É possível empreender mesmo já atuando dentro de um empreendimento? Na verdade, não só é possível, como é extremamente positivo que isso aconteça. Estamos falando do intraempreendedorismo. Já tinha ouvido falar sobre esse conceito e sabe o que ele representa?
Neste conteúdo, iremos falar sobre o intraempreendedorismo, entender como ele pode ser aplicado, suas principais características e compreender também seus efeitos sobre as empresas e o mercado como um todo. Se você está interessado nesse assunto, acompanhe com a gente até o fim!
Sumário
1- O que é Intraempreendedorismo?
2- Diferença entre Empreendedorismo e Intraempreendedorismo
3- Tipos de Intraempreendedorismo
4- Quais os benefícios do intraempreendedorismo?
5- As principais características do intraempreendedor
6- Como incentivar o intraempreendedorismo na sua empresa?
7- Exemplos de intraempreendedorismo
8- Conclusão
O que é intraempreendedorismo?
O termo Intraempreendedorismo é derivado do inglês “intrapreneur” que, por sua vez, é uma abreviação da expressão “intracorporate entrepreneuring”. O intraempreendedorismo é um conceito que tem ganhado mais destaque no mercado recentemente, mas sua origem foi no século XX, mais precisamente, em 1978.
Foi nesse ano que Gifford Pinchot II e sua esposa, Elizabeth Pinchot, escreveram um artigo onde houve a primeira aparição do uso do termo intraempreendedorismo. Tempos depois, em 1985, Gifford lançou o livro “ Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur”, para aprofundar o conceito.
Na prática, o intraempreendedorismo significa empreender dentro de uma empresa, enquanto colaborador(a). Pode parecer uma ideia contraditória, mas trata-se de utilizar os princípios do empreendedorismo para apoiar o crescimento de uma organização já existente.
Ou seja, os intraempreendedores são profissionais criativos, persistentes e inquietos. Essas são apenas algumas das habilidades de empreendedores de sucesso. Em suma, tais pessoas têm um mindset de crescimento. Isso significa que elas buscam aprendizados constantes e não desistem diante dos desafios.
Assim, os intraempreendedores atuam como se fossem donos do negócio. No sentido de melhorar os processos internos, zelar pelo ambiente de trabalho e gerar inovações. Em vez de apenas fazer suas atividades de forma mecânica e acrítica, eles pensam sobre as ações e se questionam como é possível fazer melhorias.
Hoje, o intraempreendedorismo está sendo cada vez mais valorizado pelas empresas. Afinal, um ambiente de colaboração permite inovar aspectos do negócio, o que é fundamental para o crescimento, principalmente, no mercado atual, que muda de maneira constante.
Por isso, diversas empresas, principalmente startups, investem em ações para incentivar o intraempreendedorismo. Por exemplo, por meio da promoção de uma cultura de inovação ou de uma gestão horizontal, além de hackathons, brainstorms e projetos intersetoriais.
Diferença entre Empreendedorismo e Intraempreendedorismo
O intraempreendedorismo é a prática de atuar de forma empreendedora dentro de uma empresa. Já o empreendedorismo é identificar oportunidades e criar soluções, seja na forma de projetos, negócios ou até a partir da sua postura diante da vida.
Há mais semelhanças do que diferenças entre os dois conceitos. Ambos envolvem um posicionamento inquieto, proativo, criativo, flexível, curioso e persistente. Porém, no intraempreendedorismo, o profissional continua em um emprego, tendo que responder aos seus gestores. Portanto, ele terá seus resultados cobrados e suas ações geralmente precisam passar pela aprovação dos superiores.
Já quem empreende por conta própria pode ter mais autonomia nas decisões, flexibilidade de horários e possibilidade de inovação. Mas a desvantagem é que não há tanta segurança, pois nem sempre possui uma renda fixa e previsível, principalmente, no início do negócio.
