Introdução
O marketplace tem sido uma oportunidade de negócio muito atrativa para milhares de empreendedores digitais. Muitos deles estão usando plataformas de marketplace grátis para mergulhar neste mercado. Mas será que esta é a opção mais viável para quem realmente quer crescer?
Por isso, neste conteúdo nós vamos falar sobre marketplace grátis e seus prós e contras. Além disso, vamos falar de quais outras opções você teria para gerir melhor o seu negócio digital. Quer saber mais? Acompanhe conosco!
O que é um marketplace?
Marketplace é um modelo de negócio digital bastante lucrativo e escalável. Nele, empresas mediam os negócios entre compradores e vendedores, obtendo receita a cada negociação concluída (e em outros modelos de receita). Portanto, é um modelo bastante diverso, com diferentes formatos que explicaremos mais adiante.
Neste modelo, a empresa de marketplace pode ou não vender produtos e serviços próprios. Mas sua principal atividade fim é a mediação de negócios. Na verdade, o marketplace representa a evolução do e-commerce.
Modelos de negócios de marketplace
Dentro deste vasto universo do marketplace, você vai encontrar diferentes classificações. Por exemplo, uma das maneiras de classificar as empresas de marketplace é a partir do tipo de mercadoria que elas vendem: produtos ou serviços.
Marketplace de produtos
Estes marketplaces vendem bens de diferentes tipos e valores. Em um marketplace você pode comprar e vender desde produtos de supermercado até veículos e equipamentos industriais.
Alguns exemplos de marketplace de produtos são: Shopee, Mercado Livre, Aliexpress, WebMotors, OLX, Magalu, B2W, entre outros.
Marketplace de serviços
Estes empreendimentos, por sua vez, comercializam serviços de várias naturezas. São comercializados serviços de transporte, hospedagem, alimentação, serviços gerais, serviços domésticos, serviços de construção civil, serviços digitais, entre outros.
Alguns exemplos de marketplaces de serviços são: Uber, 99, Buser, Airbnb, iFood, Uber Eats, Getninjas, 99Freelas, entre outros.
Tipos de marketplace
Os marketplaces também podem ser tipificados de acordo com quem são os agentes envolvidos nas negociações:
- B2B: business to business – empresas que vendem para empresas.
- B2C: business to customer – empresas que vendem para o consumidor final.
- C2C: customer to customer – negociações que ocorrem entre consumidores (quase sempre de segunda mão).
Note que o mesmo marketplace por vezes pode se encaixar em mais de um destes tipos. Por exemplo, o Mercado Livre tem grande volume de vendas de insumos empresariais (B2B), tem lojas que vendem para consumidores (B2C) e também tem um sólido mercado de venda de segunda mão (C2C).
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Sites para criar um marketplace grátis
Agora que você já está por dentro de como funciona o modelo de marketplace, vamos apresentar a você alguns sites que permitem a criação do seu próprio marketplace grátis. Vamos falar das características e de alguns prós e contras de cada uma destas ferramentas. Olha só:
WordPress
O WordPress é uma das ferramentas mais conhecidas para a criação de sites na internet e possui milhões de usuários em todo o mundo. Muita gente usa o WordPress para a criação de blogs, landing pages, homepages, portfólios e sites para a divulgação de conteúdo. Pouca gente sabe que o WordPress também tem um serviço para criar e-commerces e marketplaces.
Prós: o WordPress é gratuito e relativamente fácil de usar por pessoas leigas em tecnologia, sem conhecimento em programação ou em linguagem HTML. Outro ponto positivo é que existem muitos plugins que dão novas funcionalidades, deixando o dashboard mais versátil.
Contas: Por outro lado, sem conhecimentos técnicos aprofundados, os usuários estão totalmente limitados às pré-configurações da plataforma. Além disso, ao usar plugins que também são utilizados por milhares de outros usuários, a tendência é que os marketplaces dos usuários sejam muito parecidos e sem identidade.
Um de seus plugins mais populares de marketplace é o WooCommerce, lançado em 2011 e utilizado por muitos e-commerces de micro e pequeno porte.
