Já que os dois modelos são lucrativos, porque não combiná-los ao mesmo tempo na sua startup? Essa combinação já tem nome e se chama SaaS enabled Marketplace..
Em resumo, é quando um SaaS usa um componente de Marketplace para ajudar o seu cliente a alcançar o sucesso com serviços complementares, que não são o foco do SaaS..
E essa estratégia ajuda a resolver um dos desafios comuns na vida de um CEO de SaaS: como aumentar a retenção dos meus clientes? Ou em outras palavras: como aumentar o LTV (Life Time Value) do meu cliente, e tornar meu SaaS mais lucrativo? E de quebra, os parceiros que você pode trazer para dentro do seu Marketplace, podem ser canais de aquisição de novos clientes..
Esse modelo tem sido adotado cada vez mais por empresas SaaS em estágio de crescimento e para ficar mais claro, vou te dar alguns exemplos de SaaS enabled Marketplace..
.
Exemplos de SaaS que usam Marketplace
1. Conta Azul: Software de Gestão Financeira para Pequenas e Médias Empresas.
Como o cliente do Conta Azul precisa necessariamente de um serviço confiável de Contabilidade, adotou o Marketplace para Conectar seus Clientes com Contadores credenciados no Conta Azul.
Outro benefício para o cliente, é que o Conta Azul também desenvolveu uma interface para o Contador usar o SaaS dele, facilitando a gestão contábil da empresa cliente de forma mais integrada com o seu serviço de contabilidade.
Dessa forma o Conta Azul além de fornecer uma gestão financeira facilitada através do seu Software, ainda consegue fornecer também um serviço contábil que ganha tempo para o cliente e para o Contador parceiro. Assim, o Conta Azul aumenta a retenção do seu cliente, pois se o seu contador começa a usar a ferramenta também, fica muito mais difícil você sair depois para outra solução que não ofereça esse tipo de integração.
2. RD Station: Software de Automação de Marketing Inbound
O cliente do RD são empresas buscando crescimento através de uma estratégia de marketing inbound, e para que o RD funcione bem, precisa de uma equipe dentro da empresa gerando conteúdos de blog, e-books, e outros materiais para atrair leads.
Mas boa parte das empresas preferem não contratar profissionais para manter dentro da equipe, por conta de custos e também por não ser a especialidade da empresa… Com isso, a solução é terceirizar para uma agência de marketing com habilidades de inbound marketing.
Por isso, a RD tem um Marketplace onde seus clientes podem encontrar agências credenciadas pela RD para realizar a Estratégia de Inbound da melhor forma e com isso, aumentar o sucesso do seu cliente usando o RD Station..
Além disso, a RD usa o seu Marketplace como uma estratégia de canais de aquisição, onde as agências, para se credenciar, precisam se comprometer em indicar clientes para usar o RD Station, em troca de comissão sobre a venda do RD. Ou seja, além de aumentar a retenção do seu cliente, ainda consegue usar o Marketplace para adquirir novos clientes através dos seus parceiros.
3. Gympass: Software para Gestão de Academias para Empresas
Talvez você não conheça o Gympass, mas essa startup é a principal forma do funcionário de uma empresa usar a academia quando e onde precisar.
O modelo é de SaaS, onde a empresa paga uma mensalidade para fornecer academias como benefício aos funcionários da sua empresa. Porém, ao invés de apenas 1 academia, o funcionário tem acesso à uma rede de academias no Brasil inteiro, ou seja, um Marketplace de Academias.
Quanto mais academias a Gympass consegue credenciar no seu Marketplace, mais pode aumentar o tempo de vida do seu cliente no seu SaaS, ainda mais se o cliente for uma grande empresa, com operação espalhada pelo Brasil..
Como usar o Marketplace no meu SaaS?
Se você está empreendendo uma startup no modelo SaaS, em que já validou seu Product Market Fit, provavelmente está pensando em estratégias de aquisição e retenção dos seus clientes.
E nesse momento, a dica é você pensar no modelo de Marketplace para tornar seu negócio ainda mais competitivo, e criar barreiras de entrada para concorrentes.
Isso significa que com uma grande rede de parceiros no seu Marketplace, os concorrentes terão maior dificuldade para competir diretamente com a sua proposta de valor, já que o seu cliente estará atendido de forma mais completa.
E o “como aplicar essa estratégia no seu SaaS” é mais simples do que parece: você precisa entender qual é a jornada de compra/utilização do seu cliente. Provavelmente você está atendendo uma dor bem específica do seu cliente com a sua ferramenta SaaS, mas o cliente tem diversos desafios diferentes, que podem ser resolvidos com prestadores de serviços credenciados no seu Marketplace.
Então a pergunta que você deve resolver é a seguinte: qual o maior desafio que faz seu cliente desistir da sua ferramenta, e que você não consegue evitar com seu SaaS? Como um Marketplace de Prestadores de Serviços pode resolver esse problema e ajudar meu cliente a alcançar o sucesso?
Conclusão
Um dos maiores desafios de uma empresa SaaS é aumentar o tempo de vida dos seus clientes, e nem sempre isso depende apenas do seu SaaS, pois existem diversos outros problemas que o seu cliente enfrenta na jornada de uso dele para alcançar o sucesso.
O que acha de testar o modelo de SaaS enabled Marketplace e ajudar seus clientes a chegarem cada vez mais longe nos seus objetivos?
O Ideia no Ar pode te ajudar nessa jornada com uma Plataforma pronta de Marketplace, que pode ser incluída na estratégia de negócios do seu SaaS.
Quer saber como? Agende uma consulta gratuita, ou me envie um e-mail que vou ter satisfação em te ajudar na sua empresa SaaS: [email protected]