Introdução
Você sabe o que é Startup? O termo surgiu no Vale do Silício, famosa região da Califórnia especializada em tecnologia e inovação. Atualmente, as Startups são conhecidas no mundo inteiro, apesar de serem bem recentes. Foi após o fenômeno da “bolha ponto com”, no final dos anos 90, que as Startups expandiram, principalmente, por conta do surgimento de diversas lojas virtuais.
Existem várias definições para esse termo. Por isso, vamos te explicar o que é Startup e quais são suas principais características. Além disso, você vai conhecer quais são os tipos de Startups que existem, os modelos de negócios usados e como você pode criar a sua.
O que é Startup?
O termo Startup ainda é muito novo e, apesar de conhecido, poucos sabem dizer o que o ele realmente significa. Alguns acreditam que é uma empresa em seu período inicial. Outros dizem que é uma empresa com custos baixos, mas com grande potencial de crescimento. Ou há os que dizem que Startups são apenas empreendimentos online.
De fato, muitas Startups são empresas em fase inicial, sendo que possuem propostas inovadoras e, um grande potencial de crescimento. Além disso, normalmente, elas utilizam a tecnologia e o meio digital para suas operações. Mas, não é só isso que as define.
Mas, afinal, o que é Startup? Apesar das várias definições, existe uma que é a mais atual e adequada. Segundo essa ideia, uma Startup é uma empresa que possui um modelo de negócios repetível e escalável. Além de ser constituída por um grupo de pessoas com perfil empreendedor, que sempre buscam por inovação.
Se você quer entender de vez o que é Startup, precisa entender quais são suas características. No tópico abaixo, você irá saber quais elementos são importantes para compreender o que é Startup.
Características de uma Startup
Inovação
A inovação é a capacidade de propor soluções criativas para resolver um problema. Essa característica é essencial em uma Startup, já que esse tipo de negócio precisa oferecer produtos e soluções únicas ao mercado.
Escalabilidade
As Startups são negócios escaláveis. Ou seja, elas conseguem crescer sem aumentar seus custos proporcionalmente. Por isso, esse tipo de negócio é tão vantajoso, tendo a capacidade de aumentar seu faturamento em um ritmo muito maior do que o crescimento das despesas.
Flexibilidade
Toda Startup precisa ser ágil e dinâmica. Esse modelo de negócio exige que as decisões sejam tomadas com rapidez, se adequando à demanda do mercado atual e sempre otimizando a sua forma de trabalho.
Repetição
Para saber o que é Startup, você deve entender que elas precisam ser repetíveis. Ou seja, elas tem que ser capazes de entregar o mesmo produto ou serviço em larga escala. Para tais empresas, é preciso que o produto ou serviço seja replicado e reproduzido de forma simples. Tenha como exemplo os serviços de streaming que, diferentemente das antigas locadoras, entregam o mesmo filme várias vezes seguidas.
Tipos de Startups
Essas empresas são muito variadas e, por isso, podem atuar de diversas formas. Alguns dos principais modelos de Startups são:
B2B (Business to Business)
O modelo B2B, que em em português significa “negócio para negócio”, atende outras empresas e não, o consumidor final. Um exemplo é o site Alibaba, que ficou famoso por conectar fornecedores e empreendimentos.
B2C (Business to Consumer)
Esse modelo, que em português significa “negócio para consumidor”, envolve o fornecedor de produtos ou serviços e o consumidor final. Existem diversas Startups B2C que são cases de sucesso. O Uber, por exemplo, é um Marketplace que conecta motoristas (prestadores de serviços) com passageiros (consumidores finais).
B2B2C (Business to Business to Consumer)
Em português, esse modelo significa “negócios para empresas para consumidores”. O iFood é um ótimo case de startup B2B2C. Ele faz parceria com outras empresas, que são os restaurantes, para facilitar a venda aos clientes finais.
Modelo de negócios das Startups
Agora que você já sabe o que é startup e quais são seus tipos, vamos explicar as diferentes opções de modelos de negócios. Algumas delas são:
SaaS
O Software as a Service (SaaS), ou software como serviço, oferece um serviço na nuvem. Assim, ele funciona como um software autônomo, capaz de automatizar os serviços manuais. Esse modelo de negócios é indicado principalmente para o público empresarial.
Marketplace
Esse tipo de negócio conecta oferta e demanda por meio de uma plataforma digital. Nela, os clientes podem encontrar vários vendedores ou prestadores de serviço, como se fosse um shopping virtual. Muitos falam que o marketplace é a evolução do e-commerce.
Esse modelo de Startup é indicado para quem pretende focar em um nicho de mercado e construir um negócio altamente escalável. Por exemplo, grandes empresas como Uber, Facebook, Airbnb e Mercado Livre são marketplaces ou usam os princípios desse modelo de alguma forma.
