Todo negócio novo precisa de planejamento, ou seja, um roteiro para seguir e tomar como referência. O roteiro de crescimento de um produto e de um empreendimento segue o que chamamos de roadmap de produto. Isto é, um roteiro que prevê como um negócio poderá crescer de maneira sustentável e atender às demandas do público consumidor.
Neste texto iremos explicar melhor o que é roadmap de produto, como elaborar o do seu empreendimento e qual a importância este roteiro tem para fazer o seu negócio crescer de maneira mais inteligente. Se você quer entender mais sobre isso, acompanhe conosco!
O que é um roadmap de produto?
Um roadmap nada mais é do que um roteiro. Uma trajetória que o seu negócio espera trilhar para crescer. A questão aqui é que o “crescimento” pode ser visto de diferentes maneiras e traçado por meio de objetivos muito distintos. Via de regra, o roadmap de produto acompanha um empreendimento em três principais trajetórias:
- Cumprir com os objetivos do negócio;
- Detectar e atender às necessidades dos clientes;
- Realizar as ações necessárias para atingir as metas do produto.
Isso parece um bocado abstrato em um primeiro momento. Mas conforme detalhamos o roadmap de produto, você poderá entender melhor sobre como isto se aplica na prática.
Pra que serve o roadmap?
Um roadmap deve ser encarado como, literalmente, um roteiro de ações. Porém, ele é bastante amplo e compreende diversas esferas dentro de um novo negócio. No fim das contas, o roadmap estabelece de maneira clara e visual onde estamos, onde queremos chegar e quais os passos necessários para alcançar estes objetivos.
Podemos comparar um roadmap de produto a um roteiro dramatúrgico, em que atores e outras pessoas seguem exatamente o que se espera para fazer com que uma peça ou uma novela possam ser realizadas. A diferença é que aqui estamos lidando com os vários aspectos que podem determinar o sucesso ou o fracasso de um novo empreendimento.
Tipos de roadmap
Apesar de todos os roadmaps terem os mesmos objetivos, a forma como eles são construídos varia de acordo com as metas que se pretendem alcançar e os modelos de negócio exercidos para cada novo empreendimento. Por isso vamos falar de alguns dos tipos de roadmaps mais comuns. Veja só:
Roadmap de software
Pode-se dizer que o roadmap de software é um dos mais consolidados entre os diferentes roteiros utilizados pelas novas empresas. Isto porque a própria metodologia de trabalho do desenvolvimento de software segue um roteiro bastante claro e definido do início ao fim. A maioria das empresas que trabalham com a criação de softwares utilizam metodologias como o scrum, o kanban e a lean startup.
Os passos normalmente realizados durante o processo de desenvolvimento e lançamento de um novo software no mercado são:
- Concepção da ideia inicial (precisa ser inovadora e atender a dores do mercado);
- Validação da ideia com pares internos (os membros da equipe);
- Diálogo e validação externa com possíveis clientes e outras empresas do ecossistema;
- Desenvolvimento das versões iniciais do software mediante a metodologia scrum;
- Lançamento do Produto Mínimo Viável (MVP) e recepção de feedbacks;
- Correção ágil de erros, revalidação e lançamento de versões mais avançadas;
- Venda para novos clientes e constante aprendizado com novos feedbacks;
- Desenvolvimento e lançamento de novas versões comerciais mais adaptadas ao mercado.
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Roadmap tecnológico
O roadmap de produtos e serviços tecnológicos também segue uma filosofia semelhante ao desenvolvimento de software. A diferença aqui é que essas mercadorias podem envolver diferentes tecnologias, algumas delas muito específicas e de grande custo inicial – bem como grande valor agregado na hora da venda – e isso se mostra como um desafio.
Imagine, por exemplo, que uma healthtech (empresa de tecnologia em saúde) está desenvolvendo um novo equipamento para o diagnóstico e a realização de procedimentos cirúrgicos. Além dos altos custos envolvidos, o setor da saúde é extremamente regulado. Ou seja, a nova solução, além de passar com testes por clientes, também deverá ser testada à exaustão diante das autoridades regulatórias do setor. E isso acontece com diversos outros segmentos.
Ainda assim, empresas de tecnologia estão em constante avanço e desenvolvimento de novas soluções que tornam a nossa vida, no geral, mais simples, eficiente e acessível. Contudo, os passos da validação são bastantes similares à do desenvolvimento de softwares.
Roadmap de coaching
O coaching tem a peculiaridade de ser uma espécie de infoproduto. Ou seja, uma mercadoria que não vende exatamente um produto ou um serviço, mas que vende experiência e conhecimento. Por isso, o roadmap de desenvolvimento para coaches tende a também ter algumas particularidades. Acompanhe o roteiro utilizado por muitos especialistas:
- Compreensão dos conhecimentos e experiências que o coach pode oferecer ao público;
- Detecção de dores e demandas de um nicho de mercado que possa se interessar sobre aquele conhecimento;
- Definição dos melhores suportes e metodologias para o processo de coaching e transferência de saberes;
- Testagem dos primeiros alunos e seus feedbacks;
- Correção das lacunas sentidas nas experiências iniciais e delimitação das fórmulas de obtenção de receita;
- Disponibilização do conteúdo ao público geral e posterior correção de novos feedbacks;
- Esforços para escalar o negócio e otimizar a geração de receitas por meio do conteúdo já existente.
