Influenciadores digitais são uma das marcas de nosso tempo. Ou seja, pessoas que se tornam famosas na internet ao gerar conteúdo e conquistar o interesse de milhões de usuários nas redes sociais. Estes influencers digitais podem ser grandes aliados do seu marketplace, ajudando a sua empresa a conquistar novos clientes.
Neste conteúdo iremos explicar o que são influenciadores digitais, como eles podem ajudar o seu negócio, quais critérios considerar ao fechar parcerias e algumas ferramentas úteis para conhecer bons influenciadores. Para saber mais, acompanhe conosco!
O que são influenciadores digitais?
Influenciadores são pessoas que se tornam relevantes a partir do grande número de seguidores que possuem no Youtube e/ou nas redes sociais.
Muitas pessoas já estão ganhando dinheiro na internet com seus conteúdos. São diversos blogs, vlogs e canais do youtube. Seja com assuntos técnicos, acadêmicos, cotidianos ou de entretenimento.
Destas pessoas, algumas alcançaram volumes tão altos de seguidores, ou seja, de pessoas que acompanham seus textos, vídeos e publicações que elas se tornaram referência para um público da internet e começaram a ganhar dinheiro com isso.
Não são todos os que publicam da internet que alcançam os volumes de seguidores para conseguir boa remuneração. Mas, também não há como saber qual tema ou assunto vai viralizar e se tornar referência. Por isso, a grande dica é: se você tem conhecimento, ideias e assuntos para compartilhar, aproveite para escolher o seu canal e começar a produzir conteúdo para a internet já. Foi desta forma que milhares de pessoas “comuns” se tornaram influenciadoras digitais.
A partir do momento que um conteúdo viraliza e as pessoas começam a seguir o autor ou a autora na internet, ela deve continuar disponibilizando conteúdos interessantes para o público. Se conseguir que mais de um conteúdo viralize, maiores são as chances de se tornar influenciador.
Como os influenciadores digitais ganham dinheiro?
Há várias formas pelas quais os influenciadores digitais adquirem receita. Isso irá depender da estratégia que eles adotam para faturar, seu modelo de comunicação ou o tipo de público que mais acompanham seus conteúdos. As principais formas pelas quais influenciadores ganham dinheiro são:
- Com Ads: influencers publicam seus conteúdos no Youtube e nas redes sociais. Como os usuários veem anúncios para ter acesso ao conteúdo, o influencer recebe parte do valor em patrocínio. Costuma-se pagar centavos por view ao influencer. Mas depois de milhões de acessos, o valor pode compensar.
- Parcerias pagas: influenciadores digitais podem vender a sua imagem por um ou um conjunto de posts patrocinados. Neste caso, marcas pagam aos influenciadores para falar bem de um produto ou serviço, fazer lives ou posar exibindo a marca.
- Embaixadores: embaixadores são influencers com parcerias de maior duração junto à marca. Ao invés de fazer apenas alguns posts sobre o produto em si, eles fecham contratos por tempo. Assim, realizam vários posts, comparecem a eventos e exibem a marca em diversas oportunidades.
Como se tornar um influenciador digital
Não existe uma fórmula única pela qual pessoas se tornam influencers digitais. A história de vida dos influenciadores mostra que eles têm diversas características que acabam os levando ao sucesso – muitas vezes combinando diversas qualidades. Veja algumas possibilidades que podem transformar uma pessoa em uma influencer:
- Grande autoridade no assunto: algumas pessoas se tornam influenciadoras digitais porque possuem grande autoridade em um determinado assunto. Isso aconteceu, por exemplo, com o Dr. Drauzio Varella, que se tornou famoso na TV mas também virou influencer por ser um médico muito conceituado;
- Grande carisma: muitos influenciadores ganharam milhões de seguidores por meio de seu carisma. São pessoas simpáticas e atraentes que despertam o interesse do público mais pela forma que se expressam do que pelo conteúdo em si, na maioria das vezes.
- Sintonia com o público: alguns influencers ganham grande relevância por ter grande identificação com nichos do público. Por exemplo: um influencer vestibulando que se associa ao público estudantil. Uma mulher negra falando sobre representatividade na moda e na estética. Um pro player que se torna influencer no universo dos e-sports, e assim sucessivamente.
