Um investidor anjo pode ser uma figura chave para a escalada de uma startup ou um empreendimento digital. Esta figura, além de fornecer capital, também oferece conhecimentos valiosos para que uma empresa possa crescer dentro de um mercado.
Por isso, neste artigo vamos explicar o que é e o que faz o(a) investidor(a) anjo. Você também vai descobrir porque ele é importante para as empresas e como o seu negócio pode conquistar esse tipo de investimento. Se interessou? Acompanhe conosco!
O que é um Investidor Anjo?
Um investidor anjo é uma pessoa ou empresa que investe seus recursos em negócios inovadores e escaláveis. Geralmente, esses negócios são startups.
Esse investidor auxilia empreendedores, principalmente, na questão financeira. Mas, ainda podem oferecer conhecimentos de negócios, networking e experiência com o mercado. Normalmente, o Investidor Anjo é um(a) empresário(a), mas também pode ser um executivo(a), um profissional liberal, etc.
Dessa forma, tais investidores têm o potencial de alavancar projetos e startups. Independentemente da fase em que sua empresa se encontra, um investidor anjo pode trazer diversos benefícios, gerando um retorno significativo a longo prazo.
O que o investidor anjo recebe?
Depende do acordo firmado entre empresa e investidor(a). Em muitos casos, o investidor anjo adquire parte do equity da empresa. Ou seja, ele entra para a sociedade e compra uma parcela das cotas acionárias do negócio. Com isso, ele(a) tem a expectativa de que o valor da empresa se multiplique em diversas vezes e, no futuro, ele possa vender sua parcela acionária por uma quantia bem superior à investida no passado.
Há casos também em que o investidor anjo não necessariamente adquire parte do equity da empresa. Nesse caso, ele recebe dividendos e/ou firma um prazo para que a startup retribua o seu investimento acrescido de juros. Tal como um empréstimo, mas associado a uma consultoria.
Qual o valor do investimento anjo?
Investimentos anjo quase sempre são realizados nos momentos iniciais da empresa, da ideação até o lançamento do MVP. Por isso, aportes deste tipo de investimento não costumam ser tão volumosos. Quase sempre, os valores giram entre R$ 200 mil e R$ 1 milhão. Em alguns casos em que a proposta parece muito promissora ou tem um alto custo de implementação, os investimentos chegam a R$ 1,5 milhão.
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Mercado do investimento anjo
Hoje no Brasil circula uma grande quantia de dinheiro nos diversos grupos de investidores anjo e de startups que recorrem a este tipo de aporte. Em 2021, segundo líderes das redes de investimento anjo realizadas no mercado brasileiro, foram investidos mais de R$ 80 milhões de reais apenas nesta modalidade de investimento.
Vale lembrar que estamos tratando apenas de investimentos anjo nessa conta. Se levarmos em conta outras séries de investimento, os valores ultrapassam os bilhões de dólares.
Quais métricas sua startup precisa provar para um investidor anjo?
Para atrair um(a) investidor(a) anjo é necessário que sua startup alcance algumas metas, pois só assim o investidor terá certeza que seu negócio tem potencial de crescimento. Confira as principais métricas que sua Startup precisa ter:
Métricas de Marketing Digital
Para atrair investidores é essencial investir no Marketing Digital. Por isso, entenda bem os seus clientes e otimize a comunicação.
CPA
Para manter os custos controlados, não se deve descuidar do Custo por Aquisição (CPA). Basicamente, ele divide o número de vendas pelo custo do seu investimento. Assim, o ideal é que o CPA seja o menor possível.
ROI
ROI, ou Retorno Sobre Investimento, é uma métrica bem eficaz e completa. Para obter esse número é necessário subtrair do faturamento total com as vendas o custo total dos investimentos.
Redes sociais
Também é muito importante que você calcule o engajamento dos clientes em suas redes sociais. Você deve acompanhar se os consumidores estão falando do seu negócio e se eles participam de ações propostas na internet.
Métricas de eficiência
Métricas não são úteis apenas no marketing digital. É necessário avaliar a produtividade e eficiência do seu negócio antes de pensar em aprimorá-lo. Para isso, você deve estabelecer indicadores e monitorá-los com frequência.
Metas SMART
Ter uma visão de onde você quer chegar com sua Startup é essencial para fazer uma boa gestão. Para isso, você pode utilizar metas SMART (sigla em inglês): Specific (Específicas), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant (Relevantes) e Timely (Temporais).
Ou seja, quanto mais específicas forem suas metas, há mais chances de obter bons resultados. Além disso, mensurável significa que deve ser possível calcular as metas criadas. Atingível significa que as metas devem ser realizáveis, realistas. E, por fim, temporal significa que as metas devem ser cumpridas em um determinado prazo ou período de tempo.
