Introdução
Muitas pessoas têm vontade de empreender, mas não sabem exatamente quais são as opções mais interessantes para começar. Para te ajudar, separamos as melhores ideias de negócios lucrativos. São diferentes modelos de empreendimentos, e com certeza algum deles se adequa ao seu perfil enquanto empreendedor(a)!
Neste artigo, também vamos te mostrar as maiores tendências de nichos de mercados digitais para os próximos anos. E, diversos exemplos de negócios lucrativos para você se inspirar. Vamos lá?
O que é um negócio lucrativo?
Um negócio lucrativo é aquele que atinge um ponto de equilíbrio no qual além de suprir os gastos necessários, gera uma boa margem de lucro para quem empreende.
Hoje, a maioria das ideias de negócios lucrativos estão relacionadas, de alguma forma, com a internet. Afinal, as empresas digitais apresentam um potencial muito maior de escalabilidade e faturamento. Ou seja, elas conseguem aumentar o número de clientes sem elevar os custos na mesma proporção.
Além disso, é preciso considerar alguns passos para ter um negócio lucrativo. Entre eles, pesquisar um bom nicho de mercado, definir o modelo de negócio, a persona, os canais de aquisição, e lançar um MVP para testar a sua solução.
Ideias de negócios lucrativos
Agora que você já sabe o que é um negócio lucrativo, vamos conhecer as melhores ideias para empreender:
Vender em marketplaces
Vender em marketplaces é uma estratégia acessível e ótima para quem está começando a empreender na internet. Essa tática é indicada para você oferecer seus produtos de maneira online e conquistar mais clientes.
Nesse caso, é como se você fosse dono(a) de uma loja, porém na internet. Por isso, terá que lidar com lidar com fabricação, estoque, operação, logística e entregas.
A grande vantagem é que os famosos marketplaces já têm um bom volume de tráfego. Então, os seus produtos ficam expostos em um local com vários potenciais consumidores.
Além de vender produtos, também existem marketplaces para o oferecimento de serviços, como motoristas, psicólogos, professores particulares, entre outros.
Criar um marketplace
Já criar um marketplace é uma ideia de negócio lucrativa e extremamente escalável. Essa estratégia é recomendada para quem tem certa experiência e networking em um nicho de mercado.
Ao criar o seu marketplace, seu papel é atrair vendedores e clientes para a plataforma. Portanto, é necessário um perfil mais gerencial e ter desenvolver conhecimento sobre marketing.
Para ficar mais claro, é como se você fosse o dono(a) de um shopping virtual. Muitas das grandes empresas do mundo utilizam elementos do modelo de marketplace. Por exemplo, Uber, Airbnb, Facebook, Ifood e Mercado Livre.
O maior benefício é que hoje em dia há plataformas prontas de marketplace, como o Ideia no Ar. Elas permitem lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores.
Assim, você pode focar na estratégia e no marketing do negócio, deixando a tecnologia com uma equipe especializada.
SaaS
Outra ideia de negócio lucrativa é o SaaS, que significa Software as a Service. Isto é, um sistema oferecido como serviço na nuvem. O SaaS é como um software autônomo que resolve algum problema ou automatiza processos para os seus clientes. Geralmente, esse tipo de empresa opera em um modelo de cobrança por assinatura.
Por agilizar processos, esse tipo de serviço é bastante contratado por empresas. Por exemplo, aplicativos como Gmail, Evernote, Trello e criadores de sites. Mas, também podemos citar exemplos de SaaS que são utilizados pelo público em geral, como aplicativos bancários.
Apesar das vantagens, é preciso considerar o esforço na criação do software. É necessário desenvolvê-lo do zero e contar com profissionais de programação.
Loja virtual
Uma loja virtual ou e-commerce é uma das ideias de negócios mais comuns. Geralmente, esse formato é recomendado para quem já possui um negócio físico e quer expandir.
Isso porque é muito mais simples expandir digitalmente, criando uma loja virtual, do que expandir de forma física, criando uma rede de franquias. Isso porque a segunda opção envolve um investimento alto.
