O marketplace é hoje um dos modelos de negócio mais prósperos que você pode investir. Além de ser seguro e ter riscos reduzidos, é um tipo de negócio escalável e que tem superado o e-commerce tradicional no Brasil e no exterior. Para ter resultados ainda melhores no seu negócio digital, você pode contratar um Marketplace as a Service.
Neste texto, vamos falar sobre o modelo Marketplace as a Service (MaaS), o que é, para que serve e de que maneira esta solução pode ajudar o seu negócio a crescer ainda mais. Venha entender com a gente!
Sumário
1- Marketplace In: uma tendência mundial
2- Como lançar um marketplace?
3- O que é o Marketplace as a Service (MaaS)?
4- Quais são as vantagens do Marketplace como Serviço?
5- Quais empresas podem usar um Marketplace as a Service?
6- Qual é a forma de cobrança de um MaaS?
7- Conclusão
Marketplace In: uma tendência mundial
O marketplace in é um modelo menos comum, mas que está em grande crescimento e é tendência no Brasil e no exterior. Nesse modelo, empresas que já possuem uma base de clientes consolidada criam seus próprios marketplaces. Assim, elas podem vender suas próprias mercadorias e ainda permitir que outros vendedores se aproveitem de sua plataforma comercial.
A empresa mantém a sua base de clientes, ao passo que ainda lucra sobre uma venda feita por um terceiro em troca da visibilidade e do acesso à clientela. A Magalu é um exemplo de Marketplace In: a empresa já era gigante em seu modelo tradicional e também no e-commerce. Ela abriu um marketplace que hoje é um dos principais do país.
Como lançar um marketplace?
Se você pretende lançar um marketplace, seja para servir de atividade-fim, seja para auxiliar nas vendas de um negócio que já existe, você tem principalmente duas opções:
Desenvolver do zero
Uma opção é desenvolver este software do zero. Programar inteiramente, o front-end e o back-end, a arquitetura de dados, contratar servidores, desenvolver uma identidade visual para todos os elementos do site, entre outras ações necessárias para dar forma ao seu marketplace.
Mas o principal custo e o que pode prejudicar o seu negócio de forma mais impactante é a contratação de pessoal ou uma fábrica de software para desenvolver a sua plataforma. Bons desenvolvedores cobram caro pelos seus serviços. Por isso, se você pretende ter uma plataforma de qualidade, prepare o orçamento para gastar muito desde o início.
Contratar um Marketplace as a Service
Outra possibilidade, a mais rentável quando consideramos todas as circunstâncias, é contratar um Marketplace as a Service (MaaS). Um MaaS é uma plataforma já pronta, desenvolvida especialmente para atender aos mais variados tipos de marketplace. No entanto, você não precisa criar ela do zero. Basta aplicar as características do seu negócio, customizar padrões de funcionamento, aplicar os temas e elementos da sua identidade visual e começar a usar. Rápido, fácil e com custo baixíssimo.
Dica: Quer o passo a passo do que precisa fazer para criar o seu marketplace? Confira este checklist!
O que é o Marketplace as a Service (MaaS)?
Para entender o que é um Marketplace as a Service, é preciso entender o que é produto e o que é serviço, do ponto de vista do empreendedor de marketplaces.
Quando você contrata uma equipe de desenvolvimento para criar um marketplace para você, é como se você estivesse adquirindo um produto. Esse marketplace, uma vez pronto, pertencerá a você e caberá ao seu negócio realizar a manutenção, a atualização, além das modificações necessárias para a plataforma se modernizar. É o seu produto.
Quando você contrata um Marketplace como um serviço (MaaS), é como se você estivesse assinando uma plataforma de marketplace. Ela passa a ser um serviço prestado a você, no qual o prestador cuida das atualizações, modificações, customizações e manutenções.
Você não precisa pagar pelo desenvolvimento do serviço, apenas uma mensalidade pelas soluções que você utiliza. Supondo que você deseja mudar de plataforma ou encerrar atividades, também não teria problema algum, uma vez que você não precisa ter a posse da plataforma.
Em resumo, isso é Marketplace as a Service: uma plataforma de marketplace pronta para usar, na qual o seu negócio só precisa contratar, implementar, vender e lucrar. Sem complicação, sem grandes custos.
Quais são as vantagens do Marketplace como Serviço?
Contratar um marketplace como serviço é uma decisão que trará diversos benefícios ao seu negócio, dentre os quais:
Baixo investimento inicial
Uma das principais características e também vantagens do MaaS é ter um baixo investimento inicial quando comparado a empresas que decidem criar um marketplace do zero.
Isso porque a empresa detentora do MaaS já tem uma solução pronta que será ofertada ao seu negócio. A implementação tem custos reduzidos e outras empresas já utilizam a mesma solução que você, porém customizadas de acordo com suas necessidades. Tudo isso dilui os custos e permite que o seu negócio gaste muito pouco para começar a operar o marketplace.
Integração com o seu e-commerce
O MaaS pode se integrar com o e-commerce que você já possui. Se você já vende pela internet, a partir de uma loja virtual, é possível realizar uma integração completa e segura via API, uma interface que permite a integração entre softwares de maneira nativa.
Isso é, você poderá começar a vender pelo marketplace sem ter que fechar a sua loja virtual, além de centralizar suas operações em uma única plataforma. Se vendeu em uma, é possível fazer a compensação pela outra, e vice-versa.
Diversas grandes empresas já realizaram este movimento do e-commerce para o marketplace. É o caso de Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio e outros.
