Um dos processos mais importantes para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou modelo de negócio, é o processo de compras e as relações com os fornecedores. Procedimentos de strategic sourcing se mostram como uma das formas mais eficazes de lidar com essas ações e trazer os melhores resultados para o seu negócio.
E-commerces, marketplaces e outros modelos de negócios que dependem de bons fornecedores e eficiência de vendas, especialmente, precisam se atentar ao strategic sourcing na área de compras. Por isso, acompanhe o conteúdo que preparamos para você.
Sumário
1- O que é strategic sourcing?
2- Como funciona o strategic sourcing?
3- Estágios do strategic sourcing
4- Como surgiu o strategic sourcing?
5- Vantagens do strategic sourcing
6- Relação entre strategic sourcing e supply chain
7- Como aplicar o strategic sourcing na sua empresa
8- Marketplace para gestão de fornecedores
9- Conclusão
O que é strategic sourcing?
É um processo de aquisição que envolve a identificação, avaliação e seleção de fornecedores ou vendedores que possam oferecer produtos e serviços que atendam aos objetivos de negócios da sua empresa. O objetivo do strategic sourcing é desenvolver relacionamentos de longo prazo com fornecedores que possam agregar mais valor para o seu negócio em termos de qualidade, preço, entrega e inovação.
O processo de strategic sourcing pode ajudar as empresas a reduzir custos, melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, além de otimizar seus processos de compras. Também permite que os negócios construam relacionamentos mais frutíferos com os fornecedores, o que pode levar a uma maior colaboração e inovação a médio e longo prazo.
Como funciona o strategic sourcing?
O strategic sourcing envolve a identificação de potenciais fornecedores, estabelecendo com eles um relacionamento de longo prazo e negociando contratos que melhor atendam às necessidades da empresa.
O processo também inclui o monitoramento constante do desempenho do fornecedor, realizando revisões regulares e fazendo os ajustes conforme necessário e de acordo com demandas específicas da empresa em cada período.
O sourcing estratégico ainda envolve o gerenciamento dos riscos do fornecedor (due diligence), a análise das tendências do mercado e a compreensão do cenário competitivo. Por meio desse processo, o seu negócio consegue ter acesso a produtos e serviços de maior qualidade, enquanto reduz custos.
Estágios do strategic sourcing
Para a realização de um processo completo de strategic sourcing, os passos descritos a seguir são fundamentais:
- Análise de gastos: coleta e análise de dados para obter informações sobre os gastos habituais da sua empresa e identificar áreas para possíveis economias.
- Seleção de fornecedores: pesquisa de potenciais fornecedores e suas ofertas para identificar o que melhor se adapta às necessidades da organização. A pesquisa pode acontecer por prospecção do fornecedor, redes sociais, pela internet, por ofertas públicas ou a partir de um marketplace interno no qual os fornecedores procuram a sua empresa.
- Negociação: uma vez identificados os fornecedores potenciais, a sua empresa pode começar a negociar os melhores termos, preços e serviços. É preciso barganhar para obter sempre as condições mais favoráveis para o seu negócio.
- Gestão de contratos: assim que um contrato é assinado, a empresa deve garantir que todos os termos e condições sejam atendidos e atualizados conforme necessário. Nessa parte, podem ser envolvidas áreas relacionadas a compliance, como o jurídico, especialistas da área de compras e outros gestores.
- Gerenciamento de desempenho: monitorar e avaliar o desempenho do fornecedor para garantir que eles atendam aos requisitos da organização. Ferramentas automatizadas como um ERP ou até mesmo o seu marketplace interno podem ajudar neste processo.
- Melhoria contínua: esse é um processo contínuo que envolve a identificação e implementação de mudanças e a correção de gargalos que levarão à redução de custos e à melhoria do desempenho.
Como surgiu o strategic sourcing?
No mercado empresarial, processos vão sendo criados, aprimorados e dão origem a novos procedimentos. Nesse sentido, o strategic sourcing é uma evolução do processo de aquisição tradicional.
Ele se tornou cada vez mais popular à medida que as organizações buscam adotar uma abordagem mais ampla e estratégica para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e não apenas a realização de ações isoladas.
O objetivo do strategic sourcing é criar uma vantagem competitiva em relação às demais empresas do segmento, otimizando o valor gerado por cada relacionamento com o fornecedor, identificando, alavancando economias de escala e melhorando a eficiência geral da cadeia de suprimentos.
