Introdução
Agilidade é uma palavra-chave para qualquer empreendimento que queira ter sucesso e eficiência em sua atividade. Especialmente nos negócios digitais, a rapidez na produção e no desenvolvimento podem ser um diferencial de sucesso. Com base nisso foi desenvolvida a metodologia ágil.
Neste texto, vamos explicar para você o que é metodologia ágil, como ela pode ser aplicada, quais seus principais tipos e alguns cases de sucesso. Vem saber mais com a gente!
O que é metodologia ágil?
Metodologia Ágil é uma filosofia de trabalho que tem a finalidade de ser aplicada em empresas de diversos ramos, permitindo uma produção rápida e com menos custos. Muitas metodologias ágeis são baseadas em entregas parciais complementares, nas quais os produtos e serviços da empresa são aprimorados constantemente.
A metodologia ágil é empregada principalmente em negócios digitais. Muitas empresas de tecnologia, startups, fintechs, marketplaces, e-commerces e similares empregam esta forma de atuação em suas linhas. Esta metodologia é uma reação ao modelo tradicional e hierárquico de produção.
O que é o manifesto ágil?
O Manifesto Ágil é o documento que deu origem à metodologia ágil e descreveu para o público suas diretrizes e objetivos. Ele foi divulgado em 2001 e foi escrito por 17 autores. Eram profissionais da área da tecnologia, como desenvolvedores, empresários e outros.
No tempo em que ele foi publicado, a maioria das empresas ainda trabalhava de uma maneira muito tradicional. Mesmo companhias da área da tecnologia tinham processos engessados, burocráticos, lentos e indiretos.
Em sua primeira publicação, ele foi voltado especialmente para a área de desenvolvimento de software e contava com quatro grandes princípios:
- Interação entre indivíduos acima de ferramentas e procedimentos;
- Funcionamento do programa (software) acima da documentação abrangente;
- Colaborar com o cliente acima de negociações e contratos;
- Responder rapidamente a mudanças acima de um plano pré-elaborado.
Ou seja, metodologias ágeis, além da rapidez, também têm como principais valores a resiliência, a interatividade, o relacionamento e a colaboração. Tudo isso em detrimento de burocracias.
Metodologia ágil e negócios digitais
Embora a metodologia ágil tenha sido concebida para o desenvolvimento de software, ela pode ser aplicada com bastante sucesso em muitos outros negócios digitais. O mercado de hoje é dinâmico e as necessidades dos clientes mudam constantemente. Atender a estas demandas exige agilidade e flexibilidade de processos.
Muitas startups de sucesso aplicam as metodologias ágeis em suas rotinas diárias. Isso permite que elas desenvolvam soluções escaláveis mais rapidamente, além de frequentemente melhorarem seus produtos e serviços a partir dos feedbacks dados pelos usuários.
Negócios digitais precisam ser ágeis e flexíveis. É comum que empresas da área da tecnologia tenham que modificar todo o seu modelo de negócio para atender a novas tendências do mercado, e não apenas fazer alterações pontuais.
Vantagens da metodologia ágil
Utilizar metodologia ágil traz uma série de vantagens para a sua empresa. Desde a forma de trabalhar, até o resultado final dos serviços. Tudo funciona melhor.
Agilidade na entrega dos serviços: como a empresa passa a funcionar mais baseada em necessidades dos clientes do que em procedimentos pré-determinados, os serviços são prestados mais rapidamente. Isso é bom por dois motivos principais: a empresa lucra antes e ela consegue evoluir seus serviços mais rapidamente, fidelizando clientes. Em uma empresa tradicional, a evolução de produtos pode ser muito lenta.
Empresas que utilizam metodologia útil também operam com menores custos operacionais. Burocracias corporativas e procedimentos operacionais engessados costumam elevar o gasto que a empresa tem para produzir seus serviços. Com a flexibilidade típica da metodologia ágil, qualquer gargalo na produção que possa causar prejuízo também é rapidamente solucionado.
Nas metodologias ágeis, tudo é voltado para a experiência e o sucesso dos clientes. Embora contratos e negociações sejam fundamentais para esclarecer a relações entre empreendimentos e seus compradores, na metodologia ágil a empresa pode entregar mais do que prometeu a fim de cativar seus clientes e proporcionar mais lucro por meio de indicações.
Tipos de metodologia ágil
Desde a publicação do Manifesto Ágil, diferentes metodologias foram desenvolvidas de acordo com os princípios para uma produção mais rápida, eficiente e satisfatória. Vamos conhecer as principais delas:
Scrum
O Scrum é uma metodologia voltada à gestão de projetos com base em ciclos de atividades, reuniões frequentes, proximidade com o cliente e entregas parciais do projeto. Cada um destes ciclos recebe o nome de sprint, que possuem objetivos chamados de product backlog.
Os ciclos são acompanhados por reuniões periódicas (meetings), nas quais cada um define as tarefas específicas de cada membro do time. Em reuniões diárias (daily scrum), os membros da equipe dizem o que fizeram, o que vão fazer, o que estão fazendo e o que os impede de fazer.
