Introdução
O Magalu Marketplace é o maior case de sucesso desse modelo de negócio no Brasil. Mas, se você tem uma memória um pouco mais duradoura, deve se lembrar que esta empresa não nasceu como um marketplace. Então, o que exatamente aconteceu para que o empreendimento se tornasse este fenômeno nacional?
Neste texto vamos falar sobre a história Magazine Luiza e como esta empresa criou o maior marketplace de varejo do país hoje. Está interessado nesse assunto e quer se inspirar também? Por isso, acompanhe conosco!
A empreendedora Luiza Trajano
Luiza Helena Trajano é a CEO do grupo Magazine Luiza e também a mulher mais rica do Brasil. Estima-se que seu patrimônio gire em torno dos 5 bilhões de dólares, quase R$ 30 bilhões.
Mas, diferentemente de muitas das pessoas mais ricas do Brasil, Luiza Trajano não nasceu em berço de ouro. Quando assumiu os negócios da família nos anos 90, o Magazine Luiza ainda era uma pequena empresa no interior de São Paulo.
Em síntese, foi sob as mãos de Luiza Trajano que o Magazine Luiza se tornou uma rede varejista relevante no mercado brasileiro. A empreendedora aplicou algumas ações para que isso se tornasse realidade: alinhou o modelo de negócio em rede e delineou melhor os fluxos de venda, comissão e supply chain.
Além disso, Luiza Trajano foi uma das empresárias pioneiras em preconizar a informatização de sua rede varejista. Afinal, o Magalu foi uma das primeiras grandes empresas de venda de bens de consumo que ofereceu um e-commerce estruturado.
Para além dos negócios, Luiza Trajano é hoje uma voz ativa a favor da liberdade, da emancipação e do crescimento profissional e financeiro das mulheres. Ela também integra uma rede de grandes empreendedores em prol das vacinas contra a Covid-19.
Dica: baixe já o infográfico gratuito sobre a trajetória da Magazine Luiza!
Como surgiu o Magalu?
Algumas fontes afirmam que a Magazine Luiza foi a primeira loja virtual do Brasil, lançada em 1999. Mas a história da empresa é bem mais antiga e remonta ao final dos anos 1950.
Aliás, o Magazine Luiza nasceu com o nome de A Cristaleira e foi fundada pelos pais da atual CEO, Luiza Trajano. Na época, o empreendimento era apenas uma pequena loja de presentes que foi comprada pelos tios de Luiza e remodelada para uma loja de departamentos.
O nome da rede se deve ao nome da tia da atual presidente da empresa, que também se chamava Luiza. Ainda nos anos 60 e 70, a gestão da empresa conseguiu abrir algumas filiais da Magazine no interior de São Paulo, especialmente na região de Franca, cidade onde foi fundada a rede.
Nos anos 90, o Magazine Luiza expandia as suas lojas, otimizava o seu atendimento e se tornava digital ao fim da década. Após anos de sucesso, a empresa fez seu IPO para o mercado de ações em 2011. Em 2016, a empresa também começou a operar no mercado de marketplace.
Para se ter uma noção, o valor de mercado do Magalu Marketplace cresceu mais de 10 vezes desde que a empresa abriu mercado em 2011.
Dados do Magalu
Conforme já dissemos anteriormente, a Magazine Luiza se gaba de ter sido a primeira grande loja virtual do Brasil. Ainda que não seja 100% preciso fazer esta afirmação, o pioneirismo da empresa de fato é muito relevante e ajudou a Magalu a dar um passo à frente da concorrência.
No fim dos anos 1990 e começo dos anos 2000 a rede investiu pesado em atendimento ao cliente e também em publicidade tradicional, por meios de anúncios no rádio, na TV, jornais e revistas. Criou o slogan “Só amanhã, só amanhã mesmo no Magazine Luiza!”
A Magazine Luiza foi uma das primeiras empresas de varejo tradicional do Brasil a abrir o seu site também para o modelo de marketplace. Algumas de suas principais concorrentes, como a Casas Bahia, por exemplo, levou algum tempo para seguir esta linha.
Uma das chaves do sucesso da Magalu foi unir o que há de melhor tanto nas vendas físicas, como no e-commerce e no marketplace. Dessa forma, a empresa conseguiu realmente criar uma estratégia omnichannel.
A estimativa é de que o valor de mercado da rede Magalu hoje ultrapasse os 4 bilhões de reais. A receita bruta da empresa hoje gira em torno de R$ 9 bilhões ao ano. Com a pandemia da Covid-19, o Magalu Marketplace também passou a vender produtos de supermercado.
Expansão e transformação digital
A Magazine Luiza, diferentemente de muitos marketplaces de hoje, não nasceu digital. Foram necessários cerca de 40 anos de operação para que a empresa começasse a se transformar digitalmente. Os efeitos desta transformação também se espalharam para as lojas físicas.
Uma breve visita ao Internet Archive mostra que a Magazine Luiza sempre teve uma veia omnichannel. Em seu site, mesmo em 1999, era possível comprar online, retirar nas lojas físicas ou ainda fazer compras pelo telefone.
Mais recentemente, em 2016, a Magazine Luiza começou a operar no marketplace. Embora as pessoas tenham visto a transformação digital aparente, pouca gente viu como a empresa se estruturou do ponto de vista logístico por trás das câmeras, o que também permitiu uma operação mais eficiente em todo o país.
