Introdução
O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para aumentar o número de acessos no seu site. Hoje, é praticamente impossível ter um negócio online, bem rankeado nos mecanismos de busca, sem usar a estratégia de SEO. Independente do formato, seja um blog, um e-commerce ou um Marketplace, usar ferramentas de SEO é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.
Neste texto, vamos te explicar o que é SEO e qual é a sua importância. Você também vai conhecer técnicas de SEO para seu e-commerce ou Marketplace, aprendendo como as aplicar de forma orgânica no Google.
O que é SEO?
O termo SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para motores de busca. Na prática, isso consiste em uma série de técnicas para otimizar o seu site. Essas ferramentas de SEO fazem seu site aparecer nos primeiros resultados de busca da internet, principalmente no Google, que é a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo.
Ou seja, as técnicas de otimização de pesquisa visam colocar seu site, blog, loja virtual ou Marketplace em posições de destaque nos grandes buscadores. E ter um bom posicionamento nessas páginas é a principal forma de realizar uma estratégia de marketing de busca adequado.
Qual é a importância do SEO?
Utilizar técnicas de SEO é essencial para e-commerces e Marketplaces conseguirem clientes. Isso porque as ferramentas de otimização de pesquisa aumentam as chances do seu site ser filtrado pelos algoritmos. E, consequentemente, sua página se torna melhor posicionada na busca orgânica. Dessa forma, ao cumprir com as técnicas do SEO, seu empreendimento ganha mais visibilidade em comparação aos outros do mesmo nicho.
Além disso, estar bem posicionado em buscadores, como Google e Bing, aumenta o número de acessos no seu site. Esses acessos podem acabar sendo convertidos em Leads (cadastros), o que pode gerar ainda mais lucro para o seu negócio.
Ainda, utilizar bem as ferramentas de SEO, confere uma imensa confiabilidade a sua empresa. Dessa forma, as pessoas se sentirão mais seguras em acessá-la e em consumir seus produtos ou serviços e, talvez, até divulguem o seu conteúdo.
Técnicas de SEO para Marketplace e para e-commerce
Você já percebeu que as técnicas de SEO podem ser muito vantajosas. Por isso, nós vamos te ensinar algumas ferramentas de SEO que podem ser utilizadas no seu negócio, seja ele uma Loja Virtual ou um Marketplace.
1. SEO On Page
As técnicas de SEO On Page são aquelas realizadas dentro da estrutura técnica da página do seu site. Por meio delas, é possível que o Google encontre o site do seu e-commerce ou do seu Marketplace.
No caso da plataforma de Marketplace do Ideia no Ar, há diversas ferramentas de SEO On Page que atendemos e você também pode aplicá-las no seu empreendimento. Algumas delas são:
URL’s amigáveis
Ao invés de usar links extensos e confusos, você deve utilizar URL’s curtas, agradáveis de ler e simples de digitar. A plataforma de Marketplace do Ideia no Ar, por exemplo, utiliza URL’s amigáveis na página de detalhes do produto e serviço e na página de perfil do vendedor.
Palavras-chave
Outra dica importante é a de construir um conteúdo estratégico com o uso de palavras-chave que você deseja indexar na sua plataforma, principalmente em itens como:
- Slogan da Home Page e conteúdos da página inicial: alguns exemplos são o “Como Funciona” e a Descrição do Rodapé sobre a sua plataforma.
- Nome Comercial e Descrição do Vendedor: é importante preencher esses itens na Página de Perfil do Vendedor. Nesse caso, também é aconselhável avisar os seus vendedores sobre como cadastrar as informações deles na plataforma.
- Cadastro de Produtos, serviços ou itens de portfólio: é o mesmo caso do item acima, sendo preciso aconselhar os vendedores sobre como cadastrar conteúdo relevante no site.
- Título das páginas: outra dica importante é usar o título da sua página com o mesmo que foi utilizado na seção de Cadastro do Produto ou Nome Comercial do Vendedor.
Descrição das Páginas
A descrição da página também deve ter o mesmo título usado no Cadastro do Produto/Nome Comercial do Vendedor.
H1 das páginas
O Header 1, ou Cabeçalho 1, deve levar em conta o título do produto ou nome comercial do vendedor, além do slogan na sua home page.
