O setor das plataformas de serviços online está em pleno crescimento no mercado brasileiro. Estes marketplaces de serviços se tornaram fonte de renda para milhões de brasileiros, tanto prestadores, como donos(as) destas plataformas.
Negócios de sucesso como Uber, IFood e Airbnb utilizam este formato. Mas o que faz deste modelo algo tão atrativo?
Neste conteúdo iremos explicar tudo sobre plataforma de serviços online. Como funciona, por que dá dinheiro e quais as melhores formas de se investir neste tipo de empreendimento. Quer saber mais? Então acompanhe conosco!
O que é um marketplace de serviços?
É uma plataforma de serviços online. Um espaço onde prestadores de diferentes serviços encontram clientes para fazer negócio. Hoje, com a internet, vende-se quase qualquer tipo de serviço, desde pequenos reparos domésticos e até mesmo hospedagens de luxo por meio destas plataformas.
A plataforma, em si, é apenas um espaço de negociação. Tem a vantagem de reunir em um só lugar diversos prestadores de serviços. Já os prestadores têm o benefício de oferecer seus serviços com uma visibilidade muito maior, devido à grande quantidade de usuários que utilizam estas soluções.
Marketplace de serviços: como funciona?
Um marketplace de serviços é como um grande shopping online de serviços. Embora possam ser abrangentes, quase sempre os marketplaces de serviços possuem nichos de mercado: transporte, hospedagem, saúde, construção civil, serviços domésticos, entre outros. Há também algumas diferenças quanto ao modelo de cobrança.
O bacana do marketplace de serviços é ser um modelo de negócio totalmente replicável e escalável. Qualquer cidade pode ter prestadores de serviços e demanda por este tipo de negócio. Isso representa muitas oportunidades para quem deseja empreender neste modelo.
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Por transação
Neste modelo de receita, sempre que houver uma transação a plataforma cobra uma comissão do prestador. A maioria dos marketplaces de serviços realiza a mediação dos pagamentos. Neste caso, a comissão já pode ser cobrada automaticamente sempre que um negócio é fechado.
Por negociação
Neste modelo, o prestador de serviços disponibiliza seu contato e seu portfólio na plataforma de serviços online. Clientes entrarão em contato e a negociação seguirá de forma livre entre eles. Normalmente, este modelo é usado para serviços sobre os quais é difícil fazer uma precificação fixa. Por exemplo, reparos domésticos e pintura.
Por isso, o mais comum é que a plataforma cobre uma mensalidade do prestador pelo uso da plataforma, ou pratique o modelo de venda de leads.
Por aluguel
No caso dos marketplaces de aluguel, o modelo é totalmente alinhado com a economia compartilhada. Aqui, o detentor de um bem o aluga para os clientes da plataforma de serviços. Um exemplo bastante conhecido é o AirBnb, em que acontece o aluguel de imóveis em um estilo similar à hotelaria.
Porém, pode-se alugar de tudo: imóveis, veículos, equipamentos, etc. Neste tipo de marketplace de serviços, o mais comum é a realização de cobrança por comissão em cada transação.
Vantagens plataforma de serviços online
Este modelo de negócios se tornou muito popular e não foi à toa. É um formato que oferece grandes vantagens tanto para quem compra, vende e também para quem administra o marketplace. Vamos entender estes benefícios mais a fundo:
Vantagens para quem oferece serviços
Para quem oferece os serviços, a grande vantagem é o ganho de visibilidade. Muita gente oferece um serviço útil, com demanda e com qualidade. Porém, falta fazer estes serviços chegarem até as pessoas interessadas. Numa plataforma de serviços online, quem presta serviços encontra quem está precisando deles.
Além disso, como muitas das plataformas de serviços online mediam a contratação e o pagamento, a gestão de negócios do prestador de serviços também se torna simplificada! Normalmente com um dashboard customizável, o prestador gerencia suas demandas.
Vantagens para quem contrata os serviços
Para quem contrata os serviços também há vários benefícios. O primeiro deles é a praticidade: milhares de prestadores de serviços diferentes em um só lugar. O cliente encontra exatamente o que está precisando sem ter que fazer grandes esforços. A mediação do marketplace garante a segurança dos negócios.