Os 5T (time, tam, tech, tração, trenches)
Alguns investidores utilizam o método 5T para avaliar uma Startup. Veja como ele funciona:
T1 – Time
Um investidor anjo costuma avaliar o time que compõe a startup que ele pretende investir. Ou seja, o investidor tende a observar se os gestores da empresa possuem experiência no mercado e avalia quais foram as conquistas da empresa ao longo do tempo. Eles também procuram saber se a equipe é qualificada e se possui conhecimento do nicho em que atua.
T2 – TAM (Total Addressable Market)
Nessa etapa, o(a) investidor(a) costuma avaliar o tamanho do mercado em que sua startup está inserida. O objetivo é ter certeza que o mercado é grande o suficiente e suporta uma empresa escalável ou organização exponencial.
Outro aspecto importante avaliado pelo investidor anjo é o timing do mercado. Ou seja, se o momento é realmente ideal para a sua startup crescer.
T3 – Tech (o produto ou serviço)
Para saber se vale a pena investir no seu negócio, o investidor anjo precisa acreditar no potencial da sua tecnologia. Por isso, no T3 ele avalia o produto ou serviço oferecido pela sua Startup.
O investidor observa se a solução oferecida realmente satisfaz os clientes, avaliando a qualidade dela. Além disso, ele avalia quais métricas os gestores utilizam para medir a satisfação dos consumidores.
T4 – Tração
Ao criar uma startup, outro ponto importante é a tração. Os investidores não analisam simplesmente o número, mas tentam entender se a solução que você oferece é criativa ao ponto de bater a métrica central da sua empresa.
Geralmente, no T4, o Investidor Anjo costuma observar aspectos como a consistência do crescimento da sua empresa, que é apresentado na sua métrica principal. Mas, além disso, eles avaliam a saúde do seu funil de vendas, o seu ciclo médio de vendas e a aceitação dos clientes à solução oferecida.
T5 – Trenches (defensabilidade do negócio)
Entender a defesabilidade do negócio é saber o que pode impedir novos concorrentes de te tirarem do empreendimento. Também é possível saber como o valor da empresa cresce à medida que os usuários e o alcance dela também aumentam. Ou seja, basicamente, no T5, o investidor anjo procura avaliar como sua Startup será capaz de crescer e inovar ao longo do tempo.
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Quando devo procurar um investidor anjo?
Como mencionamos anteriormente, investimentos anjo são mais comuns nos estágios iniciais do negócio. Por isso, é interessante procurar um investimento desse formato entre os estágios de ideação e tração. Ou seja: da concepção da ideia até a aquisição sistemática de clientes – o que provavelmente irá demandar novos investimentos.
Por isso, é comum que as startups captem investimentos anjo no primeiro ou no segundo ano de operação. Após este período, espera-se que uma startup em crescimento já tenha volume suficiente para aportar um investimento seed ou, quem sabe, até mesmo investimentos de maior volume.
Na maioria dos casos, os investimentos anjo servem para colocar uma ideia em prática ou permitir à empresa expandir sua equipe, criar o MVP e testar seu product market fit antes de escalar o negócio.
Exemplos de investidores anjo no Brasil
Agora que você já sabe como atrair um investidor anjo para a sua startup, conheça alguns exemplos de investidores desse tipo no Brasil:
Investidores
Veja só alguns dos principais investidores anjo (pessoas) que hoje atuam no mercado brasileiros injetando capital em dezenas de empresas:
Marcos Poli
Marcos Poli é um dos investidores mais ativos do grupo Anjos do Brasil. Com cerca de 10 anos de experiência como investidor, ele investe em mais de 20 startups e também já foi empreendedor do ramo (estando do outro lado da mesa). Dá mentorias para startups no Brasil e nos Estados Unidos.
Benício Filho
Benício é empresário há quase 25 anos. Além disso, também é professor e palestrante. Uma de suas incursões mais recentes no mercado foi se tornar investidor de startups, por meio do Atlantic Hub, do qual Benício também é um dos fundadores – um grupo de investidores que aportam capital em startups do Brasil, Portugal e outros países.
Fábio Bueno Netto
Bueno Netto é um dos grandes mentores de startups, que também investe no mercado de inovação brasileiro. É membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade (CONIC) da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Já foi CEO de diversas startups e também atuou como investidor em vários empreendimentos.
Grupos de investidores
Além dos investidores individuais, também temos alguns grupos – ou hubs – onde estes investidores se reúnem e formam uma espécie de conselho. Desta forma, eles conseguem discutir entre si e também auxiliar as startups de uma forma mais consolidada.
