Shopping Centers ainda são um modelo muito presente na vida das pessoas, mas esse modelo parece ter atingido o ápice do seu desenvolvimento, ainda que ele cresça em certas localidades. Reinventando o varejo de shoppings e também o e-commerce, a tecnologia possibilitou a criação do Shopping Center as a Service.
Neste texto, vamos falar o que é Shopping Center as a Service, como esse modelo funciona e de que forma a sua empresa também pode investir para integrar canais, conquistar e fidelizar mais clientes. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é shopping as a service?
2- Características do shopping as a service
3- Por que criar um shopping as a service?
4- Shopping as a service é o futuro do varejo?
5- Como criar um marketplace de serviços
6- Exemplos de marketplaces de serviços
7- Conclusão
O que é shopping as a service?
Shopping as a Service é um modelo de negócio em que uma empresa fornece uma plataforma para facilitar as compras de seus clientes. Isso pode assumir várias formas, como oferecer um site ou aplicativo no qual os clientes podem navegar e comprar produtos ou fornecer assistência pessoal para compras, a fim de ajudar os clientes a encontrar e comprar itens específicos.
Algumas empresas de Shopping as a Service também podem oferecer opções de entrega ou retirada, bem como outros serviços adicionais, como embrulho para presente ou gerenciamento de devoluções. O objetivo do Shopping as a Service é tornar o processo de compra mais conveniente e eficiente para o cliente.
O Shopping as a Service pode funcionar como um modelo análogo ao Marketplace, em que um shopping, loja de departamentos ou outro tipo de loja pode abrir uma plataforma para vender na internet, juntando o melhor do mundo físico e do digital.
Características do shopping as a service
Veja algumas características do modelo Shopping as a Service:
- Conveniência: O Shopping as a Service busca tornar a experiência do cliente mais conveniente, oferecendo uma variedade de serviços que facilitam a localização e a compra dos produtos ou a contratação de serviços que precisam.
- Personalização/Customização: muitas plataformas de Shopping as a Service oferecem recomendações e assistência personalizadas para ajudar os clientes a encontrar produtos que atendam às suas necessidades e preferências específicas.
- Integração com outros serviços: certos Shoppings as a Service podem oferecer integração com outros serviços, como entrega ou gerenciamento de devoluções, para fornecer uma experiência de compra mais completa.
- Múltiplos canais: o Shopping as a Service pode oferecer seus serviços por meio de vários canais, incluindo plataformas online, lojas físicas e apps para atingir um público mais amplo.
- Assinaturas: algumas empresas oferecem assinaturas, nos quais os clientes pagam uma taxa para acessar uma serviços relacionados a compras continuamente. É o que faz a Amazon com o serviço Prime, por exemplo.
- Foco no cliente: um aspecto fundamental desse modelo é o foco em fornecer uma experiência positiva ao cliente, que pode incluir assistência personalizada, navegação fácil e atendimento responsivo.
Dica: Quer saber quais são as tendências das vendas online para este ano? Confira neste e-book!
Por que criar um shopping as a service?
O mercado de Shopping as a Service está aquecido e isso mostra que o público tem visto relevância no modelo. Veja bons motivos pelos quais a sua companhia deveria abrir um Shopping as a Service.
- Atender às necessidades dos clientes: hoje, muitos consumidores procuram maneiras mais convenientes e eficientes de comprar. Uma plataforma de Shopping as a Service pode ir ao encontro dessa demanda.
- Diferenciar da concorrência: ao oferecer serviços que vão além da simples venda de produtos e prestação de serviços, uma empresa pode se diferenciar dos concorrentes e oferecer uma experiência de compra mais atraente.
- Criar novas fontes de receita: um Shopping as a Service pode gerar receita por meio de assinaturas, comissões sobre vendas e outras taxas, gerando uma fonte adicional de capital para o seu negócio.
- Coletar dados do cliente: quando oferece uma variedade de serviços de compras, uma empresa pode coletar dados valiosos sobre gostos e comportamentos do cliente. Essas informações podem ser usadas para melhorar a experiência de compra e basear decisões estratégicas.
