Um plano de negócio é fundamental para reduzir riscos e dar um norte mais preciso às ações estratégicas da empresa. Há diversas formas de se elaborar um plano de negócio e uma delas é o Lean Canvas, que se apresenta como uma maneira simplificada, voltada principalmente a empresas em fases iniciais, validando seu modelo de negócio.
Neste conteúdo, iremos falar sobre Lean Canvas, suas vantagens, como elaborar um que se encaixe ao seu marketplace e diferenciá-lo em relação ao Business Model Canvas. Convidamos você a acompanhar o nosso material até o fim!
O que é e como funciona o Lean Canvas?
Lean Canvas é uma ferramenta utilizada para a elaboração de planos de negócios. Ele é baseado no Business Model Canvas, mas possui algumas diferenças em sua composição, uma vez que ele é focado especificamente em startups em fases iniciais e empresas cujo modelo de negócio ainda está em validação.
Dessa forma, alguns dos elementos do Lean Canvas foram pensados para se adaptar aos desafios destas empresas, principalmente no product market fit e no entendimento de como o negócio pode realmente resolver os problemas dos clientes.
A adaptação do Lean Canvas foi realizada por Ash Maurya. Ele acreditava que o Business Model Canvas é muito útil, porém simplista demais para ser utilizado em empresas de fases iniciais.
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Vantagens do Lean Canvas para o seu negócio
O Lean Canvas, via de regra, oferece todas as vantagens que um Business Model Canvas proporciona, com o adicional de ser uma ferramenta específica para negócios como o seu (caso a sua empresa esteja em estágio inicial).
Ou seja, o Lean Canvas é simples de desenvolver. Ele é uma tabela com diversos quadros, onde se adicionam as informações e dados relativos a cada campo.
Com isso, ela também se torna uma ferramenta extremamente visual. Diferentemente de um documento de texto corrido, basta “bater o olho” no Canvas para compreender cada faceta do negócio.
Com isso, o Lean Canvas também se torna uma ferramenta fácil de se debater em grupo. O que facilita processos de brainstorm e discussões com a equipe de gestão, que irá ajudar a desenvolver o plano de negócios conjuntamente.
Por fim, essas características tornam o Lean Canvas um instrumento fácil de se compartilhar com o público interno, que precisa estar imerso nas discussões acerca dos rumos do negócio para se engajar melhor e fazer um trabalho alinhado.
Elementos do Lean Canvas
O Lean Canvas, a exemplo do Business Model Canvas tradicional, é formado por nove quadros que detalham diversos aspectos de um negócio em estágio inicial. O preenchimento destes quadros também. São eles:
Problema
Que tipo de dores a sua startup pode resolver? Neste caso, recomenda-se que seja preenchido no Lean Canvas pelo menos três problemas que a sua empresa pode atacar.
Segmento de clientes
Basicamente, define quem são os seus clientes e seus respectivos segmentos. Quanto mais segmentos puderem ser criados para seus clientes, melhor. E se houver mais de um segmento, recomenda-se criar um canvas para cada um. Afinal, diferentes segmentos de clientes têm problemas diferentes.
Dica: quer se comunicar melhor com os seus clientes? Use a ferramenta de construção de personas para entender melhor quem eles são.
Proposta de valor única
Ênfase na palavra “única” aqui. Todo empreendimento deve apresentar uma proposta de valor para agregar a seus clientes. Mas startups, via de regra, precisam ter uma proposta de valor única. Precisam ter algo que as diferenciam do mercado e as façam receber a atenção do público. Sintetize isso em sua startup.
Solução
Qual é a solução ou as soluções que o seu negócio oferece para os problemas mencionados no Canvas? Pode-se apresentar mais de uma solução para cada problema, com uma breve descrição.
Canais
Basicamente, aqui serão listados todos os canais de venda e de comunicação que sua empresa irá utilizar para chegar aos clientes.
Fluxo de receita
De que maneiras o seu negócio irá receber dinheiro? Aqui é o momento para refletir sobre o modelo de receita do seu marketplace. Embora a maioria dos marketplaces tenham as comissões como sua principal fonte de renda, ela não é a única opção possível.
Estrutura de custos
Aqui é preciso entender também de que maneiras a sua empresa irá gastar dinheiro. Isso inclui todo tipo de gasto e despesa, fixa ou variável, que o negócio pode apresentar.
Métricas-chave
As métricas-chave são todos os principais indicadores, em todas as esferas do negócio, utilizados para averiguar os resultados e basear as decisões estratégicas da empresa.
Vantagem injusta
A vantagem injusta é algo que o seu negócio oferece que não pode ser copiado ou replicado por mais nenhum outro concorrente. Note que isso é algo bem difícil de tangibilizar, especialmente em um estágio inicial. Assim, a sua empresa possivelmente manterá este quadro vazio no começo das operações.
Mesmo assim, deixe o quadro em seu canvas. Ele fará com que você lembre de preenchê-lo no futuro.
Como preencher o Lean Canvas?
Como você pode ver, o Lean Canvas é preenchido na forma de uma tabela com nove itens, separados por seções estratégicas. A nossa dica aqui é que você faça o preenchimento de cada item de forma breve, utilizando tópicos, palavras-chave e dados precisos, sempre que possível.
Mas o melhor de tudo e o que faz essa ferramenta ser tão versátil é que o preenchimento do Canvas é totalmente livre. Você pode fazer da forma que julgar mais conveniente para as especificidades do seu negócio.
Diferença entre Lean Canvas e Business Model Canvas
Existem duas diferenças muito importantes entre o Lean Canvas e o Business Model Canvas.
A primeira delas a aplicação: o Lean Canvas foi desenvolvido para ser utilizado em startups e empresas ainda em estágio inicial. Os quadros foram adaptados para atender às necessidades desse tipo de negócio e dos desafios que estas empresas têm em validar suas soluções diante das dores do cliente.
Isso fica evidente na outra diferença que existe entre Lean Canvas e Business Model Canvas: quatro itens foram trocados.
- Parcerias-chave (BMC) vira Problema (Lean)
- Atividades-chave (BMC) vira Solução (Lean)
- Recursos-chave (BMC) vira Métricas-chave (Lean)
- Relacionamento (BMC) vira Vantagem Injusta (Lean)
Conclusão
O Lean Canvas está diretamente relacionado com a ideia de Lean Startup, uma filosofia que prega o uso enxuto de recursos e a máxima eficiência possível nesse tipo de negócio. São metodologias que o seu marketplace pode adotar para ter melhores resultados e crescer de forma mais escalável. Recomendamos que você acesse outros de nossos conteúdos para saber mais!
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