Tipos de Intraempreendedorismo
Quando se trata de intraempreendedorismo, nós temos principalmente dois principais tipos de novos negócios: o intraempreendedorismo de valor agregado e spin-offs. Entenda agora as principais características de cada um e suas diferenças:
Intraempreendedorismo de valor agregado
Nesse tipo de intraempreendedorismo, a equipe se envolve em novos projetos, mas que ainda estão dentro do escopo original do modelo de negócio da empresa. É um intraempreendedorismo que vai agregar ainda mais valor aos produtos e serviços que a organização já oferece, o que acontece por meio de processos de inovação.
Isso aconteceu com a Google. Uma empresa que sempre foi associada à ideia de geração de informações e conhecimento digital. Começaram com uma ferramenta de buscas e hoje contam com todo um hub de serviços digitais voltados à informação. Mas nos negócios tradicionais isso também acontece: quando montadoras de veículos se aventuram em uma nova categoria, por exemplo, montadoras de automóveis a combustão que passam a apoiar carros elétricos.
Spin-off
O intraempreendedorismo de spin-off, por sua vez, acontece quando a empresa se lança em uma jornada de empreender em um modelo de negócio, produto ou serviço totalmente diferente do qual a empresa está acostumada a trabalhar.
Um dos exemplos mais bem sucedidos de spin-offs é o PlayStation, um projeto da Sony. A linha de videogames PlayStation não era apenas um produto da gigante japonesa, mas a criação de uma nova equipe dentro da empresa dedicada apenas ao desenvolvimento dos consoles. Na época, a empresa tinha como carro chefe TVs e equipamentos de som.
O Mercado Pago (instituição financeira) também é um exemplo de spin-off lançado pelo Mercado Livre (marketplace). Os bancos tradicionais também se viram obrigados a lançar spin-offs à medida que as startups e fintechs começaram a morder uma parcela cada vez maior do mercado financeiro de varejo. É o caso da linha Itaú Iti (conta similar às contas digitais).
Quais os benefícios do intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo tem benefícios evidentes para o(a) colaborador(a). Ao ter uma postura ativa, ele ou ela se desenvolve profissionalmente e pode ser mais reconhecido(a) dentro e fora da empresa. Ainda, há diversas vantagens para o próprio crescimento do negócio:
Mais produtividade e satisfação dos colaboradores
Uma empresa que permite e fomenta o intraempreendedorismo contribui para a melhoria da satisfação e da produtividade dos funcionários. Afinal, a motivação no trabalho e a produtividade estão intimamente relacionadas.
Pelo intraempreendedorismo, a equipe pode se envolver em projetos e causas internas que verdadeiramente despertam o seu interesse. Com isso, é mais provável que o trabalho seja feito com qualidade e eficiência. Isso porque, nessas oportunidades, o(a) intraempreendedor(a) reconhece que está tendo um desenvolvimento amplo de carreira.
Além disso, se a empresa der abertura, o(a) profissional consegue se destacar cada vez mais, aperfeiçoando habilidades como criatividade e liderança. Porém, para que tudo isso aconteça, é importante levar em conta as responsabilidades da empresa. Nesse sentido, é preciso valorizar e recompensar o trabalho dos intraempreendedores. Isso pode ser feito, por exemplo, via participação nos lucros, comissões ou até a criação de um novo CNPJ.
Retenção de talentos
Os profissionais de hoje, sobretudo os “millenials”, têm um grande interesse pelo empreendedorismo. Além disso, eles buscam conciliar suas paixões com a profissão, isso é, trabalhar com propósito. Tais fatores são fundamentais para que os profissionais permaneçam em uma empresa por longos períodos. Contudo, 64% dos negócios têm dificuldade na retenção de colaboradores (Fonte: HayGroup).
Essas características reforçam ainda mais a importância do intraempreendedorismo. Afinal, por meio dele, é possível reconhecer, engajar e manter os talentos internos. Isso reduz a rotatividade e pode diminuir custos, além de melhorar o desempenho da empresa.
Inovar processos internos
Com a transformação digital e a economia compartilhada, não adianta achar que uma empresa consolidada vai permanecer assim para sempre. É fundamental acompanhar as mudanças do mercado e inovar constantemente.
Portanto, o intraempreendedorismo pode ser um ótimo diferencial competitivo, pois possibilita uma experimentação muito grande. Com uma equipe engajada e persistente, fica mais simples reconhecer processos internos que possam ser otimizados para ampliar o desempenho do empreendimento.
