O tradicional processo logístico, desde que um produto é fabricado até a sua entrega para o comprador final, pode ter diversos intermediários envolvidos. No entanto, uma nova tendência ganha força e espaço no mercado: o marketplace para indústria, servindo de atalho para reduzir intermediários e proporcionar eficiência.
Neste conteúdo, vamos falar de marketplace para indústria. O que é esse tipo de plataforma, como ela funciona, quais os seus benefícios e desafios, além de dicas sobre como usar esta ferramenta a favor do seu negócio. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é marketplace para indústria?
2- Qual a melhor estratégia: Marketplace In ou Marketplace Out?
3- Cenário do mercado de marketplace para indústria
4- Por que criar um marketplace para sua indústria?
5- Desafios do Marketplace In na indústria
6- Tipos de marketplace para indústria
7- Exemplos de marketplaces de indústrias
8- Como criar um marketplace para indústria?
9- Conclusão
O que é marketplace para indústria?
É uma plataforma online de vendas que reúne compradores e fornecedores para facilitar a descoberta, colaboração, compra e parcerias em uma indústria, produtores ou transformadores de mercadorias.
Esses marketplaces são plataformas baseadas na web que ajudam os fabricantes a atingir um público mais amplo e vender seus produtos diretamente aos consumidores ou outras empresas, muitas vezes, sem a necessidade de intermediários, como distribuidores ou atacadistas.
As plataformas propiciam uma maneira conveniente e eficiente para os fabricantes alcançarem um público mais numeroso, aumentarem sua base de clientes e expandirem seus negócios. Marketplaces B2B, como Amazon Business e Alibaba, também estão se tornando cada vez mais populares entre as indústrias.
Qual a melhor estratégia: Marketplace In ou Marketplace Out?
A adoção de uma estratégia de Marketplace In ou Marketplace Out depende de vários fatores, incluindo o tamanho do seu negócio, metas, objetivos, mercado-alvo e os recursos disponíveis.
Uma estratégia de Marketplace In envolve criar seu próprio marketplace e convidar fornecedores terceirizados para vender seus produtos ou serviços por meio dele. Essa pode ser uma maneira eficaz de expandir suas ofertas de produtos, aumentar a receita e obter maior controle sobre a experiência do cliente. Ela também requer investimentos em tecnologia, infraestrutura e marketing.
Já a estratégia de Marketplace Out envolve a venda dos seus produtos em marketplaces estabelecidos que são gerenciados por terceiros. Essa pode ser uma maneira econômica de atingir um público maior, reduzir suas despesas de marketing, aproveitar a infraestrutura e as ferramentas existentes fornecidas pela plataforma. No entanto, essa estratégia limita bastante a sua capacidade de diferenciar a marca, além de permitir menos controle sobre a experiência do cliente.
Ainda que seja necessário gerir a infraestrutura e criar bons relacionamentos com fornecedores, criar o seu marketplace In pode ser menos custoso e complexo do que se imagina, utilizando uma plataforma especializada nesse tipo de negócio.
Cenário do mercado de marketplace para indústria
Os marketplaces para indústrias vêm crescendo rapidamente no Brasil e no exterior. A indústria global do e-commerce se expande e os marketplaces estão desempenhando um papel cada vez mais importante na conexão de compradores e vendedores, principalmente em transações B2B.
No Brasil, os marketplaces para indústrias estão ganhando força, com empresas como MercadoLivre e B2W Digital se expandindo para o segmento B2B. Além disso, marketplaces especializados como a WebMetal, voltada para o mercado de metais, também estão em crescimento.
Internacionalmente, há vários marketplaces bem estabelecidos para indústrias, como Alibaba na China, ThomasNet nos EUA e IndustryNet na Europa. Essas plataformas oferecem uma variedade de produtos e serviços para compradores e vendedores, incluindo listas de produtos, processamento de pagamentos, suporte logístico e muito mais.
A tendência de avanço dos marketplaces para indústrias avança impulsionada por fatores como aumento da concorrência, mudança no comportamento do consumidor e melhorias tecnológicas.
Por que criar um marketplace para sua indústria?
Tem vários motivos pelos quais a sua indústria faria uma ótima escolha ao abrir um marketplace. Os marketplaces para indústrias vêm crescendo rapidamente no Brasil e no exterior, desempenhando um papel cada vez mais importante na conexão de compradores e vendedores, tanto no B2B, como no D2C, como você verá adiante.
