Introdução
O mercado do marketplace de moda está em um crescimento super acentuado. Mesmo sendo de nicho, é um ramo bastante diverso e cheio de possibilidades de lucro. Por isso, você tem a chance de também participar deste mercado. Mas, para isso, é preciso conhecer o mercado e também entender melhor como funciona o modelo de marketplace.
Portanto, neste conteúdo iremos falar sobre marketplace de moda, o que são e como funcionam. Além disso, vamos trazer também alguns exemplos super interessantes dos maiores players desse mercado hoje. Você também poderá entender como mergulhar no setor. Por isso, se quiser saber mais, acompanhe nosso conteúdo até o fim!
O que são marketplaces de moda?
São negócios que comercializam roupas, acessórios e outros itens de moda. Porém, negociam no modelo de marketplace. Ou seja, vários vendedores oferecem seus produtos em um único site. Portanto, enquanto o comprador ganha com a concorrência e a grande variedade, os vendedores ganham com a concentração de muitos clientes em um só lugar.
Marketplaces de moda são um dos exemplos mais bem sucedidos que podemos citar hoje de marketplaces de nicho. Ou seja, que se concentram em um determinado setor do mercado ao invés de uma abordagem mais ampla.
Mercado de moda online
Hoje, o marketplace de moda pode ser considerado uma tendência dentro do e-commerce brasileiro. Mas o setor, como um todo, apresenta grandes resultados. Enquanto no presencial o mercado da moda recuou 23% entre 2020 e 2019, o e-commerce do setor cresceu 63,2% no mesmo período. Os dados são do relatório e-commerce Brasil, da Conversion.
Como vender roupas na internet?
De que forma o seu negócio virtual também pode embarcar neste mercado que está em pleno crescimento? Existem, principalmente, três maneiras. Vamos entender melhor:
Vender em marketplaces
Uma opção bacana é vender em um marketplace de moda. Portanto, ao ser um vendedor neste tipo de empreendimento, seus produtos ficarão em evidência e haverá muitas chances de venda. Porém, a cada negócio realizado, você precisará pagar uma comissão ao marketplace. Além disso, pode haver a cobrança de outras taxas. A grande maioria dos marketplaces cobra entre 13% e 20% de comissão por venda.
Começar a vender em um marketplace é relativamente simples. Basta adquirir estoque, se cadastrar em um marketplace e cuidar dos trâmites documentais de sua empresa.
Criar um marketplace
Você também pode ter o seu próprio marketplace! Aqui, ao invés de ser o vendedor, você é o responsável por mediar os negócios entre quem vende e quem compra. O custo inicial do negócio é um pouco mais alto do que ser apenas um vendedor. Porém, você pode ter resultados muito mais expressivos, além de um empreendimento mais escalável, com alta lucratividade.
Além disso, para abrir um marketplace de moda, é importante que o seu negócio esteja realmente voltado a este nicho. Assim, você adquire uma vantagem estratégica sobre os seus concorrentes. Isso precisa ficar claro na marca, na identidade visual, na comunicação comercial e em todas as esferas.
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Criar uma loja online
Por fim, você também pode abrir a sua própria loja online, ao invés de um marketplace. Ou seja, você terá toda a liberdade para delinear os detalhes da sua loja virtual, porém, terá de conquistar do zero toda a sua clientela. Os custos iniciais para abrir uma loja virtual são ligeiramente maiores do que vender em um marketplace, mas você não terá que pagar comissões.
Melhores marketplaces de moda para vender
Já entendemos melhor o que é um marketplace de moda e porque você pode ter boas oportunidades com ele. Por isso, agora trazemos alguns exemplos de marketplace que podem se encaixar muito bem ao seu negócio. Veja:
Dafiti
Em primeiro lugar, a Dafiti é, sem dúvida, o maior e principal player deste segmento. Não só no Brasil, mas como líder também em toda a América Latina. O marketplace possui fábricas parceiras e também trabalha com vendedores independentes. Hoje a empresa já conta com mais de 2 mil funcionários e uma ampla estrutura logística em todo o país.
