As vendas online já fazem parte do nosso mercado. E não é de hoje que ouvimos que “se vende de tudo na internet”. Embora isso seja verdade, existem os produtos mais vendidos na internet e não podemos ignorar este volume comercial na hora de abrir um novo negócio online. Por isso, trazemos este conteúdo para você com os produtos mais vendidos na internet.
Você entenderá quais são os produtos que mais fazem sucesso de vendas de acordo com suas categorias. Terá também algumas dicas de como você pode entrar neste mercado e também passar a vender muito com mercadorias populares ou atacando às necessidades de nichos de mercado específicos. Para saber mais, acompanhe conosco!
Quais são os produtos mais vendidos na internet?
A internet trouxe uma série de praticidades para quem deseja comprar e vender na internet. Muitos produtos se consolidaram no mercado on-line, sendo hoje muito mais relevantes nas vendas online do que até mesmo na comercialização em lojas físicas. No geral, hoje, os produtos mais vendidos pela internet são:
- Roupas;
- Sapatos;
- Smartphones;
- Notebooks;
- Livros;
- Brinquedos;
- Cosméticos
- Entre outros.
Os dados foram levantados no relatório Webshoppers 43 Ebit | Nielsen & Bexs Banco com base nos registros de vendas de 2020. Como você pode ver, embora a internet permite a venda de uma infinidade de produtos, seja pela praticidade, pelo valor ou pela concorrência, alguns produtos são vendidos em um volume muito maior.
Categorias de produtos mais vendidos na internet
Vamos agora nos aprofundar nas categorias dos produtos mais vendidos na internet para compreender seus potenciais, oportunidades e características. Veja só:
Moda
Roupas. Hoje alguns dos maiores marketplaces e e-commerces do mundo tem como alguns de seus principais produtos artigos de moda. Ou seja, roupas e acessórios. Os exemplos são muitos: Shein, Shopee, AliExpress, Dafiti, Netshoes, Renner e muitas outras lojas faturam bilhões de dólares com a venda de artigos de moda.
Contudo, se analisarmos o histórico das vendas online, os produtos de moda demoraram a ser um carro-chefe do comércio virtual. Havia muito temor dos clientes com relação às medidas de roupas e sapatos e, com isso, as pessoas ainda preferem comprar em lojas físicas.
Contudo, à medida que estes e-commerces se sofisticaram, nem é mais preciso provar as roupas ou sapatos. As próprias plataformas têm algoritmos para definir o tamanho certo para cada pessoa. Assim, as vendas de artigos de moda decolaram.
Beleza
Para além das roupas e dos acessórios, muitos outros artigos de beleza também são alguns dos produtos mais vendidos pela internet. Alguns dos e-commerces e marketplaces que mencionamos no item anterior também são responsáveis pela venda de um grande volume destes produtos.
- Maquiagens;
- Máscaras faciais e produtos para cabelo;
- Produtos dermatológicos;
- Aparelhos para cabelo e cuidados com a pele;
- Entre outros.
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Turismo
Milhões de clientes hoje compram pacotes de viagem pela internet por meio de e-commerces e marketplaces de turismo. Mas a verdade é que a internet revolucionou a maneira pela qual as pessoas viajam. Hoje em dia, viajantes podem contar com passagens de ônibus, avião, restaurantes, hospedagens (e até mesmo seguro viagem) sem a necessidade de comparecer a algum guichê físico.
Produtos usados
Produtos usados foram uma categoria de mercadorias pioneiras quando o assunto é vendas pela internet. Embora eles não representem hoje o primeiro lugar em movimentação de dinheiro (porque produtos usados têm menos valor que produtos novos), a venda de artigos de segunda mão ainda movimenta muito dinheiro em plataformas como Olx, Enjoei, Mercado Livre, Facebook Messenger e outras.
Entretenimento e cultura
Este é também um nicho de mercado responsável pela movimentação de milhões de reais no Brasil e no mundo. Nesta categoria se destacam principalmente livros impressos e digitais, jogos físicos e eletrônicos, mídias musicais e cinematográficas, entre outros. Podemos considerar também os serviços de streaming como um tipo de entretenimento que vende muito na internet.
Saúde e bem-estar
Mercadorias do setor da saúde e do bem estar também são alguns dos produtos mais vendidos pela internet. Isso se dá também pelo fato de que muitos destes produtos são difíceis de se encontrar em lojas físicas, estando disponíveis apenas em empreendimentos especializados ou redes de farmácias que não estão presentes em todo lugar.
