O mercado de startups unicórnio é crescente no Brasil e no mundo. Hoje existe um ecossistema em franca consolidação para investir e potencializar o alcance destes empreendimentos a uma escala global, levando muitos deles a vender ações na bolsa de valores.
Neste texto vamos falar sobre as startups unicórnio, o ecossistema que atua no crescimento destas empresas, algumas características deste tipo de negócio e os passos de sucesso que elas costumam dar para crescer até mais de 1000% em um único ano – e isso também pode acontecer com o seu negócio. Acompanhe para saber mais!
O mercado de startup
As Startups cresceram muito ao longo dos anos. Diversas empresas desse tipo têm surgido, e muitas das que já existiam vem crescendo e se destacando no mercado. Para você ter uma ideia, segundo a ABStartups, o número de Startups no país mais que triplicou, de 2015 a 2019, passando de 4.151 para 12.727.
Ou seja, os números mostraram que vivemos em uma fase de muitas oportunidades para quem deseja investir nessa área. O surgimento de hubs de inovação, coworkings aceleradoras, etc. foram essenciais para o desenvolvimento desse cenário ao longo dos últimos anos.
A comunidade de Startups envolve toda uma rede de apoio capaz de gerar novas oportunidades e acelerar o desenvolvimento. Corporate ventures, fundos de investimento, investidores anjo, parques tecnológicos… Todos fazem parte dessa comunidade. E, as Startups Unicórnio certamente só se tornaram possíveis por conta do desse cenário de integração.
O que é uma Startup Unicórnio?
A investidora Aileen Lee foi a primeira a usar o termo Startup Unicórnio em seu artigo Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups ou “Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”.
Mas, o que realmente é uma Startup Unicórnio? Esse conceito é na verdade bem simples. Unicórnio é o nome dado às Startups avaliadas em mais de U$ 1 bilhão.
O termo Unicórnio se refere ao fato desse tipo de Startup ser muito raro. O fato de unicórnios não existirem na vida real torna o termo ainda melhor, já que diversas Startups Unicórnio surgiram de ideias inovadoras, consideradas até inacreditáveis. E, ainda assim, se tornaram gigantes no mercado.
Como surgiram as startups unicórnio?
O formato de negócio de startups, em si, já é bastante recente e começou a se popularizar mais com o crescimento das empresas do Vale do Silício, baseadas em tecnologia. Com o tempo, as startups também assumiram diversas outras verticais (healthtechs, edutechs, legaltechs, insurtechs).
Entretanto, o termo “Unicórnio” é ainda mais recente. Tendo sido utilizado pela primeira vez em 2013, cravado pela fundadora do fundo Cowboy Ventures, Aileen Lee. Ao utilizar este termo, ela definiu empresas que cresceram a mais de US$ 1 bilhão sem investimento em bolsa de valores. A ideia do Unicórnio diz respeito à raridade e às especificidades deste tipo de empresa.
Para ele, são empresas que venceram grandes desafios e que atingiram o sucesso de forma bastante orgânica, em muitos casos até mesmo revolucionando o mercado onde atuam.
Características das startups unicórnio
Não existe uma regra geral para que uma startup se torne um unicórnio. Entretanto, estas empresas costumam possuir algumas características em comum. Vamos conhecer:
Inovação disruptiva
Uma das características mais presentes nas startups unicórnio é a inovação disruptiva. Essas características dizem respeito a produtos e serviços que tem o potencial e a intenção de substituir mercadorias já consolidadas no mercado. Foi o que aconteceu, por exemplo, com as contas digitais.
Embora elas não tenham substituído totalmente os bancos tradicionais, elas adquiriram uma parcela do mercado bastante significativa, se tornando o principal banco para milhões de clientes. Outro exemplo é a câmera digital, que tomou totalmente o lugar das câmeras fotográficas analógicas.
Pioneirismo
O pioneirismo não é, necessariamente, uma característica necessária para uma startup, uma vez que muitas apenas incrementam algo que poderia ser feito de forma mais assertiva. Contudo, quase todas as startups unicórnio possuem algo de pioneiro em seus modelos de negócio.