Lançamento rápido
Com uma plataforma pronta para servir ao seu negócio, o marketplace pode ir para o ar rapidamente. Basta implementar os padrões da sua empresa, customizar a aparência e cadastrar vendedores. O desenvolvimento de um marketplace do zero, por outro lado, pode levar meses. Mesmo plataformas que oferecem módulos pré-definidos demoram mais e seu funcionamento acaba sendo menos satisfatório.
Infraestrutura escalável
O MaaS escala junto com o seu negócio. A princípio, você pode não ter muitos acessos. Mas com o empreendimento decolando, cada vez mais visitas, cliques e compras serão feitas por dia. Com isso, é necessário que a estrutura de dados também escale.
O MaaS está preparado para atender a sua empresa independentemente do porte e do estágio em que ela esteja. Tudo isso mantendo a estrutura de custos lá embaixo, o que permite alta lucratividade.
Alto grau de customização
Pelo MaaS ser uma plataforma pronta, você pode pensar que ela é pouco customizável. Mas isso não é verdade. O MaaS é pensado justamente para ser uma base sólida sobre a qual as especificidades do seu negócio irão se instalar.
Para assegurar essa customização, front-end e back-end são desacoplados. Ele é customizável em aparência, funcionamento, interface do cliente e até mesmo na estrutura de dados. Tudo isso para atender a todas as suas necessidades sem problemas técnicos.
Planos personalizados
Como um serviço, você paga pelo MaaS enquanto utiliza a solução. E isso traz outra vantagem: planos personalizáveis de acordo com as funcionalidades do sistema que a sua empresa utiliza. Dessa forma, se a sua operação ainda for inicial ou se você não pretende contratar certas funções da plataforma, o seu custo com o MaaS sai ainda mais baixo.
Atualizações automáticas e frequentes
Não se preocupe com atualizações ou manutenções. Como o MaaS é de responsabilidade de quem o oferece, a sua empresa não vai precisar lidar com qualquer tipo de melhoria na plataforma. Isso é feito por nós, sem dor de cabeça para a sua empresa. Isso permite a você focar no core business sem ter que planejar e executar atualizações na plataforma.
Integrações flexíveis e facilitadas
Ao desenvolver um MaaS, sabemos que ele será integrado com diversas outras soluções: ERPs, CRMs, gateways de pagamento, splits e outros. Por isso, o MaaS é desenvolvido desde o seu início para facilitar e permitir integrações flexíveis, que possam interagir com o seu funcionamento sem prejudicar o desempenho ou colocar em risco a integridade dos dados. Tudo feito via modelo API First.
Apoio estratégico de negócios
Além da plataforma em si, quem contrata um MaaS pode também contar com apoio estratégico de negócios. Ninguém entende mais de marketplace do que quem desenvolve. Por isso, você pode receber insights importantes de que ações tomar na sua plataforma para que ela tenha o melhor desempenho possível. Esse apoio nunca seria possível ao desenvolver uma plataforma do zero.
Quais empresas podem usar um Marketplace as a Service?
Veja só como diferentes modelos de negócio podem se beneficiar de um MaaS de maneira estratégica, tática e operacional.
Indústrias
Com essa solução, as indústrias podem oferecer produtos para distribuidores ou direto para o consumidor final. Opera nos formatos Marketplace D2C (indústria para consumidor) ou B2B (indústria para distribuidores atacadistas e varejistas), com a possibilidade de reduzir intermediários e diminuir o custo final, tornando o seu negócio mais atrativo.
Distribuidores atacadistas
Atacadistas podem vender para varejistas ou outros distribuidores em um marketplace B2B. Podem, ainda, oferecer produtos de outros parceiros em sua plataforma, uma vez que o marketplace permite uma quantidade ilimitada de vendedores.
Varejistas
Esse é o caso mais frequente: MaaS que atendem a varejistas e empresas que possuíam e-commerces ou lojas físicas, que estão migrando para o formato marketplace de maneira combinada ou exclusiva.
Franquias
Aqui, o MaaS pode operar de duas maneiras:
- Marketplace B2B: A franquia pode vender seus produtos e de outras marcas para os franqueados com condições especiais e vantagens exclusivas.
- Marketplace B2C: os franqueados são os sellers do marketplace, que vendem para os consumidores finais e a sua empresa media a negociação mediante comissão e/ou outras taxas.
Shoppings
Aqui, um shopping center tradicional pode se tornar um shopping digital. Ele passa a oferecer os produtos de suas lojas internas na web, facilitando a venda e a compra. Pode também oferecer produtos de outros lojistas e lucrar muito em cima da plataforma.
Compras em grupo
O MaaS pode atender com grande eficiência a clientes com um marketplace para setores que compram em grande volume, como equipamentos de saúde e outros insumos.
Dica: Marketplace B2B é uma nova tendência no digital! Quer saber como criar o seu? Temos um e–book para te ajudar!
Qual é a forma de cobrança de um MaaS?
A forma de cobrança do MaaS é uma de suas principais vantagens. Isso porque em vez de vender a licença de um produto pronto por um valor elevado, o modelo é de assinatura/mensalidade, podendo ou não incluir a cobrança de comissão sobre o faturamento.
Em contrapartida, o serviço MaaS pode envolver: a plataforma e sua tecnologia, a tecnologia de hospedagem em nuvem escalável, além do apoio estratégico de negócios do Ideia no Ar, que pode fazer a diferença para o seu negócio.
Conclusão
O modelo Marketplace as a Service é a melhor opção para empresas que desejam vender mais, com grandes lucros e baixos custos. Como você viu neste conteúdo, o modelo é prático de operar, escalável para crescer com o seu negócio e ainda proporciona o apoio estratégico que entrega grande valor.
O Ideia no Ar hoje é o principal expoente do modelo Marketplace as a Service. Somos especialistas no desenvolvimento, desde a plataforma, até a operação do negócio. Venha nos conhecer!
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!