O mercado de hoje se moderniza cada vez mais para reduzir custos, automatizar processos e atender às demandas do consumidor. No âmbito da logística isso não é diferente e assim cada vez mais se consolida a Logística 4.0 no dia a dia de clientes, empreendedores e agendas desta cadeia de serviços.
Neste texto, vamos falar sobre logística 4.0. Vamos abordar do que se trata esse conceito, como ele funciona, as diferenças para a logística tradicional, como já estamos sentindo seus impactos em nosso dia a dia, entre outros assuntos. Convidamos você a acompanhar este conteúdo até o fim!
Sumário
1 O que é a logística 4.0?
2 Como funciona a logística 4.0?
3 Diferenças entre logística tradicional e logística 4.0
4 Evolução da logística
5 Para que serve a logística 4.0?
6 Tecnologias da logística 4.0
7 Vantagens da logística 4.0
8 Desafios da logística 4.0
9 Como aplicar a logística 4.0
10 Exemplos de empresas que usam a logística 4.0
11 O marketplace na logística 4.0
12 Conclusão
O que é a logística 4.0?
Logística 4.0 é o nome dado à modernização dos processos logísticos realizada nos últimos anos com o apoio e a implementação de novas tecnologias. A Logística 4.0 é aplicada em toda cadeia logística, desde o planejamento das atividades, a operação de estoques, os fluxos de armazenamento e distribuição, além da entrega aos clientes finais.
Como funciona a logística 4.0?
A logística 4.0 funciona com algumas premissas principais que foram aprofundadas em relação às definições logísticas anteriores. A primeira delas é a eficiência operacional. Embora todas as operações logísticas busquem ser o mais eficientes possível, na 4.0 são utilizadas tecnologias que levam essa eficiência a um patamar inédito.
Os dois principais grupos de tecnologias são a automação e a conectividade para fazer as atividades com o mínimo de atividade humana possível e cada vez mais rápido. Tudo isso reduz custos operacionais e facilita o acesso dos produtos ao consumidor final nessa cadeia.
Diferenças entre logística tradicional e logística 4.0
A principal diferença da logística 4.0 em relação à tradicional é o extenso uso de tecnologias digitais e conectadas. A logística tradicional já usa recursos computadorizados e robóticos, mas sua atuação é mais isolada e também com alto nível de operação manual por parte de colaboradores humanos.
Além disso, a logística 4.0 está introduzindo novos veículos para o transporte de cargas, como drones, veículos elétricos, veículos sem condutores humanos, entre outros. A logística tradicional ainda é muito dependente de veículos comuns, a combustão. Por fim, outra diferença da logística 4.0 é a introdução de novos modelos de negócio mais voltados à economia compartilhada, que barateiam custos de produção e dão mais oportunidades de empreendedorismo a milhares de pessoas.
Evolução da logística
Naturalmente, esta trajetória de modernização não se deu da noite para o dia. A logística passou uma por uma série de evoluções e alterações para atingir graus cada vez mais elevados de eficiência. A logística acompanhou o curso das sociedades e suas mudanças. Veja só:
- Logística 0 (entre os anos 1900 e 1940): transporte apenas do campo ao mercado, com foco em uma economia agrária.
- Logística 1.0 (dos anos 1940 aos anos 1960): especialização funcional trazida pela guerra.
- Logística 2.0 (entre as décadas de 60 e 70): processos sendo integrados internamento.
- Logística 3.0 (décadas de 70 e 80): foco na eficiência e na experiência do cliente.
- Logística 4.0 (da década de 1980 até hoje): evolução e consolidação da integração entre logística e tecnologias digitais.
Para que serve a logística 4.0?
Além de reduzir custos e otimizar os resultados das atividades logísticas, a logística 4.0 também tem a missão de fornecer informações muito mais consolidadas e aprofundadas sobre os processos logísticos. Com isso, a gestão fica muito melhor informada, em tempo real, sobre tudo o que acontece nas operações, podendo tomar decisões mais assertivas para corrigir ou aprimorar o desempenho do trabalho.
Dica: Quer saber como construir uma boa operação logística? Temos um webinar para te ajudar!
