Conhecer o mercado onde o seu negócio está inserido é muito importante para aproveitar oportunidades e mitigar riscos. É neste contexto que a pesquisa de mercado se mostra como um recurso indispensável e de grande importância estratégica para negócios digitais como um marketplace.
Neste conteúdo, iremos falar sobre pesquisas de mercado, sua importância, as principais metodologias, como planejar e de que maneira o seu negócio também pode realizar uma pesquisa de mercado. Acompanhe!
O que é pesquisa de mercado?
Fazer uma pesquisa de mercado significa coletar informações para identificar o potencial de sucesso do seu negócio.
Para isso, é muito interessante você conhecer métricas da área de atuação escolhida. Por exemplo, o crescimento do ramo nos últimos anos e o faturamento médio. Informações como essas podem ser encontradas em jornais, blogs e institutos de pesquisa.
Mas, o fundamental mesmo é você entender na prática como funciona o seu mercado. Afinal, de nada adianta realizar um planejamento sem partir para a execução. Pense só: toda hipótese pode ser válida. Porém, para descobrir se a hipótese está realmente correta, é necessário colocá-la à prova junto ao seu mercado.
Ou seja, não é porque uma hipótese funcionou em outro nicho que obrigatoriamente ela irá funcionar no seu. Há vários fatores envolvidos no sucesso de um negócio, como a cultura, a percepção de valor, além das necessidades e desejos dos clientes.
Por isso, mais do que pesquisar dados básicos do mercado, você deve ouvir os consumidores, colocar-se no lugar deles, entender as suas reais expectativas e perceber hábitos e tendências.
Tipos de pesquisa de mercado
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Cada uma delas ajuda o(a) empreendedor(a) a conhecer melhor algum aspecto específico do mercado. Portanto, não existe uma forma de pesquisa melhor ou pior. Há apenas aquela que é mais adequada ao seu objetivo no momento. Confira:
Exploratória
A pesquisa exploratória tem um caráter mais inicial de conhecimento do mercado e levantamento de ideias e reflexões. Ou seja, é feita uma exploração do nicho, como uma espécie de brainstorming, no qual as ideias serão posteriormente selecionadas e aprimoradas.
Trata-se de uma pesquisa mais livre, na qual todas as informações encontradas podem ser pertinentes para gerar insights sobre o negócio.
Nesse caso, podem ser utilizados questionários com perguntas abertas e entrevistas mais flexíveis.
Descritiva
A pesquisa descritiva funciona como um aprofundamento da investigação exploratória. A intenção é validar hipóteses e testar as ideias que o(a) empreendedor(a) possui.
Por isso, dizemos que esse tipo de pesquisa tem um caráter mais prático, e geralmente apresenta um foco quantitativo.
Por exemplo, é possível fazer relações entre duas ou mais variáveis (idade, gênero, classe social, etc.) a fim de verificar as hipóteses iniciais.
Causal
A pesquisa causal é aquela que estabelece relações de causa e efeito. Normalmente, ela é realizada em um estágio imediatamente anterior ao lançamento do negócio, como uma forma de fazer testes de validação.
Nessa forma de pesquisa, as variáveis são aplicadas para provar ou eliminar as ideias do(a) empreendedor(a).
Por exemplo, você pode aplicar a pesquisa causal no marketing da sua ideia de empreendimento. Assim, é possível fazer testes A/B, verificando quais canais de comunicação atraem o maior número de possíveis clientes para você.
Hábitos de consumo
Um dos tipos de pesquisa de mercado mais realizadas tem a finalidade de conhecer melhor os hábitos de consumo de determinados grupos de clientes. Essas pesquisas podem detectar indicadores relacionados a:
- Produtos e serviços mais comprados;
- Ticket médio das compras;
- Frequência das compras;
- Data mais comum das compras;
- Tempo médio de fidelidade do cliente;
- Taxa de abandono de produtos (compras virtuais);
- Taxa de inadimplência;
- Entre outros.
