Dentre as várias decisões que empreendedores precisam tomar na abertura e no desenvolvimento de seus negócios, uma das mais importantes é a definição do nome do negócio. Ele será uma das principais marcas e lembranças da sua empresa na memória de clientes e vendedores.
Neste conteúdo, falaremos sobre o nome do seu novo negócio, sua importância, que fatores levar em consideração no processo de concepção da marca e quais erros você deve evitar para que o nome da sua empresa ajude no sucesso do marketplace. Convidamos você a acompanhar nosso post até o fim.
Qual a importância dos nomes para empresas?
O nome de uma empresa é importante por diversos motivos. O primeiro é mais óbvio: é a partir dele que os clientes irão conhecer e se lembrar de seu negócio, associado ao logotipo e à identidade visual. Além disso, o nome da empresa também ajuda a integrar os valores e a mensagem que o empreendimento quer transmitir ao público, como um todo.
O nome da empresa também ajuda o empreendimento a se diferenciar de sua concorrência e a definir qual é a participação do marketplace dentro do mercado no qual ele está inserido. Também pode ser útil para consolidar a propriedade intelectual da empresa e impedir que a concorrência utilize as mesmas marcas.
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Diferença entre razão social e nome fantasia
Muitas pessoas confundem os conceitos de razão social e nome fantasia. Mas na verdade a diferença é bastante simples.
Razão social é o nome oficial da empresa. É o nome que está presente em seu CNPJ e a identidade pela qual o empreendimento presta contas à Receita.
O nome fantasia, por sua vez, é o nome comercial da empresa, a identidade que o empreendimento utiliza efetivamente em sua marca e identidade visual.
O nome fantasia e a razão social podem ser muito similares. Por exemplo: a razão social do nome fantasia Mercado Livre é Mercadolivre.com Atividades de Internet.LTDA. Mas também pode ser diferente. A razão social da Americanas é B2W Comércio Digital SA.
O que precisa ter em um bom nome para empresa
Não existe uma regra única para isso. No entanto, a maioria dos nomes de empresas possuem algumas características em comum, como enumeradas a seguir:
Disponibilidade
Essa é uma exigência: o nome da sua empresa precisa estar disponível. Mesmo que você tenha tido a ideia do nome ideal para o seu negócio, por motivos de propriedade intelectual, o nome escolhido precisa estar disponível. Escolher um nome já registrado pode resultar em processos por plágio e infrações similares.
Mas atenção: o nome precisa estar disponível apenas no Brasil. A sua empresa pode utilizar o mesmo nome de uma empresa registrada no exterior (desde que ela não tenha registrado a marca também por aqui). Inclusive, há vários casos de empresas de atuação multinacional que adotam nomes diferentes ao se introduzir em novos mercados onde a marca já está registrada por outra empresa.
Originalidade
Captar inspirações e benchmarks no mercado é uma prática recorrente. Mas mesmo assim, o nome da sua empresa precisa ter originalidade. Ele precisa se diferenciar do que já tem sido feito no mercado (pelo menos entre as empresas mais conhecidas). Por isso, não fará muito sentido se você abrir um marketplace e chamá-lo de “Mercado Líder”. A semelhança com “Mercado Livre”, uma marca consolidada, é óbvia.
Relação com o nicho
Um ponto muito importante da escolha do nome de uma empresa é criar uma marca que se relacione diretamente com o nicho que pretende atender. A relação nem sempre precisa ser óbvia (para não ser “forçada”), mas é altamente recomendável que a marca lembre, de alguma forma, o modelo de negócio que ela pretende empreender.
Um exemplo bem bacana disso no mundo dos marketplaces é o Zé Delivery. A empresa é focada no delivery de bebidas. Apesar de “Zé” não se relacionar explicitamente com o nicho de foco, a construção da marca e da identidade visual conversam diretamente com ideias de festas, animação e bebidas.
Simplicidade
A simplicidade também é um trunfo para qualquer nome de empresa que faça sucesso. Quanto menor, melhor. Torna-se mais fácil de entender, de escrever, de compartilhar. Quer um exemplo bacana? Uber. Apenas quatro letras, fácil de se pronunciar, de pesquisar no Google, de encontrar nas app stores e de utilizar no dia a dia.
Diferenciação da concorrência
Como já mencionamos, diferenciar-se da concorrência é algo bastante importante para evitar que os clientes e compradores acabem confundindo a sua empresa com outro empreendimento. Mas note que você pode pegar referências em outros segmentos de mercado!
Por exemplo: o marketplace iFood é uma clara referência à marca do iPhone, da Apple. No entanto, como o iPhone não é do segmento, o marketplace de delivery brasileiro se aproveita da semelhança para consolidar a marca perante o público.