- Grande estrutura: alguns influenciadores digitais não são necessariamente especialistas em um assunto. Porém, contam com grande estrutura que os permite gerar conteúdo de relevância e contratar profissionais especializados para prestar assessoria.
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O que é marketing de influência?
O marketing de influência ou influencer marketing é uma estratégia de aquisição, conversão e retenção de clientes baseada no trabalho de influenciadores digitais independentes. Estes influenciadores possuem uma grande base de fãs e seguidores com bastante engajamento. Logo, os influenciadores podem ser uma ótima ponte entre o seu e-commerce ou marketplace e os seus clientes.
Naturalmente, é importante escolher os influenciadores certos para representarem a sua marca. Afinal, sem isso, o seu marketplace pode acabar investindo recursos e não obtendo qualquer resultado positivo uma vez que o público não tenha se interessado pelo influenciador contratado.
Por isso, é importante conhecer tanto os interesses do seu público, como o background do influencer a fim de entender se realmente há uma boa combinação. Daremos dicas de como exercer o marketing de indicação em tópicos seguintes.
Ferramentas para encontrar influencers digitais
Existem ferramentas cuja finalidade é fazer a ponte entre marcas e influenciadores. São plataformas que ajudam a encontrar o influencer certo para cada demanda, de acordo com as necessidades e características das empresas contratantes. Veja:
Influency.me
O Influency.me é uma das maiores plataformas de marketing de influência presentes na internet. Você pode se inscrever como empresa ou como influenciador digital. É possível encontrar campanhas com valores a partir de R$ 300.
Squid
O formato do Squid é bastante semelhante ao do Influency.me. Porém, as opções para uso da plataforma são “marca” ou “agência”. Ou seja, a plataforma evita negociar diretamente com influenciadores, mas sim com as agências que gerenciam suas carreiras. Eles afirmam ter mais de 40 mil influenciadores cadastrados.
Kuak
O Kuak, além de facilitar a contratação de influenciadores para as marcas, promete também simplificar a própria publicação dos conteúdos patrocinados. A plataforma tem uma esteira que vai desde o match com o influenciador desejado, passa pelo briefing e vai até a postagem do conteúdo.
Como aplicar o marketing de influência no seu marketplace
Veja agora algumas dicas de como aplicar o marketing de influência no seu marketplace. Este passo a passo pode ser bastante útil no momento de adotar a estratégia correta para o seu negócio. Acompanhe:
Conheça o seu público e seus hábitos de consumo
O primeiro passo é compreender quem são os seus clientes e que tipo de mídias estas pessoas acessam. Tanto em marketplaces de nicho, como em marketplaces mais amplos há segmentos de público que consomem mídias digitais, especialmente nas redes sociais.
Por isso, além de conhecer as características demográficas da sua persona, vale a pena usar ferramentas para compreender que tipos de conteúdos estas pessoas acessam na internet.
Conhecer os influenciadores do seu nicho
É preciso conhecer os influenciadores que realmente podem auxiliar a conexão entre os seus clientes e o seu marketplace. Pesquise nas plataformas ou nas próprias redes sociais quais são os influenciadores mais do seu segmento.
Lembre-se que quanto maior o alcance do influenciador, maior será o custo das suas campanhas. Em alguns casos, pode ser uma boa apostar em micro influenciadores, que dialogam com um público menor, porém mais qualificado em um determinado nicho.
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Prepare o briefing da campanha
Campanhas de marketing de influência precisam ser bem delimitadas e planejadas. É preciso definir, por exemplo:
- Quantidade e tipo dos posts do influencer;
- Tempo de duração (em caso de vídeo);
- Período de vigência da campanha;
- Legendas e hashtags das publicações;
- Valores gerais da campanha.
Se possível, faça um contrato de prestação de serviços e exija nota fiscal.
Acompanhe a veiculação da campanha e seus retornos
Acompanhe a veiculação da campanha contratada e certifique-se de que tudo foi comunicado de acordo com a contratação. Ao fazê-lo, lembre-se também de acompanhar o retorno da campanha e compreender se os resultados foram os esperados. Depois, faça as alterações necessárias e recomece o processo com o mesmo ou outros influenciadores.
Conclusão
A contratação de influenciadores pode ser uma estratégia rentável para o seu marketplace. Contudo, convém planejar bem cada passo e compreender que outros tipos de campanha podem ser combinadas ao marketing de influência para se atingir os melhores resultados.
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