Todo negócio, quando concebido, tem a intenção de crescer tanto quanto for possível. Mas para alguns tipos de negócio o potencial de crescimento é praticamente ilimitado: são as organizações exponenciais. Mas o que define e caracteriza uma organização exponencial?
Neste texto vamos falar mais sobre as organizações exponenciais, suas características e como você pode também desenvolver um empreendimento desta natureza. Por isso, se este tema se interessa, acompanhe conosco!
O que são organizações exponenciais?
Organizações exponenciais são empresas que, desde o seu período de fundação, são designadas totalmente para o crescimento. Isso impõe uma série de desafios e características a estes empreendimentos. Para este tipo de negócio, o crescimento exponencial é uma prioridade: crescer 30% ao ano é pouco. Querem crescer 2, 5, 10 vezes mais no mesmo período.
Desta forma, organizações exponenciais correm mais riscos. Contudo, se bem sucedidas, estas companhias conseguem se tornar imensas em faturamento – superando até mesmo os bilhões de reais em receita e em valor de mercado – quando a empresa se torna um unicórnio.
Além disso, organizações exponenciais estão sempre buscando formas de se reinventar por inteiro para manter o crescimento sempre em alto nível. Se a empresa chegar a um nível de estagnação, é comum que ela revolucione por completo o modelo de negócio a fim de recuperar a expansão.
Diferenças entre organizações exponenciais e tradicionais
São várias as diferenças que existem entre organizações exponenciais e negócios tradicionais. Vamos tratar aqui de algumas das divergências mais marcantes.
- Disrupção: via de regra, organizações exponenciais tem modelos de negócio disruptivos. Ou eles são totalmente novos, ou eles promovem uma mudança profunda em modelos de negócio já consolidados. Negócios tradicionais apenas aplicam formatos empresariais já recorrentes no mercado;
- Sede de crescer: empresas tradicionais costumam atingir um teto de crescimento anual, mesmo que bem sucedidas. Elas mantêm um crescimento sustentável, mas pouco ambicioso. Organizações exponenciais tem sede de crescer a todo o tempo;
- Valor de mercado futuro: dado o alto potencial de crescimento, organizações exponenciais têm um valor de mercado muito maior que negócios tradicionais, ainda que apresentem dívidas e operem no velho. Basta comparar o Nubank (fintech) que hoje já vale mais que o Itaú (banco tradicional);
- Investimentos: a característica da busca por crescimento faz com que negócios exponenciais estejam sempre aportando novos investimentos. O dinheiro é utilizado totalmente na estruturação e no crescimento da empresa;
- Uso de tecnologia: negócios exponenciais sempre desenvolvem novas tecnologias. Negócios tradicionais tendem a utilizar tecnologias já existentes com eficiência.
- Entre outras.
Exemplos de organizações exponenciais
As organizações exponenciais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Provavelmente, você já foi atendido por alguma delas.
Para você se inspirar, vamos te mostrar os maiores exemplos desse tipo de negócio. Basicamente, existem 4 tipos de organizações exponenciais:
- Marketplace: conecta os clientes com vendedores ou prestadores de serviço. Podem ser de vários tipos. Por exemplo, Uber, Airbnb e GetNinjas são marketplaces de serviços. Já Amazon, Mercado Livre, Enjoei são marketplaces de produtos.
- SaaS (Software as a Service): fornece a automatização de um processo manual por meio de um algoritmo. Normalmente, cobra uma mensalidade para uso da ferramenta na nuvem. Alguns casos são Conta Azul, Pipedrive, RD Station, Google e GSuite.
- Assinatura: o cliente assina um serviço que entrega mensalmente um produto físico ou conteúdo digital. A Wine, por exemplo, fornece vinhos para seus assinantes. Ainda, a Netflix entrega filmes e séries digitalmente para seus usuários.
- Redes Sociais: conecta o usuário com seus amigos e familiares, e exibe anúncios patrocinados por empresas. Alguns exemplos são Facebook, Instagram e Snapchat.
Cada tipo de organização exponencial tem diferentes modelos de negócio. Dessa forma, o marketplace geralmente cobra uma comissão sobre as transações. Já o SaaS cobra uma mensalidade dos clientes, assim como os serviços de Assinatura. E as Redes Sociais cobram publicidade das empresas interessadas em anunciar para a sua base de clientes.
Características de Organizações Exponenciais
Veja as principais características que fazem de uma empresa uma organização exponencial. Olha só:
Escala
Como dissemos, organizações exponenciais precisam multiplicar o seu crescimento várias vezes. Para isso, é necessário criar um modelo de negócio escalável. Ou seja, um tipo de negócio que pode crescer várias vezes sem que a estrutura de gastos cresça na mesma proporção.
