Cada vez mais empresas, desde microempreendimentos a corporações de grande porte, estão optando por lançar um marketplace próprio. Assim, é possível aproveitar mais oportunidades de vendas, aumentar receitas e ainda obter outras vantagens. Uma empresa lançadora de marketplace é uma grande aliada que molda o seu marketplace às necessidades do seu negócio.
Neste texto, vamos falar sobre o modelo de empresa lançadora de marketplace, o que ela é, o que faz, como pode ajudar o seu negócio a crescer nesse formato e de que maneiras contratar um parceiro dessa natureza. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é uma lançadora de marketplace?
2- Diferenças entre uma plataforma e uma lançadora de marketplace
3- Principais formas de lançar um marketplace
4- Vantagens de uma lançadora de marketplace
5- Quais empresas podem usar um Marketplace as a Service?
6- Conclusão
O que é uma lançadora de marketplace?
Uma lançadora de marketplace é uma empresa especializada em desenvolver, aprimorar, lançar e prestar serviços de consultoria para parceiros empresariais que queiram ter um marketplace lucrativo e escalável em operação. É uma empresa cujo know-how é totalmente voltado a todas as etapas de desenvolvimento, operação e escalabilidade de um marketplace.
Ela pode ser contratada para efetuar todas as etapas de desenvolvimento da plataforma, além de treinar usuários de diferentes níveis para operá-la, atualizá-la constantemente, auxiliar no lançamento, oferecer insights valiosos de negócio e dicas importantes sobre uma gestão empresarial voltada a esse modelo.
Diferença entre uma plataforma e uma lançadora de marketplace
Existem diversas empresas que oferecem plataformas de marketplace, mas a imensa maioria não se encaixa como lançadora de marketplace.
Uma empresa que oferece plataforma de marketplace normalmente se restringe a isso: ela cria uma plataforma que possui algum potencial de customização, vende licenças e deixa a operação totalmente por conta do cliente.
Uma lançadora de marketplace, por sua vez, presta assistência completa de ponta a ponta em todas as etapas do trabalho que uma empresa tem com a sua plataforma, não se restringindo aos aspectos operacionais da plataforma, mas também prestando assistência tática e estratégica.
Principais formas de lançar um marketplace
Quando uma empresa opta por lançar o seu próprio marketplace, o que por si só é uma decisão bastante importante, há principalmente três formas pelas quais ela pode colocar a sua ideia no ar:
Desenvolver do zero
A empresa pode contratar um ou mais profissionais da área de TI para desenvolver uma plataforma do zero. Com isso, os dois principais contras são: prazo demorado para lançamento em versão estável, além de alto custo com o custeio direto do projeto e seus respectivos profissionais.
Em contrapartida, a empresa tem total controle sobre a plataforma. No entanto, isso não adianta muito se a empresa não poder contar com expertise específica na área a fim de auxiliar em suas decisões.
Contratar uma plataforma
Talvez essa seja a forma mais barata de se lançar um marketplace, mas também a mais limitada. A empresa contrata uma plataforma já pronta e começa a utilizar as suas funcionalidades. Ainda que exista alguma margem para desenvolvimento de soluções customizadas, a empresa está com um sistema engessado e que nem sempre atende às suas necessidades.
Buscar uma lançadora
A lançadora de marketplace une o melhor dos dois mundos das opções anteriores: valor justo, agilidade de lançamento e conhecimento total sobre o mercado dos marketplaces, suas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
Existe um núcleo base que é adaptado para a empresa do cliente e todo o processo de elaboração, lançamento, gestão, operação, atualização e escala da plataforma são feitas de maneira em conjunta entre cliente e lançadora, tal qual uma verdadeira consultoria.
Dica: Quer saber como criar o seu marketplace de sucesso? Confira este checklist!
Vantagens de uma lançadora de marketplace
Uma lançadora de marketplace oferece diversas vantagens a seus clientes. Dentre as quais podemos destacar:
- Apoio além da tecnologia: a tecnologia empregada por uma lançadora de marketplaces já é altíssima, oferecendo o melhor que há no mercado, em constante atualização. Mas os serviços vão muito além, conforme você verá nos itens seguintes.
- Venda consultiva: muitas plataformas de marketplace oferecem seus produtos aos clientes com o foco apenas na venda “para bater meta”. Para a lançadora de marketplace, o processo de venda é consultivo. O especialista mergulha na realidade do cliente para entender suas forças e gargalos, oferecendo assim as melhores opções e funcionalidades totalmente adaptadas à realidade do cliente.