O pioneirismo ajuda uma startup a se destacar diante da concorrência. Também serve como um ótimo chamariz para novos clientes e faz os olhos dos investidores brilharem.
Tecnologia
Por outro lado, a tecnologia é a base de todas as startups. Independentemente do modelo de negócio no qual elas atuam, sempre há algo de tecnológico. Com as unicórnios, isso se torna ainda mais relevante. Nestes casos, a tecnologia realmente precisa ser um diferencial para fazer da startup um empreendimento atrativo.
Nas startups unicórnios há sempre uma grande sede de crescimento agressivo e acelerado. Por isso, é comum que nestes tipos de negócio a tecnologia esteja em desenvolvimento constante, fazendo com que a empresa aprimore cada vez mais a sua oferta de produtos e serviços, sempre testando a aceitação de novas mercadorias no mercado.
Foco no cliente
A preocupação com o cliente é sempre uma prioridade nas startups unicórnio. É preciso encantar o cliente, lhe proporcionando a experiência “Wow!” que fez startups como o Nubank, por exemplo, muito conhecidas dentre o mercado consumidor.
Estas empresas investem pesado em Customer Experience e Customer Success para que seus clientes possam ter as experiências mais proveitosas no pré, durante e pós-compra. É outro aspecto que precisa ser evoluído e validado à medida que a empresa cresce e obtém investimentos.
Dica: acesse já o webinar gratuito sobre como ter um atendimento ao cliente excelente!
Unicórnios brasileiros
O Brasil já tem algumas empresas que ostentam o título de Unicórnio. A consolidação de negócios digitais e serviços de delivery durante a pandemia da Covid-19 promete alavancar ainda mais empreendimentos a esta categoria nos próximos anos.
99
A 99 Taxi foi o primeiro Unicórnio brasileiro. A companhia de transportes anunciou a conquista após ter sido comprada pela Didi Chuxing, no início de 2018.
Hoje, a 99 Taxi mudou o nome para 99 e diversificou seus serviços. O marketplace de serviços da 99 apresenta as categorias pop, táxi e top, cada uma com uma particularidade e faixa de preço.
Nubank
O Nubank dispensa apresentações. Mas esta é uma das mais importantes startups unicórnios do país. Hoje, o Nubank já vale mais que o Itaú Unibanco em valor de mercado (apesar de operar no vermelho).
A história de escala do Nubank é bastante interessante. Eles começaram com um cartão controlado por app, sem taxas e sem fatura impressa. A praticidade e os baixos custos conquistaram milhões de clientes. Após diversas rodadas de investimento, o Nu passou a oferecer carteira digital, empréstimos pessoais e agora também possui uma corretora de investimentos: a NuInvest.
Um dos diferenciais do Nubank sempre foi o atendimento ao cliente, que mantém uma boa qualidade apesar de hoje o banco já ter mais de 10 milhões de clientes.
Pagseguro
O PagSeguro é um mediador de pagamentos fundado pela UOL. Apesar de ter como “empresa-mãe” uma das maiores corporações de internet do país, o caminho da Pagseguro enquanto empresa é o de uma startup unicórnio.
A empresa nasceu como uma mediadora de pagamentos para compras online cuja principal característica era assegurar a entrega do produto ao cliente. Caso o cliente não recebesse, era ressarcido. Com a popularização dos serviços de pagamento, a Pagseguro também expandiu seu portfólio, oferecendo conta digital e operando maquininhas de cartão.
Stone
A Stone também é uma startup unicórnio brasileira, que hoje negocia ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). A empresa se diferenciou da concorrência como uma operadora de máquinas de cartão com condições muito mais favoráveis às concorrentes consolidadas da época, a Cielo e a Redecard.
Movile
Talvez você nunca tenha ouvido falar da marca Movile, mas provavelmente conhece os negócios dela. A holding é dona de empresas como iFood, SpoonRocket e Sympla. Hoje, a Movile vale quase US$ 1 bilhão.