Anjos do Brasil
A Anjos do Brasil é uma das maiores organizações de investimento anjo do país. Sem fins lucrativos, o objetivo da organização é fomentar o crescimento desse tipo de investimento para o apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro.
Gávea Angels
A Gávea Angels é uma rede de investidores anjos com grande tradição no país. Ela é uma associação privada, sem fins lucrativos, formada por pessoas físicas e jurídicas. O intuito é investir recursos financeiros e smart money em diversas Startups promissoras.
Angels Club
O Angels Club é um clube privado que permite que empreendedores de todo o país encontrem investidores para os seus projetos. Tudo isso realizado por meio de uma plataforma inovadora e facilitadora.
Fundos de investimento
Para além de investidores anjo individuais e grupos (formados por estes investidores) também temos fundos formais que investem em startups como investimento anjo – ou no formato de private equity, também muito comum. Neste caso, o fundo é administrado por um gestor profissional e os investidores do fundo podem ser pessoas sem relação direta com as startups. Eles compram cotas do fundo.
Bossa Nova Investimentos
A Bossa Nova é um fundo de investimentos especializado em investimento em anjos e seed. É um fundo com diversos investidores, em sua maioria, também empreendedores e mentores de negócios. Por isso, a Bossa Nova com frequência patrocina desafios e eventos de inovação para startups.
BMG Uptech
O BMG Uptech é a divisão do Banco BMG dedicada ao investimento em startups e empreendimentos digitais. Além de contar com toda a mentoria dos investidores envolvidos nos negócios, também conta com a estrutura de análise de riscos e apoio corporativo do banco BMG, um dos maiores bancos privados do país.
Domo Invest BNDES
O BNDES também tem um fundo de investimentos anjo para empresas inovadoras. Porém, a administração do fundo foi terceirizada para a Domo Invest. São lançados todos os anos desafios e eventos para selecionar empresas inovadoras aptas a receber os aportes do banco público.
Como conseguir um Investidor Anjo?
Você já sabe que um investidor anjo costuma avaliar as métricas da sua Startup para decidir se deve ou não investir nela. Mas, além disso, o que você pode fazer para atraí-los com mais facilidade? Veja algumas dicas que separamos:
1. Valide sua Startup
Ter uma boa ideia de startup é essencial para que sua empresa cresça. Porém, além disso, é necessário ter um negócio que realmente funcione.
Então, é importante que o Investidor Anjo saiba que você tem um empreendimento real, com clientes reais e faturamento comprovado. E, o mais importante, que seu negócio seja escalável, inovador e rentável.
Uma dica importante é que sua startup se aproxime o máximo possível do product market fit. Também conhecido como ajuste do produto ao mercado, ele é o grau com que um produto satisfaz uma forte demanda de mercado. Assim, quanto mais próximo a sua startup estiver do PMF, mais fácil será conseguir um investidor anjo para ela.
2. Pitch de Investimento
Um pitch é uma apresentação rápida do seu produto ou serviço. E o pitch de investimento é usado justamente para convencer investidores de que vale a pena investir no seu negócio.
Para elaborar um Pitch que se destaque e chame a atenção de investidores é necessário mostrar os diferenciais da sua empresa. Portanto, fale sobre o seu MVP, o modelo de negócios da empresa, a forma de distribuição do produto ou serviço, entre outras características.
3. Prospecção de Investidores
Além de fazer o pitch, logicamente é preciso entrar em contato com investidores. Para isso, você pode participar de eventos de DemoDay de Startups, contatar investidores pelo LinkedIn, procurar os sites de organizações de investimento anjo, etc. Além disso, há programas de incubação e aceleração, corporate venture, entre outras formas de conseguir investimentos para a sua startup.
O próprio networking é essencial para construir bons relacionamentos com empreendedores e acabar conhecendo um investidor anjo para o seu negócio.
4. Pitch de Vendas
O Pitch de Vendas é um discurso de curta duração, que tem o objetivo fazer o cliente se interessar pelo seu produto ou serviço. Assim como o pitch de investimento, ele é muito importante para atrair um Investidor Anjo. Isso porque os investidores terão interesse na forma como você apresenta sua ideia para os consumidores.
Conclusão
Investimentos anjo costumam ser um dos primeiros contatos de uma startup ou de uma empresa inovadora com o ecossistema que acelera e incuba este tipo de empreendimento. Por isso, ao negociar seu investimento anjo, tenha bastante clareza dos desafios que está se comprometendo e dos objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazo.
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