É impossível prever o futuro com total precisão. Mas é possível se planejar para vencer desafios e crescer em seus projetos de maneira controlada. Estamos falando do planejamento estratégico e de toda a diferença que ele pode fazer para o sucesso de um negócio, independentemente de seu modelo.
Neste conteúdo vamos falar sobre planejamento estratégico, de que forma você pode formular o da sua empresa e quais os principais benefícios que este tipo de planejamento pode proporcionar ao seu marketplace. Quer saber mais? Acompanhe conosco!
O que é planejamento estratégico?
O Planejamento Estratégico é o processo de elaborar uma estratégia e definir como ela pode ser alcançada. Para criar um planejamento é essencial que a empresa avalie sua situação atual e, então, faça uma projeção do futuro. Por isso, antes de tudo, o empreendedor deve definir uma visão de futuro e, a partir do destino desejado, traçar o caminho a ser seguido.
É muito comum surgirem dúvidas sobre como criar metas e objetivos de um planejamento estratégico voltado ao Marketplace. Para fazer isso, é necessário investir em boas estratégias. Afinal, nenhum negócio consegue se manter de pé sem um plano a ser seguido, que seja realmente aplicável e bem formulado.
Qual a importância do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico funciona basicamente como um ponto de partida. Ele vai guiar todas as ações de um negócio, para que assim os objetivos sejam conquistados. Dessa forma, planejar de forma estratégica te ajuda a focar no que importa a longo prazo. Ou seja, você consegue se concentrar nos fatores que realmente vão trazer mais prosperidade ao seu Marketplace.
Muitas pessoas não gostam de “perder tempo” planejando, pois não conseguem compreender o valor de criar um plano para o futuro. Mas, o planejamento estratégico ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho, além de identificar oportunidades de melhoria para o seu negócio.
Ao contrário do que muitos pensam, é justamente a realização de um planejamento estratégico que torna a organização mais preparada para as mudanças do mercado, tornando-a capaz de atingir seus objetivos.
Passo a passo para um planejamento estratégico
Criar um bom planejamento estratégico envolve uma série de etapas que você deve realizar sempre com grande atenção. Veja só:
Faça um diagnóstico
O primeiro passo do planejamento estratégico, certamente, está relacionado a entender o seu momento e conhecer exatamente quais as características presentes do seu empreendimento. Trata-se da realização de um diagnóstico completo sobre o negócio. Neste diagnóstico, se atente a aspectos como:
- Saúde financeira do negócio;
- Indicadores de vendas;
- Características dos produtos e serviços oferecidos;
- Forças e fraquezas dos vendedores;
- Detalhes relacionados ao TI;
- Impactos da concorrência e da economia;
- Entre outros.
Defina objetivos e metas
Depois de compreender mais a fundo “em que pé” estão as características do seu negócio, o planejamento estratégico envolve também a delimitação de metas e objetivos para que a empresa tenha maior clareza sobre quais pontos deve atacar e onde exatamente ela pretende chegar.
Método SMART
Essa ferramenta se baseia em uma sigla em inglês que significa:
- Specific: defina uma meta específica para o seu Marketplace.
- Measurable: defina números da meta a ser alcançada, para que ela seja mensurável.
- Achievable: os números definidos devem ser alcançáveis, ou seja, dentro das possibilidades do seu Marketplace.
- Relevant: a meta precisa ser relevante para agregar valor ao seu negócio.
- Time based: deve estar baseada no tempo, possuindo um prazo adequado.
Método OKR
Ele simplifica a forma de encarar os “objectives and key results”, ou seja, os objetivos e resultados do seu Marketplace. O método vem sendo usado pelo Google desde 1999. Nele, os objetivos possuem uma direção clara do que se pretende conquistar. Já os key results servem para determinar o quanto a empresa está perto de conquistar um objetivo. Ou seja, são metas menores que ajudam a chegar ao objetivo principal.
Para que você entenda melhor, vamos usar um exemplo:
Objetivo: tornar meu Marketplace referência no mercado.
- Key Result 1: atrair 10 novos sellers (prestadores de serviço ou vendedores);
- Key Result 2: Aumentar em 50% os clientes do meu Marketplace;
- Key Result 3: Dobrar a quantidade de compradores que conheceram meu Marketplace por meio das redes sociais.
Golden Circle
Esse método de planejamento, criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, consiste em seguir o chamado “círculo dourado”. O primeiro passo é começar pelo “Por quê?”, ou seja, você deve se perguntar qual é o propósito do seu empreendimento.
Em seguida, passamos para o “Como?” , que consiste em elaborar as estratégias que serão usadas por seu negócio. Por último, temos o “O que?”, que é a parte mais prática do seu projeto. É nessa etapa que você definirá o que faz ou vende. Esse método pode causar um impacto extremamente positivo no seu Marketplace, tornando-o mais inspirador e aumentando seu sucesso no mercado.
