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Grupo de pessoas discutindo em um escritório qual nome escolher para o negócio.

Naming: o que é e como criar o nome ideal para o seu negócio

Por: Matheus Dias . Publicado em: 22 de agosto de 2022

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Se você está abrindo um novo negócio, um aspecto muito importante e que nem todo empreendedor dá o devido valor é escolher o nome da empresa. É o que chamamos de naming e pode fazer a diferença para um empreendimento ter ou não sucesso no mercado, além dos produtos e serviços que uma empresa oferece.

Neste material, vamos falar de naming, como escolher um bom nome para a sua empresa, que erros você deve evitar e quais os métodos lógicos para definir uma boa marca para o seu novo negócio. Acompanhe com a gente!

Sumário

1 O que é naming?
2 Qual a importância do naming?
3 Características de um bom nome de empresa
4 Tipos de naming  
5 Briefing de naming
6 Brainstorming para naming
7 Quanto custa um processo de naming?
8 Ferramentas para facilitar o naming
9 Como criar o naming do seu negócio?
10 Conclusão

O que é naming?

O naming nada mais é do que o processo de se dar nome a uma empresa. As pessoas que acompanham futebol já devem estar acostumadas com a expressão “naming rights”, ou seja, os negócios realizados para que uma empresa dê nome a um estádio ou outra praça esportiva.

Com uma empresa é a mesma coisa, seja ela uma loja física, um e-commerce ou um marketplace. Muitos empreendimentos são eficientes e atrativos em seu modelo de negócio, mas sem um bom nome e uma boa marca fica mais difícil fazer bons negócios e vender mais. 

Qual a importância do naming?

Se mencionarmos categorias de algumas empresas, você provavelmente vai se lembrar de forma instantânea das marcas de determinados empreendimentos.

Por exemplo: Se alguém te perguntar, “Qual a primeira marca de refrigerantes que você se recorda agora?”. Há uma grande chance de que você se recorde da Coca-Cola ou, menos improvável, da Pepsi. Se falamos de smartphones, você deve se lembrar do iPhone, da Apple, ou de algum modelo de celular da Samsung. 

Embora os produtos falam muito por si só, o nome da marca e a sua identidade visual também fazem a diferença para que essas marcas sejam lembradas, procuradas e consigam crescer mais dentro de um mercado cada vez mais concorrido. 

Características de um bom nome de empresa

Não existe uma fórmula certa para criar o nome de uma empresa. No entanto, nomes de empresas de sucesso costumam ter algumas características em comum. Veja as principais delas a seguir: 

Disponível

Em primeiro lugar, o nome da sua empresa de sucesso precisa estar disponível no mercado. Se você escolher o nome de uma empresa que já está em uso, há dois principais riscos: o seu público não se lembrar do seu negócio, uma vez que já possui a memória da outra marca. Ou, ainda, sofrer um processo judicial por apropriação de propriedade intelectual.

Consulte as plataformas de marcas registradas para entender se o nome que você deseja para a sua empresa está disponível. É um primeiro passo bastante prudente e evita problemas futuros. 

Alinhado ao público e à marca

O alinhamento com o público e com a identidade visual da marca também é um diferencial. É preciso ter em mente que a percepção das marcas é algo subjetivo, mas algumas palavras caem melhor com públicos mais inovadores e modernos, outras palavras acabam se conectando com um público um pouco mais antigo.

Quer dois exemplos curiosos? O Nubank já nasceu como Nubank. O naming da empresa sempre foi voltado ao público jovem, haja vista que estamos falando de um banco digital. Quanto a isso, sem problema algum.

Mas sabe o Bradesco? A marca atual já não inspira nada de inovador ou diferente. As pessoas estão acostumadas com essa palavra. Mas lá em 1943, quando o banco foi fundado, o seu nome era Banco Brasileiro de Descontos SA. Era exatamente assim que ele se apresentava.

Imagine hoje, se o Bradesco se apresentasse aos seus clientes como Banco Brasileiro de Descontos. Não iria dar certo, não é? Afinal, é um nome exageradamente formal.

Conciso

A concisão também é um fator diferencial para o nome de uma empresa ter resultados mais assertivos. Não à toa, muitas empresas hoje estão reduzindo seus nomes e tornando a marca mais simples e concisa. Veja alguns exemplos:

  • Ponto Frio – Que virou “Ponto”;
  • Magazine Luiza – Virou “Magalu”;
  • Vale do Rio Doce – que virou “Vale”;
  • Entre outras.

Fácil de memorizar

Um bom nome também é fácil de memorizar. Mesmo que a palavra da marca seja um pouco abstrata, se ela é fácil de se recordar, fica mais fácil da empresa ter sucesso. 