Staff sob Demanda
Essa característica é muito comum em marketplaces. Assim, não há necessidade de uma contratação fixa CLT. Ocorre só a contratação sob demanda, como é o caso dos motoristas do Uber.
Você já parou para pensar como o seu nicho de mercado poderia usar um staff sob demanda para prestar um serviço específico? Pense em intermediar a contratação entre prestadores de serviços e clientes finais. Essa é uma das maneiras mais escaláveis de construir um negócio exponencial com baixo custo fixo.
Comunidade
Outra característica é que as organizações exponenciais atraem pessoas organicamente. Tais indivíduos contribuem de forma gratuita com o crescimento do negócio. Isso somente porque elas se identificam com o propósito da empresa.
Para isso, é necessário definir um PTM (Propósito Transformador Massivo). Trata-se da missão exposta de forma objetiva, gerando engajamento.
Por exemplo, o PTM do Google é “organizar as informações do mundo”. Esse propósito ajuda muita gente a encontrar informações que não eram acessíveis antigamente.
Ainda, o Airbnb é outro exemplo. Quem se torna hóspede na plataforma tem uma experiência diferenciada. Isso provoca avaliações positivas e contribui para a construção da comunidade.
Algoritmo
Para uma empresa ser realmente exponencial, ela precisa usar a tecnologia para automatizar processos. É aí que entram os algoritmos, que são códigos de programação para computadores.
Eles permitem uma agilidade de resposta que seria impossível, mesmo com milhares de pessoas trabalhando ao mesmo tempo.
Engajamento
Organizações exponenciais exigem um time engajado. Muitas vezes, estas empresas passam por momentos de desafios e de obstáculos ao crescimento que realmente colocam em xeque o futuro do negócio. O engajamento da equipe, além de gerar melhores resultados como um todo, também fazem com que os colaboradores sejam e se sintam parte da evolução.
Há um sentimento por parte da equipe de que eles são parte indispensável para a missão do negócio. Algo mais do que apenas uma relação de trabalho. Assim, a tendência é que os colaboradores possam vestir melhor a “camisa da empresa”.
Ideias
Além do engajamento, outro grande ativo que a equipe pode providenciar à organização exponencial são boas ideias. Neste tipo de empreendimento, é comum que aconteçam brainstorms e outros momentos nos quais o time interage a fim de gerar insights e novas ideias para o crescimento do negócio.
Interfaces e dashboard
Empreendimentos exponenciais têm a característica de ter uma atuação muito orientada a dados. Então, é recorrente que estas empresas se estruturam a ponto de toda ação gera dados que acabam sendo coletados e utilizados posteriormente. Assim, geram-se indicadores, interfaces e dashboards que permitem uma tomada de decisão muito mais assertiva.
Experimentação
Negócios exponenciais são inovadores e com frequência estão em um ambiente de extrema incerteza. Por isso, precisam testar muito antes de desenvolver um produto perfeito do zero. Ou antes de investir muito dinheiro em uma estratégia de marketing específica.
Os testes fazem parte do mindset das organizações exponenciais. Elas usam o conceito de Lean Startup do Eric Ries, onde cada hipótese é verificada por meio de um teste com clientes reais.
Dica: acesse já o kit completo de ferramentas para validar a sua startup.
Autonomia
Esse tipo de empresa se diferencia muito na forma como organiza sua hierarquia interna. O que importa é que os colaboradores façam ações que levam ao PTM.
Por isso, as decisões precisam ser ágeis e não burocráticas. Além disso, a gestão das equipes é horizontal, baseada em responsabilidades, métricas, metas, e objetivos claros (OKRs, objectives and key results). Diante disso, as pessoas podem errar e aprender com agilidade, e chegar ao objetivo final muito mais rápido.
Social
Costuma ser um traço comum em empreendimentos exponenciais à responsabilidade social. Certamente, são empresas que visam o lucro. Contudo, a busca pela lucratividade é condicionada com preceitos de sustentabilidade, governança corporativa, diversidade, responsabilidade social e financeira.
A empresa faz bem ao mercado, torna-se mais atrativa para investidores e, além disso, incentiva o desenvolvimento responsável de forma a contribuir com toda a sociedade.
Flexibilidade
Para ter sucesso e crescimento ao mesmo tempo, empresas exponenciais precisam estar preparadas para se transformar completamente sempre que as situações adversas do mercado se impuseram sobre a realidade do empreendimento. Logo, flexibilidade e resiliência também precisam ser grandes trunfos de uma organização sustentável.
Os 6 Ds das organizações exponenciais
Além das características que mencionamos até agora neste conteúdo, existe o que chamamos de 6 Ds das organizações exponenciais. São retratos dos momentos vividos pelas empresas. Neste caso, não falamos apenas das consequências para a empresa em si, mas até mesmo sobre a relação destes empreendimentos com a sociedade e o mercado.