Principais erros ao criar o nome de uma empresa digital
Assim como algumas boas práticas ajudam empresas a escolher nomes atrativos, há erros que devem ser evitados para que a marca da sua empresa não acabe jogando “contra o patrimônio”. Alguns destes equívocos são:
Plagiar a concorrência do mesmo segmento: como dissemos, não é necessariamente um problema se inspirar em marcas de outros segmentos. Mas se a sua semelhança for com um concorrente direto, não é recomendável,especialmente, se o empreendimento em questão for mais consolidado que o seu.
Nomes fantasia compridos: em séculos de mercado comercial, quase toda possibilidade de nome possível já foi experimentada. Diante disso, algumas empresas tentam criar marcas mais extensas. É necessário tomar cuidado. Corre-se o risco de que o público não se lembre da sua empresa com facilidade.
Cuidado com a semelhança com marcas muito conhecidas (mesmo que de outro segmento): um cuidado necessário é evitar que o nome da sua empresa seja parecido com o de outras marcas extremamente conhecidas.
Exemplos de nomes para empresas online
Alguns dos maiores marketplaces do mundo são extremamente conhecidos, mas suas marcas já existiam desde a época em que essas empresas tinham modelos de varejo mais tradicionais. Por isso, veja alguns exemplos de nomes de empresas que já nasceram online e tiveram bastante êxito:
- 99;
- AirBnb;
- QuintoAndar;
- Creditas;
- Nubank;
- Steam;
- Netflix;
- Entre outros.
Geradores de nomes para empresas
Está sem criatividade para pensar o nome da sua empresa do zero? Pois há algumas opções que podem ser bastante interessantes para sugerir o nome do seu negócio ou, pelo menos, dar um ponto de partida para que você desenvolva uma ideia mais consolidada.
Algumas destas soluções são parte de empresas que prestam serviços de aberturas de empresas e/ou auxílio para manutenção de negócios digitais:
- We do Logos
- Go Daddy
- Shopify
- Nuvemshop
- Smashinlogo
Essas empresas também te auxiliam até mesmo a gerar logotipos para o seu negócio.
Passo a passo para criar nomes para empresas
Veja um passo a passo de práticas úteis para que você siga as etapas de criação do nome da sua empresa:
Tenha um ponto de partida
Como dissemos, é interessante ter um ponto de partida. Podem ser outras marcas, geradores de nome/logo, resultados de conversas ou brainstorms, entre outros. Mas parte por uma ideia.
Conheça seu público
Associando o nome da sua empresa ao nicho de mercado que você atende, pegue o seu nome do ponto de partida e comece a compará-lo com diversas situações hipotéticas de uso pelo seu público. Isso aumenta as chances da sua marca viralizar.
Faça um brainstorming
Depois de ter um ponto de partida e pensar sobre o público, submeta a sua ideia às pessoas da sua equipe. Ou até mesmo a possíveis clientes, amigos e outros empreendedores que façam parte do seu networking. Tente entender a aceitação que este nome terá diante da comunidade e do mercado.
Busque inspirações
Essa etapa pode ser feita depois ou concomitante ao processo de brainstorm e o uso de gerador de logos. Olhe para o seu mercado e para outros segmentos para buscar inspirações, não apenas de nome, mas também de uma identidade visual que converse com a mensagem que a sua marca pretende transmitir.
Selecione e aprimore as ideias
Durante o processo de escolha do nome da sua empresa, é comum que mais de um “candidato” acabe chegando ao processo de decisão. Neste momento, será necessário optar por um deles e/ou entender se os dois nomes podem ser mesclados em uma marca só. Tome esta decisão de forma estratégica, evitando predileções pessoais.
Verifique se o nome está disponível
Uma vez que você finalmente escolha o nome da sua empresa, nossos parabéns! Mas é necessário compreender se o nome está disponível. Busque nos bancos de dados de CNPJ para entender se é possível utilizar a marca. Se não for, pode-se voltar à prancheta de planejamento ou alterar parcialmente o nome para evitar o conflito de marca.
Formalize o negócio
Seu nome está escolhido e disponível no mercado! É o momento de registrar a sua marca. Procure uma solução de registro de patentes e propriedade intelectual e faça os trâmites burocráticos. Lembre-se de fazer isso ao registrar a sua razão social no cadastro de CNPJ e na junta comercial da sua região.
Dica material para te ajudar a criar o seu negócio digital do zero!
Conclusão
É evidente que o nome de uma empresa bem pensado é crucial para o sucesso do negócio sob o ponto de vista do marketing e do comercial. No entanto, este é um dos desafios. Lembre-se sempre de planejar cada passo da sua nova empresa para reduzir riscos e estar mais atento a oportunidades. O nome da sua empresa é o reflexo de seu sucesso!
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