Por exemplo, pense na palavra “Itaú”.Ela não é um nome. Não é uma sigla, também não é uma contração. Mas são apenas quatro letras, super simples de se memorizar. O Itaú absorveu o Unibanco há alguns anos, mas o nome Itaú permaneceu. Viu só? 

Fácil de pronunciar

Ainda seguindo o exemplo do Itaú. Quem acompanha o mercado sabe que o Itaú Unibanco compõe um mega grupo empresarial que inclui alguns bancos, corretoras e outras instituições financeiras. Esse conglomerado é chamado de Itaúsa. (Itaú S/A). Como o nome Itaú é mais fácil de se pronunciar, a principal marca do grupo, o banco, ficou com o mesmo nome. 

Agradável

Um bom nome de uma empresa também deve ser agradável de se pronunciar. Isso se torna particularmente um desafio quando consideramos a globalização e empresas de diversos países investindo em vários mercados. 

Vamos pensar nas empresas chinesas, por exemplo.A Xiaomi é uma grande fabricante de celulares, com atuação em todo o mundo, incluindo o Brasil. Mas as pessoas pronunciam essa palavra de formas diferentes. Algumas falam “chiaomi” enquanto outras falam “chaiômi”. Isso prejudica o branding da empresa.

Não à toa, muitas das empresas asiáticas, antes de investir no mercado ocidental, trocam até mesmo o seu nome para evitar esse tipo de problema.

Original

A originalidade também é um trunfo do nome de uma empresa. Se o nome lembra outra empresa ou se parece uma imitação, pode-se criar um problema de compatibilidade ou de memorização junto ao público. Embora a sua marca fuja do plágio, a similaridade com outra marca pode confundir o consumidor. 

Atemporal

Ser temporal é uma qualidade bem importante para um nome. Ou seja, isso significa que não adianta adotar modismos para compor o nome da sua empresa, pois as tendências alguma hora passam. Portanto, escolha um nome que se adeque à identidade do seu negócio e não apenas aos termos que estão fazendo sucesso no momento.

Tipos de naming

Olha só alguns tipos de naming que são muito utilizados no mercado. Você pode se inspirar ou evitar alguns dos exemplos a seguir:

Descritivo

O nome da empresa praticamente descreve o que ela faz. É pouco criativo e reduz as possibilidades do marketing institucional. Um dos principais exemplos é a Companhia Siderúrgica Nacional. Uma empresa centenária que, como o nome sugere, produz chapas siderúrgicas para indústrias. 

Dica: Quer montar estratégias de marketing certeiras? Temos um kit que tem tudo que você precisa para construir uma excelente comunicação.

Experiência

Estas marcas utilizam a própria experiência do cliente para abordar em seu nome. Um exemplo é a Zé Delivery. A presença da palavra “delivery” na marca deixa claro que é uma experiência de entrega. A Uber Eats usa uma experiência parecida, ao colocar a palavra que descreve o ato de comer em seu nome. 

Inventado

Os nomes inventados são os mais abstratos. O seu uso pode se basear em diversos critérios: sonoridade, abstração, rimas, palavras fáceis de falar. Alguns exemplos são: Summup; Cora; 99; entre outros. 

Toponímicos

Os nomes toponímicos fazem referências a lugares ou formações geográficas. Exemplos: Livrarias Curitiba, Confeitaria Colombo, Livraria da Travessa, Banco do Brasil e outros. 

Patronímicos

Marcas patronímicas são aquelas que derivam do nome de uma família. Veja alguns exemplos: Ferrari, Maseratti, Phillips, Gurgel, Prada, Yves Saint Laurent, Louis Vuitton, entre outras. 

Composto

Nomes compostos são aqueles nos quais mais de uma palavra é combinada para se criar uma marca criativa. Alguns exemplos bastante conhecidos são: QuintoAndar, ContaAzul, PagSeguro, Mercado Pago, entre outras.

Abreviado

Nomes abreviados são aqueles nos quais as palavras são contraídas ou abreviadas para se formar a marca. Vamos buscar alguns exemplos no exterior:

  • Adidas = contração do apelido e do nome do criador da marca na Alemanha.
  • Paypal = contração das palavras “pagamento” e “parceiro” em inglês.
  • eBay = contração da palavra “eletrônico” com a palavra “baía”.
  • SEGA = contração das palavras “Service” e “Games”.