Gympass
A plataforma de marketplace de atividades físicas Gympass é um Unicórnio brasileiro. Criado pelos empreendedores Cesar Carvalho, Vinicius Ferriani e João Thayro em 2012, a empresa é hoje uma Startup de sucesso que atua em diversas academias. Em 2019, o Gympass já estava disponível em 14 países.
Loggi
A Loggi é um aplicativo de entregas via motoboy. A empresa funciona como uma intermediária que conecta clientes a um mensageiro. As opções incluem retirar um documento, uma encomenda ou outros pedidos que devem ser especificados.
QuintoAndar
Com uma plataforma marketplace que acaba com a burocracia no aluguel de casas e apartamentos, a Startup QuintoAndar revolucionou o setor imobiliário e se tornou Unicórnio.
A proposta dos empreendedores Gabriel Braga e André Penha era facilitar o processo de aluguel de imóveis residenciais, sem que houvesse burocracia ou necessidade de fiador. E o status de Unicórnio que a empresa tem hoje nos mostra que a ideia deu certo.
Ebanx
A Ebanx é outro unicórnio brasileira de grande relevância em nosso mercado. E ela tem uma característica bastante interessante: ela está sediada fora do eixo Rio-SP, tendo sua sede localizada no Centro de Curitiba. O Ebanx começou a operar a mediação de pagamentos para compras internacionais e domésticas.
Seus principais parceiros eram AliExpress, Shopee e Shein. Hoje, a startup já presta diversos outros tipos de serviços financeiros, atuando como uma instituição financeira para pessoas físicas e jurídicas.
Loft
A Loft é uma startup que criou um marketplace de reforma para imóveis. Na plataforma, os anunciantes podem revender os imóveis direto para terceiros. A marca foi fundada em 2018 e já é avaliada em R$ 1,5 bi.
IFood
O famoso aplicativo de delivery de alimentos também é um Unicórnio. Aliás, o aplicativo também é um marketplace que reúne em uma única plataforma diversos restaurantes.
Ainda em 2018 a Movile, empresa dona do iFood, recebeu um investimento de US$ 124 milhões. Isso só prova o quão disruptiva e escalável a Startup é, despertando o interesse dos investidores.
Startups unicórnio do mundo
Hoje, ainda, o mercado de inovação e startups é mais avançado nos países do Hemisfério Norte do que no Brasil. Nós temos bons exemplos de startups unicórnios espalhadas pelo mundo. Veja algumas:
ByteDance
A ByteDance é considerada uma das startups mais valiosas do mundo! A empresa, com sede na China, tem valor de mercado superior a US$ 15 bilhões, além de ter uma receita anual de, em média, US$ 37 bilhões.
O mercado em que a ByteDance atua é um dos mais promissores do mundo: a startup desenvolve e opera diversas plataformas de Inteligência Artificial.
Stripe
A Stripe é uma startup fundada em San Francisco, na Califórnia, EUA. É um modelo de negócio bastante comum, atuando na intersecção das carteiras digitais e intermediadores de pagamento. Desta forma, ela consegue atender tanto pessoas, como empresas. A Stripe atinge, por ano, uma receita de US$ 7 bilhões, em média.
SpaceX
A SpaceX é uma startup unicórnio que integra o portfólio de negócios de um dos homens mais ricos do mundo: Elon Musk. É uma empresa que tem a função de fabricar módulos e aeronaves espaciais. Em 2021, a primeira nave da companhia decolou e chegou à atmosfera – com passageiros pagantes e não pagantes.
A empresa tem sido custeada totalmente por seu CEO, Elon Musk, porém, a expectativa é que no futuro, quando a viagem ao espaço for uma realidade, a SpaceX se torne uma das companhias mais valiosas do planeta.
Didi Chuxing
A Didi é a maior empresa de transporte privado por aplicativos da China. Após receber diversos outros investimentos de fundos e hubs, a companhia comprou as operações da subsidiária chinesa da Uber e hoje é uma das companhias mais valiosas do setor em todo o planeta.
