Muitos vendedores de marketplaces oferecem seus produtos em mais uma plataforma. Diante disso, a gestão das vendas individuais em locais diferentes pode ser um grande desafio. É neste contexto que entram em cena os integradores de marketplace, que tornam as atividades dos sellers bem mais organizadas.
Neste texto, vamos falar dos integradores de marketplace, como eles funcionam, quais suas principais vantagens e que outras alternativas os empreendedores podem utilizar para potencializar seus ganhos no mercado das vendas virtuais. Convidamos você a nos acompanhar!
O que é integração de marketplace?
Um marketplace é uma plataforma de vendas com milhares de vendedores e compradores negociando simultaneamente. Atuando principalmente como um intermediador de negócios, uma plataforma de marketplace, sozinha, tem limitações em atender a todas as demandas da gestão e da operação do negócio, como um todo. É por isso que a maioria das plataformas de marketplace se integram a outros tipos de softwares e sistemas, tais como:
- Integradores de marketplace;
- Plataformas ERP;
- Plataformas CRM;
- Gateways de pagamento;
- Redes sociais;
- Entre outras.
Como fazer a integração com marketplaces
Cientes disso, as empresas que produzem softwares e sistemas possuem protocolos para a integração nativa de suas soluções. Este protocolo é chamado de API (Interface de programação de aplicações), em português. A API, em termos leigos, é como se fosse uma “linguagem comum” na programação dos aplicativos que permite que softwares desenvolvidos por diferentes fontes possam se comunicar e se integrar sem demandar grandes níveis de modificação.
Há também a integração por RPA (automação de tarefas robóticas), mas este método é menos usado aqui. No RPA, programadores treinam robôs para fazer tarefas antes realizadas por esforço humano. Normalmente, são utilizados para desempenhar atividades repetitivas.
Quais são as funções de um integrador de marketplace?
Um integrador de marketplaces pode possuir diversas funções. Lembre-se que ele é utilizado por vendedores de marketplace para coordenar, em um só local, todos os negócios que ele realiza em diferentes plataformas ao mesmo tempo. Então, supondo que um seller faça negócios pela Americanas Marketplace, pelas Casas Bahia e pela Amazon, ele utilizará este software para gerir todas as vendas de forma centralizada.
O que é um integrador de marketplace?
Agora que já explicamos o que é um integrador de marketplaces, é preciso entender melhor como ele cumpre com sua finalidade. Algumas funções que os integradores de marketplace costumam ter são:
Gestão unificada de estoque: as plataformas são diferentes, mas o estoque é o mesmo. Sempre que há uma venda, o integrador faz a baixa automática. Quando novo estoque é inserido, o integrador adiciona em todas as plataformas;
Conciliação financeira: muitas vendas em muitas plataformas podem tornar o processo de conciliação financeira bastante desafiador, ou seja, organizar e gerenciar entradas e saídas de valores de diferentes fontes em um só lugar.
Gerenciador de anúncios: algumas soluções permitem que o vendedor edite todos os seus anúncios do mesmo produto em diferentes plataformas em um só lugar. Isso economiza tempo na gestão.
Integração com gateways para unificar pagamentos: ao se integrar com diferentes gateways de pagamento usados nas plataformas, o integrador também facilita o processo de recebimento de pagamentos dos vendedores.
O que é um ERP?
É importante não confundir estes conceitos. Enquanto o integrador de marketplaces centraliza a gestão comercial do negócio, o ERP é um sistema de gestão empresarial. Ou seja, além de coordenar dados da operação comercial da empresa, o ERP também será utilizado para o gerenciamento de aspectos financeiros, contábeis, de pessoal, investimentos, entre outros. Ele pode até ser utilizado como um emissor de notas fiscais.
O que é uma plataforma de marketplace?
Plataformas de marketplace são sistemas utilizados para reunir compradores e vendedores/prestadores de serviço. Se um e-commerce é uma loja virtual, um marketplace é como um shopping virtual que permite a milhares de clientes ter acesso a também um número imenso de vendedores, o que aumenta a concorrência, abaixa preços e garante mais qualidade.
