Existem diferentes formas de se inovar. Entretanto, nem todas as formas de inovação são revolucionárias. Muitas vezes, se trata de uma inovação incremental que otimiza os processos do empreendimento.
Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre o que é inovação incremental. Dar alguns exemplos deste tipo de melhoria e explicar mais a fundo como você pode implementar estas inovações do seu negócio digital. Para saber mais, acompanhe nosso conteúdo até o fim.
O que é inovação incremental?
Inovação incremental é um tipo de inovação que acontece sem que se transforme em todos os processos de uma empresa. Neste tipo de inovação a empresa utiliza tecnologia, novas técnicas e novos processos para melhorar. Reduzir custos e dar mais agilidade a operações produtos e serviços que a empresa já executa.
Ou seja, podemos dizer que é um processo de inovação que acontece de dentro para fora. As empresas se aprofundam nos seus próprios processos a fim de entender mudanças que podem ser implementadas. Assim, a operação se torna mais eficiente sem que seja necessária uma profunda revolução no modelo de negócio como um todo.
Diferenças entre inovação incremental, radical e disruptiva
Em primeiro lugar, como explicamos, a Inovação incremental é aquela que melhora processos, produtos e serviços já existentes. Ou seja, ela é mais rápida, tem menores custos e oferece menos riscos de mercado para sua empresa.
A Inovação radical, por sua vez, pode ser um processo oposto em que a empresa cria novos produtos e serviços, revoluciona seus processos e introduz novas técnicas para o seu cotidiano. Ela pode ser combinada com inovação incremental, ou ela pode ser responsável pela interrupção nos incrementos dos processos já existentes.
Importante destacar que a Inovação radical pode ou não ser disruptiva. Quando falamos de inovação disruptiva, estamos tratando de uma transformação geral nos paradigmas do modelo de negócio. Ou seja, a disruptividade irá depender do grau de ineditismo da inovação proporcionada.
Para finalizar, convém afirmar que esses três tipos de inovação podem ser combinados. Assim, a empresa tem os resultados mais estratégicos a curto, médio e longo prazo. Isso quer dizer que um tipo de inovação não exclui a necessidade da realização do outro
Dica: descubra como inovar e crescer durante a crise neste ebook gratuito!
Importância da inovação incremental
A Inovação incremental é importante porque ela assegura que a empresa está evoluindo constantemente. Isto é, melhorando seus processos a fim de crescer de maneira mais sustentável. Ao mesmo tempo em que atende melhor seus clientes. Proporciona também uma operação mais escalável e com maior potencial de crescimento a curto, médio e longo prazo.
Quando comparamos a Inovação incremental com outros tipos de inovação, percebemos que esta modalidade de melhorias tem menor custo em relação a sua contrapartida. Ao mesmo tempo, este tipo de inovação não promove tantos impactos e mudanças na operação cotidiana da empresa. Portanto, via de regra, a Inovação incremental também é mais fácil. Mais ágil e simples de implementar do que os outros tipos de relação que podemos colocar em prática.
Entretanto, isso não significa que a Inovação incremental não possui seus desafios. É preciso que a empresa tenha uma mentalidade e uma cultura de melhoria e inovação e evolução constante. Por isso, é só dessa maneira que um negócio digital poderá evoluir de maneira incremental melhorando seus processos todos os dias.
Além disso, é importante ressaltar que a Inovação incremental pode ser combinada aos outros tipos de inovação de maneira estratégica. Assim, a empresa melhora os seus processos ao passo em que também desenvolve novos Produtos. Ela também oferece novas soluções a um mercado cada vez mais concorrido, moderno e acirrado.
Exemplos de inovação incremental
Mercado Livre
Um exemplo de inovação incremental bem conhecido nosso mercado está no Marketplace Mercado Livre. A empresa começou oferecendo apenas a intermediação entre computadores e vendedores. Com o tempo, ela percebeu a necessidade de dar mais segurança às negociações realizadas no site.
