Marketplaces são empreendimentos digitais em intenso crescimento no mercado brasileiro. Porém, já é um mercado com grandes empresas muito consolidadas. A boa notícia é que existe uma estratégia possível para se diferenciar em relação à concorrência: criar um marketplace de nicho!
Neste conteúdo iremos explicar o que é um marketplace de nicho, como ele pode ser lucrativo, seus principais benefícios e de que maneira você mesmo pode abrir um empreendimento como este. Se você deseja saber mais sobre este tema, acompanhe conosco!
O que é um Marketplace de Nicho?
Um marketplace de nicho trabalha para atender um determinado nicho de mercado. O nicho de mercado é algo bem específico, como um recorte na área de atuação. Por exemplo, uma área de atuação pode ser a alimentação. Já um nicho de mercado é culinária vegetariana ou comidas para festas.
Talvez você não tenha percebido, mas muitos aplicativos que usamos no dia a dia são marketplaces de nicho. O Uber é um exemplo disso. O app de transporte foi criado com foco em uma persona bem delimitada: os profissionais de São Francisco, na Califórnia, que precisavam se deslocar para o trabalho.
Do mesmo jeito, o Airbnb é um caso de marketplace de nicho que deu certo. O negócio começou com o objetivo de atender pessoas que procuravam hotéis para participar de eventos em determinada cidade. Hoje, o Airbnb expandiu para atender principalmente o mercado de turismo e se tornou referência em diversos países.
Foi só depois de estarem bem consolidados em um nicho que esses marketplaces expandiram o seu público. Até mesmo o Uber lançou a versão Uber X, com preços mais acessíveis. E também o Uber Eats, que trabalha com o nicho de delivery de comida.
Vantagens de um Marketplace de Nicho
No meio digital, nichar é uma estratégia muito eficiente, principalmente diante da grande concorrência. Pense só: gigantes como Mercado Livre e Magazine Luiza têm diversos tipos de produtos e já são bastante populares. Um marketplace novo não tem como concorrer com essas empresas, a não ser que opte por ser um marketplace de nicho.
Pesquisas mostram que a taxa de conversão de plataformas focadas em um nicho chegam a 15%, enquanto marketplaces mais diversificados chegam a somente 1,5%. Esse é um exemplo dentre as várias vantagens desse tipo de negócio.
Marketing para Atrair Clientes
Com um marketplace de nicho, você ganha muita eficiência ao fazer campanhas de marketing. Isso acontece pois se o público é bem específico, você consegue direcionar a mensagem de forma assertiva. Por exemplo, nas redes sociais é possível segmentar anúncios por faixa etária, gênero, localização e até interesses ou gostos.
Afinal, de nada adianta que a campanha alcance várias pessoas, se elas não forem leads qualificados. Ou seja, se não forem pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço. Por isso, no marketplace de nicho as taxas de conversão são mais altas, assim como o ROI (retorno sobre o investimento).
Resumindo, as campanhas de nicho geram mais clientes com um orçamento reduzido.
Prospecção de Vendedores
Assim como ocorre com os compradores, a mesma lógica se repete na hora de atrair vendedores para o marketplace. Se você tem um nicho específico, é muito mais fácil especificar onde e como encontrar profissionais ou empresas para venderem na sua plataforma.
Por exemplo, se você abrir um marketplace no nicho de cabeleireiros, já fica mais fácil definir a linguagem para atrair os profissionais. Além disso, é mais simples delimitar locais e redes sociais que eles utilizam, por exemplo. Dessa forma, ao nichar você economiza dinheiro e tempo ao prospectar vendedores.
Operação e Atendimento
Em um marketplace de nicho, você precisa lidar com apenas um perfil de cliente. Isso permite que o seu negócio se aperfeiçoe e entenda ao máximo as necessidades e desejos dos compradores. E, mais do que isso, essa estratégia permite que o seu negócio se torne uma referência na sua área.
Ao contrário, se você iniciar seu shopping virtual com uma variedade muito grande de produtos, existe o risco de o atendimento ser razoável. Nesse caso, vale mais ser um bom especialista em um ramo do que entender pouco de várias áreas diferentes.
Ainda, todo o processo de operação e atendimento se torna mais padronizado, simples e repetitivo. Essas são características essenciais para que um marketplace expanda rápido.
Redução de custos
Tudo o que comentamos acima contribui para reduzir os custos do seu negócio. O marketing digital e a operação ficam muito mais baratos. Isso porque, em um marketplace de nicho, você se torna especialista em atender muito bem seu público-alvo. Ou seja, o empreendimento todo se torna mais enxuto.
Maior facilidade em se destacar no mercado
Como afirmamos anteriormente, marketplaces genéricos já possuem seus grandes players consolidados. Empresas das quais será muito difícil se destacar ou superar. Pense: ao investir em um mercado mais amplo, você estará concorrendo com gigantes como Amazon, Mercado Livre, Magalu e similares.
