa de conversão do Inbound Marketing é importante apostar em ações como Landing Pages e formulários online, além de utilizar a estratégia de Call to Action (CTA).
Landing Pages
Uma Landing Page, ou página de conversão, é um site web que tem o objetivo de coletar informações sobre os leads. Nessas páginas, são realizadas ofertas aos visitantes em troca de informações. Geralmente, são ofertados materiais gratuitos de grande qualidade para o seu público.
Um desafio ao fazer uma Landing Page é levar as pessoas até ela. Afinal, a Landing Page não atrai clientes por si só. Para isso, você deve utilizar as dicas da etapa de atração do Inbound Marketing, como links patrocinados, anúncios, posts nas redes sociais, etc.
Formulários online
As informações que a Landing Page requisita são preenchidas por meio de formulários online. A forma como os formulários são criados faz diferença no processo de conversão. Por isso, crie formulários simples e que tornem o preenchimento agradável. Você pode usar, por exemplo, o Google Forms ou TypeForm, que te notificam quando novos cadastros são realizados.
Call to Action (CTA)
O Call to Action, ou CTA, é uma chamada de ação. Essa ferramenta funciona como um convite direto para que os visitantes aceitem a oferta da sua Landing Page e preencham o formulário. É importante que você deixe o CTA contrastado com outros elementos da página para que os visitantes vejam.
3. Etapa de vendas
A automação de marketing é muito importante na etapa de vendas do Inbound. Você também pode apostar em estratégias como o e-mail marketing e a nutrição de leads:
Email Marketing
O email marketing é o canal perfeito para manter os leads interessados na sua marca. Com essa ferramenta, é possível cativar os clientes de forma simples e com um alto nível de personalização. Assim, você consegue saber quais são os interesses dos seus leads e enviar mensagens relevantes a eles. Geralmente, são enviadas newsletters ou e-mails promocionais aos clientes.
Nutrição de Leads
O email marketing não serve só para cativar e entreter as pessoas. Essa ferramenta também é importante para a estratégia de nutrição de leads. Ou seja, ela pode conduzir as pessoas pelo funil de vendas. Assim funciona também a nutrição de leads , uma sequência de emails que tem o objetivo de aproximar o lead da etapa de compra.
Automação de marketing
Você já sabe que manter a personalização e a qualidade dos conteúdos é essencial para a sua empresa. Mas, como fazer isso quando há diversos leads, como centenas ou até milhares? Para isso, você deve usar as ferramentas de automação. Elas permitem manter um bom relacionamento com os leads, mesmo que em grande quantidade, para que eles sejam conduzidos pelo funil.
4. Etapa de encantamento
Por fim, temos a etapa de encantamento. Agora, é preciso investir na área de sucesso do cliente e cultivar um bom relacionamento com os seus clientes.
Sucesso do cliente
A área de sucesso do cliente é importante em qualquer empresa. Afinal, se o seu cliente conseguir bons resultados ao comprar o seu produto ou serviço, ele irá recomendar sua marca para outras pessoas. Então, essa estratégia se torna essencial para o encantamento.
Relacionamento ativo
Não adianta pensar que o Inbound Marketing acaba quando a venda é realizada. Por isso, não se esqueça dos seus clientes, faça eles se lembrarem da sua empresa. Mantenha sempre um relacionamento ativo, envie mensagens, crie bons conteúdos, envie newsletters, etc. Tudo isso pode te ajudar a ter um relacionamento próximo com os consumidores.
Conclusão
O Inbound Marketing é essencial para qualquer tipo de negócio hoje em dia. É necessário aplicar estratégias na sua empresa que se encaixem nas etapas de atração, conversão, venda e encantamento do Inbound. Assim, você conseguirá atrair clientes para o seu marketplace, ou empresa tradicional, e ter um negócio de sucesso.
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