Um negócio não é nada sem um bom planejamento financeiro. Contudo, fazer isso exige conhecimento e estratégia, além de um olhar apurado. Por isso, é importante estudar um bocado antes de elaborar um planejamento financeiro que realmente dê conta de todas as necessidades do seu marketplace.
Neste conteúdo buscamos oferecer as informações necessárias para que você possa fazer ou participar da elaboração do planejamento financeiro do seu negócio digital. Você receberá um passo a passo de como fazer, além de exemplos e boas práticas muito úteis para escalar o seu marketplace. Acompanhe conosco este conteúdo até o fim!
O que é planejamento financeiro?
O planejamento financeiro é um ou uma série de documentos que registram, descrevem, projetam e definem como será feito o uso do dinheiro da empresa, além de suas metas, objetivos e expectativas. É um momento de mergulhar no momento da empresa, compreender seu potencial, entender suas necessidades e decidir com clareza qual deve ser o destino de cada centavo do orçamento do seu marketplace.
Não existe uma única forma de fazer planejamento financeiro, afinal de contas, as empresas moldam o seu planejamento às suas necessidades e contextos. Entretanto, a maioria dos planejamentos possuem diversos aspectos em comum e é isso que traremos para você neste conteúdo.
Importância do planejamento financeiro
O planejamento financeiro é importante para todos os empreendimentos, sejam eles digitais ou tradicionais. Ele traz diversos benefícios às empresas a curto, médio e longo prazo. Veja como:
- Facilita o monitoramento de entradas e saídas: o planejamento financeiro estabelece as métricas e os métodos para o acompanhamento das entradas e saídas de valores da empresa. Isso é fundamental para assegurar a procedência e o destino das transações corretamente;
- Antecipa projeções de crescimento: durante o planejamento financeiro, a empresa define quais serão seus investimentos e suas principais saídas de valor. Isso permite ao empreendimento ter uma noção mais clara sobre suas projeções de crescimento, condicionando as ações estratégicas para isso;
- Define orçamento para diferentes áreas do negócio: toda empresa é composta por diferentes setores que demandam orçamento para operar. O financeiro, em parceria com o planejamento estratégico, define qual fatia do budget da empresa vai para cada área.
- Simplifica a tomada de decisões: toda a decisão tomada dentro de uma empresa, desde a contratação de mais funcionários, até a abertura de rodadas de investimentos, precisa contar com a anuência do planejamento financeiro. Decisões sem base em valores reais são muito prejudiciais para a empresa.
Tipos de planejamento financeiro
O planejamento financeiro está presente para tudo na vida. Afinal de contas, para viver é preciso gerenciar recursos de todo tipo. Veja as três principais esferas:
- Pessoal: o planejamento financeiro pessoal diz respeito a você mesmo. Como você pretende utilizar o seu dinheiro, não apenas hoje ou neste mês, mas ao longo de sua vida. Isso pode incluir, por exemplo, um financiamento para a compra de um apartamento, previdência privada, poupança para fazer faculdade ou investimentos no mercado financeiro para o seu próprio benefício.
- Familiar: o planejamento familiar é parecido com o pessoal, mas ele leva em conta todos os membros da família. Em uma família é muito comum que haja pessoas que não gerem renda, como filhos pequenos, por exemplo. Logo, o planejamento leva em conta o uso do dinheiro para o agora e para o futuro de todos (até mesmo depois da morte, com planos de herança e seguros de vida).
- Empresarial: de longe, o planejamento empresarial é o mais complexo do três. Em primeiro lugar porque muito mais fatores precisam ser levados em conta durante a sua elaboração: mercado, consumidores, fatores internos e externos, recursos humanos, perspectivas de crescimento e muitos outros. E como ele normalmente envolve outros gestores e colaboradores, sua concepção precisa de ainda mais atenção.
Como fazer o planejamento financeiro do seu marketplace
Agora que você já entende a importância e os tipos de planejamento financeiro que podem ser feitos em seu marketplace, trazemos algumas dicas de etapas importantes durante a elaboração e a execução do planejamento financeiro em seu negócio digital. Olha só:
Faça um diagnóstico
O primeiro passo para realizar um bom planejamento financeiro é conhecer o momento atual da empresa. É preciso acessar todas as contas, demonstrativos financeiros e contábeis, estoque, folha de pagamento e entender a fundo qual é o contexto no qual se encontram os recursos do marketplace.
Dê atenção especial a:
- Dívidas, custos fixos e despesas variáveis;
- Receita;
- Lucro;
- Valores a pagar e valores a receber;
- Vencimentos;
- Entre outros.
Organize as informações
Uma vez que você colete as informações no seu diagnóstico, é fundamental organizá-las para discutir junto às equipes que ajudarão a tomar decisões junto à sua gestão financeira. Pode-se criar uma grande planilha com as informações atualizadas.
Se a sua empresa utiliza um software de gestão ERP, é bem possível que ele consolide automaticamente as informações financeiras de sua empresa. Contudo, convém revisar para ver se todos os dados estão devidamente organizados e se não falta nada.