Algumas das mais famosas e utilizadas plataformas de marketplace são:
- Mercado Livre;
- Amazon;
- eBay;
- Ali Express;
- Shopee;
- Shein;
- Americanas;
- Netshoes;
- AirBnb;
- Uber;
- 99;
- iFood;
- Rappi;
- Entre outras.
Como escolher o melhor integrador de marketplace
Alguns fatores devem ser levados em conta na hora em que você estiver escolhendo o seu integrador de marketplace, tais como:
Compatibilidade com plataformas de marketplace: a maioria dos integradores é compatível com os principais marketplaces do mercado. Mas, por exemplo, se você vende em algum marketplace de nicho, a compatibilidade pode ser um desafio. Lembre-se de levar este detalhe em conta!
Compatibilidade com outros sistemas agregados: ERPs, CRMs, gateways de pagamento. Quanto maior for a compatibilidade do integrador com diferentes sistemas, melhor para o seu negócio não só agora, mas também no futuro.
Custo/benefício: sem dúvida, o custo é um dos principais fatores para se levar em conta ao escolher um integrador de marketplace. Mas ele não deve ser o único. Muitas vezes, a qualidade do integrador vale a pena um valor maior.
Usabilidade: a sua experiência de usuário e a usabilidade do integrador de marketplace também devem ser levadas em conta. Esse software precisa ser simples, fácil e rápido de usar. Por isso, certifique-se de experimentar com calma!
Vantagens e desvantagens de vender em vários marketplaces
Oferecer produtos em diferentes plataformas de marketplace é uma prática recorrente entre vendedores neste tipo de plataforma. Mas o que exatamente estas pessoas estão ganhando e perdendo ao fazer isso? Vamos entender melhor:
Vantagens:
Aumenta o público comprador em potencial: quanto mais plataformas houver anúncios, maior o público possível. Entretanto, nem sempre isso se aplica de verdade, uma vez que o mesmo cliente também pode comprar de várias plataformas.
Diferentes abordagens para cada plataforma: as plataformas operam diferentes modelos de negócio e bases de taxa. Desta forma, o vendedor pode manejar suas vendas de acordo com as condições mais favoráveis de cada uma.
Maior giro de mercadorias: via de regra, quem anuncia em vários marketplaces costuma ter uma receita maior do que quem se concentra em um único lugar, mesmo com o maior grau de esforço que esta atuação demanda.
Desvantagens:
Aumenta os custos operacionais: quanto mais plataformas se trabalha, mais aumentam os custos operacionais. Mesmo que as comissões dependem do volume de vendas, alguns marketplaces têm taxas fixas que limitam a receita do seu negócio; A própria necessidade de contratar um integrador já representa um aumento de custos.
Falta de escalabilidade: uma operação na qual os custos acompanham a receita é pouco escalável. Ou seja, à medida que se ganha mais, também se gasta mais.
Desafios gerenciais: apesar da praticidade que o integrador de marketplace proporciona, ainda assim a gestão de venda em vários marketplaces é bastante complexa e demandará mais esforços. Isso pode demandar até mesmo a contratação de mais pessoas.
Dica: como escolher a melhor plataforma para o seu marketplace, confira!
Por que criar seu próprio marketplace
Se vender em vários marketplaces, mesmo com o apoio de um integrador, ainda não é a forma mais produtiva de ganhar dinheiro nesse mercado, criar o seu marketplace pode ser a decisão mais lucrativa e rentável para gerenciar o seu empreendimento, especialmente a médio e longo prazo.
Um marketplace, diferentemente do e-commerce, é um negócio escalável por natureza. Você pode aumentar o seu faturamento em 20x à medida em que a estrutura de custos cresce apenas 5x durante o mesmo período. Essa escalabilidade se dá ao fato de que donos de marketplaces não precisam gastar com estoques e despesas logísticas, tendo reduzidas também as necessidades de pessoal.
Além disso, ter o próprio marketplace significa que você terá total autonomia para gerenciar e tomar as decisões estratégicas que interferem na operação diária do negócio. Atacar os nichos que você está mais habituado e trabalhar de uma forma direcionada às suas predileções pessoais e profissionais.