Além disso, outro bom motivo é ter maior controle sobre o processo de vendas e a experiência do cliente. Ao criar seu próprio marketplace, você pode estabelecer a sua identidade, ao mesmo tempo em que controla as mensagens de venda e as ofertas de produtos. Isso pode ser particularmente importante para indústrias que oferecem produtos exclusivos ou especializados que podem não ser adequados para marketplaces maiores e mais genéricos.
Outra vantagem de criar a sua própria plataforma é que os fabricantes podem construir relacionamentos diretamente com seus clientes, levando ao aumento da fidelidade do cliente e à repetição de negócios.
Além disso, ao ter acesso direto aos dados do cliente, as indústrias também podem obter insights sobre as preferências e comportamentos dos compradores, o que pode basear o desenvolvimento de produtos e as estratégias de marketing.
E também, criar um marketplace próprio pode ser uma forma de os fabricantes se expandirem para novos mercados e alcançarem novos clientes ou ainda fazer parcerias estratégicas com pares do ramo industrial ou de outros segmentos.
Ao oferecer uma ampla gama de produtos e serviços, os fabricantes podem atrair um público mais amplo e aumentar seus fluxos de receita. Além disso, ter a propriedade da plataforma reduz a dependência da empresa em relação a terceiros, cortando custos significativamente.
Desafios do Marketplace In na indústria
Criar e manter um marketplace de sucesso, entretanto, também possui desafios para as indústrias. Um deles é a segurança dos dados. Como os marketplaces geralmente armazenam informações confidenciais do cliente, como detalhes de pagamento e dados pessoais, as indústrias devem tomar medidas para garantir que a plataforma esteja protegida contra ameaças cibernéticas e violações de dados.
Outro grande desafio é manter a fidelidade do cliente em meio à intensa concorrência de outros marketplaces e e-commerces. As indústrias devem garantir preços competitivos, produtos de alta qualidade e excelente atendimento ao cliente para manter os compradores fidelizados.
Aumentos inesperados de custos na produção, que impactam no preço final, também podem ser um desafio para as indústrias, pois levam à insatisfação do cliente e à perda de confiança. Por isso, é preciso estar atento à precificação de acordo com seus custos produtivos, para criar um equilíbrio entre rentabilidade de custo atrativo.
Por fim, os fabricantes devem garantir que seu marketplace seja otimizado para mecanismos de pesquisa com conteúdo otimizado para palavras-chave, ficando à frente da concorrência, além de usar outros canais de marketing digital para atrair e manter conectados clientes e parceiros.
Dica: Quer criar uma estratégia de marketing digital eficiente? Aprenda o passo a passo no nosso kit exclusivo!
Tipos de marketplace para indústria
Quando se trata de marketplace para indústria, há dois principais tipos: o Business to Business (B2B) e o Direct to Consumer (D2C). Veja as principais características a seguir:
Marketplace B2B
Marketplace B2B é aquele cuja atuação ocorre entre empresas. Logo, a indústria responsável pelo fabricante usa essa plataforma para vender sua mercadorias a outras empresas, que podem ser distribuidoras, atacadistas ou varejistas. Esse marketplace otimiza a relação entre fabricantes e demais agentes da cadeia logística, permitindo negociações diretas que proporcionam valores mais vantajosos para ambos os envolvidos, economizando tempo e custos de negociação.
Marketplace D2C
O Marketplace D2C é aquele no qual a empresa fabricante usa a plataforma para vender diretamente ao consumidor final. Aqui, a ideia é operar um varejo próprio, permitindo uma venda direta para o cliente final com o mínimo de intermediários possível, normalmente, apenas entregadores, cortando da cadeia logística distribuidores, atacadistas e varejistas.
Dessa forma, a empresa consegue praticar preços menores mesmo em pedidos de baixo volume. Existe um desafio gerencial em se fazer tantas transações, mas a empresa tem o potencial de melhorar seus resultados ao simplificar o processo de venda.
Exemplos de marketplaces de indústrias
Veja alguns exemplos de indústrias que apostaram e têm tido grande sucesso em manter marketplaces para indústria.