O melhor é que, hoje, criar um marketplace é fácil. Afinal, existem plataformas prontas e customizáveis, como o Ideia no Ar, que permitem lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores.
Assinatura
O modelo de assinaturas é bem amplo e se difundiu com o avanço das tecnologias. Um exemplo é o streaming, que possibilita a entrega constante de serviços em troca de um valor mensal. Esse modelo é vantajoso para o empreendedor que quer garantir uma receita fixa. Mas, é necessário que a proposta da empresa esteja muito bem construída, para assim evitar cancelamentos.
Redes Sociais
Neste modelo de negócios, o serviço é oferecido gratuitamente ao consumidor que, em troca, visualiza publicidade. Esse modelo é muito comum em aplicativos. Ele é vantajoso pois o cliente usufrui do serviço gratuitamente, mas podem haver aqueles que se sentem incomodados com um excesso à propaganda.
Exemplos de Startup de Sucesso
Quando se trata de Startups, há inúmeros cases de sucesso. Abaixo, você vai conhecer algumas das maiores Startups que existem:
O maior site da internet é uma Startup. O Google, que é uma das maiores empresas do mundo, cresceu muito desde o seu surgimento. No início, sites de busca como o Yahoo eram mais famosos, mas como tempo a Startup cresceu, e hoje possui um lucro gigantesco.
PayPal
A Startup PayPal é a maior empresa de transferência de dinheiro na internet. No início, o negócio pretendia fornecer um tipo de carteira digital aos consumidores. Mas, a proposta se ajustou com o tempo e atendeu às demandas dos clientes, tornando-se mais uma Startup de sucesso.
Netflix
Um dos maiores serviços de streaming da atualidade também é uma Startup. A Netflix surgiu em 1997, e possui uma proposta inovadora. A Startup, que surgiu com uma proposta de delivery de filmes, teve um insight e apostou no streaming, revolucionando o mercado do entretenimento.
Uber
Outro exemplo famoso de Startup inovadora é o Uber, que inovou o serviço de transporte particular. A startup, que funciona sob o modelo de Marketplace, encontrou uma forma lucrativa, escalável e de baixo custo para operar.
Como criar uma Startup?
Você já percebeu que as Startups podem ser negócios vantajosos e que existem diversos exemplos bem-sucedidos. Por isso, nós já te mostramos o que é Startup. Agora, vamos te ensinar a criar sua própria Startup em alguns passos, que são baseados no método Lean Startup do Eric Ries.
1. Visão do produto/Validação
O primeiro passo para criar uma Startup é realizar as primeiras validações do negócio. Para isso, você pode utilizar o Quadro da Visão do Produto, que é dividido em 5 áreas: visão, público-alvo, necessidades, produto e valor.
Além disso, lembre-se que é preciso validar as suas hipóteses após o preenchimento do quadro para garantir o sucesso.
2. Definição do Modelo de Negócios
Agora, é hora de definir a primeira versão do seu modelo de negócios. Para isso, é indicado usar a ferramenta Canvas. Ela permite sintetizar e organizar o seu modelo de negócios de maneira ágil e simples. Neste artigo sobre Business Model Canvas, nós te explicamos o passo a passo para criar um Canvas de sucesso.
3. Validação da Solução/MVP Concierge
Nessa etapa, é preciso validar a solução que está sendo proposta. Ou seja, é necessário avaliar, por meio de um MVP Concierge, se os seus possíveis clientes aceitam usar a solução que você propôs ou se eles acham que deve haver ajustes.
4. Definição das Personas
Algo essencial para quem está começando uma Startup é conhecer seus clientes. Por isso, é importante você crie Personas. Ou seja, nessa etapa você definir em detalhes quem é o seu cliente, qual é sua sua idade, quais são suas preferências pessoais e profissionais, como ele gasta seu tempo e quais são os objetivos e expectativas com a solução oferecida.
5. Construção do MVP
Apenas depois de passar várias vezes pelas etapas anteriores é hora de iniciar a construção do seu MVP – Mínimo Produto Viável mais automatizado, usando software. Ao chegar nesta etapa, você já validou diversas hipóteses acerca do seu negócio. Por isso, já é possível criar um MVP que realmente faça sentido para os usuários finais.
Conclusão sobre o que é Startup
Agora, você já deve saber responder à pergunta “o que é Startup”! Concluímos que uma Startup é composta por um grupo de pessoas com perfil empreendedor. E esse tipo de negócio é flexível, inovador, escalável e de repetição. Aliás, por ser um negócio que oferece diversas vantagens, existem muitas Startups atualmente. Você pode aproveitar os benefícios desse modelo para criar a sua própria Startup, usando até mesmo o modelo de Marketplace.
Quer lançar um marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.