Criatividade e inovação movem empresas a um novo patamar. Desenvolvem novos negócios e ajudam a melhorar a experiência de usuários, clientes e profissionais. Mas como exatamente a criatividade e a inovação se aplicam dentro dos ambientes corporativos? De que maneira elas podem ser incentivadas dentro de um marketplace, por exemplo?
Neste texto vamos falar da criatividade e da inovação dentro de startups e empresas. Apesar de serem conceitos relacionados, você verá que se trata na verdade de ideias bastante distintas. Se você está interessado nestes assuntos, acompanhe conosco!
O que é criatividade?
Criatividade é o ato de criar coisas novas. É a ação de imaginar e idealizar em raciocínio novos conceitos, alterações a conceitos já existentes ou “bolar” novas hipóteses para problemas que já existem. A criatividade é livre: não existem limites ou exigências e é por isso que ela é extremamente importante, por exemplo, para artistas.
Contudo, justamente por ser muito livre, a criatividade tem a característica de nem sempre ser aplicável à realidade material. Aí entra o conceito de inovação.
O que é inovação?
A inovação utiliza os insights gerados pela criatividade e orienta as novas ideias para a sua aplicação no mundo real. Então, uma vez que uma nova ideia surge, o processo de inovação prevê a validação da ideia, a criação de protótipos, o teste, a realização de adaptações e a observação de resultados.
Qual a diferença entre criatividade e inovação?
Como você viu nos dois tópicos anteriores, tanto a criatividade como a inovação estão relacionados à criação de novas coisas. Porém, a criatividade é abstrata, idealizada. A inovação é prática, concreta.
Por meio da criatividade nasce uma nova ideia. Por meio da inovação a ideia se torna realidade.
Importância da criatividade e inovação nas empresas
Sabemos que o mercado hoje é extremamente exigente. Para isso, é necessário que sua empresa se diferencie entre as concorrentes. E a criatividade e a inovação são o caminho para isso.
Ou seja, estimular tais capacidades entre os colaboradores é importante para ter um empreendimento de sucesso. Já que, juntas, elas aumentam a produtividade no trabalho, geram novas oportunidades de crescimento e estimulam a equipe a encontrar novas soluções.
Esse tipo de comportamento permite criar organizações exponenciais e startups, que são modelos de negócios inovadores e compatíveis com o mercado atual. Além disso, a criatividade e inovação podem auxiliar no desenvolvimento do intraempreendedorismo e da inovação disruptiva. Todos esses são aspectos que podem aumentar as receitas de qualquer empresa.
Como estimular criatividade e inovação no seu negócio
Você já sabe que criatividade e inovação são essenciais para se diferenciar das demais empresas. Mas, como colocar isso em prática? Abaixo, vamos te mostrar alguns passos:
1. Encoraje a autonomia
Mesmo que os processos da sua empresa sejam bem definidos, é importante lembrar que os colaboradores precisam de autonomia. É essencial que sua equipe tenha a liberdade necessária para sugerir ideias e realizar as tarefas da melhor forma.
Por meio da autonomia, você e sua equipe conseguem criar novas soluções para os clientes. Assim, criatividade e inovação deixam de ser meros conceitos e tomam conta do ambiente de trabalho, surgindo cada vez mais ideias.
2. Forneça feedbacks
Outra dica valiosa para promover criatividade e inovação na sua empresa é criar ferramentas de feedback. Isso porque inovar é correr riscos, e quem corre riscos não está isento de erros.
Para evitar que os erros desmotivam sua equipe é essencial realizar feedbacks com frequência. Por meio do monitoramento da empresa, você conseguirá encontrar os erros e buscar soluções para eles.
Lembre-se que apesar da sua equipe precisar de autonomia, você é quem faz a gestão. Por isso, é seu papel atuar buscando soluções inovadoras ao lado do time.
3. Promova novas abordagens
Outra dica para estimular criatividade e inovação na empresa é usar abordagens novas. Por exemplo, a técnica de improvisação pode ser ótima para gerar insights.
Iniciativas como essa podem ser uma forma de estimular a equipe a pensar “fora da caixa”. Além disso, promover abordagens diferenciadas incentiva os colaboradores a sugerirem ideias que sempre tiveram, mas não encontravam o momento certo para compartilhá-las com a equipe.
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4. Proponha desafios
A criatividade e a inovação só vão de fato tomar conta da empresa se você e sua equipe saírem da zona de conforto. Uma boa forma de estimular isso é propondo desafios. Como gestor, você pode definir desafios para sua equipe se sentir encorajada em fazer novas escolhas.
Também é importante reconhecer os esforços. Prêmios e bonificações são uma ótima forma dos colaboradores saberem que suas ideias estão sendo valorizadas.
