Desde que a internet começou a se consolidar enquanto ferramenta de trabalho e de comunicação, o e-mail se tornou um dos principais canais de vendas em todo o mundo. Hoje, décadas depois, o mailing continua sendo muito utilizado para impactar públicos, conquistar clientes e manter bons relacionamentos com stakeholders.
Neste texto, iremos falar sobre o mailing: o que é, suas atribuições, por que é importante e como você pode trabalhar com o mailing obtendo grandes resultados. Esse tema é de grande relevância, por isso convidamos você a acompanhar a gente!
Sumário
1- O que é mailing?
2- Diferença entre mailing e e-mail marketing
3- Importância do mailling
4- Vantagens do mailing
5- Usos do mailing
6- Como fazer um bom mailing
7- Principais erros no mailing
8- Impacto da LGPD para a estratégia de mailing
9- Conclusão
O que é mailing?
No conceito original, mailing significava enviar cartas. Com a criação do e-mail, a ideia foi adaptada para o meio digital. Hoje, consideramos mailing todo e qualquer disparo de mensagens para diversos destinatários, independentemente do canal. Pode ser por e-mail, mas também pode ser feito com outros suportes.
A palavra mailing também pode ser usada para definir a lista de contatos em si, utilizada como destinatários das mensagens.
Diferença entre mailing e e-mail marketing
A diferença é que um conceito compreende o outro. Enquanto o mailing define os disparos de mensagens, o e-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails com a finalidade especificamente comercial. Ou seja, todo e-mail marketing é um mailing, mas nem todo mailing tem fins de marketing.
Importância do mailing
O mailing é muito importante para todas as empresas que se comunicam com o cliente por vias eletrônicas, por exemplo, e-commerces e marketplaces. O mailing serve como um dos principais canais de comunicação entre as marcas e seus clientes.
Além disso, o mailing também tem um caráter mais formal e oficial do que outros meios de se comunicar. Logo, o(a) cliente tem mais segurança nas informações que recebe, desenvolvendo um relacionamento de maior credibilidade junto às marcas.
Para muitas empresas, o mailing é a forma mais recorrente de relacionamento com os clientes, tanto a nível de frequência, como a nível de efetividade, ou seja, gerando uma comunicação que efetivamente atinja o seu objetivo.
Vantagens do mailing
O mailing também tem diversas vantagens. A primeira delas é que seu uso pode ser praticamente irrestrito. A maioria das pessoas possui pelo menos um e-mail ou um número de telefone com aplicativos de mensagem. Ou ainda perfis nas redes sociais. A abundância de canais disponíveis é uma vantagem estratégica.
Além disso, o mailing é uma estratégia relativamente barata de comunicação e marketing. Mesmo quando se contrata ferramentas de automação para gerenciar os envios, os custos não costumam ser altos. Portanto, com essa relação de custo benefício, o mailing consegue manter grande relevância.
Além disso, o mailing é uma ferramenta de comunicação e marketing já muito assimilada pelo público. Logo, isso diminui o grau de rejeição das pessoas a mensagens vindas por meio desta estratégia.
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Usos do mailing
Outra vantagem do mailing é ser uma estratégia bastante versátil. Veja a seguir alguns usos possíveis para o mailing:
Newsletter
As newsletters são estratégias comuns das empresas para manter relevância junto aos clientes. Boa parte das newsletters trazem informações realmente úteis aos consumidores, além de anúncios de venda. O cliente assina e lê às newsletters voluntariamente.
São disparos programados e que devem ter uma frequência bem definida. Assim, cria-se mais credibilidade junto aos clientes, ajudando na reputação da marca e criando mais oportunidades de negócio a médio e longo prazo.
Mala direta
A mala direta, por sua vez, é um disparo de mensagens realmente mais voltado ao comercial. Consiste em enviar um conteúdo publicitário junto a um Chamado de Ação (CTA) de produtos ou serviços que os destinatários possam ter interesse. O nome mala direta veio de uma prática bem similar à que se faz por vias eletrônicas, mas no correio físico mesmo.
Muitas vezes as malas diretas vêm em cadências de cinco, sete ou mais mensagens, a fim de impactar o cliente repetidamente.
Telemarketing
No telemarketing, os mailings são usados como acervos de contatos de possíveis clientes. Nesse caso, os operadores telefônicos passam pela lista de contatos fazendo chamados para cada número. Os mailings muitas vezes são comprados por empresas especialistas nesse tipo de serviço.
Redes sociais
Mailings também podem ser feitos nas redes sociais! É muito comum que empresas façam disparos personalizados para suas listas de leads por meio dos perfis nas redes sociais. Ou até mesmo de maneira patrocinada, como se faz no Linkedin: empresas e pessoas que você não segue conseguem te enviar mailings com o aviso de anúncio.
SMS
Embora hoje o WhatsApp seja bem mais utilizado do que o SMS, esse canal ainda é bastante usado como uma via de mailings de empresas para os clientes. É usado tal qual um telegrama, para comunicações rápidas e que normalmente não possuem resposta. O cliente recebe junto ao SMS uma chamada de ação para clicar e continuar, caso queira.
O WhatsApp, por sua vez, se tornou um dos principais canais para o envio de mailing pelas empresas, com ótimos resultados. Contudo, o WhatsApp tem a função de o usuário apontar o conteúdo como spam, impedindo que novas mensagens sejam enviadas pelo mesmo número. As ferramentas de automação e até mesmo bots dão uma nova cara para o mailing via Whats.
Como fazer um bom mailing?