Alt das imagens
O Alt Text, que é a descrição dos elementos visuais de uma imagem, também é essencial para o SEO do seu negócio virtual. Preencher essas informações é fundamental para que os sites de busca entendam o que aquele recurso visual representa.Inclusive, na plataforma do Ideia no Ar, as vitrines levam o título dos produtos ou o nome comercial do vendedor.
2. Link Building
Uma das dicas mais importantes de SEO é maximizar seus links externos. Ou seja, é importante que seus conteúdos tenham links vinculados a outros sites relevantes. Isso ajuda o Google a entender que a sua página também é relevante, já que foi mencionada em outros sites, principalmente nos que já têm vários visitantes.
Assim, para realizar a estratégia de Link Building você deve contatar meios que tenham personas semelhantes a sua. Até porque parcerias como essa são benéficas para todos os envolvidos.
3. Anúncios
Investir em uma estratégia de anúncios, principalmente no Google Ads, também ajuda a atrair mais visitantes para o seu marketplace. Com isso, buscadores como o Google entendem que o seu domínio está se tornando cada vez mais importante. Isso acontece principalmente se a sua página tiver uma taxa de rejeição baixa, ou seja, se os visitantes ficarem nela por bastante tempo e retornarem para a sua plataforma.
4. Redes Sociais
Usar as redes sociais também é muito importante para o SEO do seu e-commerce ou Marketplace. Procure usar as mídias sociais disponíveis para divulgar seus produtos ou serviços. Também é interessante divulgar conteúdos relevantes sobre o seu nicho de mercado, para assim engajar seus seguidores.
5. Posts em blog
Outra dica importante é ter um blog do seu próprio e-commerce ou Marketplace. Você pode usá-lo para gerar conteúdo mais específico sobre determinados produtos ou serviços, ou para compartilhar dicas que ajudem seus compradores e vendedores. Essa estratégia irá te auxiliar a trabalhar as palavras-chave de forma mais assertiva, pois com um blog você tem maior domínio do conteúdo que é produzido.
Como ter uma estratégia de SEO orgânica no Google?
Agora você já sabe como colocar o SEO em prática na sua Loja Virtual ou no seu Marketplace. Mas, quais outras estratégias podem ser utilizadas para ter um SEO orgânico no Google? Abaixo, vamos te mostrar algumas:
1. Palavras-chave com um bom volume de busca
Não adianta indexar qualquer palavra-chave no seu site. É necessário trabalhar palavras-chave com bom volume de buscas no Google. Para isso, você pode utilizar o Google Keyword Planner, que te ajuda a encontrar palavras condizentes com as buscas que o seu público-alvo faz.
2. Conteúdo relevante
Para que seu site seja encontrado em buscas orgânicas no Google, é necessário trabalhar um conteúdo que seja realmente relevante. Ou seja, seu conteúdo deve agregar algo de valor aos leitores, além de estar de acordo com uma boa estratégia de palavras-chaves. Assim, sua plataforma será indexada organicamente no Google.
3. Tempo de carregamento da página
A velocidade de carregamento de sua página também afeta diretamente o resultado das suas ações de SEO. O ideal é que seu site carregue em três segundos ou menos.
Ter um carregamento lento de página pode levar a uma alta taxa de rejeição, o que prejudica ainda mais as classificações do seu site. Para medir o tempo de carregamento da sua plataforma, você pode usar a ferramenta Teste Meu Site do Google.
4. Monitoramento dos resultados e otimização constante
Para que sua página continue bem rankeada no Google você deve monitorar seu avanço. Por meio do monitoramento, você poderá identificar se sua plataforma está evoluindo de posição conforme as adequações de SEO realizadas. Para isso é importante que você tenha o Google Analytics e o Google Search Console configurados no seu site.
Afinal, as estratégias de SEO têm um retorno constante, mas isso não significa que você deve deixar o monitoramento de lado. Até porque seus concorrentes também podem estar acompanhando o progresso de seus próprios sites no Google.
Conclusão
Produzir conteúdo relevante e utilizar ferramentas de otimização de busca é essencial para qualquer empreendedor. Independente de você ter uma Loja Virtual ou um Marketplace, usar estratégias de SEO e as monitorar com frequência é fundamental para ter um negócio de sucesso.
E você, já tem um Marketplace? Quais estratégias de SEO você utiliza? Se você ainda não lançou seu Marketplace, agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.