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Aumento e diversificação das fontes de receita
Quando os intraempreendedores ganham autonomia e conseguem gerenciar projetos internos, há diversas possibilidades de crescimento da empresa. Dessa forma, o negócio pode criar novos produtos, serviços, processos e até mesmo novas empresas.
Por exemplo, é possível lançar uma spin-off, que é um novo negócio derivado de uma empresa já existente. Diante disso, a empresa consegue aumentar sua receita e diversificar seu nicho de mercado. Ter diferentes fontes de receita é uma maneira de garantir segurança à organização
As principais características do intraempreendedor
Se a empresa onde você atua oferece abertura para a inovação, fica mais simples aplicar o intraempreendedorismo. Mas, mesmo que ela seja mais tradicional, é possível tentar ser um(a) intraempreendedor(a) no cotidiano. Confira como fazer isso:
Seja um bom executor e gestor
Primeiro, antes de buscar novas responsabilidades, é indispensável que você cumpra as suas funções com destreza. Ainda, bons intraempreendedores são executores, pessoas que colocam a mão na massa. Por isso, busque resolver problemas, aprender novas habilidades e não desistir quando não sabe exatamente como fazer alguma tarefa.
Mas, além de executar bem e entregar resultados concretos, um(a) intraempreendedor(a) precisa ter habilidades gerenciais e estratégicas. Então, desenvolva sua capacidade analítica, sua comunicação e sua visão de mercado.
Tenha uma atitude proativa
Bons intraempreendedores muitas vezes são conhecidos por ter boas ideias. Mas é essencial ter atitude para tirá-las do papel. Dentro de uma empresa, é importante saber até que ponto você como colaborador(a) consegue inovar. Então, seja proativo(a), mas de maneira realista. Afinal, é necessário avaliar quais meios e recursos você possui à disposição. Tente antever problemas, oferecer ajuda e assumir novas responsabilidades
Estruture suas ideias
Se os seus gestores derem abertura, você pode criar e gerenciar projetos de inovação na empresa. Pode ser um produto diferente, um incremento nos serviços que o negócio já oferece ou até uma spin-off, na forma de um marketplace, por exemplo.
De qualquer forma, você precisa organizar e mostrar o valor das suas ideias. Para isso, a ferramenta de canvas pode ajudar. Ela permite sintetizar em uma página o seu modelo de negócios. Outras ações como definir um nicho específico e fazer pesquisa de mercado são importantes para provar o valor do seu projeto.
Inove e gere resultados
Por fim, essa é a hora de realmente botar a mão na massa. Com o intraempreendedorismo, suas ações devem ser inovadoras e ágeis. Assim, pode ser útil aplicar métodos como o Lean Startup, realizar testes e criar um MVP.
Mas, lembre-se, enquanto colaborador(a) você será cobrado(a) pelos seus resultados. Portanto, crie hipóteses e verifique se as métricas se cumprem na prática. Caso contrário, não tenha medo de fazer ajustes ou reformular o modelo de negócios.
Pense fora da caixa
Um bom intraempreendedor ou boa intraempreendedora está sempre buscando novas formas de melhorar o seu desempenho e do negócio como um todo. Para conseguir fazer isso, é preciso que esteja disposto(a) a pensar fora da caixa, ou seja, ter disposição para ir por outros caminhos que ainda não foram explorados por outros colaboradores da empresa onde trabalha. O pensar fora da caixa é essencial para criatividade, pois somente assim conseguirá ver alternativas novas para criar produtos ou processos.
Seja corajoso(a)
Ser uma pessoa corajosa não significa não ter medo, mas sim conseguir ser capaz de superá-lo. E não somos nós, do Ideia no Ar, que dissemos isso, mas sim um dos maiores líderes do mundo, Nelson Mandela.
Empreender, seja com um negócio próprio ou dentro de onde você trabalha, demanda coragem, pois o tempo todo vão aparecer desafios e nem sempre você acertará na tomada de decisões. Por conta disso, é preciso estar preparado(a) para assumir possíveis erros ao longo do processo e ser capaz de transformá-los em aprendizados, usando-os como base para encontrar melhores caminhos no futuro.
