Introdução
As metas da sua empresa possuem uma importância estratégica para o sucesso do negócio. Em muita medida, elas orientam o trabalho da empresa e ajudam a guiá-la pelas melhores práticas. Por isso, neste texto vamos falar sobre Metas Smart.
mpr
Mesmo para definir metas é necessário planejamento e metodologia. Metas não devem ser especulações jogadas ao ar, mas sim um valor tangível e desafiador. Vamos explicar o que exatamente são Metas Smart, como defini-las e de que maneira elas podem ajudar seu negócio digital a ser mais eficiente.
O que são Metas Smart?
Smart é uma metodologia utilizada para o planejamento e a elaboração de metas empresariais. Este método recebe este nome a partir de um jogo de palavras: cada letra da palavra SMART (esperto em inglês) representa uma característica da meta a ser definida:
- Specific (Específica)
- Measurable (Mensurável)
- Attainable (Atingível)
- Relevant (Relevante)
- Temporal (Temporal)
Embora pareça um mero jogo de palavras, cada um dos conceitos que compõem as Metas Smart são extremamente fundamentais para a definição de metas que sejam realmente assertivas para as empresas, além de ter utilidade prática como parâmetro de sucesso.
No mercado de hoje, em que o dinamismo e a concorrência são intensos, ter metas bem definidas (e cumprí-las) é praticamente uma exigência. Metas devem ser definidas já no planejamento estratégico da empresa. Nos negócios digitais, as metas são levadas ainda mais a sério.
Diferença entre objetivos e metas
Muita gente confunde os conceitos de objetivo e meta. São ideias complementares, na verdade, e fazem parte da maioria da realidade das empresas. Entretanto, nem todo empreendimento define com clareza seus objetivos e suas metas, separadamente.
De maneira simplificada, o objetivo é o que a sua empresa quer alcançar. A sua empresa pode, por exemplo, ter o objetivo de se tornar líder de mercado no segmento, ou conquistar pelo menos metade do market share de determinado setor.
As metas são uma forma concreta de manifestar estes objetivos. É a transformação do objetivo em prazos, valores e números reais. Então, para se tornar líder do segmento, a sua empresa pode estabelecer como meta expandir suas vendas em 35% até o fim do ano, por exemplo.
Dica: baixe já o kit completo de planejamento estratégico para marketplace!
Vantagens das Metas Smart
A metodologia Smart de definição de metas tem diversas vantagens. A principal delas é: pode tornar a sua empresa mais eficiente a partir de uma auto análise que ajuda o empreendimento a tomar decisões estratégicas mais assertivas.
Muitas empresas cometem alguns erros ao estabelecer suas metas. Os mais comuns deles são:
- Confundir metas com objetivos e se perder no meio do caminho;
- Criar metas extremamente abrangentes e genéricas, que não se traduzem na operação diária do negócio;
- Estabelecer metas excessivamente desafiadoras, que não são tangíveis pela empresa naquele momento;
- Criar metas muito fáceis de se alcançar. A empresa não cresce, mas no papel, ela “bateu a meta”;
- Estabelecer para si metas que não trazem grande contribuição para a situação ampla do negócio;
- Elaborar metas sem alinhar com a equipe ou sem levar em conta a concorrência;
- Criar metas sem um prazo específico para seu cumprimento. Assim, os colaboradores trabalham com pouca pretensão.
A partir das Metas Smart, a sua empresa tende a não cometer mais estes erros. No fim das contas, até mesmo para definir as suas metas é necessário conhecimento técnico, visão estratégica de negócio, reflexões adequadas sobre a situação do negócio e uma perspectiva de futuro realista, mas ao mesmo tempo ambiciosa.
Características das Metas Smart
O conjunto das Metas Smart foi desenvolvido a partir de uma sigla com as letras. Mas isso não significa que estas qualidades estejam na sigla aleatoriamente. Cada componente das Metas Smart é fundamental e necessário para a criação de metas que realmente podem contribuir para o empreendimento evoluir.
Veja cada uma delas:
S (Específico)
Metas precisam atender a necessidades concretas em um período exato de tempo de maneira objetiva. Na filosofia Smart, as metas são específicas. Elas devem oferecer a solução para uma demanda que existe e que deve ser sanada o quanto antes for possível sem subjetividade. Por isso, delimitar uma meta o máximo possível é torná-la mais eficiente.
