Se você teve a ideia de criar um marketplace próprio, provavelmente surgiu a dúvida: quem vai desenvolver essa plataforma? Será que existe uma plataforma de marketplace pronta para me ajudar?
Isso acontece porque a maioria dos empreendedores não são desenvolvedores e nem precisam ser. O seu foco deve estar na estratégia e na execução do negócio, não no desenvolvimento da tecnologia.
Ou seja, criar uma plataforma do zero não é a melhor opção. Afinal, não vale a pena gastar tempo e dinheiro para reinventar a roda. O custo de desenvolvimento varia, mas pode ultrapassar os R$60 mil e durar pelo menos seis meses. Por isso, é muito mais vantajoso você usar uma plataforma de marketplace pronta e lançar rápido, com um investimento mais acessível.
Neste artigo, vamos te mostrar quais são as principais plataformas de marketplace do mercado. Você vai conhecer os pontos positivos e negativos de cada uma, para escolher a que se encaixa melhor no seu negócio. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é uma plataforma marketplace?
2- Diferença entre uma plataforma de ecommerce e de marketplace
3- O que é melhor: contratar um programador ou uma plataforma de marketplace pronta?
4- Por que investir em uma plataforma marketplace?
5- Perfis de cliente em um marketplace
6- Modelos de negócios para marketplace
7- Como escolher a plataforma de marketplace ideal
8- Principais plataformas de marketplace
9- Exemplos de marketplaces de sucesso
10- Como criar uma plataforma marketplace de nicho?
11- Conclusão
O que é uma plataforma de marketplace?
O marketplace funciona como um shopping virtual. Ele conecta oferta e demanda de produtos ou serviços, reunindo vendedores ou prestadores de serviço em um só ambiente online.
Há várias vantagens nesse modelo de negócios. Por exemplo, os clientes podem comparar orçamentos e avaliações de vários profissionais, de maneira prática e fácil. Já os vendedores e prestadores de serviço cadastrados podem divulgar seus produtos, aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. Por fim, o empreendedor(a) que é dono(a) do marketplace consegue intermediar os negócios e lucrar muito com isso.
Além disso, quem administra uma plataforma marketplace não precisa se preocupar com logística e fabricação. Isso porque essas questões são de responsabilidade dos vendedores cadastrados na plataforma. Ou seja, há diversos motivos para o marketplace ser um negócio inovador, que é considerado a evolução do e-commerce. Com os marketplaces, as compras online se tornaram ainda mais fáceis, rápidas e eficientes.
Diferença entre uma plataforma de marketplace e de e-commerce
Muitas pessoas se confundem com alguns termos dos negócios online, porque muitos deles são extremamente parecidos. Mas, não se preocupe, vamos explicá-los de forma simples e clara. Primeiro de tudo, o marketplace é um tipo de e-commerce. Isso porque o termo e-commerce envolve todas as formas de venda na internet.
Porém, geralmente, quando falamos a palavra e-commerce, estamos nos referindo a lojas virtuais, que é a forma mais comum de vender produtos online. E, quando falamos em marketplace, estamos tratando de um outro modelo, que é diferente da loja virtual.
Então, se você, empreendedor(a), quer criar a sua loja online, precisará de uma plataforma de e-commerce. Agora, se a sua intenção for lançar o seu próprio marketplace, é preciso contratar uma plataforma de marketplace especializada nesse tipo de negócio. Ficou fácil, não é?
Mas, afinal, quais são as diferenças entre um marketplace e uma loja virtual?
Visualmente, os dois sites são bem parecidos. Porém, a grande diferença está no modo como os produtos são ofertados. Em um e-commerce ou loja online, há apenas um lojista oferecendo seus produtos e/ou serviços. Já em um marketplace, há diferentes vendedores oferecendo mercadorias no mesmo ambiente. Fazendo uma analogia com o mundo físico, é como se o e-commerce fosse uma loja tradicional e o marketplace fosse um shopping center.
Vale destacar que você, enquanto dono(a) de um e-commerce tradicional, precisará gerenciar toda a operação, desde a produção até a entrega, passando pela logística. Mas, caso decida ser proprietário(a) de um marketplace, não vai precisar se preocupar com armazenamento ou entrega, pois isso é responsabilidade dos seus parceiros lojistas.
