Introdução
O formato de Webinar está cada vez mais comum como uma forma de engajar o público, gerar autoridade para a marca e até mesmo vender produtos e serviços. Mas muitos empreendedores ainda têm dificuldades em entender o que é Webinar e como realizá-lo de maneira adequada.
Por isso, neste conteúdo vamos trazer informações mais aprofundadas sobre o que é webinar e como o seu negócio digital pode utilizar esta estratégia para crescer. Você poderá fazer ótimos negócios. Fica com a gente até o fim para saber mais!
O que é webinar
Webinar é como uma sigla para o conceito de Web Seminário, ou Web Conferência, ou Conferência Virtual. Em outras palavras, Webinar é uma video chamada online feita de maneira unilateral. Tal qual uma palestra, em um Webinar nós temos os participantes e os ouvintes.
Este modelo se consolidou ainda mais com a pandemia, mas já vinha fazendo bastante sucesso mesmo antes de 2020 no universo dos negócios digitais. Apesar de ser feito de forma unilateral, o público ouvinte também pode fazer participações deixando perguntas na caixa de mensagens ou interagindo no chat.
A forma mais simples de definir o que é webinar é como uma palestra digital. Mas ele pode ser mais do que isso. Para além de uma comunicação de poucos para muitos, um webinar pode ser uma grande oportunidade de negócios, uma apresentação comercial, um momento de aproximação com o público ou um espaço para a geração de valor ao cliente.
Webinar e o marketing de conteúdo
Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Esta é uma técnica na qual empresas oferecem conteúdo de relevância e utilidade ao público. Assim, elas conseguem obter credibilidade, confiança e mais oportunidades de negócio.
O webinar é uma das formas pelas quais os empreendimentos virtuais podem aplicar o marketing de conteúdo. Assim como blogs, vídeos ou landing pages, um webinar também pode ser muito útil para instruir o seu público e ensiná-lo algo novo.
Afinal, uma das funções do marketing de conteúdo também é educar o mercado consumidor para utilizar um novo modelo de negócio. Logo, empreendimentos que são incomuns ou disruptivos podem utilizar um webinar para mostrar ao público porque aquilo é relevante e como pode agregar valor aos clientes.
Uma forma possível é a realização de tutoriais e oficinas a partir do webinar. Nestes eventos, a empresa pode dar dicas ou proporcionar novos conteúdos aos clientes. A contrapartida costuma vir na forma de novas oportunidades de negócio.
Webinar como estratégia em marketplaces
O modelo de negócio dos marketplaces é um dos quais pode tirar especial proveito de o que é um webinar para a estratégia de marketing. Mesmo que o seu marketplace seja orientado a nichos e comercializa produtos e serviços específicos, esta geração de conteúdo pode ter um resultado muito positivo.
Todo nicho de consumidores quer saber mais sobre os produtos e serviços que adquire. Portanto, se você gera conteúdo para estes grupos, o retorno pode ser excepcional. Por exemplo, você pode fazer um unboxing dos produtos, comparar diferentes mercadorias, dar dicas de melhores usos, fazer avaliações, entre outros tipos de conteúdo.
Se você for dono(a) de um marketplace, as opções são ainda mais plurais. Além de conteúdo para compradores, você também pode gerar informação de qualidade para vendedores. As opções são muitas: dar dicas de boas práticas de negócio, conselhos sobre como vender, táticas para tirar o melhor da plataforma de vendas, entre outros.
Dica: saiba o passo a passo para criar um marketplace de sucesso neste checklist gratuito!
Vantagens de fazer um webinar
Hoje, qualquer empresa pode ter grandes benefícios em realizar um webinar.
Em primeiro lugar, o modelo de webinar está crescendo em potencial de público. Tal qual os podcasts, as pessoas estão cada vez mais dispostas a acompanhar conteúdos online de longa duração. Logo, o seu webinar pode ser visto por muita gente, seja com público orgânico ou potencial patrocinado.
Em segundo lugar, fazer um webinar é fácil. Você só vai precisar, no mínimo, de um celular e de uma conexão ativa com a internet. Claro, é possível caprichar mais, mas muitas empresas tem um ótimo resultado gerando conteúdo carismático, relevante e de qualidade com o mínimo de estrutura.
Como a estrutura mínima é muito reduzida, fazer um webinar também custa muito pouco. Seus gastos serão relacionados a energia e internet, ou a estrutura adicional que você queira utilizar.
Outra grande vantagem de o que é webinar é a possibilidade de se unir a outros convidados, ao vivo, onde quer que eles estejam. Vamos supor que o seu webinar tenha um convidado do outro lado do mundo. Se ambos tiverem conexões estáveis, será possível fazer um evento ao vivo com qualidade.
Como fazer um webinar?
