A inovação pode ser um fator diferencial para o sucesso ou para o crescimento de uma empresa. Criar um spin-off de empresa tem sido uma decisão estratégica para diversas companhias para turbinar seus resultados e, de quebra, gerar novos produtos e serviços super relevantes para o mercado.
Neste texto, você irá entender o que é o spin-off de empresa, como ele é concebido, em que casos ele é útil e quais os principais momentos as empresas utilizam dessa estratégia. Se você quer saber mais sobre esse contexto, acompanhe com a gente!
Sumário
1 O que é uma spin-off de empresa?
2 Quando surge o spin-Off de empresa
3 Diferença entre spin-off e startup
4 Quais as vantagens de uma spin-off
5 Tipos de startups spin-off
6 Exemplos de spin-off
7 Como criar uma spin-off na sua empresa
8 Quando é hora de fazer uma spin-off?
9 Conclusão
O que é uma spin-off de empresa?
O termo Spin-off é bastante comum na área do cinema, das séries e até da música. Por exemplo, um personagem secundário pode se destacar tanto a ponto de um filme posterior ser feito apenas para contar a sua história. A Dory, de Procurando o Nemo, representa bem esse conceito.
A ideia foi aplicada a empresas durante a década de 1960, com os centros de pesquisa do Vale do Silício, na Califórnia. Dessa forma, a Spin-off também se mostrou uma estratégia muito vantajosa para empreendedores. Afinal, trata-se da criação de uma nova empresa ou produto, a partir do seu negócio atual.
Assim, você aproveita todo o conhecimento e estrutura que já possui para inovar e expandir. Se você vende muito um determinado produto ou deseja ampliar sua atuação para diferentes públicos, a criação de uma Spin-off pode ser bem-vinda.
Entenda melhor o que é uma Spin-Off no vídeo abaixo.
Quando surge o spin-Off de empresa
A maioria dos spin-offs surge em momentos nos quais a empresa-mãe apresenta bons resultados financeiros, mas entende que diversificar a sua oferta de marcas pode ser uma estratégia assertiva para ampliar ainda mais a receita. Ou seja, pode ser um momento no qual a companhia entende que sua marca atingiu o seu limite de crescimento (sem inovação) e/ou sentiu uma estagnação nos resultados.
Entretanto, há também casos opostos. Uma empresa em dificuldades para se estabelecer utiliza o spin-off como uma maneira de aumentar suas chances de sobrevivência e se recuperar financeiramente. Essa é uma atitude arriscada, do ponto de vista gerencial, pois criar uma spin-off quase sempre demanda investimentos e novos custos. Portanto, é um passo que exige planejamento.
Diferença entre spin-off e startup
Uma spin-off é o lançamento de um produto ou negócio, a partir de uma empresa já existente. Já uma startup é um modelo de negócios escalável, repetível, geralmente relacionado à tecnologia. Mas nada impede que a sua spin-off seja uma startup. Aliás, essa escolha permite um crescimento ainda mais exponencial.
Grandes empresas já adotaram a estratégia, criando startups para ampliar seu alcance. O banco Itaú, por exemplo, criou o Cubo, um coworking de empreendedorismo tecnológico. O espaço possui mais de 200 startups e está em plena expansão.
Outro exemplo é a Youse, startup criada pela Caixa Seguradora. Essa Spin-Off é um aplicativo de seguros que conquistou principalmente os jovens, pela praticidade do atendimento online e a burocracia reduzida.
Além disso, há empresas que optam por “spinoffar” de forma mais tradicional, como é o caso da Boticário. As spin-offs “Eudora” e “Quem Disse, Berenice?” atingem novos públicos e proporcionam diferentes experiências aos clientes.
Outro exemplo de empresas que podem criar spin-offs são marketplaces. Esse tipo de negócio está cada vez mais em alta e é considerado a evolução do e-commerce, por apresentar um alto potencial de rentabilidade.
Nesse sentido, uma possibilidade de spin-off é um restaurante que percebe a oportunidade de investir no mercado de alimentação saudável ou vegana e cria um marketplace de restaurantes focados apenas nesse nicho de mercado.
Quais as vantagens de uma spin-off
Empresas que abrem uma spin-off podem ter como resultado diversos benefícios, vantagens estratégicas e oportunidades de negócio que podem literalmente revolucionar a realidade do negócio. Olha só:
Atender um novo nicho de mercado
Uma spin-off permite ampliar a atuação de quem empreende para mais nichos de mercado. Muitas vezes, só lançar um novo produto dentro da sua empresa atual não é suficiente para atrair e conectar com os desejos de um novo público. Assim, a estratégia de Spin-off é ideal, pois envolve a criação de um modelo diferente e com identidade própria. A startup Youse, por exemplo, lida com um público jovem e digital, enquanto sua “empresa-mãe”, a Caixa Seguradora, foca em clientes mais tradicionais.