Dentro desse contexto, também é essencial que você escolha o modelo de negócio certo para sua plataforma de marketplace. Pois ao escolher o modelo de negócio ideal, a sua empresa pode ter altas taxas de crescimento e se tornar extremamente valiosa.
Key Performance Indicators (KPIs):
Estabelecer as metas e objetivos do planejamento estratégico é muito importante. Mas o trabalho não acaba por aqui. Na verdade, ele está só começando. Acompanhar o resultado das metas e a execução do planejamento é a parte mais desafiadora de todo processo. Para isso existem as métricas ou Indicadores de Desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs).
Estabeleça estratégias
Note que agora o nosso planejamento estratégico já tem bem mais subsídios para ser colocado em prática, mas ainda falta entender ao certo que tipos de atividades devem ser encaminhadas para que as metas e objetivos possam ser cumpridos integralmente. Por isso, é muito importante definir estratégias que serão executadas levando em conta metas parciais e objetivos finais.
Uma estratégia possível é, por exemplo: dedicar pelo menos 50% do orçamento da empresa ao marketing para captação de clientes. Ou utilizar uma nova metodologia de recrutamento para se chegar a profissionais mais qualificados.
Crie um plano de ação
A estratégia – ou as estratégias – se materializam em um plano de ação bem definido que deve contemplar tudo o que os diferentes times dentro do empreendimento irão realizar – e em qual prazo estas atividades devem ser realizadas.
Para esta ação, quanto maior a precisão e o nível de detalhe na descrição das ações a serem realizadas, mais vantagens para a equipe, que tende a evitar retrabalho e potencializar o resultado das atividades.
Acompanhe e analise
Ações não possuem valor se não tiverem bons resultados. É por isso que, além do planejamento da ação, também é muito importante que o seu planejamento estratégico também contemple a metodologia pela qual os resultados dos seus esforços poderão ser mensurados.
Uma vez que as ações sejam realizadas, cabe à gestão da empresa acompanhar o desempenho de cada estratégia e analisar se os esforços tiveram o retorno esperado – ou se merecem reformulação para serem executados novamente em um novo ciclo.
Errar faz parte de empreender. Porém, aprender com os erros e corrigir as lacunas é indispensável para que o empreendimento possa ter sucesso.
O que é planejamento estratégico de marketing?
Você já deve ter ouvido falar naquela frase “se eu tivesse um único dólar, investiria em marketing”. Não é preciso levar essa ideia ao pé da letra. Mas, sem dúvida, o marketing e a comunicação são peças fundamentais para qualquer negócio. Isso é ainda mais importante em um Marketplace, pois a concorrência online é acirrada.
Por exemplo, em uma loja física você precisa de um bom ponto de vendas. No ambiente online isso não é diferente: seu negócio também deve ser visto e lembrado.
Um bom planejamento estratégico de marketing é a chave para atrair vendedores e clientes para o seu Marketplace. Com isso, prestadores de serviço e vendedores terão maior interesse em fazer parte da sua plataforma. Ainda, com maior disponibilidade de produtos e serviços, com certeza novos clientes serão atraídos, impulsionando seu empreendimento.
Dica: acesse já o kit completo de marketing digital para marketplace!
Passo a passo para fazer o planejamento estratégico de marketing
Tal como o planejamento estratégico empresarial, o planejamento estratégico de marketing também exige um passo a passo bastante sofisticado para proporcionar resultados proveitosos. Veja só:
Analise o mercado
É preciso fazer uma boa análise de mercado antes de qualquer coisa do planejamento. É basicamente um benchmarking, mas é interessante ir além: capturar indicadores dos concorrentes, entender as tendências de comportamento do seu público no que diz respeito à mídia e entender as diferentes opções de canais que podem ser utilizados de acordo com cada segmento de público.
Esta análise assegura que os próximos passos do seu planejamento de marketing não sejam dados no escuro. Isso aumenta as chances de sucesso e minimiza riscos relacionados à concorrência ou a gaps na operação das campanhas.
Defina as personas
Este é um ponto de fundamental importância para o planejamento de marketing. A persona é como um cliente fictício ideal para a sua empresa. Ele representa o tipo de cliente que mais gastaria, por mais tempo e com a maior frequência de compras possível – se atingido de maneira correta.
Por isso, as campanhas de marketing de um marketplace são voltadas à persona. Este personagem possui características como:
- Nome;
- Idade;
- Gênero;
- Classe social;
- Profissão;
- Características demográficas;
- Predileções culturais;
- Hábitos de consumo;
- Preferências de mídia;
- Planos de futuro, etc.
Dica: acesse já gratuitamente o modelo de construção de personas do Ideia no Ar!
Escolha os canais
Levando em conta a sua análise de mercado e as características da sua persona – como já mencionamos – é possível fazer uma escolha mais apurada dos canais a serem utilizados pelo marketing da sua empresa (já considerando custos, potencialidades e características específicas de cada um).