Por isso, com um marketplace voltado a um nicho específico, o seu negócio pode se destacar pela originalidade, pela raridade, pelas peculiaridades do mercado consumidor e muitas outras características. Tudo isso pode levar, inclusive, ao aumento do ticket médio das suas vendas!
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Como Definir um Nicho de Mercado
Agora que você já viu as vantagens de ter um público-alvo definido, vamos te explicar alguns passos para decidir o seu nicho de mercado.
Primeiro, é muito importante levar em conta a sua experiência prévia com o segmento. Não adianta cair em modismos ou escolher um nicho que pareça rentável, se você não tiver conhecimento ou interesse pelo tema. Trabalhar com algo que você já possua familiaridade contribui para agregar mais valor ao seu cliente.
Além da experiência, um fator relevante é considerar produtos ou serviços que tenham uma alta frequência de compra dos consumidores. Avalie também o melhor ticket médio, para que a viabilidade econômica do negócio seja alcançada mais rápido. Afinal, o potencial de rentabilidade do marketplace é um ponto importante do negócio.
Em uma estratégia de nicho, você também deve buscar suprir uma demanda do mercado. Para identificar quais produtos e serviços as pessoas mais estão buscando, você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner, além de buscar notícias, bancos de dados e relatórios do mercado. Além, é claro, de fazer pesquisas e entrevistas com potenciais consumidores.
Exemplos de marketplace de nicho
Agora que você já compreendeu melhor as vantagens e características de um marketplace de nicho para o seu negócio, olha só alguns exemplos super bem sucedidos que adotaram esta estratégia:
1- Enjoei
O Enjoei nasceu como um marketplace de produtos usados. Praticamente como um brechó virtual. A princípio, a plataforma tinha o foco no comércio de roupas e acessórios usados, mediando a negociação entre milhares de compradores e vendedores por todo o Brasil. A plataforma simples de usar, com baixos custos e muito intuitiva fez sucesso e se consolidou atingindo milhões de clientes.
Hoje o Enjoei expandiu suas operações. A plataforma passou a permitir a negociação de qualquer tipo de produto, atuando em uma linha muito similar à do Mercado Livre. Contudo, antes, a empresa cresceu e conquistou a credibilidade dos clientes de um nicho.
2- Elo7
A Elo7 atende a um nicho de mercado bastante específico, mas com grande potencial de faturamento: produtos personalizados e artesanais. Esta plataforma permite que artesãos e outros produtores destas mercadorias encontrem possíveis clientes em todo o país, mediando inclusive o pagamento e prestando suporte logístico para a entrega.
A Elo7 realiza milhões de negócios todos os anos e existe uma infinidade de produtos para todos os gostos (de consumidores que apreciam este tipo de mercadoria): quadros, pinturas, enfeites, roupas, acessórios, entre outros.
3- Dafiti
A Dafiti vende roupas e calçados. Apesar de este ser um nicho não muito específico, esta restrição permitiu ao marketplace criar condições e preços especiais, além de parcerias que tornaram os produtos ainda mais acessíveis, atrativos e vantajosos para os clientes. Com isto, a empresa se tornou o maior marketplace do setor na América Latina.
A empresa começou como um e-commerce tradicional e atendia a estilos mais específicos de vestuário para moda casual. Hoje, a empresa possui uma variedade muito maior de produtos, mas ainda é fiel ao seu nicho de mercado.
4- MadeiraMadeira
A MadeiraMadeira encontrou a sua grande oportunidade de crescimento se posicionando como um marketplace especializado na venda de mercadorias para o lar. A variedade é grande, mas isso inclui itens como: mobília, decoração, pisos e revestimentos, tintas, materiais elétricos e hidráulicos, enfim, tudo o que é necessário para deixar a casa com a sua cara.
A MadeiraMadeira não foi a primeira loja online de produtos para o lar. Mas certamente foi uma das primeiras a se destacar como um marketplace especializado neste tipo de produto. A empresa, sediada em Curitiba, entrega no Brasil todo e realiza milhões de transações ao ano.
5- Netshoes
A Netshoes se destacou como um marketplace gigante voltado ao nicho de mercado de produtos esportivos. A loja, que nasceu como uma rede de varejo próprio, abriu ao marketplace anos depois, o que proporcionou um crescimento em escala ainda maior, além do imenso ganho de variedade nos produtos oferecidos na plataforma.
Apesar de ter Shoes (Sapatos) no nome, a Netshoes vende todo tipo de artefato esportivo. Desde calçados, bolas, shorts, camisetas, luvas, instrumentos de arbitragem e outros artigos utilizados nos esportes. Hoje a Netshoes pertence ao grupo Magalu.
6- Canal da Peça
O Canal da Peça é o maior marketplace de peças automotivas do Brasil. O bacana deste marketplace é que ele não atende apenas ao mercado B2C (business to consumer), mas também no mercado B2B (Business to Business), uma vez que diversas oficinas e revendedores também são clientes do Canal da Peça, um marketplace com sellers espalhados em todo o país.