Expandir sem comprometer o negócio principal
Outra vantagem da spin-off é a sua independência em relação ao negócio principal. Ou seja, você não precisa associar diretamente o novo empreendimento ao seu atual projeto. Dessa forma, é possível expandir sem comprometer sua renda principal ou sua empresa já consolidada. Além disso, você possui mais liberdade e segurança para inovar, além de poder testar mais ideias.
Direcionar o foco da equipe
Ao lançar uma spin-off, a dica é selecionar pessoas da sua equipe para focar nesse novo empreendimento. Com uma equipe dedicada, fica muito mais fácil obter bons resultados. Uma ideia é abrir um novo escritório para alocar essas pessoas ou então buscar um espaço de coworking.
Novo modelo de negócios com baixo investimento
Um grande benefício da spin-off é o baixo investimento para a criação de um novo modelo de negócios. Com essa estratégia, é possível testar sua ideia utilizando poucos recursos. Isso porque não se trata necessariamente da abertura de lojas ou filiais. A sua spin-off pode ser online, por exemplo, pela criação de um aplicativo, software ou site. Além disso, seria necessário apenas realizar mudanças na comunicação e marketing desse novo modelo.
Tornar concorrentes em clientes
Além de tudo isso, a spin-off é uma boa maneira de eliminar a concorrência, transformando-a em clientes. Isso acontece principalmente se você optar por abrir uma startup. Assim, ao criar o seu shopping virtual, você pode convidar seus atuais concorrentes para se tornarem vendedores na plataforma. Nesse modelo, você atua como intermediário entre a oferta e a demanda, gerenciando os vendedores ou prestadores de serviço.
Essas são as maiores vantagens da criação de uma Spin-off, que também envolve a facilidade de inovação, a retenção de talentos e a possibilidade de iniciar um novo plano de negócios.
Tipos de startups spin-off
Como já falamos, uma spin-off pode ser criada de diferentes formas e não precisa necessariamente ter a abertura de novas praças. O marketplace e o SaaS são algumas das opções mais vantajosas e modernas, que permitem uma expansão online e rápida.
Saas
A sigla SaaS significa Software as a Service ou software como serviço. Ou seja, trata-se de algum serviço oferecido na forma de sistema na nuvem. Esse modelo de negócios funciona como um software autônomo e é bastante usado para automatizar processos que normalmente seriam manuais. Alguns exemplos são atividades de gestão financeira ou do ponto de funcionários.
O SaaS possibilita uma receita constante, por meio de assinaturas. Outra vantagem é a equipe enxuta, pois as áreas que demandam maior atenção são somente produtos e marketing, sem exigir uma grande quantidade de fornecedores.
Porém, o custo inicial para lançar um SaaS é alto. O motivo é a necessidade de contratar um programador ou empresa para desenvolvê-lo, já que não existem softwares prontos.
Marketplace
O marketplace é um modelo de negócios que conecta oferta e demanda, monetizando a conexão entre as partes. Muito utilizado por startups, o marketplace permite unir prestadores de serviços ou vendedores com os clientes.
Esse modelo exige um investimento inicial baixo, porque existem plataformas prontas, como a do Ideia no Ar. Dessa forma, o lançamento da sua spin-off fica muito mais simples e barato. E o melhor: existem muitos tipos de marketplace para você escolher.
Por exemplo, o marketplace pode ser uma grande oportunidade para você explorar um nicho de mercado, principalmente para oferecer serviços. Essa área é um oceano azul na internet, ou seja, existem poucos marketplaces de serviços. Assim, você como empreendedor pode criar uma spin-off desse tipo e atender uma grande demanda que hoje não está sendo suprida.
Outra opção é o marketplace B2B, que significa business to business, com o objetivo de intermediar negócios entre empresas. Uma grande vantagem desse modelo é aproveitar fornecedores e parceiros que o seu negócio atual já possui. Uma dica é convidá-los para serem vendedores ou prestadores de serviço na sua plataforma. Dessa maneira, você consegue escalar o negócio e atingir um público promissor, com elevado ticket médio e vendas mais assertivas e previsíveis.
Além das várias opções de marketplace, esse modelo de negócios possui várias vantagens. No caso da venda de produtos, o marketplace não exige estoque. Já para o oferecimento de serviços, não é preciso contratar pessoas, apenas intermediar os processos. Nessa lógica, você empreendedor pode apenas gerenciar a plataforma e ser a ponte para conectar a oferta e demanda, cobrando uma comissão por cada negócio fechado.
