Em primeiro lugar, a logística para e-commerce é quase tão importante quanto as vendas, em si. O processo logístico pode representar o sucesso de um negócio virtual. É por isso que todo empreendedor de e-commerce precisa levar em conta como será seu procedimento e quais serão seus intermediários.
Em adição, nós iremos falar mais sobre logística para e-commerce. Explicar o básico que você precisa entender sobre este processo. Também explicaremos sobre alguns procedimentos que você pode tomar para deixar a logística do seu negócio digital mais efetiva.
O que é logística para e-commerce?
Em resumo, logística para e-commerce são todos os processos que permitem que um produto chegue até seu consumidor final.
Portanto, a partir do momento que um produto é fabricado, ele precisa:
- Ser embalado;
- Armazenado;
- Refrigerado (em alguns casos);
- Transportado;
- Distribuído;
- Revendido;
- Ser entregue ao cliente.
Assim, cada uma destas etapas, que por vezes se repetem, são realizadas pela própria empresa ou por operadores logísticos terceirizados. O que importa aqui é fazer com que o seu cliente receba o produto com o menor custo, no menor prazo e com a maior qualidade possível.
Em síntese, esse é o desafio da logística para e-commerce.
Qual a importância da logística para e-commerce?
Assim, para o e-commerce, a logística é simplesmente tudo. Como, na maioria dos casos, a entrega dos produtos aos clientes envolve a ação de um terceiro, fazer boas escolhas é fundamental.
- A logística pode agilizar a entrega;
- Boa logística mantém a integridade dos produtos;
- Logística de qualidade reduz custos operacionais;
- Cadeia logística efetiva garante a satisfação dos clientes;
- Evita contratempos e assegura a conclusão das transações.
Dica: saiba o passo a passo para montar uma equipe de sucesso para o seu negócio digital neste webinar gratuito!
Características da logística para e-commerce
Olha só os principais fatores que interferem na logística da sua operação de logística para e-commerce:
Embalagem
Embalar um produto corretamente é fundamental. As transportadoras têm regras específicas de embalagem. Isso protege tanto os produtos, como os veículos e os funcionários que os transportam.
Assim, para pacotes comuns, basta uma embalagem que evite choques, padronizada em papel branco ou pardo. Para produtos frágeis ou químicos, convém seguir as normas técnicas.
Estoque
O estoque é mais estratégico do que parece.
Por isso, se o seu estoque é menor do que o necessário, você deixa os clientes na mão. Se o estoque é excessivo, você pode perder produtos (perecíveis) ou desperdiçar dinheiro com o estoque empacado na prateleira.
Utilizar um software de gestão de estoques pode ser uma ótima saída.
Picking e fulfillment
Primeiramente, Picking e Fulfillment costumam compreender toda a cadeia logística. Mas, aqui, costumamos tratar das etapas que acontecem desde o pedido do cliente até a expedição do produto.
Ou seja, a coleta do produto no estoque, sua embalagem junto a outros produtos, a movimentação interna no armazém e a entrega dos pedidos ao transportador. Quanto mais rápido for este processo, melhor a entrega.
Transporte
Acima de tudo, a escolha do seu parceiro logístico para o transporte é fundamental. Veja alguns dos principais operadores que podem ser seus parceiros:
Correios
A estatal é a principal parceira logística dos e-commerces do Brasil. Presente em todo o país, os Correios tem como destaque o bom preço e a cobertura. A agilidade, entretanto, não é das melhores. Os serviços expressos são mais caros e nem sempre vantajosos.
JadLog
A JadLog é uma das principais transportadoras do Brasil. Com uma rede de conveniados, sua cobertura atinge quase todo o território nacional. Um dos benefícios da empresa é a possibilidade de integrar seu e-commerce à transportadora. Assim, ela faz expedições na porta de sua empresa regularmente.
Total Express
Da mesma forma, a Total Express também é uma transportadora bastante sofisticada. Isto é, ela atua tanto na entrega de pequenas cargas de varejo, como no setor B2B, carregando produtos de grande porte de maneira recorrente.
Loggi
Em contrapartida, a Loggi é uma das empresas que consegue realizar entregas no mesmo dia (dependendo da localidade). Ela possui diversos entregadores motorizados nas principais cidades do Brasil, o que agiliza as entregas locais. Mesmo com a agilidade, os valores são atrativos. Pode não ser a melhor escolha para entregas distantes.
Azul Cargo
A Azul Cargo é uma divisão da companhia aérea do mesmo nome. Ela é particularmente rápida pois as encomendas viajam por via aérea no espaço remanescente dos porões de carga. Para cargas pequenas, mas que serão enviadas para longe e precisam de urgência, pode ser a melhor opção.
Entrega pessoal
Enquanto isso, seu cliente mora próximo? Corte o intermediário e faça a entrega você mesmo! O custo é menor, mas vai tomar parte do seu tempo realizando a entrega das vendas. Avalie se é viável para sua operação.
Dica: conheça neste ebook gratuito as melhores estratégias para empresas inovarem e crescerem
Comparadores de Frete
Enfim, está em dúvida sobre qual transportadora é a mais indicada para sua entrega? Conheça alguns comparadores de frete que podem te ajudar a economizar!
Melhor Envio
Similarmente, insira os dados da sua entrega, como dimensões, peso, origem e destino. O Melhor Envio encontra a oferta mais rápida e/ou barata para a sua entrega. Basta clicar e contratar.
CargoBR
Por fim, a CargoBR faz algo muito similar ao Melhor Envio, com diversas opções de transportadoras. Um diferencial, entretanto, é que ela possui a própria rede de transportadores conveniados – assim como a Uber!
FreNet
Em contrapartida, a FreNet oferece uma solução bastante sofisticada. Além de comparar fretes, ela também permite a integração direta com diversas transportadoras. Além disso, o lojista pode criar suas próprias regras de frete e aplicá-las em todos os pedidos que quiser.
Indicadores de desempenho logístico
Certamente, a logística para e-commerce também tem os seus indicadores-chave (KPIs). Os principais deles são:
- Status de serviço de entregas: leva em conta o tempo que a carga levou para chegar ao destinatário, a partir do momento da saída do transporte;
- Índice de ocorrências: a porcentagem de eventos não esperados (extravios, atrasos, avarias, trocas, etc);
- Tempo de ciclo do pedido: média de tempo de conclusão de cada pedido;
- Nível médio de estoque: a relação entre o nível médio de estoque no período em diferentes tipos de produtos;
- Custos logísticos da empresa: o valor total de dinheiro gasto em todos os processos logísticos da empresa;
- Acuracidade de inventário: a relação de precisão entre o estoque físico e o estoque contábil.
Logística reversa
Primeiramente, a logística Reversa é uma tendência mais recente, porém, extremamente relevante. Ela descreve os processos de retorno dos produtos até sua origem, após seu consumo.
Afinal, isso envolve, por exemplo, processos de coleta seletiva, reciclagem, transformação dos resíduos em novos insumos, devolução de produtos retornáveis, descarte correto de produtos não reutilizáveis, entre outros.
Por isso, é de grande importância que o seu empreendimento também leve em conta a logística reversa. Além de servir como argumento de venda, você ajuda a sociedade e o meio ambiente.
Conclusão
Enfim, todo e-commerce de sucesso depende da boa logística. Por isso, os principais marketplaces do Brasil hoje contam com seus próprios operadores logísticos. Assim, estes players controlam todo o processo de entrega do início ao fim, reduzindo custos e melhorando o desempenho.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.