Reconhecimento de marca
Outra pesquisa que também pode ser bastante estratégica atua para entender como o público enxerga a marca do seu negócio. Nem todo empreendedor sabe, mas a reputação de uma marca é um ativo inestimável. Sem uma boa reputação as vendas podem ser muito prejudicadas.
Estas pesquisas podem realizar entrevistas com grupos de clientes e/ou fazer uma análise de redes sociais para compreender o reconhecimento de marca da empresa.
Análise de mercado
Análises de mercado são fundamentais para quem deseja investir em um negócio digital de forma sustentável. É preciso entender o tamanho daquele mercado (em valores e em quantidade de clientes), além de também entender quais e quantos são seus concorrentes. Importantíssimo também compreender o marketshare de cada empresa.
Todas estas informações, captadas por meio de uma análise de mercado, serão bastante úteis para a tomada de decisão do seu empreendimento. Assim, você pode endereçar esforços ao mercado de uma forma mais estratégica.
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Teste de campanha
Campanhas teste também são uma boa forma de fazer pesquisas de mercado. Pode-se testar produtos, serviços, esforços de comunicação e marketing, testes de conceito e diversos outros formatos. Pode-se escolher um segmento de mercado para a realização dos testes ou até mesmo um grupo focal para a realização de um teste em condições controladas.
Vantagens da pesquisa de mercado
Você já deve ter percebido que a pesquisa de mercado gera muitas vantagens para quem quer empreender. Mas, quais são elas exatamente? Vamos te mostrar as principais abaixo:
Conhecer o público
A pesquisa de mercado é essencial para compreender bem o seu público. Isso porque apenas pesquisar dados de consumo não é suficiente para realmente saber se a sua ideia terá sucesso. É necessário entender como o seu público age, quais são os seus hábitos e os diferentes perfis de clientes existentes.
Decisões racionais e mais seguras
Com uma pesquisa bem feita, você consegue tomar decisões mais assertivas e baseadas em fatos, em vez de achismos. Você pode até ter ideias e estabelecer hipóteses, mas só é possível avaliar a eficácia delas colocando-as em prática por meio de uma pesquisa e de testes.
Evitar erros
A pesquisa de mercado também ajuda quem empreende a evitar erros e até a economizar recursos. Sem pesquisar o mercado, você pode gastar muito dinheiro para lançar um produto e ele pode não ter o resultado esperado. Mas, conhecendo o seu público e o potencial do negócio, fica muito mais simples ter sucesso.
Identificar tendências
A pesquisa também é muito útil para identificar novas tendências e hábitos de mercado. Pode acontecer de você começar a pesquisa com foco em criar um certo produto e ao fim dela identificar que a necessidade dos consumidores é outra completamente diferente.
Quem deve fazer a pesquisa de mercado?
Pesquisas de mercado são benéficas para qualquer empreendimento, independentemente de seu formato, porte ou modelo de negócio. No entanto, existem momentos mais estratégicos nos quais uma pesquisa de mercado pode trazer ainda mais contribuições, tais quais:
- Abertura de negócio;
- Lançamento de novos produtos e serviços;
- Pivotagem de modelo de negócio;
- Captação de investimentos;
- Antes de fazer fusão ou aquisição;
- Entre outros.
Melhores ferramentas para uma pesquisa de mercado
Para fazer uma boa pesquisa de mercado, existem ferramentas específicas que podem te ajudar no processo. Separamos abaixo as principais:
Google Trends
O Google Trends informa quais são os termos e palavras-chave mais buscados em todo o mundo. A partir da ferramenta, você pode identificar tendências e até mesmo estimar o tamanho do seu público.
Google Forms
O Google Forms é uma ferramenta para a criação de formulários personalizados, que podem ser bastante úteis para a aplicação de questionários. A ferramenta tem diversas funcionalidades e permite tanto questões abertas quanto fechadas.
Survey Monkey
O Survey Monkey também é uma alternativa para a criação de questionários online. A versão gratuita permite a geração de 10 perguntas por questionário, e o recebimento de até 100 respostas. Já a versão paga tem diversas possibilidades de análise de dados.