Dica: acesse já o checklist completo sobre como criar um marketplace de sucesso!
Exemplos de spin-off
Alguns spin-offs são extremamente conhecidos e populares entre o público e, como dissemos na introdução, revolucionaram suas empresas. Olha só alguns exemplos:
Playstation e Xbox
Os videogames Playstation e Xbox são spin-offs da Sony e da Microsoft, respectivamente. Dada a sua importância gigantesca dentro dessas corporações, Playstation e Xbox não são apenas marcas, mas representam praticamente “empresas dentro da empresa”.
Post-it
A marca de adesivos autocolantes Post-it também é um spin-off. Nesse caso, da gigante 3M. A Post-it atua com relativa autonomia em relação à sua empresa mãe e à marca principal 3M, que aparece apenas em segundo plano nas embalagens dos produtos.
Azul Seguros
A Azul Seguros não tem relação nenhuma com a companhia aérea homônima, mas sim, com a gigante seguradora Porto Seguro. É uma marca nova, com comunicação mais moderna, voltado a um público mais jovem, associado à tecnologia. Também é voltado a clientes de contas menores.
Smiles
A Smiles nasceu como um serviço de milhas e fidelidade da extinta companhia aérea Varig. Adquirida pela Gol em 2013, a Smiles também é uma spin-off que expandiu as suas operações ao longo do tempo. Começando apenas com milhas de aviação, a Smiles também lançou serviços financeiros e outras facilidades.
Uber Eats
Como o nome sugere, essa é uma spin-off da Uber. A empresa entendeu que poderia agregar mais valor ao mercado se transportasse, além de pessoas, comida e outros produtos.
Como criar uma spin-off na sua empresa
Para lançar a sua empresa spin-off é importante considerar e refletir sobre alguns fatores. Confira nossas dicas abaixo.
Definir o problema ou desejo do mercado que será atendido
O primeiro passo é definir qual será o foco da sua spin-off. Para isso, pense em qual problema ou desejo do público você irá resolver. Essa reflexão deve levar em conta o que você já aprendeu com seu empreendimento atual. Pense em quais produtos se destacam ou qual parcela do mercado nova você pode atender.
Definir o modelo de negócios
A próxima etapa é escolher o seu modelo de negócios, assim como preços, processos, público-alvo e estratégia de marketing.
Dica: acesse já gratuitamente o template de canvas de modelos de negócios!
Alocar uma equipe dedicada
Outra fase importante do lançamento da empresa spin-off é a definição da equipe. É necessário pensar sobre as funções e responsabilidades de cada funcionário. Também é ideal que a equipe seja enxuta, para testar e validar a sua ideia de negócio. Uma sugestão é escolher pessoas da sua operação atual para serem exclusivas do novo projeto.
Elaborar um planejamento de objetivos e métricas
Desenvolver um planejamento também é muito importante para a criação de uma spin-off. Estabelecer objetivos, metas, e métricas de curto e longo prazo é fundamental para avaliar se o negócio está atingindo bons resultados.
Colocar em execução
Depois de planejar, é hora de colocar a mão na massa. No momento da execução, é importante ter decidido qual será a plataforma da sua spin-off, como marketplace ou SaaS.
Quando é hora de fazer uma spin-off?
Se você possui um negócio digital e acredita que uma spin-off pode ser uma boa solução para crescer, veja alguns bons momentos nos quais a sua nova marca pode entrar em operação:
- Quando sua empresa tem uma grande nova ideia: não importa muito o momento. Se a sua empresa teve uma ideia incrível ou desenvolveu algo revolucionário, é o momento de fazer uma spin-off.
- Em tempos de consolidação de marca: se a sua marca já for bastante consolidada entre o público, há ótimas chances de que a sua spin-off já nasça com o mesmo prestígio do qual já é atribuído ao seu negócio inicial.
- Em tempos de mercado educado: muitos negócios digitais nascem inovadores e passam por um período de educação do público. Quando esse momento se encerra e o mercado já assimilou a sua proposta, pode ser um momento adequado para lançar uma spin-off e recomeçar este ciclo de crescimento.
Conclusão
Os exemplos mostram que spin-offs podem ser uma iniciativa de grande sucesso no universo empresarial. Uma forma pela qual os empreendimentos otimizam o seu crescimento e, até mesmo, se transformam totalmente a partir da inovação. Por isso, convém planejar e elaborar um spin-off para o seu negócio.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.