InstaCar
A InstaCar é uma startup que presta serviços de aluguel de carros. Até aí, nada demais. A questão é que a companhia possui diversos carros espalhados por toda a Europa. Basta que o cliente baixe o aplicativo, contrate um carro, encontre o veículo mais próximo e dirija pelo tempo que precisar. Depois, ele deixa o carro no lugar que julgar mais conveniente. O veículo já está disponível ao próximo cliente.
UiPath
A UiPath é uma empresa B2B que desenvolve serviços de software para automação de diferentes níveis, setores e modelos de negócio. A empresa nasceu muito pequena, na Romênia em 2005. Porém, após mostrar grande potencial, a startup recebeu diversas rodadas de investimento e mudou sua sede para Nova Iorque. Hoje a UiPath negocia ações até mesmo na bolsa de valores do Brasil – B3.
Global Switch
A Global Switch é uma startup B2B que teve como um de seus principais trunfos o pioneirismo. A empresa, fundada em 1998, foi uma das primeiras companhias a voltar o seu modelo de negócio totalmente para a operação de data centers dedicados a arquivos em nuvem – algo ainda bastante incipiente na época.
A empresa possui data centers em diversos países da Europa, da Ásia e do Pacífico. Hoje ela possui diversas subsidiárias ao redor do mundo.
Databricks
A Databricks é outra companhia que ficou bilionária criando softwares para empresas. Neste caso, eles atuam em diversos segmentos, desde pequenos empreendimentos até grandes corporações.
A Databricks também foi um importante player da cultura compartilhada, desenvolvendo alguns algoritmos de desenvolvimento de dados e machine learning com código aberto, que podiam ser alterados e aprendidos por quaisquer desenvolvedores sem custo.
Rivian
A Rivian é uma montadora americana de carros elétricos – uma das principais concorrentes da Tesla, a principal companhia do setor hoje. A empresa nasceu em 2009 como startup e recebeu diversas rodadas de investimentos nos EUA e de outros países, até que seu valor de mercado ultrapassasse o bilhão de dólares.
Hoje a empresa atua como uma corporação de capital aberto, negociando suas ações na Bolsa NASDAQ, também de Nova Iorque.
Modelos de negócio das Startups Unicórnio
Apesar de terem aspectos em comum, existem diferentes tipos de startups unicórnio. Confira:
Marketplace
O marketplace é uma plataforma online que funciona como um shopping virtual. O modelo serve para conectar oferta e demanda, seja de produtos ou serviços. A facilidade, praticidade e inovação desse tipo de negócio leva muitos a crer que os marketplaces são a evolução do e-commerce. Empresas como Uber, Facebook, Airbnb e Mercado Livre são exemplos de sucesso de “shoppings virtuais”.
Tal modelo de startup unicórnio é recomendado para empreendedores que desejam criar um negócio escalável e com foco em um nicho de mercado específico. A boa notícia é que hoje em dia é muito mais simples criar um marketplace. Isso porque há plataformas prontas e customizáveis, como o Ideia no Ar. Elas permitem que você lance seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso!
SaaS
Outro modelo possível de startup unicórnio é o Software as a Service (SaaS) ou software como serviço. Basicamente, esse tipo de negócio oferece um serviço na nuvem e funciona como um software autônomo. Assim, ele facilita e automatiza processos e atividades.
Normalmente, o público são empresas, em vez de pessoas físicas. Aplicativos como Gmail, Evernote, Trello e Netflix são exemplos comuns de SaaS. Inclusive, o próprio Ideia no Ar é um SaaS para criação de marketplaces.
Uma desvantagem desse modelo é o custo elevado de investimento. Afinal, é difícil encontrar uma plataforma pronta para SaaS. Por isso, geralmente é necessário contratar programadores e desenvolver do zero. E, esse processo pode ser caro e demorado.