Typeform
O Typeform também permite a criação de questionários online, com layouts diferenciados e atrativos. Assim, é criada uma experiência mais agradável para o usuário.
Think with Google
O Think With Google é um conjunto de plataformas desenvolvido pela Google para gerar insights úteis e estratégicos para negócios digitais. Esta ferramenta pode ser muito útil, inclusive, para testar o seu site e verificar a velocidade de acesso, o grau de facilidade de uso, entre outras características.
Sebrae
O Sebrae pode ser um parceiro muito útil para o seu novo negócio. Eles possuem diversas informações de mercado, além de uma rede de profissionais que podem prestar serviços de consultoria estratégica para a sua micro ou pequena empresa.
Buzzsumo
O Buzzsumo é uma ferramenta bastante completa para gerar e gerenciar as campanhas de marketing para a sua empresa, além de servir também como uma importante aliada para a inteligência do negócio. Com ela, pode-se entender as tendências de interesse do público, mapear concorrentes e influenciadores, gerar conteúdo e relatórios de desempenho de suas campanhas.
SEMRush
O SEMRush é uma das ferramentas mais utilizadas no mercado para a realização de pesquisas de público e, consequentemente, a realização e gestão de campanhas de publicidade paga. Ele ajuda na seleção de palavras-chave estratégicas e no acompanhamento de campanhas de anúncios e seus resultados.
Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado online?
Vale, definitivamente! Pesquisas de mercado online demandam investimentos bem menores do que pesquisas de mercado tradicionais. Ao mesmo tempo, podem proporcionar resultados totalmente assertivos para o seu marketplace, seja para evitar riscos e gastos desnecessários, ou para uma tomadas de decisões mais racionais, que trará lucro para o seu negócio.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Agora que você já conhece o que é e quais são as vantagens de uma pesquisa de mercado, vamos te mostrar o passo a passo de como aplicá-la. Vamos lá?
Defina objetivos
O primeiro passo de qualquer pesquisa é definir os seus objetivos. Isto é, qual é o motivo pelo qual você está pesquisando e quais dúvidas você pretende resolver.
É claro que, ao longo do processo, podem surgir outros insights e até mesmo outros questionamentos. Mas, é importante iniciar com um foco específico. Caso contrário, você corre o risco de dispersar muito a pesquisa e não encontrar as soluções específicas que precisa.
Alguns objetivos possíveis para a sua pesquisa de mercado são:
- Descobrir novas tendências e oportunidades de nichos para empreender;
- Entender a quantidade de pessoas que se interessam pela sua solução;
- Compreender melhor a dor, ou seja, a necessidade ou desejo, dos seus clientes;
- E identificar a percepção das pessoas sobre o preço do seu produto ou serviço.
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Delimite a amostra
É simplesmente impossível fazer uma pesquisa de mercado que contemple todas as pessoas ou todas as empresas, mesmo usando técnicas de big data. O universo de possibilidades é enorme e para ter um retrato justo do mercado que se pretende analisar, é importante definir uma amostragem efetiva.
O tamanho da amostra irá depender da sua metodologia de trabalho e dos objetivos da pesquisa em si. Contudo, ela não pode ser pequena o suficiente a ponto de não trazer insights e nem grande demais a ponto de tornar a pesquisa inviável.
Crie um cronograma
O cronograma da sua pesquisa de mercado é fundamental. A pesquisa precisa ter início, meio e fim – e todos os prazos devem ser respeitados ao máximo possível. Defina prazos estratégicos para as suas pesquisas – já levando em conta o uso posterior dos dados e até mesmo um ciclo de novas pesquisas. É sempre importante pensar a gestão do seu negócio de maneira temporal, com organização. Exemplos de etapas para cronograma:
- Dia 1: definição de escopo e objetivos da pesquisa;
- Dia 2: delimitação de metodologias e cronogramas;
- Dia 3: coleta dos dados;
- Dia 4: organização e tabulação dos dados;
- Dia 5: análise e discussão dos resultados;
- Dia 6: planejamento estratégico a partir dos insights da pesquisa;
- Dia 7: planejamento de novos ciclos de pesquisa.