Além disso, diferentemente de criar um marketplace, abrir uma loja virtual exige cuidados com todo o estoque, a logística e a tecnologia da plataforma.
Infoproduto
Mais um dos negócios lucrativos é o infoproduto. Essa forma de empreender se refere à venda de produtos que agregam informação e conhecimento aos clientes. Por exemplo, cursos online ou ebooks por meio de plataformas de ensino à distância.
Os infoprodutos também são bastante escaláveis. Isso porque, por exemplo, se você gravar apenas um curso, ele pode ser disponibilizado para um grande número de pessoas. E, essa mesma dinâmica não seria possível em aulas presenciais.
Nesse caso, é importante desenvolver habilidades relacionadas às estratégias de marketing digital para conquistar clientes interessados nos seus materiais.
Blog
Criar um blog é mais um dos negócios lucrativos da atualidade. Um ótimo benefício é a facilidade de empreender nesse modelo. Afinal, existem plataformas gratuitas e fáceis de utilizar, como o WordPress.
Nesse tipo de negócio, é importante definir um nicho de mercado e produzir conteúdo que seja de fato relevante para o público. Atente-se também ao marketing digital e ao ranqueamento das palavras-chave de artigos no seu blog.
Além disso, você não precisa ficar restrito a textos. Muitos blogueiros(as) produzem conteúdo no YouTube e nas redes sociais. Também é possível ganhar com anúncios no seu blog, bem como oferecer ebooks, ferramentas e conteúdos premium.
Dropshipping
O dropshipping é um tipo de negócio no qual você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final. Então, o(a) empreendedor(a) não possui estoque, pois os itens são comprados via encomenda após o cliente fazer o pedido.
A figura do intermediador é importante porque normalmente, no dropshipping, os produtos vendidos não são encontrados com facilidade no mercado. Por isso, geralmente são itens importados.
Marketing de afiliados
A atuação no marketing de afiliados consiste em divulgar infoprodutos em diferentes plataformas online. Assim, você recebe uma comissão a cada venda gerada por meio do seu link.
Esta é uma boa oportunidade para quem não deseja criar o seu próprio infoproduto, seja um curso online ou ebook, por exemplo. Inclusive, essa estratégia pode ser associada à criação de um blog, para ampliar a divulgação.
Startups
As startups também são ideias de negócios lucrativos. Esse tipo de empresa tem propostas inovadoras e muito potencial de crescimento. Além disso, elas utilizam a tecnologia como um elemento central. Ou seja, trata-se de uma empresa que possui um modelo de negócios repetível e escalável.
Vale destacar que existem startups:
- B2B (Business to Business)
- B2C (Business to Consumer)
- B2B2C (Business to Business to Consumer)
Além disso, elas podem utilizar diferentes modelos de negócios, como marketplace ou SaaS, por exemplo.
Economia Compartilhada
A Economia Compartilhada é baseada no compartilhamento de recursos humanos, físicos ou intelectuais. Além do engajamento e da colaboração da comunidade, a tecnologia também apresenta um papel fundamental na Economia Compartilhada. Afinal, ela pode aproximar pessoas com interesses mútuos de forma online.
Para empreender nesse meio, procure identificar recursos ou espaços ociosos na sua casa ou empresa. Você pode, por exemplo, vender em marketplaces existentes ou até mesmo criar a sua própria plataforma para conectar pessoas, utilizando os princípios de comunidade e confiança.
Tendências de nichos de mercado digitais
Você já conheceu as melhores ideias de negócios lucrativos. Agora, que tal saber quais são os nichos com uma boa possibilidade de crescimento nos próximos anos?
Saúde e bem estar
Em 2020, com a pandemia de COVID-19, cresceu muito a procura por serviços associados à saúde e ao bem-estar. Por exemplo, isso envolve telemedicina, saúde mental, farmácias online, venda de artigos esportivos e produtos naturais.