- Alto grau de customização: uma lançadora de marketplace, como está sempre trabalhando de maneira colaborativa com o cliente, permite um alto grau de customização. Nenhum dos projetos oferecidos aos clientes é igual, tendo particularidades que conversam com os clientes, seus sellers e compradores.
- Consultoria a nível estratégico: apoio nas vendas, planejamento de marketing, gestão financeira, fiscal e contábil, posicionamento de marca, entre outros aspectos estratégicos. A lançadora de marketplace trabalha todos esses fatores em conjunto com o cliente, com o mútuo interesse na escalabilidade e na redução de riscos.
- Suporte diferenciado: por estar sempre acompanhando a trilha do cliente ao longo das diversas etapas de lançamento e operação de um cliente, a assistência em caso de dificuldades também é diferenciada, permitindo inclusive a antecipação e a previsão de oportunidades de melhoria.
- Redução de custos: a lançadora de marketplace centraliza em si uma série de serviços que, sem ela, teriam de ser contratados pelo cliente de maneira independente. No fim do dia, contar com uma lançadora de marketplace significa economia e otimização de recursos.
Quais empresas podem usar um Marketplace as a Service?
Diversas grandes corporações já estão se valendo do formato de marketplace para escalar ainda mais seus negócios e obter resultados mais satisfatórios. Veja alguns tipos de organizações que usam os marketplaces em toda a sua capacidade:
Indústrias
Grandes indústrias, historicamente, sempre passaram por diversos intermediários para fazer seus produtos chegarem aos clientes. Embora isso ainda seja uma grande realidade, há um movimento em grandes corporações para simplificar essa relação, tanto para distribuidores, como para clientes finais.
Empresas como Ambev, Unilever, Heineken e outras criaram marketplaces que oferecem serviços especializados tanto para clientes que queiram ter acesso às mercadorias, como distribuidores e revendedores que desejam simplificar e baratear seu processo de compra e transporte.
Distribuidores atacadistas
Atacadistas ampliaram muito o seu escopo de negócio nos últimos tempos, tanto criando modelos híbridos, como o ‘atacarejo’, como desenvolvendo marketplaces em que é possível vender tanto no atacado, como no varejo.
Esses atacarejos digitais oferecem produtos mais baratos a clientes finais, além de permitir que distribuidores varejistas tenham mais agilidade e eficiência na compra de estoques.
Varejistas
Esse é o marketplace clássico: varejistas que oferecem mercadorias para os clientes finais, intermediando vendas com sellers independentes. O que tem acontecido nos últimos, no entanto, é a migração de e-commerces tradicionais para o modelo de marketplace.
Lojas Americanas, Casas Bahia, Shoptime, Ponto Frio, Magazine Luiza e outras são apenas alguns exemplos de como esta migração tem sido muito bem aproveitada pelo mercado como uma oportunidade imperdível.
Franquias
Franquias também descobriram o potencial dos marketplaces para tornar seus negócios mais dinâmicos e eficientes. Aqui, elas operam principalmente de duas maneiras:
Plataforma que conecta franqueados a clientes finais, de forma que o cliente possa adquirir produtos do franqueado mais próximo ou mais conveniente ou ainda uma plataforma na qual os próprios franqueados podem comprar ingredientes, insumos ou estoques da franquia para revender.
Shoppings
Um marketplace é comumente considerado um “shopping digital”, em que uma plataforma congrega diversas lojas digitais, além disso, shoppings físicos estão também utilizando marketplaces.
Eles abrem lojas virtuais das lojas que possuem e de outras, para que clientes possam comprar produtos e retirar na loja, receber em casa ou ainda ter acesso a produtos que o próprio shopping físico não vende.
Compras em grupo
O modelo de compras em grupo apresenta crescimento e se mostra com grande praticidade para os clientes. Aqui, um grupo de consumidores se reúne para adquirir produtos no atacado e, assim, ter custos menores.
A plataforma atende a essa especificidade, reunindo os pedidos de clientes que, muitas vezes, sequer se conhecem. Quando a quantidade mínima é atingida, o pedido é concluído ou uma renegociação pode ser feita sem qualquer dificuldade.
Dica: O modelo de marketplace pode ser aplicado nos diferentes tipos de negócio citados acima. Confira neste e-book como é feito!
Conclusão
Uma lançadora de marketplace representa hoje a melhor forma pela qual a sua corporação pode abrir um marketplace de sucesso. Os exemplos acima mostram a versatilidade do modelo, utilizado por diversos tipos de empresa, mas sempre com resultados positivos e grandes oportunidades de escalar números.
O Ideia no Ar é um lançador de marketplace que pode andar lado a lado com o seu negócio, promovendo uma prosperidade mútua. Não deixe de conhecer.
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