Tecnologias da logística 4.0
Algumas das tecnologias que a logística 4.0 utiliza para aplicar seus processos e otimizar consideravelmente prazos, volume de cargas, custos e tempo de serviço para colaboradores:
IoT
A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia utilizada para controlar diversos objetos por meio da internet. O exemplo hoje mais presente a um nível doméstico, por exemplo, são as lâmpadas inteligentes que podem ser acesas por comando de voz ou por aplicativo do celular. Mas na logística essa tecnologia também já está sendo extensivamente utilizada.
Hoje, por exemplo, nos armazéns das maiores empresas de vendas digitais, muito da operação é controlada por equipamentos que utilizam IoT, incluindo iluminação, climatização e até mesmo a movimentação de cargas e estoques.
Big Data
Big Data é o nome que se dá a tecnologias que utilizam enormes quantidades de dados dos usuários de maneira sistematizada. Hoje, a logística 4.0 também se utiliza de Big Data para potencializar seus processos, não só com dados de clientes, mas principalmente com informações das mercadorias que são transportadas e armazenadas.
Com isso, as empresas conseguem ter insights muito mais precisos sobre o giro de diferentes tipos de mercadoria, entendendo quais estratégias de vendas fazem mais ou menos sentido cruzando dados de compradores com as informações geradas pela logística.
Inteligência artificial
A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nos processos logísticos em todas as pontas. Ela é utilizada em muitos casos para realizar todas as transferências de dados na logística toda, incluindo:
- Oferta de produtos e definição de valores para clientes;
- Cálculos automatizados de custos de frete;
- Recepção, padronização e encaminhamento de pedidos a parceiros logísticos;
- Atendimento automatizado a clientes;
- Monitoramento e geração automatizada de dados e indicadores;
- Definição das melhores rotas e procedimentos logísticos;
- Entre outros.
Nuvem
Em um setor econômico com tantas empresas distantes geograficamente, depender de mídia física é algo totalmente inviável. É por isso que hoje a maioria das empresas deste ramo, transportadoras, comerciantes, armazenadores e distribuidores, utilizam sistemas totalmente hospedados na nuvem. Além de facilitar o compartilhamento de dados, a nuvem permite que essas empresas não sejam prejudicadas pela perda ou extravio de informações.
Digital Twin
O digital twin é como um protótipo virtual criado para testar e validar novos produtos e serviços. Como essa é uma área onde existe constante inovação e criação de novas soluções, um teste digital pode levar a empresa a já se preparar melhor, reduzindo os custos que seriam investidos em protótipos físicos.
Vantagens da logística 4.0
A logística 4.0 tem algumas vantagens em relação às suas fases anteriores e que se conectam muito com as necessidades e características do mercado de hoje.
Em primeiro lugar, a logística 4.0 reduz os custos finais para o comprador. Ela emprega menos mão de obra humana, o que facilita a fabricação e todo o processo de transporte dos produtos. Em algumas experiências omnichannel realizadas, principalmente nos EUA e na China, já existem pontos de vendas automatizados em quase toda a sua operação.
Além disso, outra vantagem da logística 4.0 é a redução de erros humanos, haja vista que praticamente todos os processos são totalmente rastreados e geram dados com feedbacks instantâneos, bem como melhoria contínua propiciada pelo machine learning. Hoje, empresas que se convertem à logística 4.0 têm vantagens estratégicas consideráveis sobre corporações que mantém uma postura mais tradicionalista.
Desafios da logística 4.0
Certamente, a logística 4.0 também tem seus desafios. Ainda hoje, o mais considerável deles é o volume de investimentos necessários para implementar tecnologias dessa natureza em seu negócio. Empresas que ainda possuem um pequeno porte, no máximo, conseguirão utilizar tecnologias de nuvem e internet das coisas, em uma escala muito reduzida.
Além disso, o uso de logística 4.0, normalmente, exige uma estrutura considerável por parte da empresa. Logo, uma operação pouco consolidada pode se mostrar como um empecilho para a plena introdução da logística 4.0. Entretanto, com o apoio de empresas parceiras terceirizadas, esta transição pode se tornar mais tranquila.
Como aplicar a logística 4.0?