A partir de 2019, a empresa adotou o nome de Magalu, tentando implementar uma marca mais moderna e que passasse uma sensação de maior empatia no público. Assim, com solidez e muita clareza nos termos do negócio, hoje o Marketplace Magalu é um dos mais bem vistos tanto por clientes como por vendedores.
O marketplace como estratégia escalável
Uma das melhores jogadas que o Magalu poderia ter feito em sua expansão foi criar um marketplace. A partir desta estratégia, a empresa passou a contar com um modelo de negócio muito mais escalável.
Com toda a sua estrutura de capital de giro, pessoal, tecnologia e solidez comercial, a operação de um marketplace representaria despesas adicionais praticamente ínfimas ao que a empresa já tem.
Por outro lado, inaugurando este modelo a empresa deu uma nova amplitude ao alcance dos seus negócios. Qualquer um pode comprar e qualquer um pode vender pelo Magalu Marketplace.
Os vendedores se aproveitam do prestígio e da fama da marca Magazine Luiza para vender mais. Então, o Magalu se beneficia com vendas a baixo custo e a captação de comissões obtidas praticamente sem ônus. É uma relação ganha-ganha.
Hoje as comissões do Magalu Marketplace giram em torno de 10% a 20% do valor da compra. A empresa intermedia os pagamentos e faz os repasses aos compradores regularmente.
Dica: acesse já o checklist gratuito de como criar um marketplace de sucesso!
Vantagens de um marketplace
Este modelo dá vantagens para quem compra, para quem vende e para quem opera um marketplace.
Para quem compra, as principais vantagens do marketplace são a grande variedade de produtos, o preço acessível, a facilidade de negociação e a possibilidade de encontrar diversos nichos de negócio.
Para quem vende, a vantagem é o alto volume de clientes concentrados em um só site, as facilidades de gestão de pagamentos e de vendas, a padronização técnica para operar em um e-commerce e a clareza nas relações de negócio.
Já para quem opera, as vantagens estão no baixo custo operacional, nas grandes possibilidades de investimento, no momento extremamente favorável, na escalabilidade do negócio e na enorme variedade de nichos que se pode apostar. Dessa maneira você pode ser único ou pioneiro, mesmo operando um modelo já consolidado.
Por que criar um marketplace?
Mas se você pode vender em um marketplace, por que você criaria um? Nós temos algumas respostas.
- Independência empresarial: escolha seu nicho, pratique suas precificação e crie suas próprias estratégias de venda e crescimento;
- Escalabilidade: o faturamento se multiplica por 10. Os custos operacionais se multiplicam por 2.
- Mercado em expansão: ainda há muito espaço para investir em marketplaces. Afinal, em 2020, cerca de 78% de toda a receita do e-commerce veio deste modelo.
- Confiança crescente dos clientes: cada vez mais pessoas procuram marketplaces para adquirir produtos e serviços. Diferentes grupos de clientes antes tradicionais também passaram a acreditar nas empresas deste ramo.
- Baixa necessidade de pessoal: seu marketplace inicial pode ter apenas você como dono e funcionário e mesmo assim dar lucro!
- Facilidades tecnológicas: plataformas prontas para colocar o seu negócio no ar.
Dica: saiba tudo sobre meios de pagamento e tributação para marketplaces neste ebook gratuito!
Como criar um marketplace de sucesso
Definir o nicho de mercado
Primeiramente, é preciso saber quais tipos de produtos e serviços podem ser mais interessantes para o seu negócio. Nichos de mercado podem ser interessantes por diversos fatores: tendência de crescimento, alto volume de clientes, alto ticket médio, baixo volume de concorrência, entre outros.
Defina as personas
Em segundo lugar, você deve conhecer o conceito de persona. Ela é o cliente ideal fictício do seu negócio, um conceito que será utilizado nas suas campanhas de marketing, de comunicação e de vendas que aconteceram na empresa. Por isso, a definição precisa ser estrategicamente planejada.
Escolha o modelo de negócios
Em terceiro lugar, saiba que marketplaces podem ter diferentes formatos de faturamento. Na sequência, você pode escolher o modelo de negócio por venda no atacado ou no varejo, venda de produto e/ou serviço ou até mesmo marketplace de aluguel. É importante definir a forma pela qual a sua empresa vai obter receita: cobrança de comissões? Cobrança de mensalidades? Um formato híbrido?
Escolha uma plataforma
Em seguida, lembre-se sempre que existe uma plataforma especializada para a operação de Marketplaces. Ao escolher uma plataforma como esta, você torna o seu trabalho ainda mais simplificado, pois não precisará contratar serviços de TI para desenvolver o seu sistema – além disso, você economiza no orçamento. Estamos falando do Ideia no Ar!
Atraia oferta e demanda
Por fim, é preciso prospectar compradores e vendedores para o marketplace. Coloque as ações de marketing em ação e teste a aceitação do seu marketplace com estes dois públicos. Avalie seus resultados e faça as mudanças necessárias.
Conclusão
Em conclusão, hoje a Magalu é o maior marketplace do Brasil. Mas ela não foi criada assim do zero. Entender o crescimento das grandes empresas pode ser a chave para também fazer seu negócio crescer.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.