Olha só algumas dicas de como você pode fazer um bom mailing e impactar seus clientes e leads de maneira positiva:
Invista em inbound marketing
O inbound marketing é um dos principais aliados de quem deseja trabalhar com mailings de maneira assertiva. Isso porque mesmo um disparo eficiente de mensagens terá efeito se o conteúdo das mensagens for pouco atrativo ou não se conectar com os clientes. E isso é mais comum do que parece.
Ofereça conteúdo de qualidade
Complementando a necessidade de se investir em inbound: ofereça conteúdo de qualidade. No final das contas, será a qualidade do seu conteúdo que determinará se o seu mailing irá atingir os objetivos desejados. E o conteúdo de qualidade não é bem vindo apenas em disparos como newsletters ou conteúdo de fidelização.
Mesmo materiais com fim apenas comercial, de impacto imediato, precisam ser bem feitos e agregar valor para os clientes.
Personalize os e-mails
A personalização também é um ativo muito importante para quem quer bons resultados no mailing. Quanto maior a possibilidade de customização, melhor. Clientes tendem a dar pouca relevância quando percebem que receberam a exata mesma mensagem que milhares de outras pessoas.
E só trocar o nome no começo da mensagem, não basta. É preciso usar inteligência de mercado para entender que clientes devem receber quais mensagens a que tempo.
Tenha CTAs claros
Um bom call to action é a cereja do bolo de qualquer mailing. Nada de links extensos ou imagens que deixem confuso o local onde o usuário deve clicar. Clareza, contraste, atração, bom visual. Tudo isso ajuda o seu mailing a ser mais efetivo.
Use ferramentas de automação
Manualmente, torna-se torna praticamente impossível operar um mailing com qualidade, especialmente se a sua lista de destinatários for extensa. Olha só algumas ferramentas de automação de marketing que podem te ajudar neste processo:
Mailchimp
O Mailchimp é uma das ferramentas de automação de emails mais populares e utilizadas. Ela realiza o disparo, a classificação de listas, a coleta de dados e a disponibilização de dashboards sobre o desempenho de cada mensagem enviada.
Zoho
A Zoho possui uma série de ferramentas para automação e otimização de desempenho de escritórios, dentre elas, um disparador de e-mails também bastante eficaz com funcionalidades completas.
RD Station
O RD Station é uma ferramenta desenvolvida pela Resultados Digitais, empresa brasileira de marketing digital, uma das principais players desse segmento no Brasil. A ferramenta é extremamente eficaz e também traz uma boa relação de custo-benefício.
MailJet
O MailJet é outra ferramenta bastante utilizada para a geração de malas diretas, newsletters e outros disparos automatizados de e-mails. Ela fornece bastantes opções de configurações e customizações muito úteis para fazer mensagens que realmente atinjam o seu público da maneira desejada.
Mantenha a lista atualizada
Manter a lista de contatos atualizada é fundamental. Afinal, sem isso, a tendência é que você comece a perder muitas mensagens (bounces – mensagens não entregues), reduzindo o seu impacto. Além disso, sem a atualização você perde possíveis novos leads interessantes para a sua estratégia.
Analise e ajuste
Mailings sempre geram uma infinidade de dados para BI (business intelligence). Colete, organize e utilize esses dados para as suas análises de desempenho. Isso será fundamental para entender erros, acertos e fazer as alterações necessárias para o sucesso da sua estratégia.
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Principais erros no mailing
Alguns erros são muito comuns para empresas que disparam mensagens para os clientes. Os principais deles são:
Comprar listas de emails
Muitas empresas vendem listas de e-mails. Mas nem sempre essa é uma boa estratégia. Muitas listas vem com diversos contatos inexistentes, inativados ou que não têm realmente relevância para o seu modelo de negócio. O ideal é ir criando uma lista de mailings de forma orgânica, anotando os contatos de clientes, visitantes, leads e usuários que interagem com suas redes. É preciso também cuidar para não infringir a LGPD.
Não mensurar os resultados
É preciso estar sempre atento aos resultados. Sem a devida mensuração, a sua empresa tende a repetir erros evitáveis, justamente, por não saber que está errando. Mensure e analise seus resultados com uma frequência definida para se programar e sempre aprimorar as ações do seu marketing.
Não segmentar o mailing
Um mailing bom precisa ser segmentado a partir dos seus diferentes públicos. Quanto maior a segmentação, melhor. Isso aumenta as chances de que as suas mensagens atinjam realmente um público interessado no conteúdo oferecido.
As segmentações possíveis são infinitas. Você precisa definir os critérios de acordo com a necessidade e as características do seu público.
Enviar apenas conteúdos promocionais
Um erro muito comum em muitas empresas é usar o mailing para divulgar apenas conteúdos promocionais. Ofertas, promoções, produtos, serviços, valores. Não fique só nisso. Use esse canal para também criar um relacionamento proveitoso com os seus clientes, tanto os já fidelizados, como os leads que estão na jornada de decisão.
Impactos da LGPD para a estratégia de mailing
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) interferiu na forma que as pessoas estão autorizadas a coletar, armazenar e utilizar dados dos clientes. Os emails estão no rol de informações protegidas pela LGPD.
É preciso estar atento. Em seus termos de uso, deixe cláusulas claras sobre como os e-mails e outros dados dos clientes serão coletados e utilizados. Lembre-se também que o cliente precisa aceitar explicitamente (pode ser por check em uma caixa) que você armazene suas informações e envie conteúdo para ele. É preciso também cuidar para não vazar os dados de clientes acidentalmente.
Conclusão
O mailing é uma das estratégias mais antigas e ainda muito efetiva de comunicação comercial. Você também pode usar e abusar dessas ferramentas em seus diferentes canais. Lembre-se apenas de entender bem o seu público e oferecer a ele conteúdos que realmente sejam condizentes com seus interesses. Lembre-se também de contratar as ferramentas certas e cuidar com o cumprimento da legislação.
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