Roadmap de projetos
Este roadmap não se aplica necessariamente a empreendimentos tecnológicos ou inovadores, mas também pode ser muito útil para escalar quase qualquer tipo de modelo de negócio. Via de regra, o roadmap de produtos passa por algumas etapas bem definidas:
- Diagnóstico das dores de um nicho de mercado;
- Concepção dos produtos e serviços que podem ser oferecidos para sanar tal demanda;
- Restrita gestão dos projetos de criação e execução de etapas necessárias ao desenvolvimento dos protótipos;
- Oferecimento do novo projeto a um público restrito para testagem de qualidades e defeitos iniciais do projeto;
- Correção de defeitos e aprimoramento do potencial de geração de valor do projeto;
- Lançamento definitivo do projeto de maneira comercial;
- Aprimoramento constante do projeto para atender às necessidades dos clientes.
Uma nota que se aplica a todos os casos que mencionamos até aqui: um roadmap de produto não diz respeito apenas ao desenvolvimento das soluções em si. Mas ele ajuda a definir de maneira clara a função de cada membro da equipe nas metas necessárias para se atingir o objetivo final. Desde o setor financeiro até o operacional. Veremos mais sobre isto adiante.
Para que serve um roadmap de produto?
Mais do que apenas estabelecer um roteiro de ações para o desenvolvimento de um novo negócio, um roadmap de produto também tem a finalidade de auxiliar na definição de prioridades e tornar a tomada de decisões estratégicas mais assertivas de acordo com cada etapa de crescimento do negócio. É como um plano de negócios, porém, mais prático pois também delibera sobre a criação dos produtos em si.
É muito comum que empresas tenham recursos muito limitados para o desenvolvimento de novos negócios. Na verdade, alguns novos projetos sequer possuem uma empresa consolidada para administrar o desenvolvimento da nova solução. Isto significa que estes empreendimentos possuem recursos extremamente restritos na criação de novos negócios.
Estes recursos não são apenas dinheiro. Há escassez de pessoas, de equipamentos, de tempo, de tecnologia e outros ativos fundamentais para se criar uma nova solução do zero. É por isso que o roadmap de produto também é fundamental na definição de prioridades e no estabelecimento de metas parciais e limites. Assim, a empresa conquista um milestone de cada vez.
Exemplos de roadmap de produtos
Para além dos diferentes roadmaps, definidos de acordo com os objetivos da empresa, também existem diferentes roadmaps definidos de acordo com quem será responsável por utilizá-lo e colocá-lo em prática. Veja alguns exemplos:
1. Roadmap interno para executivos
Todos os membros da equipe são fundamentais para o crescimento da empresa. Mas os executivos possuem uma posição estratégica que faz da função deles ainda mais primordial no desenvolvimento de novos negócios. Por isso, o roadmap para executivos ajuda a definir passos importantes para a evolução do empreendimento, tais como:
- Definição de boas práticas para a gestão de cada equipe;
- Estabelecimento de metas gerais e objetivos para a empresa junto aos demais executivos;
- Fechamento de parcerias estratégicas com outros empreendimentos para crescimento mútuo;
- Delimitação de novos prazos e planos de gerenciamento de crise, caso necessário;
- Entre outros.
2. Roadmap interno para engenheiros
O roadmap para engenheiros segue um roteiro muito parecido com o roadmap usado no desenvolvimento de software e tecnologia, mas com atribuições extras. Veja:
- Delimitação de dores do mercado;
- Priorização de escolhas no uso de tecnologia, dinheiro e outros recursos;
- Negociação interna para a obtenção de novos recursos no desenvolvimento de engenharia;
- Designação dos membros certos do time para a realização de determinadas ações;
- Devolução de feedbacks às demais áreas da empresa sobre as ações realizadas pelo setor de engenharia;
- Diálogo contínuo com a equipe de vendas para definição de estratégias;
- Entre outros.
3. Roadmap interno para vendas
Uma vez que as novas soluções possam ser ofertadas ao público, seja em formato de protótipo ou produto final, o time de vendas também precisa definir o seu roadmap interno:
- Compreensão profunda junto às equipes de desenvolvimento do que se tratam as novas soluções;
- Definição de argumentos de venda e de orçamentos para negociação com clientes;
- Delimitação das estratégias de venda mais adequadas para o público em questão;
- Esclarecimento do orçamento de vendas e das metas que o time possui para fechar novos negócios;
- Entre outros.
