Escolher e registrar um domínio é o primeiro passo para ter presença digital!
Que tempos desafiadores esses que estamos vivendo, não é mesmo? Com certeza o COVID-19 nos ensinou muitas coisas, já que fomos obrigados a mudar costumes e nos reinventar. Os pequenos e médios negócios, por exemplo, encontraram uma luz no fim do túnel ao venderem pela internet. Ter um site – e fazer o registro de domínio – se tornou, mais do que nunca, urgente e obrigatório.
Se o seu negócio ainda não está surfando nessa onda do digital, a hora é agora! Vamos te ensinar o primeiro passo para ter presença online: registrar um domínio. Ou seja, escolher o nome do seu site e “patenteá-lo” para que ele seja exclusivo na rede.
Como escolher a melhor opção de registro de domínio
Ao escolher um domínio, a primeira coisa que você precisa pensar é: o nome do seu site deve ser simples e claro. Se a opção escolhida for muito longa ou exigir algum tipo de explicação, com certeza não é uma boa alternativa. Estar na internet é entender que, na maioria das vezes, menos é mais.
Agora, o próximo passo é decidir se o registro de domínio levará o nome da sua empresa ou de palavras-chave relacionadas ao mercado escolhido. Por exemplo, “aulasonline.com.br”. Considerando o cenário atual, recomendamos que você siga o primeiro caminho. Isso porque ele reforça a identidade da sua marca e te diferencia da concorrência.
Então, pense na segunda opção apenas se o registro de domínio com a marca não estiver disponível. Diante disso, uma solução é inserir uma palavra que faça alusão ao negócio, ao lado do nome da empresa. Um exemplo é o nome fictício “locawebaulasonline.com.br”.
Além disso, não se esqueça que o registro de domínio precisa levar em conta os possíveis desdobramentos do seu negócio. Isso mostra que essa decisão é bastante importante e requer atenção do(a) empreendedor(a).
Já escolhi o nome do domínio, e agora?
Após escolher o nome, a próxima etapa é fazer o registro de domínio. Para isso, existem alguns caminhos e um deles é acessar o site registro.br. Neste site, você pode verificar se o nome escolhido está disponível.
É muito simples encontrar o local da consulta no site. Ele fica na própria página inicial, no campo “pesquisar domínio”. Se o nome do endereço escolhido já estiver sendo usado, a própria plataforma irá sugerir opções semelhantes. Depois disso, é só criar uma conta no site e comprar o registro. O preço médio é de R$ 40,00 por ano.
Outra dica importante é que você pode registrar o seu domínio em muitas extensões. A mais comum é a nacional (.br), mas também é possível escolher outras como: as .com, .net, .org, .info e .name.
Ainda, você pode fazer o registro de domínio em sites de empresas que fornecem serviços de internet. A maioria delas disponibiliza um pacote que envolve tanto o registro, quanto a hospedagem do seu site. No tópico a seguir, explicamos melhor como funciona esse processo.
Ter um domínio não coloca seu site no ar automaticamente
Agora que você registrou o endereço do seu site e pagou por ele, é importante entender que isso não significa que sua página está no ar. Depois de registrar um domínio, você tem que hospedá-lo em algum servidor.
Existem sites que disponibilizam hospedagem gratuita. Mas, geralmente, esse tipo de serviço não entrega muita qualidade e é instável. Afinal, muitos sites compartilham o mesmo servidor com poucos recursos.
Por isso, se você pretende montar um site simples e básico, essa opção pode servir. Porém, se procura por algo mais profissional, precisará contratar uma hospedagem de sites. Existem empresas de serviços de internet que disponibilizam essa contratação em conjunto. Ou seja, oferecem hospedagem e registro de domínio, como é caso da Locaweb.
Conclusão
As crises geram muitas reflexões e adaptações nos negócios. Uma dessas adequações é a transformação digital das empresas. Resumindo, hoje em dia, não tem jeito, os empreendedores precisam ter uma presença na internet.
Para isso, é fundamental fazer o registro de domínio. Nesse processo, é importante escolher bem o nome que será usado. Além disso, é recomendado escolher uma empresa que ofereça um servidor confiável e de qualidade.
Não sabemos quanto tempo uma crise durará, mas a adaptação é o melhor caminho para que seu negócio sobreviva e se reinvente.
*Texto escrito pela equipe da Locaweb.