Nesse caso, o seu papel é gerenciar o marketplace e criar estratégias para atrair os melhores clientes e lojistas para dentro da sua plataforma. Resumindo, você não precisa nem possuir um estoque de produtos próprios e fica 100% focado na gestão do negócio.
O que é melhor: contratar um programador ou uma plataforma de marketplace pronta?
Se você pensa em lançar um marketplace, uma decisão importante é saber quem vai criar a sua plataforma marketplace. Basicamente, existem duas opções: contratar um(a) programador(a) para desenvolver o seu marketplace do zero, ou contratar uma plataforma marketplace pronta.
A vantagem de ter um profissional de programação para criar a sua plataforma do zero é o alto grau de customização que isso permite. Mas, também há desvantagens. Primeiramente, é bem complicado gerenciar e avaliar um programador se você não tiver conhecimento aprofundado nessa área.
Além disso, o custo para contratar esse tipo de profissional geralmente é elevado. Se o programador realmente tiver conhecimento, o investimento pode ser de R$50 mil a R$100 mil reais, ou ainda maior se você desejar um aplicativo para o seu negócio. Outra desvantagem é a demora para a criação da plataforma marketplace. Afinal, o programador terá que fazer a plataforma do zero, e isso inclui o desenvolvimento de código, um período de testes, a correção de bugs, etc.
Por isso, ao invés de contratar um programador, o mais recomendado é contratar uma plataforma marketplace pronta. Existem empresas especializadas nisso, como o Ideia no Ar, que oferece uma tecnologia completa para lançar o seu shopping virtual. Esse tipo de empresa já possui o código da plataforma pronto, já realizou testes para garantir a qualidade do marketplace, já corrigiu bugs e já possui clientes reais que utilizam a mesma plataforma que você pode contratar.
Ou seja, com uma plataforma de marketplace pronta, você, empreendedor(a), consegue lançar o seu marketplace de forma muito mais simples, rápida, profissional e acessível. A tecnologia já está desenvolvida com todas as funcionalidades que você precisa, e o seu papel será apenas customizar os detalhes do seu marketplace e gerenciar o negócio, sem se preocupar com a parte da programação.
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Por que investir em uma plataforma marketplace?
Agora que você já entendeu o que é uma plataforma marketplace pronta, está na hora de descobrir as vantagens de lançar o seu shopping virtual. Confira os principais benefícios desse modelo de negócios:
- Negócio escalável: ter o seu próprio marketplace é um dos negócios mais lucrativos e escaláveis da atualidade. Empresas de sucesso como Amazon, Uber, Airbnb e IFood utilizam o modelo de marketplace. Afinal, com ele, você não precisa ter estoque próprio, o que permite um crescimento exponencial.
- Gestão facilitada: como dono(a) de um marketplace, não é necessário controlar produção, estoque, logística, entre outros setores. O(a) empreendedor(a) só precisa na gestão do marketplace e em atrair pessoas para o site, sejam lojistas ou compradores.
- Alto potencial de faturamento: ao ter a sua plataforma de marketplace, você pode cobrar comissões sobre todas as vendas feitas dentro do seu shopping virtual. Também é possível cobrar uma mensalidade dos vendedores cadastrados. Tudo isso faz com que você consiga lucrar de forma inteligente e eficaz.
Vale realmente a pena criar uma plataforma de marketplace? Confira no vídeo abaixo:
Perfis de cliente em um marketplace
Antes de escolher a sua plataforma marketplace, você precisa saber qual tipo de marketplace deseja criar. Para isso, o primeiro passo é definir qual será o seu perfil de cliente. Vamos lá?
Marketplace B2C
A plataforma de marketplace B2C, ou Business to Consumer, é o tipo mais comum do mercado. Nela, as transações acontecem de empresas direto para os consumidores finais.
Por exemplo, Americanas, Magazine Luiza e Dafiti utilizam esse modelo. Além disso, marketplaces de serviços bem populares, como Airbnb e Uber, usam a lógica B2C.
A vantagem desse modelo é suprir a demanda de nichos de mercado que não estão sendo bem atendidos. Para isso, é preciso focar na experiência do cliente e na confiança.