Escolha o método
Em seguida, é preciso definir quais serão os métodos de aplicação da pesquisa. Ou seja, quais são as ferramentas ou meios que você irá utilizar para a coleta de dados?
Nós já citamos que o Google Forms, o Survey Monkey e o TypeForm são algumas das alternativas para a aplicação de questionários.
Agora, sites como o Google Trends e as informações veiculadas em blogs, jornais e institutos de pesquisa podem ser úteis para a realização de levantamentos mais quantitativos sobre o seu mercado.
Além disso, você também pode fazer entrevistas presenciais ou online, grupos de discussão, observação do público ou enquetes rápidas, por exemplo.
Independente do formato escolhido, mantenha as perguntas claras e fáceis de entender. Busque evitar termos técnicos e deixe os participantes à vontade.
Vale ressaltar também a importância de não contratar terceiros para fazer toda pesquisa de mercado. É fundamental que o(a) dono(a) de um projeto ouça o seu público, entenda a sua “dor”, e descubra novas possibilidades de perguntas para guiar a pesquisa.
Pesquisa qualitativa
Pesquisas qualitativas buscam encontrar insights a partir de informações específicas e profundas, não necessariamente a partir de um número (quase sempre a amostra não é significativa para gerar estatísticas). Os roteiros de perguntas, se houver, são compostos de perguntas abertas. Aproveita-se o que o entrevistado diz.
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa, por sua vez, é voltada a resultados numéricos. Por isso, precisa ser aplicada a um número maior de pesquisados. Os índices e estatísticas serão os geradores de insights. Normalmente, é feita por roteiros de perguntas objetivas, com respostas fechadas.
Como criar e aplicar um bom questionário?
Para isso é necessário ter em mente, com clareza, o que se pretende descobrir com a pesquisa e o que será feito com esses dados. Além de, é claro, definir a metodologia da pesquisa e como ela será aplicada.
Uma dica importante para o questionário é: tome o cuidado de fazer perguntas que não manipule as respostas do seu pesquisado ou não o induz a pensar de forma enviesada. Esse é um erro que pode prejudicar a qualidade das suas respostas e o retrato feito pela pesquisa.
Faça um teste em pequena escala
Se você ainda não tem certeza se os objetivos, a metodologia e a prática de aplicação da pesquisa serão eficientes para o seu negócio, convém fazer um teste em pequena escala. Se você iria aplicar 100 questionários, aplique 10 e veja como o público respondente se comporta.
Com isso, você terá a oportunidade de corrigir erros ou melhorar a sua pesquisa antes mesmo de colocá-la em prática de maneira definitiva.
Tabule os dados
Tão importante quanto coletar os dados é fazer a tabulação correta das informações. Se os dados forem colocados em uma planilha, certifique-se de organizar as linhas e colunas de forma que as informações possam ser facilmente acessadas, comparadas e colocadas em ferramentas automáticas de análise. Certifique-se também de checar se não houve erro no preenchimento dos dados que possam invalidar os resultados.
Avalie os resultados
Dados coletados e tabulados, é o momento de analisar as informações. Se os objetivos e o escopo da pesquisa foram bem definidos, a tendência é que você consiga acessar insights e tendências sobre o que estava tentando descobrir, validar ou invalidar hipóteses, descobrir novidades sobre o mercado ou conhecer mais a fundo as características do público.
Incorpore os aprendizados às estratégias e ações
De nada adiantará fazer uma pesquisa de mercado se os dados coletados não se tornarem aprendizado e inteligência de negócio para o seu marketplace. Por isso, sintetize os resultados de sua pesquisa em um documento, valide com a gestão do negócio e comece a colocar em prática os aprendizados para o dia a dia do seu empreendimento.
Conclusão
A pesquisa de mercado é um processo fundamental para quem quer empreender. Ela permite prever se a sua ideia de negócio realmente tem potencial de sucesso no mercado. Para criar um marketplace, isso não é diferente. Por isso, neste artigo, mostramos o passo a passo ideal para fazer uma boa pesquisa.
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