Introdução
Criar um marketplace é um negócio escalável e com potencial de alto faturamento. Mas quanto custa montar um marketplace? Quais são as categorias de custos que você precisa considerar? Quais são os custos iniciais, os custos fixos e os variáveis ao longo do tempo?
Vale destacar que qualquer negócio exige investimento. Por isso, se alguém te disser categoricamente que criar um marketplace não é uma boa ideia, desconfie. Afinal, todos os modelos de negócios tem prós e contras. Além disso, existem vários tipos de marketplace, e alguns demoram mais e outros menos para gerar resultado, não adianta generalizá-los.
Por exemplo, o modelo de franquias, que é considerado seguro e estável por alguns empreendedores. O investimento inicial em um empreendimento desses pode variar muito. Há microfranquias por R$10 mil até outras por R$150 mil. Porém, o retorno do investimento pode demorar dois anos ou mais para começar a aparecer.
Já os marketplaces podem levar em média um ano para começar a gerar lucro (com uma boa estratégia). Para ter uma plataforma de sucesso, é preciso conhecer bem os custos do negócio. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a fazer o planejamento financeiro correto do seu marketplace.
Potencial de Faturamento x Custos para Montar um Marketplace
O potencial de faturamento de um marketplace é bem relevante. Empresas de sucesso como Uber, Airbnb, Amazon e Mercado Livre utilizam esse modelo de negócios. Para você ter uma ideia, a Amazon ganhou US$ 10,1 bilhões em 2018. Já o Mercado Livre teve lucro bruto de US$ 204,8 milhões.
Porém, não existe nenhum negócio milagroso. Apesar de possibilitar grandes lucros, o modelo de marketplace demora pelo menos um ano para atingir um ponto de equilíbrio. Embora não seja um negócio com retorno a curto prazo, o faturamento compensa a espera.
O mais importante para o marketplace trazer retorno é ter uma boa estratégia e um planejamento eficiente. Ou seja, saber quanto e quando você irá investir em cada área do marketplace. Para entender como fazer isso, é só continuar lendo o artigo.
Também pode te ajudar este artigo sobre como calcular a rentabilidade de um marketplace.
Categorias de Custos de um Marketplace
Abrir qualquer negócio envolve diferentes custos. Separamos abaixo aqueles que são mais específicos ao montar um marketplace.
Contabilidade
O primeiro custo para montar um marketplace é criar um CNPJ. O CNAE marketplace mais recomendado é o 74.90-1-04, referente à intermediação de negócios. Essa formalidade é necessária para você intermediar os negócios, e receber a comissão ou mensalidade dos vendedores.
Se quiser saber mais sobre os diferentes modelos de receita para um marketplace, leia este artigo.
Mas, se você já tem uma empresa, pode usar a sua contabilidade atual para criar o CNPJ. Ou, ainda, pode adaptar o seu CNPJ, sem precisar criar um novo. Assim, já é possível eliminar um custo inicial ao montar um marketplace.
Além disso, é importante ter um orçamento separado para a manutenção do CNPJ. Você pode contratar uma contabilidade online, que normalmente é mais acessível. Mas, se você quiser um atendimento mais próximo, pode ser melhor contratar um profissional de contabilidade da sua região.
Jurídico
Outro custo para montar um marketplace é o jurídico. Esse investimento é mais pontual, principalmente para redigir os termos de uso e a política de privacidade. Existem outras formas de fazer isso, como pesquisar marketplaces semelhantes ao seu e se inspirar no documento deles. Também existem plataformas online que geram esses termos.
Mas, o mais recomendado é contratar uma assessoria jurídica para realizar da melhor forma o processo. Aliás, isso pode evitar problemas futuros.
Outra dica nessa área é prezar pela qualidade dos vendedores ou prestadores de serviço do seu marketplace. Faça uma curadoria nos cadastros iniciais e fique sempre de olho nas avaliações. Isso vai te ajudar a manter seu marketplace confiável.