5. Integre as equipes
Essa dica é muito importante. Aliás, ninguém consegue promover criatividade e inovação sozinho. Por isso, é necessário que os times trabalhem juntos. Sua empresa pode ter diversas áreas distintas, mas nada impede que você e os seus colaboradores inovem juntos. Isso é, na verdade, a chave para a inovação.
Todos têm conhecimentos e experiências diferentes e, por isso, o diálogo entre os profissionais é sempre benéfico. Ou seja, para deixar a criatividade fluir, todos devem trabalhar juntos.
Exemplos de empresas que promovem criatividade e inovação
Agora que você já sabe como estimular criatividade e inovação na sua empresa, veja alguns exemplos de negócios bem-sucedidos que fazem o mesmo:
Amazon
Diversas ideias do marketplace Amazon surgiram por causa do “working backwards”. Essa iniciativa tem o objetivo de encorajar as grandes ideias dos colaboradores. Além da concepção da ideia, a iniciativa promove o plano na imprensa e para o consumidor. Assim,o impacto pode ser analisado nas diversas áreas do negócio.
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Natura
A Natura é um grande exemplo de empresa que promove criatividade e inovação. Ela lançou o Programa Natura Startups, em 2014. O objetivo é inovar e encontrar soluções para as demandas que surgem dos clientes. Esse programa trouxe muitas ideias para a Natura e diversas Startups foram favorecidas pela iniciativa.
Magazine Luiza
Uma das principais iniciativas de incentivo à criatividade e inovação do Magazine Luiza é o Luizalabs. Ele é o laboratório de inovação da empresa, lançado em 2012. Com ele, a Magazine Luiza está sempre de olho nas tendências do mercado, criando vários produtos inovadores.
Nubank
O Nubank trouxe criatividade e inovação para o mercado financeiro. A empresa é um grande exemplo de inovação na área, oferecendo taxas reduzidas aos clientes e uso da conta por aplicativo. De fato, foi um dos negócios que revolucionou esse mercado no Brasil.
Duolingo
O Duolingo é um famoso aplicativo para o ensino de idiomas. A empresa promove criatividade e inovação por meio do Duolingo Labs. Uma seção, no site da plataforma, que permitiu funcionários e usuários sugerirem ideias ao serviço.
Passo a passo para inovar
Como a inovação nas empresas precisa ser um processo estruturado, é muito importante que se siga um passo a passo de ações. Assim, a empresa pode ter mais controle sobre sua inovação e consegue resultados mais previsíveis.
Identifique o problema
Novos produtos, serviços e incrementos nascem para solucionar problemas. Por isso, o primeiro ponto de uma inovação estimulada é identificar os problemas que o público-alvo do negócio enfrenta. Compreender as dores dos usuários e clientes é fundamental para definir o escopo do seu processo de inovação.
Exemplo de dor em um marketplace: entregas são demoradas e diminuem satisfação dos clientes.
Estabeleça um objetivo
Uma vez que as dores tenham sido esclarecidas, é necessário definir os objetivos da sua inovação. Defina um objetivo final e também determine metas parciais, se necessário. Partindo do nosso exemplo anterior, definir um objetivo poderia ser: reduzir o tempo médio de entrega em 3 dias úteis, pelo menos.
Crie possibilidades
Com dores e objetivos definidos, é hora de pensar nas diferentes possibilidades para se sanar o problema e atingir as metas. Vamos continuar na linha de raciocínio do nosso exemplo hipotético:
Possibilidades:
- Otimizar a plataforma de marketplace para agilizar a comunicação vendedor/cliente/transportadora, além de agilizar a atuação do gateway de pagamento;
- Desenvolver um algoritmo que mostra os vendedores mais próximos dos clientes, de forma a reduzir o tempo de entrega;
- Desenvolver uma plataforma interna, visível apenas aos vendedores, que facilite a contratação dos serviços de transporte de parceiros com os menores preços possíveis.
Restrinja as opções
Nas três possibilidades que admitimos anteriormente, as três têm o potencial para reduzir de fato o tempo de entrega da empresa. Contudo, aplicar as três ao mesmo tempo pode ser custoso demais e, além disso, um processo difícil de se gerir de maneira simultânea. Diante disso, o marketplace precisa validar e entender qual possibilidade oferece o melhor custo/benefício para aquele caso.
Execute
Execute as opções vistas como as mais viáveis. Lembre-se que as primeiras execuções devem ser feitas na forma de testagem ou prototipagem. É preciso compreender se a solução inovadora proposta consegue, de fato, solucionar o problema proposto e a que custo esta solução é aplicada.
Meça muito bem os resultados e, se necessário, volta ao planejamento para continuar em um constante processo de inovação.
Conclusão
A inovação é fundamental para toda empresa que busca crescer e se manter relevante para o mercado e para o público. Porém, criatividade e inovação não nascem do zero, tampouco podem ser aplicadas sem planejamento. Por isso, é super importante compreender mais a fundo como consolidá-la.
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