Lembrete: as pessoas mais bem sucedidas são aquelas que foram capazes de superar os obstáculos e fizeram de cada erro um novo aprendizado.
Tenha uma atitude colaborativa
Ninguém chega a lugar nenhum sozinho e um bom intraempreendedor ou uma boa intraempreendedora sabe muito bem disso. Esse profissional sabe que é necessário conseguir engajar toda a equipe, para que seja possível alcançar os objetivos. Por conta disso, o(a) intraempreendedor(a) está sempre buscando formas de engajar as pessoas em seus projetos e utiliza da colaboração como uma estratégia para implementar as suas ideias de maneira eficiente.
Como incentivar o intraempreendedorismo na sua empresa?
Dentro de uma organização o intraempreendedorismo não poderá “nascer da noite para o dia”. É muito importante criar um ambiente que incentive e estimule o desenvolvimento de novas jornadas de inovação e empreendedorismo dentro da empresa. Veja como você pode cultivar esse ambiente:
Fomente a inovação
A inovação é condição indispensável para a execução de projetos de intraempreendedorismo. Por isso, uma ação muito importante para incentivar esse ambiente é proporcionar condições favoráveis à inovação. Isso pode ser feito por meio de desafios de inovação aberta, hackathons, brainstorms e outras ações que incentivem a interação da equipe e a reflexão sobre inovação.
Promova a geração de ideias
Se você deseja estimular o intraempreendedorismo no seu negócio, vai precisar criar uma cultura em que haja abertura para que todos os colaboradores da empresa consigam expor suas ideias livremente de forma igualitária. Uma forma de promover essa geração de ideias é reservar um tempo nas reuniões para o brainstorming, ou seja, um momento em que todos podem falar livremente, sem julgamentos, sobre o que pensam que pode ser feito para melhorar os processos e/ou produtos/serviços da empresa.
Incentive a colaboração e a competição saudável
Times altamente hierarquizados e verticalizados não combinam com o intraempreendedorismo. A ordem engessada de trabalho na equipe faz com que os colaboradores não se sintam à vontade o suficiente para se envolver com projetos empreendedores, ou até mesmo, não sintam o estímulo, haja vista que a subordinação pode ser vista como um fator de estagnação na companhia.
A colaboração é importante para que as pessoas se unam em prol de alcançar os objetivos da empresa de maneira mais saudável, pois duas cabeças pensam melhor do que uma. Tendo mentes unidas fica mais fácil de ter ideias criativas e colocá-las em prática de forma mais eficiente, já que todos sabem exatamente o que está acontecendo, facilitando a execução.
Outro elemento importante para estimular o intraempreendedorismo é a competição. Ela ajuda a manter os colaboradores motivados, para que saiam das suas zonas de conforto, a fim de melhorar seu desempenho e mostrar aos outros do que é capaz.
Desenvolva lideranças
Esses times flexíveis e horizontais precisam de boas lideranças. Líderes que saibam desenvolver pessoas e encontrar dentro de cada colaborador(a) o que há de melhor em seu potencial, mantendo o time coeso, feliz e estimulado a performar cada vez melhor.
Líderes assertivos são firmes, mas se envolvem pessoalmente com os objetivos da empresa e têm uma postura sempre humana em relação à sua equipe e aos demais times da organização. Tenha sempre isso em mente ao promover ou contratar novos líderes.
Faça eventos e palestras
Eventos e palestras são oportunidades para despertar na equipe a vontade e boas ideias para atuar em projetos de intraempreendedorismo. Realize workshops, oficinas, webinars ou proporcione momentos de aprendizado por meio de palestras, coachings e projetos similares.
Além de estimular o intraempreendedorismo, esse tipo de evento também pode ajudar a melhorar o clima organizacional do time e estimular os resultados da equipe de maneira geral.
Cuide da gestão de pessoas
A gestão de pessoas é fundamental para fomentar um ambiente de intraempreendedorismo na sua organização. Fuja da gestão tradicional, que apenas gerencia os recursos humanos de forma meramente burocrática. A ideia aqui é entender como as pessoas se sentem, compreendem suas dificuldades e potencializam suas capacidades.