- Fidelizar clientes: uma experiência de compra de alta qualidade incentiva os clientes a retornar e continuar comprando. Essa fidelização tem grande valor para a perenidade da empresa.
Shopping as a service é o futuro do varejo?
É difícil prever com precisão o futuro do varejo, mas é provável que o Shopping as a Service mantenha grande importância na evolução do setor. Muitos consumidores querem maneiras mais convenientes de comprar. As empresas capazes de atender a essa demanda por meio de plataformas Shopping as a Service estão em uma posição muito estratégica.
Ademais, à medida que mais compras vão para o e-commerce, é provável que o papel das lojas físicas continue sofrendo alterações e as empresas que se adaptam tenham uma vantagem no mercado. Vale lembrar, entretanto, que esse é apenas um modelo dentre tantos. Por isso, outras formas de varejo devem continuar relevantes também.
Como criar um marketplace de serviços
Você também pode criar um marketplace de serviços ou Shopping as a Service para o seu negócio. Veja alguns passos importantes:
Defina e valide sua ideia de mercado
O primeiro passo é definir e validar a ideia de mercado, o modelo e as características de negócio que serão implementadas. Isso inclui características de clientes, produtos e/ou serviços que serão comercializados, diferenciais de negócio e termos de uso.
Valide a sua ideia com um protótipo ou por meio de pesquisas de mercado. Sinta as demandas dos clientes e realize as alterações necessárias.
Dica: Valide a sua ideia antes de lançá-la no mercado. Saiba como neste e-book!
Escolha a sua plataforma
Esse passo é fundamental. É muito importante escolher uma plataforma que atenda de fato às necessidades e especificidades do seu modelo de negócio. O Ideia no Ar opera como um Marketplace as a Service e tem amplitude de escopo para servir Shoppings as a Service, bem como diversos outros modelos de vendas digitais.
Outras opções podem ser criar uma plataforma do zero ou recorrer a fábricas de software. Embora essas opções permitam customização, custos de pessoal, serviços e tempo de desenvolvimento tornam estas opções inviáveis para o seu negócio.
Lance e expanda o seu negócio
Tudo definido, é hora de lançar o negócio, vender e monitorar os dados da performance da empresa. Utilize softwares como ERP, CRM e outros para gerar dados e ficar por dentro dos pontos fortes e fracos que a empresa tem vivenciado. Tome decisões estratégicas baseadas em dados e evite a intuição.
Exemplos de marketplaces de serviços
Veja alguns exemplos de marketplaces de serviços que podem servir de inspiração para o seu negócio.
Postmates
O Postmates é um Shopping as a Service centrado em comida. Aqui, falamos de comidas prontas, produtos de padarias e mercearias, produtos de supermercado e outros. É um modelo parecido com o servido pelo iFood no Brasil. A empresa foi adquirida pela Uber e está presente em mais de 2.900 cidades americanas.
TaskRabbit
O TaskRabbit é um marketplace de serviços que conecta pessoas com seus vizinhos próximos. Mas a ideia aqui não é ser uma rede social, mas sim, uma rede de conveniências. Está precisando de uma “chupeta” no carro? Algum vizinho pode ajudar no TaskRabbit. Ajuda para instalar uma cortina ou trocar um chuveiro? Mesma coisa. Dessa forma, pessoas têm se apoiado e ainda feito uma renda extra nos EUA.
Upwork
O Upwork, por sua vez, é uma plataforma de contratação de serviços freelancer. Ele permite, de forma rápida e segura, a integração entre tomadores e prestadores de serviço de uma infinidade de funções. O Upwork é um dos principais players desse segmento nos Estados Unidos.
Os três apps que mencionamos acima também integram o universo de Shopping as a Service por otimizar a experiência de clientes e possibilitar a integração de compradores com vendedores de forma personalizada e assistida.
Conclusão
O Shopping as a Service pode ser um modelo bastante interessante para o seu negócio, ainda que ele já atue com vendas presenciais e até mesmo com e-commerce. Ele pode servir como o impulso necessário para seu empreendimento integrar modalidades de venda e conquistar clientes pela conveniência e segurança nas compras. O Ideia no Ar pode ser um grande aliado nessa transição.
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda receber apoio de uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!