Entenda a rentabilidade e formalize as despesas
Um marketplace não sobrevive sem lucro. Contudo, também é normal que empresas tenham dívidas – desde que elas estejam dentro de uma margem controlável.
Entenda a sua rentabilidade. Lembre-se que a rentabilidade é igual a porcentagem de renda sobre o que foi gasto. Ou seja: se o seu negócio teve R$ 1000 de custos em um mês, mas obteve uma receita de R$ 2000, a sua rentabilidade foi de 100%. Da mesma forma, é fundamental consolidar todo tipo de custo e despesa que o negócio possui para considerar também no cálculo de rentabilidade.
Leve em conta esses quatro principais fatores e sua contribuição para os números do seu negócio:
- Público: quem são, quantas são e quais são os hábitos de consumo das pessoas que compram do seu marketplace. Isso vai interferir na sua rentabilidade, especialmente à medida que consideramos os tamanhos e o poder aquisitivo de diferentes nichos de mercado.
- Ticket médio: o ticket médio representa quanto é gasto em cada compra unitária. Naturalmente, quanto maior o ticket médio por venda, melhor. Calcule o ticket médio de suas vendas somando todo o montante vendido e dividindo pela quantidade de transações feitas.
- Taxa de conversão: a taxa de conversão diz respeito à porcentagem de clientes que fecham negócio ao acessar suas campanhas de prospecção. Quanto melhor a taxa de conversão, maior a rentabilidade e menor o custo por aquisição de cliente (CAC).
- Sazonalidade: muitos marketplaces tem mais ou menos vendas em diferentes períodos do ano. A sazonalidade também é um fator que precisa ser levado em conta no planejamento financeiro, uma vez que ela impacta diretamente na rentabilidade do negócio. Entenda os seus momentos de alta e de baixa para planejar ações específicas para cada parte do ano.
Estime a projeção de crescimento
Marketplaces são negócios escaláveis. São empreendimentos nos quais há uma busca constante por crescimento. Portanto, o crescimento também deve ser um indicador de grande importância para o seu planejamento financeiro.
Normalmente, o principal indicador para o crescimento de uma empresa é a variação da sua receita. Se no ano anterior seu marketplace faturou R$ 150 mil e neste ano espera-se que ele irá faturar R$ 200 mil, o negócio cresceu cerca de 33%. Mas outros indicadores também podem indicar o crescimento, tal como o patrimônio da empresa ou o valuation feito por um terceiro.
Defina KPIs
KPI é a sigla para Indicadores-chave de performance, em tradução para o português. São algumas métricas que são consideradas prioridade para que os objetivos da empresa a médio e longo prazo possam ser alcançados. Veja alguns indicadores que normalmente são adotados pelas empresas como estratégicos para os negócios.
Take rate
Take rate é um indicador muito usado em marketplaces porque ele estima quantas pessoas, dentro de um universo, aproveitam ou utilizam determinado benefício. Pense em uma promoção, por exemplo. Ao fazer uma promoção para upsell, quantos de seus clientes tomam a ação de comprar mais por meio desta ação? A porcentagem de clientes dentro do total de contas representa o take rate, neste caso.
Custos variáveis
Custos variáveis são todos aqueles custos cujo valor varia ao longo do tempo. Bonificações e comissões por vendas e representantes comerciais são um exemplo de custo variável, bem como a fatura do consumo de energia, cujo valor pode variar de acordo com o consumo ou com bandeiras tarifárias da companhia de eletricidade.
É interessante manter estes custos na ponta do lápis a todo o tempo e entender o quanto as despesas variáveis representam do seu total de despesas, bem como ter uma margem para arcar com custos variáveis inesperados.
Despesas fixas
As despesas fixas, em contrapartida, possuem o mesmo valor todo mês. Ou ainda, quando sofrem alguma alteração, normalmente a alteração é totalmente esperada. É o caso de aluguéis e mensalidades de maquinário, por exemplo, que são sempre as mesmas. Quando sofrem reajustes, eles já estão previstos em contrato.
Da mesma forma, é sempre bom saber o total das despesas fixas e o seu peso dentro do montante total que a empresa tem a pagar.
Total de despesas
O total de despesas envolve os custos fixos e variáveis, mas também pode envolver outras saídas de capital não inseridas anteriormente, como o pagamento de tributos anuais, por exemplo. Acompanhar a variação do total de despesas é sempre importante. E, ah, nem sempre menos despesas significa um bom sinal.
Muitas empresas, por exemplo, crescem a partir da contratação de um empréstimo ou financiamento. Não tem problema que a despesa seja alta, desde que ela esteja sob controle no prazo definido.
Margem bruta
A margem bruta representa o seu lucro operacional. Ou seja, quanto dinheiro sobra nas suas operações comerciais. Se você gasta R$ 100 para vender e fatura R$ 200, sua margem bruta foi de 100%.
Lucro líquido
O lucro líquido, por sua vez, já insere neste cálculo fatores que não envolvem apenas a operação, mas também impostos, depreciação e amortização, que podem influenciar no quanto de dinheiro efetivamente sobra em caixa.
Dica: saiba quais são e como monitorar as principais métricas do seu negócio digital!