Este shopping virtual pode ser uma mão na roda para proprietários de veículos importados ou cujas peças não são tão fáceis de se encontrar. Os filtros e as ferramentas de pesquisa avançada garantem que o cliente encontre a peça perfeita para o veículo. A variedade de sellers faz com que seja quase impossível não encontrar o produto desejado.
7- Estante Virtual
O nicho de mercado da Estante Virtual são os leitores. Qualquer pessoa pode vender livros pela Estante Virtual, e isso é muito interessante, haja vista que milhões de leitores possuem obras as quais certamente nunca mais irá colocar a mão. Ao vendê-la por um preço acessível, além de faturar, o vendedor ainda ajuda a disseminar a cultura.
Certamente, milhares de sebos e lojas especializadas também vendem seus produtos novos e usados na Estante Virtual. Mas esta característica híbrida de B2B e B2C torna este empreendimento, além de rentável, ainda mais relevante social e culturalmente. Hoje, a Estante Virtual é a maior do seu segmento.
8- Ri happy
A Ri Happy é uma das maiores lojas virtuais de brinquedos do país. Embora os marketplaces genéricos como a Magalu e as Casas Bahia também vendam este tipo de produto, ser especializada neste nicho de mercado permite à empresa oferecer mercadorias bastante específicas que nem sempre estão disponíveis em outras plataformas.
A empresa nasceu como uma varejista física de brinquedos. Depois, a Ri Happy expandiu a operação para ter uma presença virtual extremamente relevante. Se tornar um marketplace de nicho potencializou ainda mais os ganhos do negócio.
9- Cobasi
A Cobasi é o maior marketplace do Brasil quando o assunto é pet shop. A empresa nasceu como uma rede física de pet shops nas principais cidades brasileiras e, eventualmente, a corporação também investiu pesado na criação de e-commerce e marketplace.
A operação física ainda existe e dá suporte de armazenamento às operações online da empresa.
Como montar um bom marketplace de nicho?
Se você ficou interessado em investir no Marketplace de Nicho, mas tem dúvidas de como montar o seu negócio, trazemos mais informações muito úteis para as próximas etapas. Confira:
Conheça seu nicho de atuação
Você terá muitas dificuldades em investir em um nicho de mercado sobre o qual tenha pouco conhecimento. Antes de abrir o marketplace, é fundamental estudar sobre as características do nicho e de seus consumidores – especialmente se você for leigo no segmento em que está se envolvendo.
Monte o modelo de negócios
Também é muito importante definir qual será o modelo de negócios do seu marketplace de nicho. ou seja, quais são os aspectos mais importantes que estruturam o seu negócio. por exemplo, qual é o seu nicho, a sua proposta de valor, a sua persona, o modelo de receita, o retorno esperado, etc.
Uma ferramenta que pode te ajudar muito nisso é o Marketplace Canvas. Com ela, você define de forma rápida e prática em apenas uma página qual é o seu modelo de negócio.
Dica: acesse já o modelo de Marketplace Canvas e defina o modelo de negócios do seu shopping virtual!
Entenda seu público-alvo
Quais são os principais consumidores do seu nicho de mercado e quais são as suas características? Entender o público-alvo significa criar melhor comunicação para cada grupo, simplificando os esforços de marketing com maior chance de sucesso.
Defina a estratégia de marketing
Depois de entender quem é seu público-alvo, você precisa planejar quais serão as estratégias e ações de marketing que fará para atraí-lo. Lembrando que, como dono(a) de um marketplace, você precisa atrair compradores e também vendedores para o seu shopping virtual.
Então, defina quais serão as estratégias de acordo com o que fizer sentido para o seu nicho, e selecione quais serão os canais de marketing, as ações, a frequência e os responsáveis.
Contrate uma boa plataforma de marketplace
Para montar um marketplace de nicho, você vai precisar de tecnologia. Hoje em dia existem plataformas prontas que facilitam muito o lançamento do seu shopping virtual. O Ideia no Ar, por exemplo, permite que você lance de forma simples, prática e rápida. Dessa forma, você não precisa de programadores que desenvolvam a plataforma do zero. Esse tipo de plataforma também é bem mais acessível do que a contratação de programadores.
Trabalhe a confiança do consumidor
Novos empreendimentos ainda não conquistaram um dos principais ativos que uma empresa pode possuir: a credibilidade dos consumidores. Especialmente em um nicho específico, onde os compradores tendem a ser ainda mais exigentes. Algumas medidas para ganho de confiança são:
- Agilidade e eficiência na entrega
- Atendimento de qualidade no suporte
- Programas de marketing Inbound e de indicação
- Construção de uma sólida identidade visual
- Comunicação assertiva com os stakeholders
Conclusão
Você já pode aprender melhor sobre os marketplaces de nicho. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil à sua empreitada e que o seu novo negócio consiga atender amplamente a algum nicho de mercado carente de novas ideias e excelência na operação.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.