Marketing
O marketing é um investimento fundamental para montar um marketplace. Existem diversas estratégias de marketing para marketplace, tanto online quanto offline. Eventos, parcerias e indicações são alguns exemplos.
Mas, se você quer escalar o marketing do seu negócio, precisa focar no marketing digital.
No livro “Tração”, de Gabriel Weinberg, o autor expõe 19 canais de marketing. Minha dica é que você comece gastando pouco e testando no máximo 3 canais. Por, exemplo, invista em Google Adwords e teste os resultados. Se o canal realmente trouxer vendas e gerar um ROI vantajoso, mantenha ou aumente o investimento. Depois, teste outros canais e repita o processo.
Resumindo, é essencial separar desde o início do negócio um orçamento para o marketing. Se quiser entender melhor quais são os canais de marketing e como definir a sua estratégia, baixe o Ebook Gratuito Marketing Digital para Marketplace.
Pessoas
No começo do seu marketplace, você não precisa necessariamente contratar pessoas. Uma possibilidade é que você mesmo faça a operação. Se você tiver sócios, isso também pode ajudar a distribuir as tarefas.
Posteriormente, quando o marketplace conquistar mais faturamento e clientes, pode ser vantajoso contratar funcionários. É importante ter pessoas para garantir a qualidade do atendimento. Ou seja, é preciso ter um bom suporte para sanar dúvidas de vendedores e clientes. Também pode ser preciso contratar um freelancer ou agência de marketing digital.
Ferramentas
Algumas ferramentas são essenciais ao montar um marketplace e outras podem ser interessantes para impulsionar o seu marketing.
1. Gateway de Pagamento
Um gateway de pagamento processa os pagamentos dos clientes no marketplace. Uma vantagem é que o custo dele varia de acordo com o faturamento do seu negócio. Isso porque não há cobrança de mensalidade, mas sim uma pequena porcentagem sobre cada venda realizada. Ele envolve uma taxa sobre transações que são feitas no cartão de crédito e um valor fixo por boleto pago.
Normalmente, a taxa por transação fica em torno de 3% a 4% no cartão de crédito. No boleto, o valor médio é de R$3,50. Mas, as taxas são negociadas com o próprio gateway de pagamento e podem variar conforme o volume de vendas.
2. Hospedagem em Nuvem
Ao montar um marketplace, é preciso ter um servidor para hospedar a sua plataforma. O valor desse investimento varia muito e pode até ser gratuito. Por exemplo, aqui no Ideia no Ar nós utilizamos a Amazon Web Services com nossos clientes, que disponibiliza vários benefícios para startups. Esse valor também é condizente com o tráfego e quantidade de clientes que usam a sua plataforma, de forma parecida com o gateway de pagamento.
3. Ferramentas de Marketing
Se você quiser investir em marketing digital, pode usar ferramentas de automação como o Mautic, que é gratuito, ou o RD Station, que é pago. O MailChimp também é um exemplo de ferramenta para disparo de e-mail marketing.
Plataforma de Marketplace
Por fim, você precisará da plataforma de marketplace em si. Para isso, é possível contratar um programador para a sua empresa e, assim, ter um custo fixo. Outra opção é contratar um freelancer ou uma fábrica de software. Porém, todas essas opções envolvem desenvolver um marketplace do zero. Esse processo, além de demorado, pode ser caro, e superar o valor de R$100 mil.
Mas, existem plataformas prontas e customizáveis de marketplace. Essa é uma solução muito mais acessível e prática. Apenas essa decisão já vai diminuir muito o seu custo inicial. O Ideia no Ar, por exemplo, é uma plataforma que te ajuda a lançar seu marketplace de forma simples, rápida e sem depender de programadores.
Vale a pena montar um marketplace de nicho?
Se você está pensando em montar um marketplace, é muito importante definir um nicho de mercado. Querer vender vários tipos de produtos de áreas muito distintas pode ser um tiro no pé. Afinal, já existem grandes marketplaces consolidados dessa forma e concorrer com eles não é nada fácil. Por exemplo, você gostaria de ter Magazine Luiza e Amazon como concorrentes?