Mas as plataformas de marketplace B2C, geralmente, apresentam um ticket médio mais baixo. Ainda, enfrentam uma concorrência acirrada, por causa das grandes plataformas já consolidadas.
Marketplace B2B
No marketplace B2B, ou Business to Business, as transações são realizadas de empresa para empresa. Por exemplo, como fazem o Elo7 e o Alibaba. Inclusive, há muito espaço para empreender nesse ramo no Brasil! Em dois anos, o número de startups B2B dobrou, segundo a Abstartups.
A grande vantagem do modelo é o ticket médio alto. Isso porque as empresas normalmente têm mais orçamento do que pessoas físicas. Além disso, por ser um nicho mais específico, é possível fazer ações de marketing e vendas mais assertivas.
Marketplace C2C
Em uma plataforma de marketplaces C2C, as transações ocorrem de consumidor para consumidor. Mercado Livre, Enjoei e OLX são alguns casos de sucesso desse ramo.
Geralmente, as plataformas C2C oferecem produtos usados. Dessa forma, qualquer pessoa física pode empreender online, com base na economia compartilhada.
Esse modelo tem uma boa adesão, mas exige um investimento mais elevado. Porém, no longo prazo, uma plataforma de marketplace C2C pode ser bastante rentável.
Esses modelos apresentados (B2C, B2B e C2C) são os perfis de clientes mais comuns em um marketplace. Porém, existem outros tipos possíveis, como B2E (Business to Employee) ou B2B2C (Business to Business to Consumer).
Modelos de negócios para marketplace
Depois de escolher qual perfil de cliente você irá atender, é hora de definir o seu modelo de negócios. Basicamente, existem marketplaces de produtos e marketplaces de serviços. Dentro dessas duas categorias, há diferentes modelos de negócios.
1. Marketplace de produtos
Os marketplaces de produtos são os mais comuns. Inclusive, muitos dos grandes varejistas brasileiros atuam com esse modelo. Via Varejo e Americanas SA são alguns exemplos.
Marketplace de produtos físicos
Tais plataformas de marketplace oferecem produtos físicos. Então, mesmo que a negociação aconteça online, os itens são entregues aos clientes presencialmente.
Marketplace de produtos digitais
Existem também plataformas que vendem apenas produtos virtuais. Por exemplo, games, e-books ou cursos à distância.
2. Marketplace de serviços
Já os marketplaces de serviços conectam clientes com prestadores de serviço. Como exemplo, podemos citar as plataformas Uber, Airbnb e GetNinjas.
Marketplace de serviços por orçamento e negociação
Nesse modelo de marketplace, o prestador de serviços cadastra o perfil e portfólio. Quando ele ou ela recebe o contato de um possível cliente, é feita uma negociação para acertar detalhes como orçamento, prazo e preço.
Marketplace de agendamento de serviços
Nesse modelo de marketplace, o cliente agenda um horário para receber o serviço. Isso gera praticidade para os consumidores em diversos nichos, desde o mercado da beleza até a área da saúde, por exemplo.
Marketplace de aluguel de espaços ou produtos
Uma plataforma de marketplace de aluguel usa os princípios da economia compartilhada. Ela também pode ser utilizada em vários nichos, como o aluguel de equipamentos, máquinas, espaços físicos, brinquedos ou jogos.
Marketplace de venda de leads
Nesse modelo, o prestador de serviços adquire um pacote de créditos. Tal pacote corresponde a uma quantidade de leads (contato com potenciais clientes) que o vendedor quer obter. Após usar os créditos, os contatos da pessoa são liberados, para o vendedor entrar em contato e tentar realizar uma venda.
Como escolher a melhor plataforma de marketplace
Escolher uma boa plataforma de marketplace para lançar seu negócio é algo bastante importante. Por isso, vamos te mostrar quais elementos analisar para selecionar a plataforma ideal para você:
1- Experiência do usuário
Seu marketplace deve proporcionar uma boa experiência aos lojistas e aos consumidores. Ou seja, todos que circularem no seu shopping virtual devem ter facilidade na hora de realizar qualquer ação dentro do espaço. Hoje, as pessoas optam por estabelecerem conexões com empresas que não só oferecem produtos e/ou serviços de qualidade, mas também são capazes de criar uma experiência única e agradável na hora da compra.