Nesta categorias podemos destacar alguns produtos, tais como:
- Fitoterápicos;
- Suplementos alimentares;
- Produtos naturais para chás e misturas;
- Incensos;
- Produtos ortopédicos;
- Entre outros.
Informática
Sem dúvida alguma, uma categoria que se destaca entre os produtos mais vendidos pela internet são as mercadorias do ramo da informática. Assim como os produtos usados, itens de informática foram um dos primeiros a realmente fazer sucesso como mercadorias comercializadas pela internet.
Diversos e-commerces e marketplaces fazem sucesso de vendas com estes itens, tais quais: Kabum, Amazon, Magalu, Americanas, Fastshop, Kalunga, Casas Bahia, Mercado Livre, entre outros.
Ferramentas de tendências de produtos online
Como você percebeu, algumas mercadorias se consagraram como os produtos mais vendidos pela internet. Contudo, o volume de vendas de cada categoria pode sofrer alterações de acordo com as tendências do mercado. Por isso, é sempre bacana estar atento a estas alterações. Algumas ferramentas podem ser de grande utilidade. Veja só:
Google Trends
O Google Trends é gratuito e é uma das ferramentas mais fáceis de se utilizar para acompanhar tendências de interesse do público. Ele serve para que os usuários consigam observar a variação do volume de buscas por determinada palavra-chave na plataforma do Google.
Embora não seja possível ver a quantidade exata de buscas dos usuários por cada palavra-chave, você consegue acompanhar gráficos com o aumento e a diminuição de interesse do público por determinada keyword ao longo do tempo. Desta forma, você pode acompanhar as trends que estão em tendência de crescimento.
Think with Google
A iniciativa Think With Google foi desenvolvida pelo buscador para permitir uma interpretação direcionada dos dados da plataforma Google Trends. A ideia aqui é captar os dados do Trends e traduzi-los como insights de mercado para diferentes ramos do mercado. Um varejista, por exemplo, além dos gráficos do trends, terá acesso a análises interpretativas sobre o que quer dizer cada uma das tendências.
Trend Hunter
A Trend Hunter é uma plataforma de consultoria que também promete oferecer insights valiosos sobre as tendências de mercado. Eles analisam dados de diversas fontes (redes sociais, ferramentas de pesquisa, blogs e outros) para tentar prever comportamentos e interesses dos nichos de mercado mais quentes para o momento. Oferecem relatórios gratuitos e consultorias pagas.
Como vender produtos na internet?
Agora que você já conhece os produtos mais vendidos na internet, você pode planejar melhor suas ações em relação à abertura de um novo negócio online. Vamos dar algumas dicas de três maneiras pelas quais você pode empreender neste mercado.
Abrir uma loja virtual
Uma opção interessante é abrir o seu e-commerce. Neste caso, você estará abrindo uma loja virtual tradicional em que será necessário cuidar tanto da estrutura de estoque e fulfillment, como da parte tecnológica relativa à abertura e à manutenção da plataforma em si. Você pode ter uma experiência bastante lucrativa, mas o seu negócio não é escalável. Ou seja, se a receita crescer, provavelmente o volume de gastos e despesas cresce na mesma proporção.
Vender em marketplaces
Outra opção possível é se tornar seller de um marketplace. Neste caso, você se torna um vendedor dentre os diversos outros que atuam na mesma plataforma, tal como um shopping online.
As principais vantagens deste modelo é o fato de que o vendedor não precisa se preocupar com a manutenção da plataforma, a logística e tampouco com a gestão dos recebimentos – o marketplace intermedia estas atividades. Contudo, o seller precisa pagar uma comissão de 15% a 20% em cada venda – às vezes, também precisa pagar taxas fixas por transação.
Criar um marketplace
A opção mais atrativa dentre estas três é abrir o seu próprio marketplace. Neste caso, você não precisa de estoque próprio: a sua plataforma faz o meio campo entre compradores e vendedores mediante o pagamento de comissões e taxas. Desta forma, você tem um negócio muito mais escalável que pode crescer a passos largos enquanto as despesas se mantêm em um volume similar.
Os contras deste modelo são: maior investimento inicial, desafios de gestão logística e administrativa, contratação de serviços terceirizados e seleção de vendedores. Entretanto, você pode escolher exatamente o que a sua plataforma irá vender.
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Conclusão
Os produtos mais vendidos da internet também podem ser vendidos por você. Existem milhares de oportunidades, mas para mergulhar de cabeça nesse negócio é preciso planejamento estratégico e conhecimento técnico. Por isso, é sempre importante estar estudando sobre este mercado, seus potenciais de lucro e riscos.
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