O universo dos marketplaces tem empresas cujo público consumidor é mais amplo, mas também possuem empreendimentos voltados totalmente a determinados nichos. Esses negócios também exigem um marketing de nicho bem alinhado e que converse diretamente com as necessidades e anseios do público-alvo.
Neste texto, iremos falar sobre marketing de nicho e como o seu marketplace pode colocá-lo em prática para ter melhores resultados no impacto, na aproximação e na retenção do público. Por isso, acompanhe o nosso conteúdo!
O que é marketing de nicho?
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar do marketing de nicho, mas ele existe já faz um bom tempo, antes mesmo do mundo digital surgir. Ele segue uma ideia simples: quanto mais específico for seu público, maiores são as chances de você se dedicar às necessidades dele. Ele trabalha, portanto, com a ideia de ultra segmentação, focando em nichos bem específicos de um mercado ou de um público.
Essa área do marketing pode ser muito útil para pequenos negócios que estão começando agora ou até mesmo para grandes empresas que querem atingir novos públicos.
A verdade é que você pode utilizá-lo em conjunto com outras estratégias de marketing, como é o caso do marketing digital. Com isso, é possível potencializar seus resultados e aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento.
Diferença entre nicho e segmento de mercado
Muitas vezes, os conceitos de nicho e segmento de mercado são utilizados como se tivessem o mesmo significado. No entanto, isso é um equívoco: são ideias diferentes.
Um segmento de mercado é um recorte de um grande número de consumidores. Podemos pensar, por exemplo, nas pessoas que consomem bebidas com álcool – um grupo de milhões de pessoas.
Se fizermos um recorte específico dentro deste segmento de mercado, chegaremos a um nicho. Por exemplo: as pessoas que consomem bebidas alcoólicas, mas bebem majoritariamente apenas vinho. Este é um nicho bastante específico (podem haver nichos menos abrangentes).
Principais nichos de mercado
Nichos de mercado flutuam bastante ao longo do tempo. Mas alguns deles têm apresentado um crescimento bastante interessante e têm a perspectiva de se manterem interessantes. Veja:
Equipamentos gamer
Dentro do segmento do mercado de eletrônicos existe um nicho que está em crescimento há alguns anos: o nicho dos produtos para o público gamer. Cada vez menos casual e com mais dinheiro para investir, isso inclui cadeiras, móveis, periféricos de computador e outros equipamentos.
Mercado Pet
O público brasileiro sempre teve animais de estimação em abundância. Contudo, agora, há um nicho de mercado bastante rentável de vendas de produtos e serviços para “mães e pais de pet”. Esse nicho faturou cerca de R$ 50 bi em 2021 e a tendência é aumentar em 2022.
Mercado de cosméticos
Dentro do segmento da saúde existe um nicho muito interessante para cosméticos. Esses produtos, que tradicionalmente foram vendidos por meio de vendas físicas ou consultoras com catálogos, agora tiveram uma forte migração para o e-commerce, em especial para os marketplaces. O mercado de cosméticos sem testes em animais é ainda mais interessante.
Nicho de alimentação saudável
Ao passo em que os alimentos processados fazem parte de nosso cotidiano, cresce também um nicho voltado ao oposto: alimentos naturais e saudáveis. Esses alimentos tiveram grande aumento de demanda durante a pandemia, especialmente por meio do delivery.
Suplementação esportiva
Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas buscaram realizar novas atividades físicas. Algumas em casa, algumas em público e espaços abertos. A suplementação e os equipamentos esportivos se tornaram um nicho interessante para se investir.
Vantagens do marketing de nicho
Ao começar um negócio, é comum que o empreendedor queira “abraçar o mundo”, oferecendo produtos de diversos tipos e para públicos extremamente diferentes. Em um primeiro momento, essa pode parecer uma estratégia atraente para conquistar um grande número de clientes. Porém, existem vários motivos que indicam que nichar é a melhor opção para o início de qualquer empresa.
Você pode pensar que ao focar em um nicho específico de mercado, seu negócio se distancia de outros segmentos e públicos vantajosos. Mas, na realidade, começar um empreendimento investindo em uma área e público exclusivos, com certeza fará seu empreendimento crescer mais rápido. Assim, com uma empresa já bem consolidada no mercado, é possível abraçar novos setores, públicos e oportunidades.
Aliás, ao focar em um público específico, você não precisa se preocupar em agradar o maior número de grupos distintos ao mesmo tempo. Isso significa que a sua empresa pode dar mais importância às necessidades do seu público e assim continuar inovando e criando soluções para ele. Dessa forma, a satisfação dos seus clientes será maior, aumentando muito as chances de sucesso.
