Todo empreendimento privado possui fins lucrativos. Mas para conseguir isso, diversas variáveis precisam ser favoráveis e as decisões da gestão precisam ser assertivas. Dessa forma, é possível que o seu marketplace atinja uma margem de lucro favorável e que permita a você atingir seus objetivos financeiros.
Neste conteúdo, vamos falar mais a fundo sobre a margem de lucro. Como você pode atingi-la, quais os seus métodos de cálculo e as boas práticas que você deve aplicar em seu negócio para potencializar a sua margem de lucro. Por isso, você deve acompanhar esse conteúdo até o fim!
Sumário
1- O que é margem de lucro?
2- Variáveis da margem de lucro
3- Tipos de margem
4- Como calcular a margem de lucro
5- Como saber se a sua margem de lucro é boa?
6- Margem de lucro de acordo com a lei
7- Diferenças entre margem de lucro de produtos e serviços
8- Dicas para determinar a margem de lucro
9- Como ampliar a margem de lucro no e-commerce
10- Conclusão
O que é margem de lucro?
Margem de lucro é a porcentagem de lucro que o seu negócio atinge quando executa as vendas e desconsidera todos os custos e saídas de dinheiro do negócio. Ou seja, é o que efetivamente fica para você como resultado do seu empreendimento. São os valores que você e seus sócios retiram para incorporar a seu patrimônio pessoal. É a sua recompensa por tanto esforço.
Porém, a margem de lucro é mais complexa do que parece, especialmente, considerando as características do mercado empresarial de hoje. Falaremos disso nos próximos itens.
Variáveis da margem de lucro
Na hora de fazer o cálculo das margens de lucro, diversas variáveis são levadas em consideração. Tanto para cálculos contábeis, como para decisões estratégicas, é importante segmentar os componentes da receita a fim de entender a margem de lucro mais a fundo. Veja só:
Custos
Custo é todo tipo de gasto do empreendimento que está relacionado à atividade em si. Portanto, no caso de e-commerces e marketplaces, custos são, principalmente:
- Folha salarial
- Estoque
- Custos logísticos
- Gastos imprevistos
Despesas
Despesas são saídas de dinheiro do caixa que já estão totalmente programadas e/ou que não tem conexão direta com a atividade fim da empresa. Alguns exemplos:
- Impostos e taxas
- Dívidas e juros
- Gastos com água, eletricidade; internet e afins
- Aluguel de imóveis
Investimentos
A princípio, investimentos são saídas de capital. A empresa gasta dinheiro com o intuito de que no futuro esses recursos retornem na forma de caixa ou de estrutura que permita ao negócio potencializar seus lucros. Mas isso inclui compras de veículos e maquinários, investimentos em bens de capital, compras de bens imóveis, entre outros.
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Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o “sonho” da maioria das empresas que são novas. Via de regra, os empreendedores gastam para abrir um novo negócio e por algum tempo o empreendimento
roda dando prejuízo. Contudo, com o devido sucesso, o negócio passa a dar lucro em algum momento.
Essa hora que a empresa passa a “se pagar” é chamada de ponto de equilíbrio ou “break even”. Muitas empresas com grande potencial são vendidas antes mesmo de atingir seu momento de equilíbrio.
Tipos de margem
Quando se fala de margem de lucro, é possível aprofundar a divisão deste dado em três formas de considerá-lo na hora de monitorar resultados. Margem bruta, margem líquida e margem operacional:
Margem de lucro bruta
A margem de lucro bruta é a mais “simples das três”. Ela é,basicamente, a porcentagem obtida pela receita da venda sobre os custos de compra do estoque. Ou seja, se sua empresa compra um produto por R$ 10 e vende por R$ 20, ela teve 100% de lucro bruto.
Margem de lucro líquida
A margem de lucro líquida é a mais precisa, porque ela considera todas as saídas que uma empresa tem ao operar seu negócio durante o cálculo. Isto é: impostos, taxas, despesas empresariais e outros. Portanto, se a sua empresa compra um produto a R$ 10, vende a R$ 20, mas tem custos empresariais estimados a R$ 3 por unidade vendida, a margem de lucro líquido é de R$ 70%.
Margem operacional
A margem operacional, como o nome sugere, é a margem de lucro obtida apenas por meio da atividade fim da empresa. Ou seja, em comparação à margem líquida, que considera todas as variáveis, ela desconsidera juros, impostos, amortizações e depreciações. Ela também é chamada em inglês de EBITDA.
A margem operacional é utilizada para estimar o grau de eficiência operacional das empresas em aproveitar o melhor de seus custos.
Como calcular a margem de lucro
Matematicamente falando, calcular a margem de lucro é algo relativamente simples. Veja só. A margem de lucro é calculado como uma porcentagem, logo:
Lucro bruto dividido pelas vendas líquidas.
Se o seu lucro bruto foi de R$ 20 dentro de receita de vendas de R$ 300:
20/300 = aproximadamente 0,06
0,06 = 6%
Como saber se a sua margem de lucro é boa?
Ok! Após fazer o cálculo da sua margem de lucro, você percebeu que as contas ficaram no azul. Mas será que a sua margem de lucro foi o suficiente?
Entender se a margem de lucro é boa ou não não tem uma regra geral. Afinal, as margens de lucro vão depender do contexto da empresa, seus objetivos e o momento que o empreendimento vivencia.
