Se você acessa a internet com frequência, deve ter notado que alguns anúncios aparecem na sua tela várias vezes. A princípio, isto pode parecer um erro do algoritmo ou algo realizado de maneira não intencional. Mas a verdade é que esta é uma estratégia totalmente proposital: o remarketing – e ela é muito utilizada pela maioria das empresas.
Neste conteúdo iremos falar sobre o remarketing, como ele funciona, qual sua importância e de que maneira o seu negócio também pode utilizar o remarketing para obter mais oportunidades de venda. Acompanhe nosso material até o fim para saber mais!
O que é remarketing?
Remarketing é uma estratégia de vendas baseada no gatilho de repetição. O remarketing faz com que o mesmo conteúdo publicitário seja exibido ao usuário diversas vezes em diferentes momentos. Isso pode acontecer em todas as plataformas da internet que exibem conteúdo patrocinado – redes sociais, ferramentas de pesquisa, anúncios em plataformas de vídeos, blogs, sites de notícias e outros.
Qual o objetivo do remarketing?
O objetivo do remarketing, tal como toda estratégia de marketing, é vender mais e proporcionar mais oportunidades de negócio. Mas isso acontece de duas principais maneiras: consolidar a marca no imaginário do cliente e vencer suas resistências à ideia de comprar determinado produto ou serviço.
É muito comum que clientes não tenham o interesse de adquirir produtos e serviços no primeiro contato que têm com seus anúncios. Contudo, a partir da quarta ou da quinta visualização, por diversos motivos, o consumidor já terá uma perspectiva diferente. Logo, ele pode se tornar um lead residual.
Como funciona o remarketing?
Como dissemos anteriormente, o remarketing funciona a partir da exibição repetitiva de conteúdo publicitário aos usuários de diversas plataformas de conteúdo. O anúncio é exibido sucessivas vezes e redireciona para o mesmo endereço designado desde a primeira inserção.
Do ponto de vista do anunciante, o remarketing é configurável de diferentes formas, mas a configuração irá variar de acordo com a plataforma em que o anúncio é feito. A configuração pode ser feita a partir de códigos HTML no próprio conteúdo, ou ainda em painéis de opções oferecidas pelas plataformas.
Pode-se configurar a quantidade de repetições que cada conteúdo será exibido, qual a frequência e para quais grupos de usuários o mesmo anúncio será exibido de maneira recorrente.
A lógica do remarketing é que as ferramentas captam informações sobre os usuários e as aplicam posteriormente para exibir conteúdo personalizado aos clientes.
Ou seja, se você faz uma busca sobre determinado assunto, a tendência é que você receba anúncios personalizados relacionados àquele tema. Quando você clica em um dos links, cookies do sistema “anotam” o seu comportamento e dão um feedback à plataforma para determinar a repetição da exibição dos anúncios para você posteriormente.
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Diferença entre remarketing e retargeting
Além de remarketing, você pode encontrar por aí o uso da palavra retargeting. Apesar de menos comum, retargeting também é utilizado em muitas situações do marketing digital. Mas qual é a diferença entre elas? Na verdade, quase nenhuma.
Na verdade, o conceito em si nasceu como “retargeting”. Porém, o Google, ao criar suas ferramentas de retargeting, as nomeou como plataformas de remarketing. Visto que o Google é um dos principais players deste mercado, o termo remarketing acabou se tornando tão popular quanto o original. Mas a palavra retargeting é utilizada em diversas plataformas de outras empresas.
Quanto custa uma campanha de remarketing?
As campanhas de remarketing variam de acordo com diversos fatores: quantidade de novas inserções, frequência, tipo de conteúdo, etc. Mas em geral, elas têm uma vantagem bem bacana: campanhas de remarketing, em média, custam menos do que a inserção de novas campanhas de anúncios das plataformas e das redes sociais.
No Google Ads, por exemplo, a sua empresa pode fazer lances para palavras-chave entre R$ 0,75 e R$ 3,50 e ainda assim ter ótimos resultados no remarketing!