Ao fim dos ciclos, espera-se que seja entregue um produto/serviço parcial ao cliente. A medida que cada sprint passa, o produto evolui para uma versão melhor.
Dica: descubra neste webinar gratuito como montar uma equipe de sucesso para o seu negócio digital!
Kanban
Uma metodologia de trabalho que costuma ser associada ao Scrum. A principal característica do Kanban é a sua organização visual. Mapas conceituais, quadros e fluxos de trabalho são desenhados de forma otimizada, a fim de definir as atividades de cada membro da equipe e torná-las visíveis a todos.
Alguns softwares gerenciadores de tarefas utilizam a metodologia Kanban, como o Trello, o ClickUp, o Teams e outros.
Lean
A metodologia Lean tem como principal objetivo tornar o mais enxuto possível o fluxo de trabalho de uma empresa. E essa metodologia pode ser aplicada em qualquer área do negócio, do operacional ao administrativo. As principais diretrizes são: eliminar pontos desnecessários do sistema e unificar atividades que possam ser otimizadas em conjunto.
A metodologia Lean Manufacturing deve ser aplicada de maneira contínua em um negócio para que seus resultados sejam mais relevantes. Isso demanda que a empresa faça um diagnóstico de seus próprios processos, corte tudo o que for desnecessário (ou substituta por um procedimento menos custoso), teste suas soluções e recomece a cadeia de otimização.
DSDM e FDD
A sigla DSDM em português significa “Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos”, enquanto FDD é “Desenvolvimento Guiado a Funcionalidades” . O próprio nome já sugere que ela trabalhe de forma muito ágil. Esta metodologia é muito indicada para projetos que possuem prazos e orçamentos bastante limitados.
O principal mote do DSDM e do FDD é a proximidade da empresa com o usuário final durante todo o processo de desenvolvimento das soluções. Assim, a partir de entregas parciais incrementais, os produtos podem ser desenvolvidos mais rapidamente, com menos retrabalho, evoluindo a cada versão e cumprindo cada vez mais com as expectativas do cliente.
A proximidade entre cliente e empresa se dá a partir de linhas constantes de comunicação nas quais o usuário final testa e participa ativamente de todo o processo de produção, fornecendo seus feedbacks.
Nexus
A metodologia Nexus, de forma resumida, é a aplicação do mesmo framework da metodologia Scrum, porém aplicada a uma equipe grande. Normalmente, o método Nexus é utilizado em times com mais de 100 membros. O esqueleto de backlogs, sprints e scrums é bastante similar.
As principais diferenças estão no time de integração, cuja finalidade é criar uma ponte entre os diferentes squads da equipe, além de uma nova etapa de trabalho chamada de Retrospectiva, na qual as empresas, além de avaliar o produto que desenvolveram, também avaliam o próprio desempenho do Nexus (do sistema inteiro).
Exemplos de empresas ágeis
Muitas empresas utilizam as metodologias ágeis com grande sucesso. Algumas delas chegam a um nível superior e ganham muito dinheiro. Olha só:
O Google é um case de sucesso em muitas áreas. Quando falamos em metodologias ágeis, eles também dão show. A empresa tem a sua atuação totalmente voltada à experiência e ao sucesso do cliente. Existem duas principais características que mostram como o Google utiliza técnicas ágeis:
Ela tem uma equipe de product owners. São profissionais contratados para testar todas as ferramentas da empresa. Estes colaboradores não fazem parte do time de desenvolvimento, mas estão sempre em contato com eles oferecendo feedbacks úteis.
A segunda característica é o lançamento constante de incrementos para as ferramentas que o Google já disponibiliza. O Youtube que você usa hoje não é o mesmo de 2015 e provavelmente não será o mesmo de 2025.
Lego
Uma empresa não precisa ser nova para ser ágil. A LEGO, tradicional empresa de brinquedos que faz peças montáveis, também utiliza Scrum em seus processos diários. Assim como o Google, a Lego também tem um time de product owners que testam constantemente os produtos da marca.
Vale lembrar que a LEGO não faz mais apenas brinquedos. Hoje a marca coloca seus personagens em jogos, filmes, sites, livros, HQ’s e outros produtos. Todos eles concebidos com metodologias ágeis.
Locaweb
Um caso nacional. A Locaweb é uma empresa brasileira de hospedagem de sites e outros serviços digitais. Uma das primeiras empresas totalmente digitais do país, a Locaweb utiliza a metodologia ágil Scrum em suas rotinas.
Assim como outras empresas que usam este sistema, a Locaweb realiza sprints regulares para desenvolver soluções cada vez mais eficientes para o SaaS que seus clientes usam. A empresa usa Scrum há muito tempo. Por isso, a metodologia já está totalmente integrada à cultura do negócio.
Conclusão
Metodologias ágeis podem impulsionar o seu negócio digital a níveis nunca antes experimentados pela empresa. Escolha o método que se encaixa melhor à sua realidade, assim, sua empresa poderá implementá-lo mais rapidamente e produzir melhor.
Com a plataforma Ideia no Ar, o seu negócio digital pode ser ágil e mais eficiente. Somos uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores.
Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.