2- Pagamento seguro e facilitado
Uma das maiores preocupações de proprietários de marketplaces e dos lojistas é a distribuição correta dos pagamentos. Afinal, se você cobrar comissão sobre as vendas, o pagamento que o cliente faz precisa ser dividido entre o vendedor e o dono do marketplace. Para facilitar essa divisão, existe o split de pagamento, recurso que algumas plataformas oferecem para fazer a divisão automática dos pagamentos.
Além disso, o split permite que os clientes consigam adquirir produtos e/ou serviços de vendedores diferentes em uma única compra e todos os lojistas têm a segurança que vão receber seus pagamentos. Portanto, esta é uma funcionalidade essencial para todo marketplace de sucesso.
3- Possibilidade de expansão
Todo empreendedor deseja crescer o seu negócio, e não é diferente no mercado de marketplace. Na hora de escolher a sua plataforma marketplace, analise se ela tem condições para crescer de forma que seja saudável para o seu financeiro, ou seja, sem um aumento exorbitante dos gastos.
Também é necessário que você, empreendedor(a), verifique se a plataforma tem estrutura para que o site funcione de maneira adequada mesmo com um futuro crescimento no número de visitas. Caso a plataforma não tenha a capacidade de expandir o tráfego e manter a qualidade, sem precisar aumentar muito os custos, recomendamos que busque outra, para não manchar a credibilidade da sua marca.
4- Acompanhamento das ações
Para gerenciar o seu marketplace da melhor maneira possível, você precisa ter acesso a todos os dados sobre a performance do negócio. Por isso, a plataforma que você escolher deve fornecer dados sobre o marketing, as vendas e as finanças do seu shopping virtual. Somente assim você conseguirá administrar o empreendimento com segurança e tomar decisões assertivas que sejam baseadas em dados e análises, e não em achismos.
Confira o vídeo e aprenda como escolher a melhor plataforma de marketplace para o seu negócio!
Plataforma de marketplace do Ideia no Ar
O Ideia no Ar é uma solução completa, que oferece todas as funcionalidades que você precisa e permite lançar seu shopping virtual de forma simples, rápida e escalável.
Vantagens
- Ideal para qualquer modelo de marketplace, seja B2C, B2B, B2C ou C2C.
- Além da plataforma, o Ideia no Ar oferece o Jornada Marketplace, que é um programa completo de lançamento, com uma metodologia exclusiva, consultorias personalizadas, mentorias individuais e conteúdos selecionados para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.
- Seu marketplace funciona também como aplicativo no celular, por meio da versão WebApp.
- A logística é facilitada pela integração com o Melhor Envio, que permite a importação de planilhas de transportadoras e a modalidade de retirada no local.
- Funcionalidades para impulsionar as vendas, como integração com o Google Shopping, cupons de desconto, vitrine de produtos, resgate de carrinho abandonado, perguntas aos vendedores e busca por região.
- Painel de customização simples e fácil, para personalizar a sua plataforma como quiser.
- Pagamento em garantia, ou seja, repasse do pagamento ao vendedor apenas após a entrega do serviço ou produto.
- Possibilidade de pagamento via PIX e split de pagamento para repasse automático dos valores.
- Central de suporte com atendimento para a resolução de problemas.
- Serviço de implantação, que ajuda o cliente em todas as etapas do lançamento do marketplace, sem que você precise depender de programadores, designers ou conhecimento técnico.
- Permite o aluguel da plataforma, para quem deseja pagar mensalidade e receber acompanhamento constante, ou a compra do código fonte, para quem deseja fazer um pagamento único e ter autonomia total.
- Especialista em atender empreendedores que buscam expandir seus negócios de forma escalável. Ou empresas que desejam criar uma spin-off e inovar o seu modelo de negócios usando o marketplace como estratégia.
Desvantagens
- Não é indicada para empreendedores que desejam apenas criar um MVP da sua startup e validar uma ideia de negócio em fase inicial. Afinal, existem até soluções gratuitas para esse objetivo.
- Tem um contrato mínimo, no caso de aluguel da plataforma. Ou um investimento único para aquisição no caso de compra da plataforma. Isso porque fornece um serviço diferenciado de implantação e acompanhamento do sucesso do cliente.
- Tem como pré-requisito você ter planejado minimamente o seu modelo de negócios, para que possa aproveitar ao máximo a plataforma de marketplace.