Sugestivo

Marcas sugestivas não dizem tudo o que poderiam dizer. Elas deixam parte da mensagem da marca subentendida. Veja: 

  • Cacildis: marca de cerveja que quer dizer “cacilda”, mas faz referência ao personagem Mussum.
  • FedEx: empresa logística americana. Além de ter um nome abreviado “Federal Express”, a marca da empresa esconde uma seta entre as letras E e X. 

Sigla

Essa é uma das formas mais comuns pelas quais as empresas escolhem seus nomes: Siglas de expressões, sobrenomes ou outras palavras que julguem convenientes. Exemplos: América Latina Logística (BBC), British Broadcast Company (BBC), Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Minnesota Mining and Manufacturing Company (3M), entre outras.

Briefing de naming

Se você for contratar uma agência para definir o nome de sua empresa ou mesmo se for criá-lo internamente, um briefing para a criação da sua marca pode ajudar muito. Veja alguns itens que podem auxiliar na reflexão do nome:

  • Como será usado o nome da empresa?
  • O que a empresa vende?
  • Em quais segmentos ela se posiciona? 
  • Qual é o histórico da marca? 
  • Quem são seus clientes?
  • Quem são os concorrentes? 
  • Quais os diferenciais? 
  • O que o nome deve comunicar? 
  • Há restrições para outros idiomas? 
  • Que cores serão usadas na marca? 
  • Quais tipos de nomes devem ser usados ou evitados?

Brainstorming para naming

Como dissemos no item anterior, o brainstorming pode ser um processo muito interessante para se conseguir o nome da sua empresa ou, pelo menos, ter um protótipo do que poderá ser o nome no futuro.

Para isso, levante os temas das perguntas do tópico anterior (briefing) para a sua equipe e ouça as suas respostas. Diante disso, peça para que eles também deem sugestões de nomes, efetivamente. Algumas empresas tiveram seus nomes nascidos de brainstorm, de forma praticamente aleatória. Hoje, são gigantes. 

Quanto custa um processo de naming?

E quanto custa fazer este processo de naming? Se você realizar tudo internamente, não custa um real. Contudo, os seus resultados podem ser limitados. Se você deseja obter opções mais estratégicas, pode ser interessante contratar uma agência de publicidade e relações públicas para definir o naming da sua empresa.

Os valores não tem limites para cima. Mas, hoje em dia, um processo de naming nas agências do ramo costuma custar a partir de R$ 3 mil. 

Ferramentas para facilitar o naming

Se você não tiver como criar um nome internamente e também não está disposto a criar namings com agências, tem algumas ferramentas que podem te ajudar.

  • Shopify;
  • Brand Name Generator;
  • Word Lab;
  • Freshbooks;
  • GetSocio;
  • Entre outros.

Essas e outras ferramentas utilizam Inteligência artificial, além de algoritmos, para considerar os dados que você insere e criar nomes possíveis para o seu negócio. Novamente, aqui o nome não precisa ser a versão final, mas talvez um pontapé inicial do que será a sua nova marca. 

Como criar o naming do seu negócio?

E como criar o nome do seu negócio? Os passos a seguir podem esclarecer e tornar prático esse processo:

Conheça sua persona

Um dos passos que já mencionamos nesse conteúdo é criar um nome adequado ao seu público. Mas é impossível se adequar ao seu público sem saber quem é ele. Por isso, defina uma ou mais personas que servirão de referência para delimitar as campanhas de marketing e vendas da sua empresa. 

Dica: Quer criar a persona de forma simples e rápida? Temos uma ferramenta gratuita e exclusiva que pode te ajudar!

Faça um brainstorming

O brainstorm com a sua equipe é um ótimo passo preliminar para captar boas ideias e já descartar maus nomes para a sua empresa. Ouça e anote as sugestões da sua equipe, levando as melhores para as etapas posteriores de análise. 

Refine e pesquise

Uma vez que algumas boas ideias cheguem até a fase final da sua escolha, refine a sua busca e pesquise cada opção. Entenda se não há conflitos de marca, se o nome cai bem com o logotipo e se o naming se encaixa corretamente com a identidade visual proposta para a sua empresa. Assim, você evita gafes e fica alinhado com a realidade do mercado. 

Registre a marca

Escolheu o nome? Ótima notícia! Agora, é preciso registrar. Sem isso, corre-se o risco de que outra empresa registre o nome da sua marca e prejudique o seu negócio. Garanta a integridade da sua propriedade intelectual. 

Conclusão

Quem não é visto não é lembrado. Embora este ditado pareça genérico, ele é real e se conecta diretamente com a necessidade de um bom nome para a empresa. Por isso, leve o processo de naming a sério e considere todas as variáveis que mencionamos aqui para que a sua empresa se destaque com um nome atrativo. 

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Matheus Dias

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