Exemplo de meta de vendas: Reduzir a no máximo 3 minutos o tempo médio de negociação com o cliente na fase de fechamento da compra até o 3º trimestre deste ano, mantendo uma taxa de conclusão de negócio de no mínimo 70%.
M (Mensurável)
Não faz sentido existir metas se não for possível medir o seu nível de completude. Uma Meta Smart precisa ser mensurável – e de preferência, com ferramentas acessíveis que ofereçam uma leitura totalmente precisa. Metas imensuráveis são um desserviço para qualquer empresa.
Exemplo de meta de marketing: atingir uma taxa de conversão no e-mail marketing de no mínimo 40% até o início do mês que vem.
Dica: baixe já o kit completo de marketing digital para marketplace!
A (Atingível)
A Meta Smart é atingível, a sua empresa pode chegar lá. Entretanto, ela deve repousar em um equilíbrio entre o “atingível” e o “desafiador”. Metas muito ambiciosas certamente não serão cumpridas. Metas muito flexíveis, por sua vez, são fáceis de bater, mas não levam sua empresa a lugar nenhum.
Exemplo de meta de Gestão de Pessoas: implementar completamente o sistema de ponto eletrônico e treinar todos os colaboradores em 45 dias no máximo contando a partir de hoje.
R (Relevante)
Uma Meta Smart só ajuda a empresa a crescer se ela tiver impacto direto sobre pontos-chave do negócio. Logo, toda Meta Smart é associada a um KPI. Veja, se a sua empresa tem um gargalo não resolvido na taxa de abandono (Churn), é mais relevante uma meta que atinja este problema do que uma diretriz que leve sua empresa a caminhos dispersos.
Exemplo de meta de Customer Success (em uma empresa que sofre com NPS baixo): aumentar a taxa de sucesso dos atendimentos ao cliente para no mínimo 85% até o fim do semestre.
T (Temporal)
Metas são sempre temporárias e não devem funcionar com prazo indefinido. Como ela atende a uma necessidade que a sua empresa sente agora, ela deve ter prazo de validade e de cumprimento. Depois que este limite vence, novas metas são estabelecidas após serem ajustadas.
Exemplo de meta de TI: concluir o protótipo do app da empresa em 2 meses. A versão definitiva, por sua vez, tem como prazo de conclusão 5 meses a partir de agora”.
Como atingir as metas de um negócio?
A finalidade das Metas Smart é que elas sirvam como uma referência palpável de sucesso e crescimento da empresa. Por isso, elas não devem ser apenas uma anotação na agenda, mas o norte do negócio. Veja como atingir as metas do seu empreendimento digital.
Planeje
As Metas Smart devem fazer parte do seu planejamento estratégico periódico, mas elas não devem ser as únicas variáveis dos seus planos. Uma meta pode ser cumprida mais facilmente se o planejamento prever com clareza todas as estratégias que serão utilizadas para atingir este feito.
É importante que o seu planejamento estratégico também inclua alternativas para serem empregadas em caso de imprevistos.
Alinhe com a equipe
Comunicação interna faz a diferença para todo empreendimento que quer cumprir com as suas metas dentro do prazo. O alinhamento junto a equipe, com participação plena, transparência e eficiência coloca todo mundo “no mesmo barco” trabalhando em equipe de maneira mais assertiva.
Mensure
Uma das letras de Smart trata da mensurabilidade do seu trabalho. Mensure sempre. Meça o seu desempenho quando você atinge a meta, mas faça uma mensuração maior ainda quando a empresa não chega aos seus objetivos. As métricas e KPIs ajudam a gestão do negócio a entender o que deu e o que não deu certo nas estratégias utilizadas.
Faça ajustes
Metas acompanham a realidade do seu negócio. Quando ele está em crescimento, elas servem para impulsionar ainda mais a evolução. Se a empresa está em retração, as metas também são usadas para minimizar danos.
Ajuste suas metas de acordo com a realidade da empresa, os KPIs e os resultados das estratégias anteriores. Se você atingiu seus objetivos, pode estar na hora de dobrar a meta.
Conclusão
As Metas Smart ajudam a concretizar o objetivo que toda empresa tem: crescer. Ela faz isso ao tornar as pretensões do seu empreendimento mais reais, desafiadoras, alcançáveis e precisas, de forma a orientar um trabalho que tenha razão, técnica e eficiência. Lembre-se sempre disso ao definir suas metas para o próximo trimestre.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.