Uma gestão humanizada e personalizada que permite aos colaboradores terem o seu melhor desempenho sempre. Invista em técnicas modernas de recrutamento e seleção. Não deixe também de acompanhar os indicadores de pessoas para entender a sua taxa de rotação e valorizar a retenção de talentos.
Faça uma pesquisa de clima organizacional
Também relacionada à gestão de pessoas está o clima organizacional. Um clima sem coesão e recheado de pessimismo não é nada favorável ao desenvolvimento de projetos de intraempreendedorismo. Porém, é preciso compreender os feedbacks dos seus colaboradores para saber o que deve ser melhorado.
Há diversas ferramentas onlines que podem ser utilizadas até mesmo sem custos para a realização de uma pesquisa de clima organizacional.
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Dê o reconhecimento e recompense os colaboradores
Ter rotina é essencial para conseguirmos progredir nas nossas atividades sejam pessoais ou profissionais. Mas ela pode ser responsável por trazer um certo marasmo, que não é nada motivador. Há alguns métodos para trazer a motivação de volta para o nosso dia a dia e de pessoas que estão à nossa volta, um deles é mandar feedbacks, mostrando o quão importante é o trabalho do outro para você e para empresa, e a isso damos o nome de reconhecimento.
Mas, às vezes, é necessário mais do que palavras, aí entram as recompensas, dar algo em troca que sirva para demonstrar ao outro que as ações deles trazem benefícios profissionais, como também para a vida pessoal.
Exemplos de intraempreendedorismo
Veja alguns exemplos de intraempreendedorismo que resultaram em casos de grande sucesso. Você provavelmente conhece estes exemplos, mas talvez não tenha se dado conta que se trata de intraempreendimentos bem sucedidos.
O Facebook teve um crescimento exponencial desde a sua fundação. Muito do seu sucesso não veio das fusões e aquisições realizadas ao longo do tempo, mas sim de iniciativas de intraempreendedorismo. Com a realização frequente de hackathons, desde que a empresa foi fundada, diversas melhorias foram realizadas na plataforma.
Uma delas parecia banal, mas revolucionou a empresa foi o botão “curtir”. Ele foi desenvolvido durante um dos hackathons da companhia, pois o time queria encontrar formas mais rápidas e eficientes de incentivar a interação entre os usuários da rede. Um bom exemplo de intraempreendedorismo de valor agregado.
Intel
A Intel é uma marca que dispensa apresentações. Seus cases de intraempreendedorismo são diversos e a empresa evoluiu muito desde o lançamento de seus primeiros chips até os produtos e sistemas de hoje.
Contudo, esse case, em específico, foi executado pela subsidiária da companhia na Índia, totalmente atenta às necessidades do mercado local. Aqui, a empresa desenvolveu um projeto de automação para os pequenos varejistas locais, o que reduziu severamente custos operacionais, manteve os comerciantes competitivos e trouxe grande reconhecimento de marca para a corporação.
Gmail
O Gmail também é outro caso muito conhecido e possivelmente o mais expressivo da história de intraempreendedorismo que agregou valor à marca. O Gmail foi um dos primeiros produtos que o Google ofereceu, após se consolidar, enquanto uma eficiente ferramenta de busca na internet.
A ferramenta foi super bem recebida, pois ela reuniu, na mesma solução, uma plataforma de e-mail melhor do que as presentes no mercado à época junto à própria ferramenta de buscas, o que facilitou encontrar mensagens específicas em um mercado cada vez mais específico. Foi também o primeiro e-mail a oferecer 1GB de armazenamento aos usuários.
Mas fica evidente que um dos fatores mais importantes para os projetos de intraempreendedorismo do Google é a sua cultura de valorização ao time. Os profissionais têm até 20% de tempo livre na jornada para dedicar a seus projetos pessoais, dentre outros benefícios.
Post-its da 3M
Não é somente o Google que permite que os seus colaboradores reservem um tempo para projetos pessoais, a 3M segue a mesma linha e foi assim que se tornou possível o desenvolvimento dos post-its.