Além disso, contratar a partir de um marketplace de serviços proporciona aos clientes um preço mais competitivo. Com a grande oferta e variedade de serviços, a concorrência entre prestadores ajuda a reduzir preços.
Vantagens para quem administra o marketplace de serviço
Muitos empreendedores pensam que só é possível anunciar em marketplaces existentes. Mas, criar o próprio marketplace e administrá-lo é uma grande oportunidade de negócio. Este modelo permite ter resultados escaláveis e um alto potencial de rentabilidade. O dono(a) do marketplace pode lucrar com comissões sobre cada negócio fechado ou cobrar uma mensalidade dos prestadores de serviço cadastrados.
Como criar uma plataforma de serviços online?
Você mesmo pode lançar um negócio digital como este. Acompanhe o nosso passo a passo de como criar a sua própria plataforma de serviços online e começar a faturar.
Defina um Nicho de Mercado
O primeiro passo é definir um nicho de mercado. Especialmente nestes casos, um marketplace de serviços precisa ser segmentado. Olha só alguns exemplos de segmentação interessantes:
- Uber/99 – transporte individual;
- Buser – transporte coletivo;
- BlaBlaCar – caronas;
- Airbnb – hospedagem;
- GetNinjas – freelancers;
- Doctoralia – serviços em saúde;
- Entre outros.
Defina o Modelo de Negócios
Depois é preciso entender como o seu marketplace irá gerar receita. Como explicamos anteriormente, você pode cobrar por transação, por mensalidade, por venda de leads ou comissão + taxas fixas. Essa é uma etapa muito importante, pois precisa se encaixar à forma como seus prestadores trabalham, ao mesmo tempo que ainda gera lucro.
Busque os Prestadores de Serviços
Outra etapa fundamental. É preciso usar bons critérios para selecionar seus prestadores. Maus profissionais podem prejudicar a reputação do seu marketplace de serviços. Também é importante revisar constantemente se os prestadores estão oferecendo serviço de qualidade, e ficar de olho nas avaliações que os consumidores fazem sobre eles na plataforma.
Planeje o seu Marketing
Comece a planejar as suas estratégias de marketing. Avalie o seu orçamento com cautela para não prejudicar a operação, mas reserve recursos para investir em marketing com assertividade. Para um negócio novo, isso fará toda a diferença. Algumas ferramentas que você pode usar:
- Google Trends;
- Ads do Google, Facebook e Instagram;
- Posts patrocinados;
- Blogs e redes sociais;
- SEM Rush;
- Email marketing;
- Entre outras.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar o seu marketplace de sucesso!
Planeje a Viabilidade do Marketplace
Antes e durante a operação do seu marketplace, é fundamental ficar de olho nas planilhas e nos indicadores do negócio. Algumas variáveis a se avaliar para entender a rentabilidade do seu marketplace são:
- Média de frequência de compras dos clientes;
- Ticket médio das compras;
- Lifetime Value médio;
- Tamanho do mercado;
- Quantidade de clientes possíveis;
- Dinheiro disponível em caixa;
- Nível de endividamento;
- Contribuição de cada sócio e/ou investidor;
- Entre outras.
Muitos marketplaces começam como um MVP, ou seja, um Produto Mínimo Viável, que escala ao longo do tempo. Durante todo este período, é necessário crescer de forma sustentável.
Escolha a Plataforma de Marketplace
Outro passo de grande importância para o seu novo negócio digital diz respeito à escolha da plataforma. É preciso escolher um software que, ao mesmo tempo, consiga ser assertivo para todas as suas necessidades, mas sem acabar com o seu orçamento.
Por isso, o ideal é optar por uma plataforma pronta desenvolvida especialmente para marketplaces. O Ideia no Ar tem configurações especiais para diferentes modelos de marketplaces de serviços. Por isso, ela é a melhor opção para o seu negócio escalar de forma ágil.
Conclusão
Marketplaces de serviços hoje são uma ótima opção de negócio digital. Há muitas vantagens para quem é prestador e quer oferecer serviços na plataforma. E, existem ainda mais benefícios para quem quer criar o seu próprio marketplace. O melhor é que o investimento inicial não precisa ser tão alto.
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