4. Roadmap externo para clientes e prospects
Este é o roteiro utilizado uma vez que a empresa já esteja se apresentando ao seu público consumidor. É como um roteiro de vendas, mas que também considera um contato mais próximo com outros setores estratégicos do empreendimento.
- Definição dos suportes e das estratégias de marketing utilizadas para prospectar novos clientes;
- Elaboração das estratégias de cross sell e up sell que poderão ser aplicadas a clientes satisfeitos ou fiéis;
- Delimitação de personas e do perfil de cliente ideal;
- Discussões sobre o uso do orçamento de vendas, métricas, metas e a função de cada membro no processo de vendas;
- Feedbacks constantes às equipes de desenvolvimento e gestão sobre as objeções, elogios e reclamações dos clientes;
- Realização das políticas de experiência e satisfação dos clientes, entre outros.
Como criar o roadmap do seu produto
Você já compreendeu a importância e entendeu também sobre como um roadmap de produto é utilizado. Mas de que forma você pode, na prática, criar o roteiro ideal para o seu empreendimento? Olha só:
Defina os objetivos estratégicos da empresa naquele momento
Em última instância, o fim de toda empresa é lucrar. Só que existem diferentes caminhos para se obter este objetivo, e é isso que o roadmap de produto também ajudará a definir. Veja os diferentes objetivos estratégicos que podem ser traçados para o momento de sua empresa:
- Lançar a versão final de um novo produto até o fim do ano;
- Obter pelo menos 20% do market share daquele segmento no trimestre;
- Conquistar pelo menos R$ 1 milhão em receitas em seis meses;
- Chegar ao break-even em 3 anos;
- Entre outros.,
Para marketplaces, podem haver objetivos específicos, como por exemplo:
- Montar uma base de pelo menos mil sellers em um ano;
- Obter lucro gastando, no máximo, 35% da receita com gateway de pagamento e custos de plataforma;
- Conquistar pelo menos 10 mil usuários em um semestre;
- Realizar mais de 50 mil negócios em 12 meses.
Ou seja, tanto para marketplace, como para outros modelos de negócio, o roadpmap precisa de início, meios e objetivos.
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Descubra os problemas que seus clientes querem resolver
Só faz sentido lançar um novo produto ou serviço se ele tiver a capacidade de resolver uma dor ou demanda ainda não solucionada de um nicho de mercado. Por isso, reserve um tempo a refletir sobre que problemas dos clientes a sua nova solução poderá solucionar e de que maneira isso acontecerá.
Crie uma visão do produto
Tendo em mente os problemas do público que o seu negócio está disposto a atacar, é preciso ter pelo menos uma visão inicial de como será este produto ou serviço. Note que aqui sequer chegamos na etapa do MVP. Está mais para um produto hipotético a ser validado e desenvolvido conforme os recursos disponíveis. Desenvolvam uma visão ideal a ser delineada conforme as etapas seguintes.
Defina o tempo e os recursos necessários
Esse é um ponto crucial. Ainda que a sua empresa queira mudar o mundo ou revolucionar o mercado, dificilmente será possível fazê-lo com recursos iniciais apenas. Por isso defina tempo, orçamento e outros recursos prioritários para tirar o seu projeto do papel. Com sucesso e investimentos externos, possivelmente o seu negócio consiga de fato atingir a quantidade de pessoas imaginada anteriormente.
Valide a ideia inicial
A ideia inicial pode ser validada com possíveis clientes, pares de outros empreendimentos, mentores, consultores ou especialistas. Possivelmente, sua ideia não seja tão inovadora ou única quanto se pensava. Ainda assim, ela pode ser moldada para atingir a um público antes insatisfeito ou não totalmente contemplado pelas soluções atuais.
Crie a lista de possíveis funcionalidades
Diante da validação da ideia, já será possível definir funcionalidades e características do novo produto que podem ser implementadas para se atingir os objetivos os quais o novo negócio se propõe. Isso pode ser feito mediante um processo de brainstorming com diversos membros da sua equipe. Não descarte inicialmente nenhuma ideia, mesmo as que soarem mais improváveis.
Defina quais funcionalidades serão priorizadas
Depois do processo de brainstorming, muitas ideias certamente surgirão. É o momento de filtrar as que têm maior possibilidade de sucesso para, de fato, implementar na sua nova solução em desenvolvimento.
Revise periodicamente seu roadmap
Nenhum roteiro é definitivo, ainda que ele tenha sido criado com muito cuidado e levando-se em consideração diversas variáveis. Por isso, diante de desafios internos e externos, não deixe de revisar e alterar o seu roadmap de acordo com as novas necessidades e desafios do mercado. Senão, o seu novo produto já pode nascer obsoleto.
Conclusão
Como você viu, um roadmap de produto ajuda as empresas a se comportarem de maneira mais planejada, levando em conta riscos e potencialidades de suas soluções com uma visão mais ampla e certeira. Por isso, não deixe de se reunir com a sua equipe para pensar muito bem sobre cada passo dado nesta nova empreitada.
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