Kanui
Enquanto a Dafiti tem uma oferta mais abrangente de estilos, a Kanui é um pouco mais segmentada. Isto é, a maioria de suas roupas e calçados são mais voltados a um estilo casual e street. Contudo, o formato de negócio da empresa é bem semelhante ao Dafiti. A Kanui tem como um dos seus diferenciais promoções muito atrativas de compras conjuntas.
Zattini
A Zattini é o marketplace de moda do grupo Magalu. A empresa foi comprada em 2019 e é uma das principais concorrentes da Dafiti e da Kanui, pois operam principalmente nos mesmos tipos de roupas.
Netshoes
A Netshoes é um marketplace de moda voltada ao universo esportivo. A empresa também foi comprada pelo Magalu em 2019. Entretanto, como a Netshoes tem um nicho de mercado muito específico, ela não é concorrente direta das empresas que mencionamos até agora. Seu principal rival no segmento é a Centauro.
Magalu
A Magalu não é um marketplace de nicho. Mas também comercializa roupas. Entretanto, como o foco principal da empresa não é a moda, as peças encontradas no site são menos abrangentes, com menor variedade. Portanto, peças básicas podem ser encontradas facilmente e são uma boa aposta para os vendedores.
Amazon
O mesmo se aplica à Amazon: um marketplace abrangente, mas que também vende roupas. Aqui se destacam promoções de roupas conjuntas: pacotes com 5 peças, combos camiseta + bermuda, etc. Portanto, também é outra boa opção para quem quer vender em um marketplace de roupas sem ser muito específico no manequim.
Dica: saiba tudo sobre marketing para marketplaces neste webinar gratuito!
Enjoei
Em primeiro lugar, o Enjoei tem a característica de ser um marketplace C2C. Ou seja, aqui os consumidores vendem para outros consumidores. É uma boa opção para quem quer se livrar de roupas que não usa mais (como o nome sugere), ou para quem quer fazer um brechó.
B2W
A B2W é um grupo empresarial de varejo cuja principal empresa são as Lojas Americanas. A exemplo da Amazon e da Magalu, as Americanas também operam tanto com roupas, como outros nichos. O Shoptime e o Submarino também fazem parte dos marketplaces B2W.
Mercado Livre
O Mercado Livre é um marketplace híbrido. Ou seja, atua tanto no B2C, como no C2C. Aqui existe uma imensa oferta de diferentes produtos. Logo, qualquer tipo de roupa ou acessório que sua empresa comercialize poderá ser vendido aqui. Outra vantagem deste sistema é a possibilidade de escolher entre diferentes sistemas de comissão.
Elo7
A Elo7 é um marketplace com um nicho bastante específico: produtos personalizados. Além de artigos de moda, pode-se encontrar quase tudo! São milhares de produtos artesanais diferentes. Por isso, se você confecciona roupas ou acessórios, pode ser uma ótima opção.
Como criar um marketplace de moda?
Você já conheceu os exemplos. Agora, vamos meter a mão na massa? Veja algumas dicas sobre como criar o seu marketplace de moda.
- Escolha o seu nicho de mercado: como você viu, mesmo dentro da moda existem diferentes nichos: esporte, street, casual, social, balada, artesanal, entre outros.
- Defina a sua persona: a escolha do seu nicho de mercado está diretamente conectada às características da sua persona. Por isso, crie uma persona condizente com o mercado que pretende atacar.
- Escolha bons vendedores: é preciso ter um sistema para averiguar a qualidade dos seus vendedores. Assim, você mantém boa lucratividade e ao mesmo tempo garante a satisfação dos seus clientes.
- Escolha uma boa plataforma: o seu marketplace só terá bons resultados se estiver sustentado por uma plataforma assertiva. A plataforma Ideia no Ar oferece o melhor desempenho e estabilidade para marketplaces de moda e outros segmentos.
- Planeje e execute uma boa comunicação comercial: inbound e outbound marketing podem ser uma boa combinação para dar ao seu marketplace de moda mais oportunidades de negócio!
Conclusão
Marketplaces de moda têm se mostrado empreendimentos com altíssimo potencial. Além dos players já consolidados, novas empresas também têm conquistado o seu espaço. Por isso, o seu negócio também pode conquistar resultados extraordinários. Invista com segurança e com planejamento para ter sucesso!
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.