Foi quando ela aprimorou o layout da plataforma e instalou novos elementos de segurança digital e criptografia para os negócios. Desenvolveu também uma solução muito simples para assegurar que o cliente iria receber o seu produto. Por fim, em um futuro próximo essa solução tomaria a forma do Mercado Pago.
Além disso, o Mercado Livre não parou por aí. Consolidando o seu formato, a empresa também adotou inovação radical e passou a oferecer serviços financeiros. Além do mais o Mercado Livre também desenvolveu a sua própria malha logística para não depender dos Correios. Hoje a empresa tem o delivery mais rápido do Brasil.
Airbnb
O Airbnb também é um caso de marketplace de serviços de hospedagem. No início das atividades, a empresa se restringia a mediar a relação entre os proprietários dos imóveis e os hóspedes. Posteriormente, a companhia percebeu que seria mais assertivo também mediar os pagamentos e criar uma hierarquia de anúncios para potencializar a receita.
No geral, os serviços da empresa não se alteraram. Porém, mesmo mantendo o mesmo modelo de negócio, o Airbnb conseguiu oferecer maior satisfação aos seus clientes, ao mesmo tempo em que potencializou o seu lucro aumentando o valor pago pelos anúncios de maior visibilidade.
Magalu
Por fim, o Magazine Luiza conciliou inovação incremental e inovação radical. Ou seja, a empresa que nasceu como um varejo tradicional expandiu a sua rede de lojas por todo o Brasil.
Posteriormente, a companhia também criou um e-commerce extremamente eficiente e lucrativo. Depois, o passo seguinte foi também abrir no modelo Marketplace e ampliar ainda mais as suas oportunidades de negócios. O passo mais atual do plano de expansão da empresa foi realizar uma série de fusões e aquisições para dar ainda mais vazão ao seu volume de negócios.
Dica: saiba tudo sobre marketplaces neste guia completo sobre o tema!
Como aplicar a inovação incremental?
Agora que você já pode entender a importância e o conceito de inovação incremental, vamos dar um passo-a-passo de como você pode aplicar esse crescimento a sua empresa.
Descubra suas dores
À medida em que o seu empreendimento adquire volume e operação, alguns gargalos começam a aparecer. Isto é, são as dores que a sua empresa tem e que podem ser sanadas para um desempenho mais assertivo.
Portanto, o primeiro passo é detectar essas dores, delineá-las e entender de que maneira elas afetam negativamente a operação do seu negócio.
Apure possibilidades de melhorias internas
Logo, uma vez que você entenda suas dores profundamente, é o momento de mergulhar nos seus processos. Também na sua cultura, para entender o que pode ser otimizado, reduzido ou agilizado a fim de fazer com que as dores sejam resolvidas.
Faça parcerias estratégicas
Porém, talvez o seu empreendimento não tenha o conhecimento técnico ou aparato operacional para sanar as próprias dores. Pode ser interessante fazer uma parceria estratégica com outro empreendimento, a fim de que vocês tenham uma relação na qual os dois ganham.
Crie um plano de ação
Seja internamente, ou com o apoio de um terceiro. É de extrema importância criar um planejamento de ação para proporcionar a inovação incremental. Por isso, leve em conta custos, riscos, benefícios e tudo o que pode interferir nos resultados da Inovação e no desempenho da sua empresa a longo prazo.
Execução, teste e monitoramento de resultados
Por fim, feitas as parcerias e planejamentos necessários, é o momento de executar a sua inovação incremental. Faça isso com monitoramento constante de resultados e desempenhos. Desta forma, você pode entender se a inovação realmente teve resultado. Além disso, descobre se seus procedimentos vão precisar de ajustes para que tenham um desempenho ainda melhor.
Conclusão
A Inovação incremental é muito importante para que o seu empreendimento não fique parado no tempo. Entretanto, é muito interessante compreender como funciona a Inovação para reduzir os seus riscos. Além de otimizar os seus custos e proporcionar um processo de renovação muito mais assertivo para o seu negócio.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.