Avalie os resultados
Uma vez que você tenha os dados consolidados de seu exercício anterior, é o momento de fazer uma análise crítica sobre o que foi acertado, o que foi errado e quais ações podem ser implementadas para tornar a operação do próximo planejamento financeiro ainda mais efetiva.
A avaliação pode ainda tomar como benchmark os resultados financeiros obtidos por outras empresas do seu segmento, se estiverem disponíveis. Mas, acima de tudo, faça uma análise dos seus resultados pensando principalmente nas metas e objetivos que o seu marketplace definiram para o período.
Faça ajustes
Após avaliar os resultados com cautela e realizar um benchmark com a equipe de gestores ou até mesmo consultores externos, provavelmente você terá boas ideias de mudança para implementar em sua operação. Faça os ajustes baseados no novo planejamento e continue monitorando os resultados!
Dicas para um bom planejamento financeiro
Vamos ainda dar algumas dicas sobre como você pode, em seu cotidiano, tomar ações para tornar o planejamento financeiro ainda mais assertivo para o seu marketplace. Acompanhe:
Separe as finanças pessoais e empresariais
Este é um ponto primordial, que nem todo empreendedor acaba levando tão a sério: separar dinheiro da empresa do dinheiro pessoal. É uma maneira de proteger o seu patrimônio caso algo haja errado com a sua empresa, ou ainda evitar problemas decorrentes da mistura de orçamentos.
Tire para você os lucros e o pró-labore da empresa, mas evite emprestar dinheiro do caixa (se o fizer, registre e devolva depois).
Registre e controle tudo
Outro ponto fundamental para o planejamento financeiro é registrar toda e qualquer movimentação de dinheiro (ou de outros bens) que a sua empresa faça. Empresas com falhas no gerenciamento financeiro acabam vendo seus valores sumirem do caixa sem entender porquê – muitas vezes roubadas por seus próprios funcionários.
Por isso, não dê bobeira. Todo dinheiro, mercadoria ou bens que entram e saem da empresa precisam ser registrados. Lembre-se também de marcar o patrimônio da empresa: automóveis, imóveis, estoque, mobília, entre outros.
Considere ajuda de profissionais
Embora a contratação de um consultor financeiro possa representar um custo a mais para o seu negócio, há muitos casos em que a ajuda de um profissional externo é muito importante para potencializar o seu planejamento financeiro.
É muito comum que planejamentos realizados apenas internamente tenham vícios de construção e não contemplem efetivamente todas as ações que a empresa precisa realizar. O consultor especializado pode oferecer uma visão isenta e dar um panorama mais assertivo sobre como a empresa deve aplicar o seu dinheiro.
Utilize ferramentas financeiras
Como já mencionamos antes, pode ser muito interessante para o seu negócio utilizar ferramentas financeiras e de gestão para ter um controle melhor. Especialmente se o seu marketplace estiver crescendo e alcançando um grau maior de maturidade. É muito importante que a ferramenta esteja adequada às suas necessidades e possa realmente conter todas as informações do seu financeiro de maneira segura, precisa e integral.
Revise o planejamento
Uma vez que a primeira versão do seu planejamento financeiro esteja concluída, é hora de revisar meticulosamente cada informação lá inserida. Mas não basta uma revisão textual ou apenas checar os valores. Tire um tempo para refazer todas as contas efetuadas neste documento para ter certeza de que todos os valores lá são reais e poderão ser tomados como referência.
Exemplo de planejamento financeiro
Planejamentos financeiros podem ter diferentes finalidades, de acordo com o momento e as necessidades do negócio.
Abaixo trazemos um exemplo prático de um planejamento cuja intenção é verificar quanto tempo levará para um marketplaces de produtos por transação atingir o break even (ponto de equilíbrio):
- Ticket médio: R$ 150,00
- Comissão: 15% sobre transação
- Taxa de crescimento: 20% ao mês no número de vendedores cadastrados
- Média de vendas por vendedor ao mês: 3
- Quantidade de transações no primeiro mês: 12
Nesse exemplo, se nenhum dado se alterar com o tempo, o marketplace levaria 15 meses para chegar ao equilíbrio das contas, atingindo receita potencial bruta de R$ 23.110,53 e lucro operacional de R$ 211,14.
Com isso, o empreendedor pode planejar seus próximos passos, como por exemplo a contratação de empréstimos, a abertura de novas campanhas de marketing ou a busca por rodadas de investimento.
Planilha de planejamento financeiro para marketplace
Se você tem dúvidas de como realizar o seu planejamento financeiro de marketplace na prática, uma planilha pode ser de grande ajuda para colocar os seus dados em perspectiva.
O Ideia no Ar tem uma planilha montada especialmente para atender às características deste tipo de negócio.
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Conclusão
O planejamento financeiro de um marketplace é um dos principais fatores para determinar o seu sucesso. Como você pode ver aqui, a elaboração do planejamento é um desafio, mas que pode ser superado com conhecimento técnico e com o apoio das pessoas e das ferramentas corretas. Escale o seu marketplace de maneira sustentável e previsível!
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