No entanto, as principais consultorias empresariais aconselham que empreendimentos da área do e-commerce de produtos tenham pelo menos entre 10% a 15% de lucro líquido para dar retorno aos acionistas e permitir uma boa operação empresarial, com investimentos. Empresas que vendem serviços, por sua vez, devem ter um lucro de pelo menos 20%, uma vez que este tipo de venda envolve mais riscos.
Margem de lucro de acordo com a lei
A margem de lucro está diretamente relacionada à forma como um empreendimento é tributado. Além de pagar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), em uma alíquota de 9%, o lucro também é levado em conta quando se trata do Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ).
A empresa pode optar entre o lucro real, que é calculado de acordo com a margem de lucro que a empresa efetivamente possui no período fiscal, ou pelo lucro presumido, uma porcentagem de lucro estimada de acordo com o modelo de negócio adotado. A empresa ainda pode optar pela modalidade do simples nacional.
A boa notícia é que o lucro, quando convertido em rendimento para os acionistas, é isento de tributação. Ou seja, o Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) não incide sobre lucros e dividendos.
Diferenças entre a margem de lucro de produtos e serviços
Há alguns tópicos você notou que nossa recomendação para a margem de lucro ideal variou de acordo com a venda de produtos e serviços. Mas por que isso acontece?
A princípio, pela natureza da própria venda. Produtos são bens sem vontade própria, sem grandes alterações de condições durante o período de compra, estoque e venda. Ou seja, a venda é muito mais previsível em todos os sentidos.
A venda de serviços, por sua vez, é mais complexa. Ela necessita da cooperação dos prestadores de serviços, o mercado é mais volátil, há o risco de processos judiciais, entre outros problemas que elevam o risco desse tipo de negócio e fazem ser recomendável operar com uma margem de lucro maior.
Contudo, as empresas por vezes optam deliberadamente por enfrentar riscos maiores para oferecer valores mais atraentes e se consolidar no mercado. Todas essas variáveis precisam ser consideradas pela gestão estratégica do seu negócio.
Dicas para determinar a margem de lucro
Como determinar as metas e objetivos para a margem de lucro do seu negócio? Como tornar esse processo mais previsível? Nos próximos itens, você encontra boas dicas de como fazer isso:
Analise a concorrência
Benchmarks são sempre úteis. Como tem se comportado a concorrência no que diz respeito às estimativas de lucros e os resultados financeiros? Isso é importante porque seus concorrentes dividem o mesmo mercado que você e, portanto, a margem de lucro esperada deveria ser similar.
Obviamente, isso irá depender dos resultados das empresas. Mas, às vezes, fatores externos, como oscilações do mercado, podem interferir diretamente na capacidade de uma empresa em lucrar. Logo, tomar a referência em outro player pode ser uma boa ideia.
Faça uma boa precificação
A precificação do seu negócio é fundamental para garantir boa lucratividade. Preços muito baixos deixam a sua empresa no prejuízo. Valores muito altos, porém, espantam os clientes. Existem diversas metodologias para cálculo de precificação. Aqui em nosso blog você tem um conteúdo completo sobre como fazer uma boa precificação em seu negócio.
Planeje suas finanças
O planejamento financeiro também é uma das ações necessárias para aumentar as chances de uma boa margem de lucro. Vale lembrar que hoje, no Brasil, 25% das empresas vão fechar suas portas em até dois anos de atividade. Muito disso se deve à falta de planejamento em diversas esferas, inclusive financeira.
Margem de lucro ideal para cada empresa
Empresas diferentes possuem margens de lucros diferentes. Estude o seu modelo de negócio e o tipo de produtos ou serviços que você vende. Assim, será possível alinhar.
Como ampliar a margem de lucro no e-commerce
Mais lucro é sempre melhor. Mas como você pode potencializar os lucros do seu e-commerce e otimizar os resultados como um todo?
A evolução natural do e-commerce é o modelo de marketplace. E isso fica claro quando percebemos que muitas grandes lojas físicas, ou até mesmo empreendimentos que já nasceram como e-commerce, com o tempo migraram a sua atuação para o marketplace. Estrategicamente falando, essa ação faz todo o sentido.
Marketplaces são negócios mais escaláveis. Ou seja, podem evoluir seus resultados financeiros multiplicando receitas e lucros em uma razão muito maior do que a estrutura de custos e despesas. Além disso, é um modelo de negócio com menor demanda de pessoal e que não exige gestão de estoque, uma vez que você está intermediando negócios de compradores e vendedores independentes.
Naturalmente, como todo negócio, essa migração de modelos exige planejamento. Mas transformar o seu e-commerce em um marketplace é uma ação que reduz riscos e que potencializa consideravelmente a margem de lucro possível a médio e longo prazo.
Dica: Quer saber qual é a melhor plataforma para montar o seu marketplace? Confira este e-book!
Conclusão
A margem de lucro precisa ser sempre um norte muito claro no horizonte do seu negócio. Ela precisa de meta, de método, de estratégia e de planejamento. Não se pode viver no negócio “um dia após o outro”, sem monitorar os resultados adequadamente. Por isso, leve o conteúdo deste texto em conta na hora de desenhar a estratégia que vai turbinar o seu negócio!
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