Canais para fazer campanhas de remarketing
Existem diversos canais pelos quais você pode implementar campanhas de remarketing no seu negócio. Veja os principais:
Google Ads
Este é um dos canais mais utilizados para o remarketing na internet, uma vez que as Google Ads são praticamente onipresentes. A exemplo de uma campanha convencional, as campanhas de remarketing também funcionam a partir do leilão de palavras-chave.
Como fazer uma campanha de remarketing no Google Ads?
Em primeiro lugar, é preciso ativar uma tag nos códigos do seu site para que o Google Ads possa captar dados do usuário por meio de cookies com a finalidade de armazenar seus dados de navegação e, assim, entender que páginas oferecer ao cliente de maneira recorrente. Olha o passo a passo a seguir:
- Faça login no Google Ads e vá até Gerenciador de Públicos-alvo;
- Clique em Origens de Públicos-Alvo e depois em Configurar Tag;
- Selecione os dados que a Tag irá coletar dos usuários e clique em “Criar e continuar”;
- Sua tag está pronta. Você pode copiar o código, fazer o download da Tag ou enviar o código a um webmaster;
- Clique em “Concluído”.
Facebook e Instagram Ads
No Facebook e no Instagram, ambas marcas do grupo Meta, também é possível implementar estratégias de remarketing. Veja como é possível utilizá-las em seu negócio:
Como fazer uma campanha de remarketing no Facebook e Instagram Ads?
A exemplo do Google Ads, no Facebook e no Instagram também é possível fazer campanhas de remarketing, ou seja, publicações patrocinadas e anúncios que aparecerão para o usuário de maneira recorrente por algumas repetições.
A ferramenta Facebook for Business, utilizada para gerenciar os anúncios, é bastante intuitiva. Mas o ideal aqui é criar um conteúdo bastante personalizado às características do seu público e configurar o seu público-alvo na plataforma detalhadamente.
Para realizar o remarketing, uma estratégia bastante utilizada é, além do seu público principal, criar um público-alvo semelhante e manter um orçamento investido por todo o período no qual se deseja exibir o material. Assim, o mesmo usuário verá o conteúdo patrocinado várias vezes.
Apesar de ser uma das ferramentas mais antigas de marketing digital, o e-mail ainda é bastante utilizado e ainda pode trazer grandes resultados a baixo custo. O remarketing aqui também pode ser aplicado!
O que a maioria das empresas faz é uma cadência de e-mails prevista para conter entre 5 a 10 e-mails, disparados para o mesmo usuário em intervalos de dois a quatro dias. Uma vez que a cadência seja esgotada, o cliente pode ser impactado por um novo disparo em algum tempo depois.
Para estes três canais que mencionamos, a sua empresa pode contar com parceiros especializados em consultoria de marketing que trarão bons resultados e expertise.
Como fazer uma boa campanha de remarketing
Confira algumas boas práticas para a elaboração de campanhas de remarketing para o seu negócio:
1 Defina os públicos-alvo
Como toda campanha de marketing, as campanhas de remarketing e retargeting precisam de uma boa definição do público-alvo. Mais do que definir o público por meio de sua linguagem, aqui o público-alvo se torna uma questão de configuração: você insere nas plataformas de marketing as características do público que deseja alcançar.
2 Segmente as campanhas ou anúncios
A segmentação das campanhas é muito importante também para o remarketing. Anúncios genéricos tendem a não impactar o público com toda a efetividade que a campanha poderia ter e nem mesmo a repetição do remarketing pode ser suficiente para aumentar os efeitos positivos da campanha.
Tente conhecer bem o seu público. Aplique este conhecimento na segmentação de campanhas e crie diferentes conteúdos para cada segmento de público. Esta é a melhor forma de atrair leads.
3 Crie landing pages que convertem
De nada adianta campanhas efetivas de remarketing que levam o lead até o seu conteúdo, se o que vem depois não converte aquele lead em um negócio fechado. Por isso, preocupe-se de ponta a ponta com o seu processo de vendas. Pense em uma landing page que converse efetivamente com os conteúdos do remarketing e continue naturalmente a jornada de decisão.
4 Defina o orçamento
O orçamento é uma variável muito importante desta equação. Afinal de contas, o remarketing irá representar um acréscimo de investimentos às estratégias que a sua empresa já adota. Por isso, não se deve negligenciar o custeio do remarketing, mas destine um orçamento que esteja alinhado com as possibilidades e interesses do seu negócio.