Vantagens do strategic sourcing
Empresas que desenvolvem processos internos de strategic sourcing podem tirar proveito de diversas vantagens, entre elas:
- Maior eficiência e economia de custos: as técnicas de sourcing estratégico são projetadas para reduzir custos, despesas e melhorar a eficiência do seu negócio, simplificando o processo de aquisição, reduzindo retrabalhos e alavancando economias escaláveis.
- Relacionamentos estratégicos com fornecedores: ao usar técnicas de strategic sourcing, as empresas podem criar relacionamentos mais frutíferos e mutuamente benéficos com seus fornecedores. Isso leva a maior transparência, melhor preço e melhor desempenho.
- Aumento da qualidade: com compras feitas de maneira estratégica, a sua empresa identifica e seleciona os melhores fornecedores para suas necessidades, resultando em melhor qualidade e desempenho e, consequentemente, mais satisfação do consumidor.
- Visibilidade aprimorada: as técnicas de strategic sourcing fornecem às organizações maior visibilidade e controle sobre sua cadeia de suprimentos, permitindo que identifiquem riscos potenciais e tomem ações corretivas com antecedência.
- Risco reduzido: ao avaliar e selecionar os melhores fornecedores, as organizações podem reduzir sua exposição a riscos e garantir a segurança de sua cadeia de suprimentos.
Relação entre strategic sourcing e supply chain
O strategic sourcing está intimamente relacionado à gestão do supply chain ou cadeia de suprimentos.
Os relacionamentos com fornecedores criados a partir do strategic sourcing ajudam a criar uma cadeia de suprimentos eficiente, econômica e confiável, com resultados previsíveis e mais simples de gerir. É um componente importante da estratégia geral do supply chain de uma empresa, pois influencia na capacidade do seu negócio de fornecer materiais e serviços de maneira eficiente e econômica.
Como aplicar o strategic sourcing na sua empresa
Veja algumas ações que a sua empresa pode tomar para implementar o strategic sourcing de maneira assertiva:
- Identifique e analise sua cadeia de suprimentos atual: reserve um tempo para examinar o seu supply chain atual, faça um diagnóstico e identifique áreas de oportunidade para economia e desempenho aprimorado.
- Mapeie o processo de sourcing: crie um roteiro para o processo de strategic sourcing, incluindo todas as etapas envolvidas na localização, avaliação e seleção de fornecedores, bem como documentar corretamente cada passo para orientar a equipe.
- Desenvolva uma estratégia: articule sua estratégia de sourcing, incluindo metas, objetivos e resultados desejados.
- Estabeleça métricas: estabeleça métricas de desempenho para acompanhar os resultados de seus esforços de sourcing e fazer com que o seu desempenho seja palpável.
- Executar a estratégia: desenvolva um plano de ação para executar a estratégia de sourcing, incluindo processos de aquisição, critérios de seleção de fornecedores e táticas de negociação com padrões de qualidade.
- Monitore e avalie os resultados: monitore e avalie os resultados de seus esforços de sourcing e ajuste conforme necessário.
Marketplace para gestão de fornecedores
Diversas grandes corporações estão usando marketplace para finalidades distintas das quais esse tipo de plataforma foi desenvolvida originalmente. Grandes indústrias, por exemplo, têm usado a solução para facilitar sua relação com distribuidores e clientes finais. Franquias usam marketplaces para otimizar sua logística com franqueados.
Indústrias, atacadistas e varejistas, por sua vez, podem usar marketplaces para realizar a gestão de fornecedores do negócio. É como funciona um marketplace interno: a empresa cria o marketplace para facilitar as compras de insumos/suprimentos dentro das filiais ou setores da empresa.
Ou seja, a indústria é a dona do marketplace, os sellers são os fornecedores, e os clientes são as filiais ou setores da indústria. Com as soluções Ideia no Ar, a sua organização pode também se valer desta facilidade.
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Conclusão
O strategic sourcing é uma das formas pelas quais as empresas têm conseguido comprar suprimentos, estoques e insumos de forma mais eficaz, com custos reduzidos e relacionamentos duradouros com fornecedores que trazem vantagens mútuas. Esse processo demanda planejamento, documentação adequada e execução com comunicação plena entre os setores da empresa.
Serviços de marketplace podem ser muito úteis para esses e outros processos. Venha conhecer o que o Ideia no Ar pode fazer pelo seu negócio.
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