Introdução
Medir os resultados em um negócio digital é essencial para entender a performance da empresa e definir os rumos do empreendimento. Uma das métricas mais importantes para saber se o seu negócio está no caminho certo é o ROI ou retorno sobre o investimento.
Neste artigo, vamos explicar o que é ROI, quais são as suas vantagens e desvantagens, e como você pode aplicar essa métrica de forma assertiva no seu marketplace.
O que é ROI
O ROI é uma sigla em inglês que significa Return on Investment ou retorno sobre o investimento. Esta é uma das métricas financeiras mais importantes de um negócio. Trata-se de um indicador que mostra o quanto de dinheiro a sua empresa está ganhando ou perdendo com os investimentos realizados.
Por isso, o ROI é muito utilizado pelos(as) empreendedores(as) na tomada de decisões. Afinal, cada ação realizada, principalmente as mais estratégicas, precisam levar em conta qual será o retorno gerado.
Além disso, por meio da análise do retorno sobre o investimento, é possível identificar quais ações ou canais de aquisição de marketing funcionam melhor. Assim, você consegue direcionar esforços e, é claro, recursos financeiros para os locais que geram mais lucro.
Mas, como você pode descobrir o ROI do seu negócio? Basta aplicar uma fórmula simples: ROI = [(receita – custo) / custo] x 100. Com ela, o seu retorno sobre o investimento resultará em uma porcentagem, que te ajudará a aprimorar as suas estratégias, principalmente de marketing digital.
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Vantagens do ROI
No geral, qualquer métrica apresenta vantagens para um negócio digital, caso seja escolhida de maneira correta. Com o ROI, não seria diferente, principalmente por ser um indicador-chave do desempenho e da saúde financeira de uma empresa. Muitas vezes, o ROI é utilizado como um KPI.
Um dos maiores benefícios do retorno sobre o investimento é que ele é um ótimo indicador da lucratividade do empreendimento. Além disso, o cálculo é simples e prático de fazer. Afinal, é necessário saber apenas a receita e os investimentos feitos. Então, de forma rápida você obtém um número que te ajuda a tomar decisões mais assertivas.
Outro benefício muito importante do ROI é justamente a tomada de decisão. Com esse indicador, fica muito mais fácil avaliar os resultados de cada ação separadamente. Por exemplo, é possível comparar o ROI obtido em cada canal de marketing do seu negócio: seja o Google Ads, blog, redes sociais, e-mail marketing, entre outros.
Então, a partir dessa análise você pode otimizar recursos, reduzir custos e qualificar a sua estratégia de marketing e de obtenção de leads. Resumindo, você consegue aplicar seu dinheiro de forma muito mais inteligente. Até porque ninguém quer ficar investindo naquilo que não traz resultado, não é mesmo?
Resumindo, acompanhar o ROI ajuda quem empreende a se aproximar das metas e objetivos do planejamento estratégico definidos para o negócio.
Desvantagens do ROI
Apesar de ser muito vantajoso, o ROI também apresenta alguns pontos que você, empreendedor(a), deve ficar de olho. Isto é, como toda métrica, o retorno sobre o investimento tem limitações.
Primeiro, o cálculo do ROI não leva em conta alguns fatores como a sazonalidade e a inflação. Por exemplo, um retorno de X% pode ser dissolvido pelo aumento da inflação ou por impostos. Ainda, o número pode ser influenciado positivamente por algum fator sazonal, como o momento de mercado, e mascarar um resultado negativo.
Por isso, é muito importante ficar atento(a) às suas estratégias, principalmente aquelas que são de longo prazo. Quanto maior o período, maior é a possibilidade de fatores externos, como a inflação, afetarem o cálculo do seu ROI.
Assim, é essencial que você esteja sempre acompanhando as suas campanhas de marketing, fazendo os ajustes necessários e monitorando a performance.
Então, a grande lição é que o número não diz nada sozinho. Você precisa analisar o ROI e entender os motivos do resultado obtido, considerando as características específicas de cada área ou ação.
Como aplicar o ROI ao seu marketplace?
Agora que você já sabe o que é o ROI, e quais são as suas vantagens e desvantagens, vamos conhecer dicas valiosas para aplicá-lo ao seu negócio digital:
Escolha bem as suas métricas
O ROI não é a única métrica relevante de uma empresa. Existem indicadores-chave de performance, ou KPIs, que podem ser estratégicos para o seu negócio.
É preciso definir bem quais serão os principais indicadores da sua empresa. Assim, você consegue acompanhar os números que realmente importam. Não adianta criar relatórios gigantes com várias métricas diferentes e não conseguir analisar o que eles significam.
Além disso, é importante lembrar que alguns números acabam sendo apenas “métricas de vaidade”. Por exemplo, a quantidade de curtidas nas suas redes sociais não diz muito sobre o sucesso do seu negócio. Mas, a quantidade de leads e conversões pode ser um indicador mais adequado.
Conheça o mercado
Conforme falamos, alguns fatores da economia e do mercado, como a inflação e a sazonalidade, podem influenciar os resultados da sua empresa.
Por isso, é essencial acompanhar o cenário do seu nicho de mercado. Veja as notícias, procure pesquisas e converse com empreendedores(as) e clientes da sua área.
Entender as mudanças no cenário pode ajudar você a fazer análises do ROI que sejam mais realistas e condizentes com o momento.
Entenda o perfil de cada investimento
Outro ponto muito importante é conhecer o perfil de cada investimento realizado. Não adianta esperar que todos os canais de marketing tenham um ótimo ROI. Isso depende das características específicas de cada canal.
Ainda, é preciso entender o tempo de crescimento do ROI. Alguns canais demoram mais para gerar um bom retorno sobre o investimento. Por exemplo, a mídia paga, como o Google Ads, traz um resultado muito mais rápido do que a mídia orgânica, como um blog. Porém, no longo prazo, os canais orgânicos podem trazer um ROI vantajoso.
Ou seja, é preciso entender o perfil de cada canal e utilizar os mais adequados para o momento do seu negócio digital.
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Analise os dados
Sem dúvida, a análise do ROI é um ponto essencial para o sucesso de um negócio. Não adianta criar boas estratégias, se você não souber de onde está vindo o resultado e como replicá-lo.
Por isso, é fundamental desenvolver um olhar analítico e não apenas ver se o ROI está baixo ou alto.
Algumas perguntas que podem te ajudar nessa análise são:
- O que foi feito para gerar esse resultado?
- Por que algumas campanhas funcionaram bem e outras não?
- Como posso otimizar os resultados obtidos?
- Quais fatores externos podem ter influenciado o ROI?
- O meu ROI está bom com relação ao mercado? Nesse ponto, você pode realizar um benchmarking.
Erre rápido e corrija rápido
Por último, mas não menos importante, é hora de aplicar melhorias. Depois da análise, é preciso definir os próximos passos. Ou seja, quais ações você irá tomar para melhorar os resultados da sua empresa.
Então, é fundamental ter um mindset de startup. Ou seja, ter um modo ágil de agir, baseado em fazer testes, errar rápido e corrigir rápido. Resumindo, quem empreende precisa se adaptar rapidamente às mudanças. Afinal, não adianta ficar preso a uma ação que não está trazendo o ROI esperado.
Conclusão
Muitos empreendedores e empreendedoras fazem as suas ações, principalmente de marketing, baseados no achismo. Mas, é essencial utilizar dados concretos para a tomada de decisão.
Com o ROI ou retorno sobre o investimento, fica mais fácil identificar quais atividades estão gerando mais lucro para o negócio. Dessa forma, é possível otimizar os resultados e escalar o empreendimento.
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