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Exemplos de empresas que usam marketing de nicho
Diversas empresas já apostam no marketing de nicho com bastante sucesso para mudar o seu público-alvo ou para expandir as suas vendas também para novos nichos. Veja alguns exemplos:
Renner
As lojas Renner nasceram como uma rede varejista de roupas bastante convencional. Voltada a moda e estilo, mas seguindo um padrão similar às suas principais concorrentes. Desde que expandiu suas operações, para um formato mais omnichannel, a marca diversificou o marketing de suas operações.
Aqui, a marca mostrou que um dos principais interesses agora era conquistar um público diverso em diversas esferas: gênero, tamanho do corpo e orientação sexual, dentre outras minorias que se sentiam pouco representadas no mercado mainstream da moda.
Nubank
Hoje, o Nubank tem mais de 40 milhões de clientes, no total. É um banco de massa. Contudo, quando a empresa começou a operar no começo dos anos 2010, o marketing da companhia era totalmente voltada a um público jovem que ainda estava iniciando sua vida economicamente ativa.
E esses jovens não incluem todo o segmento “jovem”. O Nubank se tornou popular primeiro entre os jovens de classe média das grandes cidades, pois seus hábitos de consumo de mídia estavam mais associados às personas definidas pelo banco. Com o tempo, o Nubank abraçou outros públicos em sua comunicação.
Natura
A Natura sempre teve uma imagem associada à sustentabilidade e ao uso de insumos ecológicos na produção de seus insumos. Entretanto, mais recentemente, a marca também lançou algumas estratégias de marketing com a finalidade de reafirmar sua posição e atrair também novos públicos oriundos de nichos de mercado.
Dois exemplos são a adoção da metodologia cruelty free em 100% da linha de produtos, ou seja, sem qualquer teste com animais. Além disso, a marca também fez campanhas em prol da diversidade.
Estratégias do marketing de nicho
O marketing de nicho segue os mesmos preceitos de todas as demais estratégias de marketing – sejam elas offline ou online. Contudo, a aplicação das técnicas pode ter algumas diferenças substanciais. Veja os tópicos a seguir para entender melhor:
Inbound marketing
O Inbound Marketing – também chamado de Marketing de Atração, é uma estratégia de marketing digital voltada à criação de um relacionamento mais duradouro com o cliente, baseado na credibilidade da sua marca e na geração de valor contínuo para o comprador. Esta técnica se destaca por não ser tão onerosa e tem uma aplicação relativamente simplificada – embora precise de planejamento.
As três principais ferramentas do inbound são:
- Marketing de Conteúdo;
- SEO;
- Contato com clientes via redes sociais.
Produção de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas dentro do Inbound. Aqui, a sua marca gera conteúdo de qualidade, utilidade ou de interesse dos clientes. Desta forma, por meio do consumo deste conteúdo, os clientes atribuem mais confiança à sua empresa e sentem-se mais propensos a fazer negócios. A produção de conteúdo costuma acontecer em:
- Textos para blogs;
- Vídeos;
- Webinars;
- Oficinas;
- E-books;
- Entre outros.
Storytelling
Storytelling é uma técnica muito utilizada pelas marcas para que os seus conteúdos de marketing tenham um impacto maior sobre os leads. Ela é utilizada para manter a atenção e o interesse do leitor sobre o conteúdo por mais tempo e, preferencialmente, gerar sentimentos positivos no comprador de forma que ele se sinta engajado com a marca.
Storytelling significa “contação de histórias”. Desta forma, as empresas transformam seus discursos de marketing e de vendas em histórias – narrativas – chamativas que tem a finalidade de cativar as pessoas, provocar seus sentimentos. É uma das formas pelas quais o marketing de nicho tenta humanizar suas mensagens.
Experiência personalizada
Tem algo melhor para o marketing de nicho do que uma experiência personalizada? É nisso que muitas marcas estão apostando para cativar mais clientes ou reter os compradores já fiéis à plataforma. Existem diferentes formas de se oferecer experiências personalizadas, com diferentes graus de personalização.
Pode-se oferecer uma experiência personalizada no atendimento, no suporte, no relacionamento com o cliente nas redes sociais ou em outras diversas esferas.
Influenciadores digitais
Influenciadores digitais também são uma estratégia muito interessante. O conceito do influenciador digital, em si, já é bastante voltado a nichos específicos: os influencers tem um público altamente engajado e que se encaixa com os interesses do nicho que geram conteúdo.
Entretanto, um desafio é entender qual o influenciador mais indicado para cada tipo de conteúdo e criar uma campanha que realmente possa atingir este público engajado. Outro fator a se levar em conta é o custo. Quanto maior o alcance do influenciador, maior é seu cachê e isso pode comprometer o seu orçamento.