Fintech
A própria palavra fintech já mostra a essência desse modelo de negócios, que é a junção de “finanças” com “tecnologia”. Normalmente, o resultado é uma experiência de qualidade para o usuário: serviços práticos, pouco burocráticos e custos reduzidos.
Alguns exemplos de serviços oferecidos por fintechs são fornecimento de cartão de crédito, meios de pagamentos, financiamentos, transferência de recursos e seguros. Atualmente, NuBank, PicPay e Creditas são casos populares de fintechs.
Como criar uma Startup Unicórnio?
Você já entendeu o que é uma startup unicórnio e quais são seus tipos. Agora, vamos te mostrar um passo a passo das principais etapas para você criar uma startup unicórnio. Vamos lá?
Ter um ideia inovadora
O primeiro passo parece clichê, mas startups unicórnios nascem de ideias inovadoras e bem estruturadas. Isto é, não adianta nada ter uma ideia incrível se ela não for estruturada. Então, não deixe de lado estágios importantes como fazer uma pesquisa de mercado, definir a persona, criar um MVP e escolher o modelo de negócios.
Além disso, foque em testar a sua solução. Converse com potenciais clientes e entenda suas necessidades e desejos. Resumindo, você precisa saber se sua ideia é viável na prática.
Promover grandes mudanças
Além de ter uma ideia inovadora de startup, é fundamental que ela de fato gere mudanças no mercado. Ou seja, precisa ser uma inovação disruptiva, que quebre os paradigmas atuais e promova uma transformação.
Esse tipo de ideia cria mercados e demandas que as pessoas nem sabiam que tinham. Por exemplo, o WhatsApp substituiu os SMSs e o NuBank está tomando o lugar dos bancos tradicionais.
Porém, não é necessário ter um insight genial e inesperado. Boas ideias surgem do exercício da criatividade e de muita dedicação, estudo e pesquisa. Portanto, busque ter sempre um mindset de crescimento.
Ser escalável
A escalabilidade é um fator chave para o sucesso de qualquer startup. Isso significa que tais empresas conseguem crescer sem aumentar seus custos proporcionalmente. Aliás, é por isso que as startups são tão vantajosas e podem aumentar seu faturamento em um ritmo mais acelerado do que empresas convencionais. Essa característica está bastante associada às organizações exponenciais.
Aprender com os erros
“Teste rápido, erre rápido e aprenda rápido”. Essa máxima precisa ser levada à sério em qualquer startup unicórnio. Afinal, esse tipo de negócio deve ser ágil e dinâmico, para acompanhar as rápidas transformações do mercado.
Tal ideia tem muito a ver com experimentação. Ou seja, testar novas estratégias e avaliar se elas funcionam de maneira prática. Essa estratégia também é relevante na metodologia Lean Startup, na qual as necessidades do cliente e a solução oferecida pela empresa vão sendo construídas juntas, por meio da execução.
Captar investimento
A captação de investimento também é um passo importante para diversas startups unicórnio. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como investimento anjo, aceleradoras, incubadoras ou programas governamentais. Mas, o mais importante é ter validado sua startup e apresentar métricas que comprovem o potencial de sucesso do negócio.
Expandir o negócio
Por fim, nesta etapa o foco é crescer a sua startup. Nesse estágio, pode ser interessante fazer novas rodadas de investimento e rever possíveis pontos de melhoria no modelo de negócios.
Quando a startup entra na fase de ganhar escala, ela pode se tornar um unicórnio, empresa de capital aberto ou ser vendida.
Conclusão
Algumas startups unicórnios atingem valores absurdamente grandes ao longo de sua operação, chegando à bolsa de valores. Muitas destas empresas ajudam a transformar o mercado como um todo e têm impacto direto sobre a vida e a forma como as pessoas consomem.
E, sabe o que várias startups unicórnio têm em comum? Elas são marketplaces. A boa notícia é que hoje você pode lançar um negócio desse tipo de forma prática e acessível, com plataformas prontas como o Ideia no Ar.
Quer criar o seu próprio marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.