Então, agora que você sabe o que é webinar e porque ele pode ser interessante para seu negócio veja dicas de como realizar a sua própria webconferência!
Defina o tema e a data
Vamos começar pelo começo: seu webinar precisa ter um tema bem definido, além de uma data fixa de realização. Isso será fundamental para realizar a divulgação e atrair o público para o seu evento virtual.
Uma dica é associar o título do seu webinar a palavras-chave que tenham bom desempenho no Google. Assim, você pode ter maior alcance. A dica número 2 é ter convidados ou outras empresas também participando do seu webinar, a fim de engajar um público ainda maior!
Faça um roteiro
Embora algumas empresas tenham essa estratégia, não é recomendável fazer um webinar no improviso. Faça um roteiro pré-definido e siga ele do início ao fim. Você pode abrir brechas para momentos não previstos, mas tenha um planejamento de onde seu evento irá chegar.
Escolha a plataforma
Existem várias plataformas que proporcionam uma experiência positiva de webinar tanto para os convidados, como para os promotores. Algumas têm versões gratuitas, como a Stream Yard, a Twitch, o Facebook Live e o Youtube Live.
Crie uma landing page
Tanto para fins de SEO, como para uma divulgação mais assertiva, é muito importante que o seu webinar tenha uma landing page dias antes da exibição.
Esse landing page poderá agregar o público ouvinte, reunindo as inscrições e oferecendo informações importantes sobre a realização do webinar. Assim, você consegue conquistar leads que no futuro podem se tornar clientes.
Faça a divulgação
Inclusive, quando o assunto é webinar, a divulgação é fundamental. Utilize as redes sociais ou até mesmo anúncios para difundir a realização do seu evento virtual. Se houver convidados, use as redes deles para aumentar ainda mais o alcance.
Um webinar mal divulgado pode fracassar totalmente. Você não vai ficar feliz de ver sua stream ao vivo com apenas 5 espectadores.
Mensure os resultados
Bons ou ruins, é muito importante colocar os resultados da sua divulgação e do seu webinar em perspectiva.
Avalie métricas como a quantidade única de espectadores, o tempo que cada um passou conectado, a quantidade de reações nas redes sociais, as mensagens do chat, entre outros fatores. Assim, você pode mudar para que as próximas edições sejam ainda mais bem sucedidas!
Dica: baixe já o kit completo de planejamento estratégico para marketplace!
Dicas para fazer um webinar de sucesso
Você já sabe os passos práticos para criar um webinar. Mas para o seu evento ser realmente destruidor, isso não é suficiente. Temos mais algumas dicas para você!
Escolha temas com alto volume de buscas
Já falamos sobre isso, mas é importante associar seus termos às buscas mais procuradas do Google recentemente. Você aumenta o engajamento do público e pode ter um retorno maior sobre o seu investimento.
Cumpra a LGPD
Neste caso, estamos falando de uma obrigação legal. Desde 2020, todos os sites são obrigados a seguir os preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, o seu webinar precisa ficar atento quanto às informações que coleta do público. Sem essas precauções, você pode ter problemas com os usuários ou até mesmo com a Justiça.
Disponibilize a gravação para os inscritos
Se o seu público perdeu a exibição ao vivo do Webinar, ele ainda pode ter acesso à gravação. Mas…isso precisa ter uma contrapartida!
Utilize um formulário de contato para que os interessados se tornem seus leads ao baixar a gravação do seminário. Você pode ter uma boa quantidade de conversões.
Interaja ao vivo
O legal de um webinar é que ele seja interativo. Por isso, responda às participações ao vivo do público e não faça um webinar totalmente unilateral. Esse diálogo ajuda a engajar ainda mais o público, mantendo-o conectado por mais tempo. Você também pode obter mais leads
Busque parceiros relevantes
Assim como um guest post, um webinar também ganha quando você conta com parceiros relevantes. Busque as principais referências da sua área para participar de seus eventos virtuais. Embora o cachê deles possa custar caro, muitas vezes o investimento vale a pena!
Naturalmente, você não precisa sempre pagar pelo convidado. Muitas vezes, ele também tem interesse em aparecer em seu conteúdo. A contrapartida é justamente a visibilidade que seu conteúdo proporciona!
Ofereça um conteúdo prático
Um webinar bom é aquele que realmente conversa com as dores, vontades e anseios do público expectador. Ofereça conteúdo prático e útil. Podem seus relatos de sua experiência, dicas de negócio, conselhos técnicos ou outros conteúdos que farão a diferença na realidade de quem os assiste.
Conclusão
Agora você já sabe bem o que é webinar e sabe também que esta estratégia pode ter ótimos resultados. Siga nossas dicas para fazer um evento online com baixo custo, mas com um ótimo feedback. Ele tem tudo a ver com o seu modelo de negócio digital!
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.