Como aplicar o Marketing de Nicho?
Agora que você já sabe o que é o Marketing de Nicho e porque ele é tão importante para o seu negócio, confira algumas dicas de como aplicar esse conceito na sua empresa:
1. Escolha o seu nicho
O segmento pode parecer complicado no começo, mas uma boa forma de evitar toda essa complicação é procurando por problemas dentro de algum dos seus hobbies.
Você só precisa encontrar um grupo de pessoas que não teve uma certa necessidade atendida e então tentar resolver esse problema. Se quiser encontrar mais dicas de como escolher o nicho de mercado ideal para o seu negócio, você pode ler mais sobre o assunto neste artigo.
2. Seja expert no seu nicho de negócio
De nada adianta escolher um nicho que esteja em alta e seja a tendência no mercado se você não souber nada sobre essa área de atuação. Busque escolher um setor do mercado que você já possua um conhecimento prévio e procure estudar tudo o que puder sobre ele.
É claro que você também pode se aventurar e entrar em um mercado completamente novo, mas começar com algo que você já tem algum conhecimento torna as coisas bem mais simples. Liste seus interesses, hobbies, aprendizados e conquistas na área desejada. Isso com certeza vai te ajudar na hora de tomar a decisão.
3. Estruture suas ideias
Para criar o seu nicho é essencial colocar suas ideias e hipóteses no papel. Você pode organizá-las, por exemplo, por meio de um Canvas de Marketplace.
Nesse template, você vai inserir informações sobre o seu modelo de negócio, definindo a persona do comprador e do vendedor, o modelo de receita, o retorno esperado, etc. Organizando tudo dessa forma, fica bem mais fácil de selecionar as melhores ideias para o seu negócio e assim seguir para o próximo passo.
4. Valide o seu nicho na prática
Após definir as hipóteses é muito importante conferir se elas de fato correspondem à realidade. Para isso, você deve realizar pesquisas e ter um olhar atento, percebendo se o produto ou serviço oferecido por você realmente supre às necessidades da sua persona. Assim, será possível validar o seu nicho, observando se suas ideias funcionam na prática.
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5. Fique de olho na concorrência
Prestar atenção nos concorrentes é essencial para o progresso de qualquer negócio. Para isso, há o benchmarking, que nada mais é do que uma pesquisa detalhada da concorrência.
Você pode, inclusive, usar essa prática no marketing digital, observando quais são as redes sociais mais usadas pela concorrência, como é a comunicação deles com o público, etc. Ao utilizar essa estratégia, você conseguirá mapear seus concorrentes e suas práticas mais facilmente, tornando seu negócio mais competitivo no nicho escolhido.
Como dominar o seu nicho de mercado?
Você já sabe como funciona o Marketing de Nicho e já tem todas as ferramentas para aplicá-lo no seu negócio. Mas só isso não basta. Quando se é uma empresa quase exclusiva em um setor do mercado, é comum os clientes exigirem ainda mais de você.
Lembre-se que apesar da sua concorrência ser pequena, seus clientes possuem necessidades extremamente específicas. Por isso, não basta que o seu empreendimento seja o único em determinado nicho, ele precisa ser o melhor.
Escolher uma área pela qual você se interessa é uma das principais formas de dominar o seu setor. Assim, é muito mais fácil que você e sua equipe fiquem sempre ligados nas novidades que surgem nessa área, porque vocês já se interessam naturalmente por ela. Se sua empresa possuir um nicho pelo qual você e seu time realmente simpatizam, as chances do negócio se modernizar, acompanhar as tendências do mercado e dominar o setor certamente são favoráveis.
Além disso, para dominar seu nicho é importante estar sempre atento aos seus consumidores. Ouça a opinião dos clientes, suas sugestões, elogios e críticas. Isso pode gerar insights valiosos, que talvez você e sua equipe não teriam sozinhos. Muitas vezes, os próprios clientes podem dar sugestões ou a inspiração necessária para o seu empreendimento expandir, indo até além do nicho escolhido.
Apesar de ser importante começar um empreendimento focando em um público e mercado específicos, nada impede que no futuro você amplie os negócios e gere inovação. Quando seu nicho já estiver bem consolidado, pode ser a hora perfeita para começar a trabalhar com segmentos próximos ao seu.
Conclusão
O marketing de nicho pode ser a estratégia correta para o seu marketplace começar, expandir para novos segmentos de mercado ou mudar o foco para novos nichos em pleno crescimento. Alinhe o marketing à sua oferta de produtos ou serviços para que os resultados sejam ainda mais assertivos tanto no comercial como no financeiro.
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