5 Estabeleça metas de experimento
Metas são fundamentais no remarketing como em qualquer estratégia. Aqui você pode fazer testes com orçamento reduzido para entender como o seu público irá se comportar diante de diferentes conteúdos apresentados repetidamente.
Aqui, como em outras estratégias, uma boa forma de atestar a efetividade das estratégias é realizar um teste A-B comparando duas campanhas simultaneamente. A que apresentar melhores resultados pode ser reiniciada em maior escala.
6 Acompanhe os resultados
O acompanhamento dos resultados é tão importante quanto a escolha correta das estratégias. Afinal de contas, mesmo o que foi bem planejado nem sempre pode apresentar o desempenho esperado na prática. Por isso, aproveite que as ferramentas de remarketing geram uma infinidade de dados e faça um acompanhamento sistemático da performance das suas campanhas.
7 Ajuste constantemente
Reserve períodos pré-definidos para a realização de ajustes periódicos em suas campanhas. Mas não se prenda a isso. Se perceber a necessidade de uma alteração inesperada, realize as ações que trarão os melhores resultados para o seu negócio ou, ainda, interrompa uma campanha caso julgue necessário recomeçar todo o processo. Isso evita desperdícios.
Principais erros ao fazer remarketing
Remarketing feito da forma errada pode trazer resultados indesejáveis para o seu negócio, ou reduzir os efeitos positivos das campanhas. Veja alguns dos erros mais comuns neste tipo de abordagem:
Não conhecer sua persona
Empresas que fazem campanhas de remarketing sem conhecer realmente sua persona tendem a desperdiçar dinheiro. Seus esforços não representam exatamente o que o cliente quer ver e, no fim das contas, o comprador simplesmente ignora o conteúdo que está vendo de maneira recorrente. Isso pode acontecer por desencontro de informações ou pelo uso de informações excessivamente genéricas.
Dica: acesse já a ferramenta gratuita de criação de personas do Ideia no Ar!
Exibir muitos anúncios para as mesmas pessoas
Existe um jargão que utilizamos às vezes no marketing: estressar a relação. O excesso de anúncios para as mesmas pessoas pode se tornar irritante para o cliente. Ao invés de despertar o interesse, gera rejeição do lead em relação à sua marca.
Mas qual, então, é a quantidade ideal? Não existe fórmula certa, pois cada grupo de clientes se comporta de uma forma, além das variações por produto ou serviço vendido. O ideal é testar e anotar os resultados.
Exemplos de campanhas de remarketing
Olha só como algumas grandes corporações estão utilizando o remarketing com boas abordagens:
Forbes
A Revista Forbes é o principal veículo de mídia do mundo que cobre fortunas e movimentação patrimonial. Muitos de seus conteúdos são baseados em emoções e anseios do público. Desta forma, quando a empresa disponibiliza conteúdos na forma de remarketing de redes sociais, ela também seleciona especialmente posts que podem ter algum apelo emocional, mas atrelado aos interesses de seu público.
Shipito
A empresa responsável pela venda de produtos importados dos EUA diretamente para consumidores finais investe muito em remarketing. Qualquer busca sobre “importação dos EUA” no Google irá exibir seu anúncio. Mas depois, mesmo ao acessar outros sites relacionados ao tema, você verá anúncios deste site na rede de parceiros disponibilizada pelo Google Ads.
Mercado Bitcoin
A Mercado Bitcoin é uma das maiores consultoras de criptomoedas do Brasil. Apesar do Bitcoin, especificamente, estar operando em baixa há algum tempo, os anúncios da empresa ainda aparecem repetidamente para milhares de usuários de maneira repetitiva. A empresa busca mostrar que, justamente pelo preço reduzido, é o momento de adquirir o ativo digital. E, pelo visto, muita gente está comprando esta ideia – literalmente.
Conclusão
O remarketing é uma das muitas estratégias que você pode utilizar para o seu marketplace vender mais. E acredite: ela funciona. Contudo, como você viu aqui neste conteúdo, ela demanda conhecimento, planejamento e testagem. Esperamos que as informações deste material e os exemplos que trouxemos possam ser muito úteis à sua empresa!
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