As despesas dos brasileiros com bens e serviços de saúde chegaram a R$ 608,3 bilhões em 2017. Muitas startups estão aproveitando esse mercado e suas diversas oportunidades, como é o caso da Gympass.
Educação digital
Assim como o trabalho remoto, por exemplo, o mercado do ensino à distância também teve um boom durante 2020, e pode continuar crescendo. A digitalização já era uma tendência antes mesmo da pandemia. E, a tendência agora é que haja cada vez mais uma integração entre online e offline.
Entregas e varejo alimentar
O setor de alimentação e principalmente as entregas tiveram um aumento expressivo em 2020. A tendência para o futuro é que as pessoas adotem mais o delivery no seu cotidiano. Para se ter uma ideia, o setor de entregas cresceu mais de 50% neste ano.
Brinquedos
Com as escolas fechadas em virtude da pandemia do novo coronavírus, o setor de brinquedos teve um crescimento enorme, com mais de 600%! Esse pode ser o momento ideal para apostar em negócios voltados ao público infantil.
Games
As formas de entretenimento online também cresceram de maneira expressiva. Nesse cenário, a venda de games, incluindo as compras de atualizações e expansões feitas dentro dos próprios jogos, cresceu quase 60%.
Exemplos de negócios lucrativos
Também separamos diversos exemplos de negócios lucrativos que deram certo no mercado, para você se inspirar. Confira:
Amazon – Marketplace
A Amazon é uma das maiores empresas do mundo, além de ser baseada no modelo de marketplace. O negócio oferece produtos em diversos países. No início, a empresa vendia seus próprios livros, CDs e DVDs online. Mas, com o tempo decidiu escalar, utilizando a estratégia de shopping virtual.
Conta Azul – SaaS
O Conta Azul é um SaaS que oferece um ERP na nuvem para gestão de empresas. Nele, pequenos empresários podem administrar suas contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, conciliação bancária, entre outras atividades.
Netshoes – Loja Virtual
A Netshoes foi fundada em 2000 como uma pequena sapataria na cidade de São Paulo, mas evolui muito desde a sua criação. Hoje, a empresa é um comércio eletrônico brasileiro de artigos esportivos.
Meu Sucesso – Infoproduto
O Meu Sucesso começou como um infoproduto e expandiu tanto a ponto de se transformar em uma verdadeira escola de empreendedorismo digital. Além de aulas, a plataforma oferece conteúdos em formato de documentário e talk show, entre outros.
Interney.net – Blog
O Interney foi um dos pioneiros a usar a estratégia de blog no Brasil. Isso em um período no qual muitas pessoas ainda nem conheciam exatamente como funcionava essa estratégia. Hoje, o fundador inclusive atua na área de consultoria sobre produção de conteúdo.
LeoGary.com – Dropshipping
A Leo Gary é uma loja de roupas masculinas baseada no dropshipping. O negócio já faturou 800 mil dólares e busca produtos de qualidade entre os melhores fabricantes de moda do mundo.
Hotmart – Afiliados
A Hotmart é uma plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais, líder do seu segmento na América Latina. Em outras palavras, trata-se de uma plataforma de ensino à distância, que conta com diversos afiliados para a divulgação dos seus cursos.
Airbnb – Startup
A Startup Airbnb utiliza o modelo de negócios de Marketplace de Aluguel. A empresa conecta viajantes e anfitriões, usando os princípios de inovação, confiança e comunidade. Trata-se de uma solução prática para os clientes, que se tornou muito popular no mundo todo.
Enjoei – Economia compartilhada
O Enjoei funciona como uma espécie de brechó online. Na plataforma, qualquer pessoa pode abrir uma pequena loja virtual para oferecer roupas de segunda mão. O negócio se baseia na economia compartilhada e na economia de recursos.
Conclusão
Se você tem vontade de empreender, não faltam ideias de negócios lucrativos. Existem diferentes modalidades, tanto de lançamentos mais acessíveis quanto mais robustos. O mais importante é colocar a mão na massa e coletar aprendizados durante a execução.
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