Conteúdo
Invista em conteúdos como vídeos, textos no blog, guias e infográficos. Isso ajuda a melhorar a posição do seu marketplace nos mecanismos de busca. Vale destacar que o conteúdo produzido deve ser de interesse do seu público-alvo.
Além disso, é muito importante que os conteúdos produzidos sejam criativos, indo além dos e-books e artigos no blog. Criar diferentes materiais como infográficos, landing pages e planilhas são algumas formas de atrair compradores para o seu empreendimento. E não se esqueça dos CTAs (chamadas para a ação) no final dos conteúdos, que são eficazes em atrair possíveis novos clientes.
SEO
SEO é a sigla em português para Otimização de Motores de Pesquisa. Ou seja, é uma série de práticas que otimizam o seu conteúdo para que ele seja indexado no Google com um posicionamento mais privilegiado. Pesquisas mostram que mais de 90% dos compradores “dão um Google” antes de fechar negócio.
Logo, estar na primeira página e, preferencialmente, nos primeiros resultados do Google podem representar um ganho significativo de resultados para o seu marketplace. As práticas de SEO mudam com o tempo, mas costumam compreender:
- Formatos específicos de publicar conteúdo;
- Legibilidade de textos e fotos;
- Uso de links internos e externos para aumentar relevância;
- Legendas e snippets que tornam o conteúdo mais acessível;
- Entre outros.
O e-mail é uma forma de alcançar diretamente vários vendedores potenciais para o seu Marketplace. Além disso, o custo é relativamente baixo. Enviar e-mails com certa frequência é uma maneira de manter contato contínuo com os fornecedores. Isso ajuda seu Marketplace ser lembrado como opção para o público.
Redes sociais
As redes sociais podem ser uma boa estratégia de marketing para conquistar novos compradores para o seu negócio. Mas, assim como a produção de conteúdo mais tradicional, como postagens no blog, elas também geram resultados apenas a longo prazo. Por isso, o planejamento de conteúdo é tão importante. Saber quais redes sociais são as mais adequadas para o seu nicho de mercado é essencial para que os conteúdos cheguem à sua persona.
Se sua persona é, por exemplo, Luís Carlos, arquiteto recém-formado que adora viagens, é mais provável que ele use redes sociais vinculadas à estética e à arte. Alguns exemplos são o Instagram e o Pinterest. Além das mídias específicas que se relacionam com sua persona e seu nicho de mercado, é evidente que redes sociais populares, como Facebook, Instagram, YouTube e próprio Blog são ótimas formas de promover conteúdo para o seu Marketplace.
Fique de olho também nos conceitos de B2B e B2B2C nas mídias sociais. Escolher canais que melhor se apliquem ao seu modelo de negócio e aos consumidores que você pretende atrair, independente de serem empresas ou pessoas, também é muito importante.
Mídia paga
Os links patrocinados são uma das principais formas de anunciar na Internet. Aliás, muitos especialistas consideram que essa é uma das estratégias que mais geram resultados. Essa ferramenta pode ser muito boa para atrair vendedores, pois os links patrocinados podem ser exibidos em sites de busca, como o Google. Isso pode aumentar muito a visibilidade do seu Marketplace.
Crie objetivos e metas
Da mesma forma que o planejamento estratégico organizacional, o de marketing também precisa de objetivos e metas. Uma vantagem do marketing quanto a isso é a facilidade de mensuração: o marketing já tem um rol de indicadores chave e métricas que facilitam a compreensão do sucesso e da eficiência das campanhas realizadas.
Certamente, indicadores chave se alteram de acordo com os objetivos do negócio. Para algumas empresas, o foco pode ser a geração de leads. Outras estão mais preocupadas com a assertividade da qualificação de prospects. Para algumas, a ideia principal pode ser a retenção de clientes já embarcados.
Defina o cronograma e o orçamento
O marketing digital, em média, costuma apresentar menos custos do que estratégias de marketing tradicional offline. Contudo, ainda é necessário definir um cronograma e um orçamento para que as campanhas de marketing possam de fato ser planejadas e executadas.
Normalmente, quando a empresa passa por escassez de recursos, é comum que o orçamento do marketing seja o primeiro a ser sacrificado. Isso quase sempre se mostra como um “tiro no pé”, uma vez que ele é fundamental para aquisição e retenção de clientes.
Mensure e avalie
Seja com ferramentas automatizadas ou com outras fontes de dados, é sempre importante acompanhar de perto os resultados da sua campanha de marketing e compreender se eles estão fazendo jus ao investimento aplicado (e às metas definidas para os esforços). Como ações de marketing digital quase sempre geram dados, o processo de mensuração não deve ser complexo.
Conclusão
Metade dos novos empreendimentos no Brasil acabam não sobrevivendo mais do que dois anos com as portas abertas. Muito disso está diretamente relacionado à falta de planejamento que alguns empreendimentos insistem em não realizar. Por isso, neste conteúdo trouxemos dicas valiosas sobre como você tomar um caminho diferente e fazer seu marketplace prosperar!
Quer lançar o seu marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.