O mercado já mostrou que o marketplace é o futuro das compras virtuais. Hoje, cerca de 80% dos negócios feitos pela internet acontecem por meio de marketplaces, segundo a consultoria e-Bit/Nielsen. Números que estão em tendência de crescimento.
Como criar seu próprio marketplace de sucesso
Vai criar um marketplace para chamar de seu? Então veja algumas etapas indispensáveis para que o seu empreendimento possa ter o sucesso desejado. Olha só!
Pesquise e defina seu nicho de Mercado
Um dos primeiros e mais importantes passos na abertura do seu marketplace é pesquisar o seu mercado e entender quais oportunidades estão presentes nele. Entenda o tamanho do mercado, o potencial de vendas, quem são os principais concorrentes, as características dos clientes e o que tem sido dito na internet sobre esse tipo de negócio.
Uma dica é: neste momento é preferível escolher um nicho mais segmentado de mercado do que atender ao público geral. Embora isso possa parecer contraditório no primeiro momento, focar em um segmento pode reduzir consideravelmente as ameaças vindas da concorrência ao seu novo empreendimento.
Defina a Persona dos Vendedores
Persona é o agente ideal fictício para interagir com a sua empresa. No caso dos marketplaces, é necessário criar personas tanto para compradores, como para vendedores. A persona dos vendedores representa o seller que irá operar em sua plataforma com o menor preço possível, com a maior rentabilidade, com a maior frequência de venda e pelo máximo tempo possível.
Logo, esse vendedor precisa estar em sintonia com o tipo de produto que seu marketplace vende, a identidade visual, os valores da empresa, os preços praticados e os padrões de qualidade exigidos de vendedores para satisfazer a demanda de quem compra.
Essas personas têm características como:
- Idade;
- Sexo;
- Classe socioeconômica;
- Nível de escolaridade;
- Tempo de atuação como vendedores;
- Produtos vendidos;
- Experiências anteriores em marketplaces;
- Entre outros.
Defina a Persona dos Compradores
As personas de compradores, por sua vez, são aquelas que irão comprar por mais tempo, com maior ticket médio e com a máxima frequência periódica de compras. Elas, a exemplo dos vendedores, também precisam estar em sintonia com as definições do marketplace. Isso facilita o direcionamento de campanhas de marketing e vendas. Veja algumas características:
- Idade;
- Sexo;
- Classe socioeconômica;
- Nível de escolaridade;
- Profissão;
- Pretensões futuras;
- Hábitos de consumo;
- Mídias mais utilizadas.
Defina o Modelo de Receita
A definição do modelo de receita do seu marketplace também é importantíssima para tomar decisões estratégicas e operar de maneira assertiva. Pode-se definir o modelo de receita, principalmente, a partir de três formas.
Comissão: vendedores pagam porcentagens das vendas a cada negócio realizado. Comissões costumam girar entre 5% e 20%. Pode-se também cobrar taxas de valores fixos a cada venda.
Por anúncio: nesse modelo, a mera exibição do anúncio do vendedor já rende à sua plataforma o pagamento de taxas pelo vendedor. É um modelo menos comum, entretanto.
Por agendamento: útil se o seu marketplace também oferece serviços. A cada agendamento de serviço, cobra-se uma parte do valor.
Defina sua Plataforma de Marketplace
Por fim, é fundamental escolher uma plataforma de marketplace que realmente atenda às necessidades do seu empreendimento. A forma mais assertiva de fazer isso é escolher uma plataforma pronta, especializada para operar no modelo de marketplaces, mas que possa ser customizada às necessidades e características do seu negócio. Essa plataforma é o Ideia no Ar.
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Conclusão
Vender em vários marketplaces simultaneamente é uma escolha que traz resultados interessantes, mas que demanda bastante esforço e a contratação de soluções como integradores de marketplace. Por isso, antes de optar por este modelo, considere a possibilidade de criar o seu próprio marketplace e mediar milhares de negociações!
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