Introdução
Um site marketplace é um local na Internet onde vários vendedores negociam com diversos compradores. Ou seja, praticamente um shopping digital. Porém, os sites marketplace podem proporcionar grandes oportunidades de negócio.
Neste conteúdo iremos dar mais informações sobre como funciona um site marketplace. Por isso, traremos exemplos de como você pode abrir o seu. Além disso, algumas dicas de como trabalhar para deixar seu site marketplace ainda mais atrativo para os clientes. Quer saber mais? Pois, acompanhe conosco!
O que é um site marketplace?
Um site marketplace é um espaço de negócios bastante rentável na Internet. Isto é, ele representa a evolução do e-commerce. O diferencial destes sites é que ele conta com diversos vendedores e/ou prestadores de serviços. Desta forma, quem compra conta com mais variedade e, consequentemente, menor preço.
Em primeiro lugar, hoje um site marketplace pode vender de tudo. Portanto, pode ser um empreendimento mais abrangente ou operar vendendo produtos ou serviços voltados a algum nicho. É um mercado bem variado e que está passando por um momento de grande crescimento.
Quem compra pela Internet hoje provavelmente já fez negócios com um site marketplace mesmo que não saiba. Logo, estamos falando de plataformas como Mercado Livre, Magalu, Shopee, AliExpress, Shein, Americanas e outras.
Vantagens de um site marketplace
O site marketplace é um tipo de empreendimento que pode trazer grandes oportunidades. Assim, o empreendedor poderá fazer bons negócios mesmo sem gastar uma fortuna em investimentos iniciais e/ou custos operacionais.
A primeira vantagem é justamente esta: a baixa demanda de infraestrutura e pessoal. Os custos iniciais são bastante reduzidos se comparamos um site marketplace com negócios presenciais. Além do mais, até quando comparamos site marketplace e e-commerce convencional, o modelo marketplace é mais lucrativo no longo prazo.
Tudo isso leva a uma outra grande vantagem: o site marketplace é um modelo de negócio escalável. Isto é, tem grande potencial de crescimento mesmo mantendo uma estrutura similar de dívidas e gastos cotidianos.
Em um site marketplace, a mesma estrutura virtual que mantém 10 lojas virtuais pode ser utilizada para sustentar 50 lojas no mesmo espaço. Ou seja, isto não acontece no e-commerce tradicional, feito de lojas virtuais individuais.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso!
Exemplos de site marketplace
Portanto, agora vamos trazer para você alguns exemplos de site marketplace. Estas são algumas empresas com modelos de negócios bastante diferentes. Porém, elas têm algo em comum: o uso de um site marketplace para vender seus produtos e serviços.
Vamos lá?
Amazon
Em primeiro lugar, a Amazon dispensa apresentações. É um site marketplace que vende uma infinidade de produtos. Esta empresa atua em um modelo híbrido de marketplace com loja virtual. Ou seja, além de contar com estoque próprio, a Amazon também tem um espaço onde ela oferece produtos de vendedores em todo o mundo.
É uma das empresas mais valiosas do mundo e hoje a Amazon está presente em mais de 70 países diretamente.
Uber
Quem não está habituado ao universo do marketplace pode achar estranho encontrar o Uber aqui. Porém, esta empresa também pode ser considerada um empreendimento no modelo do marketplace. Neste caso, estamos tratando de um marketplace de serviços de transporte.
Ou seja, milhares de motoristas oferecem seus serviços aos consumidores. Enquanto isso, o site marketplace tem apenas a função de mediar esta relação e dar mais segurança para ambos os envolvidos neste negócio. Ou seja, motorista e passageiro.
Airbnb
Assim como o Uber, o Airbnb também é considerado um site marketplace. Neste caso, estamos falando de um marketplace de serviços de hospedagem e turismo. O funcionamento é muito similar ao do Uber. Porém, o serviço oferecido aqui está relacionado à hospedagem de clientes em imóveis próprios.
Como você pode notar, o marketplace também pode ser uma iniciativa muito interessante de incentivo à economia compartilhada.
Doctoralia
A Doctoralia é um exemplo bem interessante de site marketplace na área da saúde. Ou seja, a partir desta plataforma, milhões de pacientes podem agendar suas consultas ou procedimentos de saúde com profissionais de todo o país. Tudo rapidamente e com valores quase sempre mais acessíveis em relação aos planos de saúde.
Apple Store
Em primeiro lugar, o que faz da Apple Store um marketplace? Na verdade, tudo!
Isto é, este é um espaço onde milhares de desenvolvedores disponibilizam seus Apple gratuitos e pagos para milhões de usuários. Neste caso, podemos considerar os próprios Apps como produtos.
Vender em um marketplace ou criar um site marketplace?
Como você pode ter notado, em um marketplace você pode atuar tanto como vendedor, quanto como dono da plataforma. Mas qual papel pode te trazer os melhores resultados?
Ao vender em um marketplace, você pode operar com baixos custos. Entretanto, será necessário cuidar da logística do estoque e pagar as taxas e comissões praticadas pelo marketplace. Ou seja, seu negócio pode ser bastante lucrativo. Entretanto, dificilmente ele será escalável.
Se você criar um site marketplace, porém, seu negócio pode ser bastante escalável. O grande desafio aqui é criar uma estratégia de seleção de nichos e de precificação que garanta lucro aos vendedores e bons preços ao consumidor final.
No geral, considerando os prós e contras, ser dono do seu marketplace é a melhor escolha.
Dica: baixe já gratuitamente o kit completo de marketing digital para marketplace!
Como criar um site marketplace?
Por fim, veja algumas dicas de como você pode fazer para criar o seu marketplace de sucesso!
- Escolha um nicho de mercado: já existem hoje grandes players do marketplace em modelos mais abrangentes. Por isso, uma escolha estratégica para seu negócio é atacar um nicho mais específico.
- Defina sua persona: a definição da persona é um passo crucial para o sucesso do marketplace. Assim, a Persona é o seu cliente ideal. É para ela que serão direcionados os esforços de marketing e vendas.
- Escolha a plataforma ideal: você sabia que existe uma plataforma especializada na criação e na manutenção de site marketplace? O Ideia no Ar ajuda estas empresas a ter mais vendas com uma plataforma mais econômica e pronta para usar.
- Defina seu modelo de negócio: como o seu site marketplace vai fazer para ganhar dinheiro? Esta definição de modelo de negócio também é fundamental para o seu planejamento estratégico.
- Planeje o seu marketing: como serão realizadas as suas campanhas de venda? Por isso, é muito importante definir o seu orçamento e as suas estratégias de marketing para negócios mais assertivos.
Conclusão
Enfim, um marketplace pode representar a sua oportunidade de crescimento e independência financeira. Você pode começar a vender pela Internet sem sequer possuir estoque próprio. Basta mediar a negociação entre vendedores e compradores. Por que não começar agora?
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.