Veja alguns passos importantes para que a sua empresa possa aplicar a logística 4.0 nos seus processos e ter bons resultados:
Adapte a cultura
Como toda mudança importante dentro de um negócio, a introdução de logística 4.0 não terá efeito se a cultura da empresa também não mudar. Por isso, trabalhe com comunicação e a introdução de novos métodos uma cultura mais enxuta e conectada junto ao seu time. Com a cultura adaptada, a transição para a logística 4.0 ocorrerá muito mais naturalmente.
Invista em tecnologia
O investimento em tecnologia é obrigatório. Comece com pouco, não prejudique o seu orçamento. Mas, gradativamente, vá inserindo ferramentas tecnológicas nos seus processos, de forma a substituir ou otimizar atividades feitas por humanos. Pode-se começar com um sistema de gestão na nuvem e ir implementando outras ferramentas conforme os negócios vão se consolidando.
Otimize a logística
Aplique as tecnologias aos seus processos logísticos. Com a devida implementação e colaboradores conectados com as ferramentas em uso, os resultados devem começar a aparecer em breve, fazendo com que o investimento se pague. Lembre-se também que você não está sozinho. Parceiros terceirizados também podem ser uma solução viável.
Exemplos de empresas que usam a logística 4.0
Dá só uma olhada nesses cases de empresas que usam a logística 4.0 e são muito boas nisso. Muitos destes bastidores não são conhecidos pela maioria das pessoas.
Amazon
A Amazon é uma das principais expoentes da Logística 4.0 no mundo. Especialmente nos Estados Unidos, país sede, na maioria das grandes cidades é possível que o comprador realize a sua compra e receba o produto ainda no mesmo dia. Isso só é possível graças a uma rede imensa de logística integrada via nuvem. Dentro dos armazéns, veículos automatizados fazem a coleta dos produtos. Por fim, drones realizam a entrega de muitos produtos para o consumidor final.
Natura
O processo da Natura não tem nada de muito impressionante no que diz respeito ao transporte e armazenamento de compras, haja vista que os produtos são transportados por veículos tradicionais. Porém, a gestão dessa logística é o estado da arte da tecnologia.
Com uma central integrada, visual e totalmente focada em Inteligência de Negócio (BI), a Natura controla em tempo real a localização de cada produto, seu destino, seus custos e os operadores responsáveis por cada etapa. Isso ajuda na correção de erros e na otimização considerável dos prazos de entrega, com redução de custos.
O marketplace na logística 4.0
Os marketplaces integram a logística 4.0, bem como também integram a indústria 4.0 e a economia compartilhada. Os marketplaces são a evolução do e-commerce e hoje em dia é possível criar o seu próprio marketplace de forma simples e prática.
Esse tipo de negócio pode aplicar a logística 4.0 para proporcionar um alto grau de eficiência em cada compra. Considerando o alto número de vendedores que operam em cada marketplace, estar integrado ao apoio logístico faz a diferença para que todos os envolvidos nesta cadeia de negócio possam ter bons resultados.
Vale ressaltar que no modelo de marketplace o empreendedor não é responsável direto pela logística dos produtos. O vendedor é quem possui o estoque e também fica responsável pela entrega. Com isso, o proprietário do marketplace pode focar a sua atuação na estratégia do negócio.
Essa é uma das características que fazem com que os marketplaces sejam um modelo de negócio mais escalável, sustentável e promissor no longo prazo, considerando que a estrutura de custos cresce em uma proporção consideravelmente menor do que o potencial de receita do negócio.
Apesar disso, é importante que os donos de marketplaces também se preocupem com a logística. Por isso, vale otimizar os processos logísticos com ações dentro do negócio, selecionar bem os vendedores a fim de garantir excelência na operação das vendas e optar por uma plataforma que oferece integração com parceiros logísticos, como o Ideia no Ar.
Dica: Quer montar o seu marketplace e não sabe por onde começar? Temos um kit gratuito e exclusivo para te guiar na sua jornada empreendedora!
Conclusão
A logística 4.0 já é o presente, mas também o futuro dos procedimentos logísticos, tão fundamentais para assegurar a eficiência da nossa economia e, em especial, as compras digitais. Se integrar a essas tecnologias e adotar cada vez mais seus processos na empresa pode fazer a diferença no médio prazo para vender muito mais e proporcionar um grau de satisfação muito alto para seus clientes.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!