Ambev
A maior fabricante de bebidas da América Latina possui um marketplace próprio de formato D2C. Trata-se do Zé Delivery, uma plataforma que chegou à média de 55 mil pedidos por hora em todo o país durante a Copa do Mundo de 2022. Outra gigante das cervejas, a Heineken, também investiu em marketplaces para indústrias: a rede eChope.
Unilever
A gigante Unilever, que faz produtos de higiene pessoal e doméstica, tem um marketplace B2B chamado Unilever Pró. Nessa plataforma, clientes varejistas podem fazer compras direto da fabricante. O pedido mínimo é de R$ 100 e o cliente conquista direito a frete grátis a partir de R$ 400.
WebMetal
A WebMetal é um exemplo de que mesmo marketplaces de indústrias com um foco mais específico e não genérico, como o da Amazon, também representam grande oportunidade de sucesso. A plataforma é especializada na venda de diversos metais e derivados, oferecendo condições especiais de pagamento, entrega, promoções e grande variedade de produtos.
Suvinil
Uma das maiores indústrias de tintas do país também utiliza um marketplace para simplificar a compra de seus produtos. Nesse caso, a empresa é detentora do marketplace, mas ela faz a mediação da compra das tintas entre os clientes finais e os revendedores credenciados, levando em conta fatores como distância de entrega, disponibilidade e outros critérios.
Mormaii
A Mormaii Shop é um dos maiores marketplaces monomarca do Brasil. A empresa comercializa as diversas mercadorias da marca, roupas, acessórios e demais produtos de estilo, diretamente para os clientes finais na internet. A Mormaii tem boa penetração no varejo físico do país, mas a iniciativa digital ajuda a empresa a ter uma receita ainda maior.
Como criar um marketplace para indústria?
A criação desse tipo de marketplace envolve várias etapas importantes. Aqui estão os principais:
- Defina seu público-alvo: antes de começar a construir seu marketplace, é importante identificar quem é seu público-alvo, quais produtos eles estão procurando e como você pode oferecer a eles uma experiência melhor do que os concorrentes existentes.
- Escolha uma plataforma: existem várias plataformas disponíveis que podem ajudá-lo a criar um mercado online. Mas o ideal é utilizar uma plataforma que foi designada especificamente para operar marketplaces, como o Ideia no Ar, que além dos recursos de plataforma, também pode oferecer consultoria no lançamento e na gestão do serviço.
- Decida o modelo de negócios: determine se deseja vender diretamente para clientes finais, para outras empresas ou para ambos. O modelo de franquia também pode usar marketplaces para indústria.
- Use uma interface amigável ao usuário: certifique-se de que seu marketplace seja fácil de usar tanto para vendedores, como compradores. Isso envolve o design de uma interface intuitiva que permite fácil navegação, filtros, opções de pesquisa e integração com sistemas de terceiros.
- Estabeleça diretrizes para o vendedor: se o marketplace tiver sellers terceiros, estabeleça diretrizes claras para os vendedores sobre listas de produtos, preços, políticas de remessa e suporte ao cliente para garantir uma experiência consistente aos compradores.
- Opções de pagamento seguras: certifique-se de que o sistema de pagamento do seu marketplace seja seguro e forneça várias opções de pagamento para os compradores. A integração com gateways e mediadores de pagamento são indispensáveis.
- Implemente estratégias promocionais e de marketing: use uma combinação de SEO, mídia social, marketing por e-mail e publicidade paga para promover seu novo marketplace, atraindo compradores e vendedores.
Conclusão
Indústrias podem consolidar ainda mais seus negócios ao também oferecer mercadorias por meio de marketplaces. Os exemplos que mencionamos neste artigo mostram que esse modelo de negócio é bastante rentável e representa um ganho significativo de oportunidades de negócio, redução de custos, ganho de eficiência e otimização na relação com clientes e fornecedores. Para ter o melhor marketplace para a sua indústria, o Ideia no Ar é o seu melhor parceiro.
Escale seu negócio com o Ideia no Ar
Ajudamos empresas a lançar o próprio marketplace de forma simples, rápida e escalável.
Permitimos a escala das vendas por meio de soluções em marketplace, conectando grandes e pequenos players no mercado online.
Descubra como lançar seu marketplace e escalar os resultados da sua empresa. Agende já uma conversa com a nossa equipe.