Magento
A Magento é uma plataforma de e-commerce que tem como principal característica ser modular e de código aberto. Ou seja, os usuários possuem uma plataforma base, à qual ele acrescenta os módulos que deseja. Por exemplo, módulo básico + landing page + blog. Com o código aberto, usuários que conhecem de programação podem alterar diversos aspectos das páginas.
Prós: a estrutura modular faz da Magento uma ferramenta bastante user-friendly para um marketplace grátis e pode ser um bom MVP.
Contras: a Magento foi desenvolvida principalmente para ser um e-commerce tradicional (loja virtual). Isso significa que ela até atende a marketplaces, mas não foi designada originalmente para este fim. Logo, ela não atende completamente a todas as demandas que um gestor de marketplace possui.
Wix
O Wix é mais uma plataforma que disponibiliza conteúdo de seus usuários gratuitamente na internet. Concorrente direta do WordPress, compartilha muitas de suas funcionalidades, como blogs, interações via API, conexão com redes sociais, entre outras.
Prós: a exemplo do WordPress, o Wix tem uma preocupação muito grande em atender a usuários leigos. O layout é bastante simples e programar um marketplace grátis pode ser bem rápido.
Contras: os sites do Wix são parecidos entre si, muito padronizados e tem pouca identidade própria – justamente porque boa parte dos usuários são leigos. Outra desvantagem, no modo gratuito, é que os usuários não têm domínio próprio. Logo, o endereço do usuário fica algo como “seusite.wix.com”. Isso se aplica aos demais sites também.
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Vale a pena criar um marketplace grátis?
Apenas por pouco tempo. As plataformas gratuitas apresentam muitas limitações e, mesmo com os esforços para tornar as interfaces mais simples, a maioria dos usuários não consegue criar páginas úteis para os clientes.
E, o maior problema de utilizar ferramentas de marketplace grátis nem é o layout, mas sim a operação. Embora seja relativamente fácil criar um site ou blog comum no WordPress, Magento ou Wix, é muito mais complexo e demorado criar um marketplace.
Pense só: um marketplace é um projeto complexo, que envolve a integração com gateways de pagamento, painel para os vendedores, visualização para os clientes, lógica de frete, repasse de comissão via split, etc.
Por isso, utilizar uma ferramenta de marketplace grátis ou open source não é o ideal para um marketplace que busca ser escalável e bem-sucedido. Mas, isso não quer dizer que estas plataformas não sejam úteis. Negócios iniciais podem criar um Produto Mínimo Viável (MVP) dessa forma. Assim, você pode começar a testar a sua ideia de empreendimento.
Porém, uma vez que o negócio já esteja sendo validado, se profissionalizando, é fundamental migrar para uma plataforma especializada imediatamente. Hoje, existem empresas de plataformas prontas de marketplace no mercado, como o Ideia no Ar.
Desse modo, é possível lançar o seu negócio de forma segura e ágil. Afinal, tais empresas são especialistas no modelo de negócio e já possuem a tecnologia testada, integrada com meios de pagamento, funcionalidades robustas e suporte constante.
Confira neste vídeo vantagens e desvantagens de criar um marketplace grátis!
Vale a pena contratar um programador de marketplace?
Ainda, uma opção possível, é contratar um programador para montar o marketplace do zero. Essa opção é extremamente customizável, uma vez que o cliente define tudo que deseja em seu site. Porém, é a forma mais cara e a mais demorada de se criar um marketplace.
Além disso, uma vez que o site esteja pronto, quando for necessário alterá-lo, atualizá-lo ou fazer a manutenção, haverá mais custos. Por isso, o mais recomendado é o uso de plataformas prontas.
Conclusão
Em conclusão, quando se trata da abertura de um marketplace, as opções são muitas.
Mas, sem dúvidas, a melhor delas é utilizar uma plataforma que tenha sido desenvolvida exatamente para escalar marketplaces. Afinal, não basta colocar o seu negócio no ar. É preciso integrá-lo a mediadores de pagamento, fazer um plano de escalabilidade, operar com segurança e gastar pouco.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Além da tecnologia, oferecemos consultoria estratégica para a sua plataforma alcançar os melhores resultados. Agende já uma reunião gratuita com a nossa equipe.