Digitalização
A organização precisa digitalizar o máximo de processos que conseguir. Esse é um dos requisitos para que a empresa possa ser escalável, ter um modelo de negócios replicável e manter a estrutura de gastos sob controle com o crescimento da empresa.
Decepção
Uma vez que o empreendimento exponencial se estabeleça, é comum que ele passe por um momento chamado de “decepção”. Este é um ponto na curva de crescimento da empresa no qual ele parece praticamente inexistente. Passa-se a impressão de que a receita não cresce, quando na verdade, o crescimento é irrisório, mas crescente e multiplicável.
Disrupção
A disrupção é o momento no qual a organização lança um produto ou serviço que tem o potencial de abalar profundamente o mercado. Ou, até mais: mudar a forma pela qual as pessoas vivem. Isso aconteceu com a câmera digital, com o cartão de crédito, com as fintechs, com os marketplaces e com diversos outros produtos da nossa história recente.
Desmonetização
A desmonetização é um dos efeitos colaterais do processo de disrupção causado pelas organizações exponenciais. Elas fazem com que produtos e serviços, antes consolidados e dominantes no mercado, se tornem muito baratos – ou até mesmo gratuitos. Com isso, o mercado precisa se reinventar e é bem possível que alguém vá à falência.
Desmaterialização
A desmaterialização é um processo que se desdobra na monetização. Ele significa que os produtos e serviços dominantes do passado, com a disrupção causada pelas organizações exponenciais, literalmente deixam de existir. Um exemplo muito bacana é a câmera fotográfica.
Exceto para entusiastas da fotografia e profissionais do ramo, é muito raro que um usuário comum adquira uma câmera, afinal, ela já está em seu celular. Tanto o mercado das câmeras como o dos telefones tiveram de se adaptar. Além disso, quantas lojas físicas não fecharam suas portas com o advento do e-commerce e do marketplace?
Democratização
A democratização é o elo final desta corrente de crescimento exponencial. E ela acontece com visualmente todos os mercados que experimentam um processo como este. Aqui, a nova tecnologia implementada pela organização exponencial se torna acessível ao público como um todo.
Quando pensamos em marketplaces, por exemplo, podemos lembrar do Mercado Livre: uma empresa que começou com poucas vendas e com uma reputação questionável. Hoje é uma das formas mais baratas de se comprar – e inspirou mudanças no mercado do e-commerce seguidas por grandes cadeias de varejo.
Como criar uma organização exponencial?
Agora que você já sabe como funcionam as organizações exponenciais, vamos te explicar como criar a sua. Lembrando que esse tipo de negócio tem o objetivo de impactar milhões, ou até bilhões, de pessoas.
Basicamente, o método mais utilizado para criar negócios inovadores é o Lean Startup (Startup Enxuta) do Eric Ries. Há também o Customer Development (Desenvolvimento de Clientes) do Steve Blank.
Também vale a pena usar o Business Model Canvas e o Value Proposition Design do Alex Osterwalder. Essas são ferramentas para sintetizar o seu modelo de negócios e ter uma visão mais realista.
Mas, se você estiver planejando um marketplace, a melhor solução é usar o nosso Marketplace Canvas, que é uma versão do Business Model Canvas específica para esse modelo.
Todas essas metodologias e ferramentas vão te ajudar a criar um negócio inovador e escalável. Porém, basicamente, os passos para se criar uma organização exponencial são:
- Resolver um problema, necessidade ou desejo de um um público, que posteriormente possa ser ampliado para outros nichos de mercado.
- Testar um MVP da sua solução: Isto é, uma versão mínima do seu produto que já permite entregar valor para os clientes. Mesmo que ainda não seja o produto completo ou que seja de forma manual (MVP Concierge).
- Criar uma solução usando a tecnologia: com base em algoritmos que permitam entregar valor para os seus clientes de forma escalável.
- Testar o quanto antes a viabilidade econômica do seu negócio exponencial: Desse modo, você tem uma visão clara de quando esse modelo de negócios irá se pagar e dar lucro.
- Descobrir um canal de aquisição escalável para distribuir o seu produto: Afinal, muitos negócios acabam morrendo por não encontrarem uma estratégia de marketing e vendas adequada para dar tração ao negócio.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso.
Conclusão
Organizações exponenciais crescem de maneira ágil, arriscada e com grande volume. Como resultado, elas também desenvolvem novas soluções para um mercado cada vez mais concorrido. Você também pode desenvolver um negócio exponencial. Os desafios são grandes, mas com a devida preparação e estratégias assertivas, suas chances são boas. Invista!
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.