- Exige uma reunião de análise inicial do seu negócio. Nela, o seu modelo de negócios é avaliado e é feito um orçamento personalizado, conforme a sua necessidade.
Resumindo, se você quer lançar uma plataforma de marketplace e expandir a sua operação, sem se preocupar com a tecnologia, o Ideia no Ar é a escolha mais adequada.
Exemplos de marketplaces de sucesso
Se você pensar em lançar um marketplace, é importante conhecer exemplos de marketplaces de sucesso para se inspirar:
Workana
A Workana, plataforma de mercado para trabalho freelancer e remoto, é um ótimo exemplo de marketplace de serviço por orçamento e negociação. A empresa foi fundada em 2012 e hoje já atua em diversos países pelo mundo.
Airbnb
O Airbnb é um dos maiores exemplos de marketplaces de aluguel. Nele, o hóspede aluga um quarto de uma pessoa que tem esse espaço sem ser usado. O modelo de receita é por transação.
Mercado Livre
O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia que oferece soluções para várias pessoas e empresas. Ele é um dos maiores marketplaces de produtos físicos e funciona pelo método C2C, em que as pessoas podem comprar e vender vários tipos de produtos pela internet.
Shutterstock
A empresa Shutterstock foi fundada em 2003 e é um provedor de banco de imagens, vídeos, música e editorial. O negócio é um dos maiores marketplaces de produtos digitais. Ou seja, nenhum dos produtos é entregue em mãos aos clientes e sim, virtualmente.
GetNinjas
A GetNinjas é uma empresa brasileira referência em conectar clientes a prestadores de serviços por todo país. Ela é um dos grandes exemplos de marketplaces de venda de leads atualmente.
Uber
A Uber é um marketplace de serviços do tipo B2C que revolucionou os serviços de transporte privados. A empresa surgiu em 2009, na Califórnia, como uma startup e hoje é referência em sua área.
DoctorAlia
O DoctorAlia é um marketplace de agendamento de serviços para quem procura especialistas de saúde em sua região. Ela é um exemplo de marketplace de agendamento de serviços que também foi bem-sucedido.
Como criar uma plataforma de marketplace de nicho?
Você já conhece quais são os principais modelos de marketplaces e já se inspirou com alguns exemplos de sucesso. Mas, como criar a sua plataforma marketplace? Selecionamos algumas dicas que podem te ajudar:
1. Pesquise o seu nicho de mercado
Pesquise bem antes de escolher seu nicho. Procure notícias e, principalmente, utilize ferramentas de análise, como o Google Trends e o Google Keyword Planner. Atente-se às tendências e escolha um nicho de mercado do seu interesse.
2. Escolha o seu modelo de negócios
É fundamental definir o seu modelo de negócios. Existem diferentes tipos de marketplace para escolher, como nós já te mostramos neste artigo. Avalie cada possibilidade e use um marketplace canvas para organizar sua ideia.
3. Atraia vendedores
Nessa etapa, é preciso fazer a prospecção de oferta para sua plataforma marketplace. Para isso, você deve definir a persona dos seus vendedores ou prestadores de serviço. E avalie qual é o perfil dos profissionais que você quer atrair.
4. Atraia clientes
Se você vai criar sua própria plataforma marketplace, investir em estratégias de marketing é essencial para conquistar consumidores. Para isso, é necessário conhecer bem qual é o perfil do seu cliente e quais canais de comunicação eles utilizam.
5. Escolha a sua plataforma
Escolher uma boa plataforma de marketplace é fundamental para o sucesso do seu negócio. Existem várias opções e, por isso, é importante que você avalie qual é a mais adequada para a sua empresa.
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Conclusão
Neste artigo, citamos as principais plataformas de marketplace do mercado. Ainda, mostramos as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Na hora da escolha, é importante avaliar o suporte, as ferramentas, os preços, as taxas e os modelos oferecidos.
Além disso, a melhor escolha é optar por alguma plataforma pronta, em vez de contratar um programador para desenvolver o marketplace do zero. Isso porque tal tipo de solução já oferece todas as funcionalidades que você precisa. Assim, a tecnologia fica nas mãos de quem é especialista, enquanto você foca em conquistar clientes e fazer o negócio crescer.
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