Hoje, esse produto faz tanto sucesso na hora de organizar atividades do dia a dia ou até mesmo nos processos de brainstormings. Mas sabia que esse papel adesivo surgiu por acidente?
Art Fry, um dos cientistas da 3M, estava pesquisando um adesivo para aplicação em tecnologia aeroespacial e acabou criando um produto que não deixa resíduos quando fixado, porém a escala era muito pequena, para atender o objetivo inicial.
O projeto poderia ter sido considerado um fracasso, pois não atingiu o objetivo inicial, mas a 3M estimulou seus colaboradores a encontrarem uma forma de aproveitar aquela ideia. E cá estamos nós, usando post its coloridos, para não esquecermos de tudo que precisamos fazer na nossa rotina.
Intrastartups da Bosch
Uma empresa centenária, fundada em 1.886, por Robert Bosch, em Stuttgart, na Alemanha. Hoje, é uma multinacional, com cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais distribuídas em mais de 60 países do mundo. Além disso, tem mais parceiros de vendas e serviços em aproximadamente 150 países.
Desde o início da sua história, teve a inovação como um traço característico de sua cultura e, para estimular esse aspecto, é utilizado o intraempreendedorismo. Um grande exemplo disso é que em Curitiba o desenvolvimento de novos negócios foi impulsionado pela participação de times internos, que foram formados por pessoas com perfil empreendedor.
Além disso, para acelerar o processo de inovação, a Bosch criou as “intrastartups”, equipes autônomas, com colaboradores de dentro da empresa, para criar e testar soluções, produtos/ serviços focados em atender necessidades do mercado externo ou até mesmo interno.
Dreamworks
É um estúdio de animação dos EUA, que possui em seu portfólio grandes sucessos como: Shrek, Como Treinar o seu Dragão, Madagascar, Kung Fu Panda, entre outros. Dentro da empresa, há um programa em que é possível qualquer colaborador(a) enviar ideias relacionadas aos projetos criativos de longa metragens do estúdio.
Além disso, a Dreamworks possui um programa de intraempreendedorismo para oferecer cursos de desenvolvimento de artistas. Assim, a empresa consegue estimular não somente a geração de ideias, mas também consegue desenvolver profissionais qualificados, para criar novas animações.
Mcdonald’s e McLanche feliz
Sabemos que como franqueado(a) há algumas obrigações, mas isso não significa que a criatividade perda total espaço. O McDonald ‘s começou nos Estados Unidos, nos anos 1940, e hoje é a maior cadeia mundial de fast foods de hambúrguer, atuando em 119 países, 37 mil pontos de vendas e cerca de 68 milhões de clientes por dia.
Em uma das franquias, mais especificamente, em uma unidade na cidade de Saint Louis, em Minnesota nos Estados Unidos, Dick Brams inovou na forma como a marca atendia as crianças. Em 1977, Dick sugeriu um produto focado em crianças, que foi chamado de McLanche Feliz, e começou a vendê-lo em sua franquia. Dois anos depois, toda a rede já comercializava o kit.
Shutterstock – Oculus e Spectrum
Esse caso de intraempreendedorismo que deu origem em 2003 ao Shutterstock, um dos maiores bancos de imagem do mundo, teve como origem um hackathon. Um hackathon, caso você não saiba, é um tipo de evento focado em desenvolver soluções para melhorar o aproveitamento de recursos, e, consequentemente, colabora para gerar mais receita e otimizar processos dentro da operação.
Dentro desse hackathon, foram criadas duas soluções usadas até hoje, a Spectrum, que é um motor de buscas utilizado para buscarmos imagens somente por cores dentro do Shutterstock. E a outra é o Oculus, que serve como uma ferramenta de análise de dados.
Conclusão
Iniciativas de intraempreendedorismo não precisam necessariamente transformar uma empresa de ponta a ponta. Toda evolução é bem vinda e isso exige o engajamento direto da sua equipe. Portanto, vale muito a pena incentivar um ambiente de inovação e preparar também a sua empresa para empreender em projetos de grande valia.
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