Mas, uma ótima estratégia para ter um marketplace de sucesso é nichar. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer um marketing direcionado. Ainda, você consegue oferecer uma experiência mais personalizada para o público. São várias as possibilidades de nichos: um marketplace de psicólogos, médicos, professores particulares, personal trainers, artigos esportivos, itens infantis…
Ou seja, sim, vale muito a pena montar um marketplace de nicho. Como já falamos, esse é um tipo de negócio escalável e com alto potencial de faturamento. Assim, é possível conquistar uma grande quantidade de clientes sem aumentar os custos. O importante, então, é: definir um nicho de mercado e ter um bom planejamento financeiro, no qual os custos possam se adequar ao faturamento.
Como montar um Marketplace rentável?
Separamos algumas dicas para você montar um marketplace que tenha uma boa rentabilidade e seja lucrativo.
Nicho de Mercado bem definido
Ter um nicho de mercado ajuda muito a reduzir os custos de um marketplace. Afinal, o marketing digital e a operação se tornam mais baratos. Isso porque você lida com um só perfil de cliente e consegue se tornar uma referência no mercado escolhido.
Além disso,a taxa de conversão de marketplaces de nicho chega até 15%. Em contrapartida, lojas virtuais e marketplaces mais amplos têm em média apenas 1,5% de conversão!
Analisar Ticket Médio
Também é fundamental analisar o valor do ticket médio do seu mercado. Basicamente, qual será o valor médio estimada de uma transação no seu marketplace? Qual o preço médio dos produtos ou serviços oferecidos e quanto você estima lucrar a cada venda?
No começo, pode ser interessante ter um mix de produtos com maior valor agregado, para garantir uma melhor rentabilidade. Ainda, uma ótima opção é criar um marketplace B2B ou um marketplace de serviços, que são nichos pouco explorados e com ticket médio elevado.
Investimento Gradual em Marketing
Outra dica é que não adianta fazer investimentos gigantescos em marketing de uma vez só. Comece pequeno, teste os canais aos poucos e vá descobrindo quais são os mais eficientes para o seu público. Você pode usar estratégias orgânicas de marketing e iniciar investindo valores médios em mídia paga. Depois, acompanhe os resultados e, de acordo com eles, adapte e aumente gradualmente os investimentos.
Considerar Tempo do ROI
Apesar de ser um negócio com alto potencial de rentabilidade, um marketplace leva pelo menos um ano para chegar ao ponto de equilíbrio operacional. Ou seja, para a receita pagar as despesas. Esse tempo pode ser ainda maior se você montar um marketplace de produtos B2C, ou se optar por uma estratégia de marketing agressiva, se preocupando mais em conquistar clientes, do que em gerar lucro com o negócio.
Portanto, é aconselhável focar em um nicho de mercado com pouca concorrência e ticket médio maior. Além disso, invista em modelos de negócios que não dependam exclusivamente de mídia paga.
Começar Pequeno, Sonhar Grande, Começar Logo
Parece uma simples frase clichê, mas é um pensamento muito útil. Não é necessário começar com um investimento exagerado. Você pode ir evoluindo seu negócio com o tempo.
Além disso, o planejamento é importante, mas não adianta passar meses planejando e não executar nada. Você precisa testar, pivotar, ver na prática como o mercado se comporta. Depois, de acordo com as métricas alcançadas, é possível ir ajustando o seu marketplace. Resumindo, comece logo e saia na frente da concorrência.
Conclusão
Um marketplace é um negócio digital escalável e com grande potencial de rentabilidade. Mas, para que o empreendimento dê certo, é preciso fazer um bom planejamento financeiro e pensar em todos os custos envolvidos. Com uma plataforma pronta de marketplace, como o Ideia no Ar, o investimento para montar um marketplace já se torna muito mais acessível e eficiente.
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