Para que os produtos possam ser fabricados, transportados e entregues aos clientes finais, existe toda uma cadeia de suprimentos que é operacionalizada para abastecer indústrias, prestadores de serviços e comerciantes. É disso que se trata a supply chain, o tema deste conteúdo.
Neste artigo, falaremos da supply chain, o que é, como funciona e qual a importância desse assunto para a maioria das empresas em seu cotidiano. Convidamos você a acompanhar a gente!
Sumário
1- O que é supply chain?
2- Qual a diferença entre supply chain e logística?
3- Como funciona a supply chain em uma empresa?
4- Importância da supply chain
5- Benefícios da supply chain
6- Desafios da supply chain
7- Quem é o profissional de supply chain?
8- Quais áreas são envolvidas pela supply chain?
9- Como aplicar a supply chain em uma empresa?
10- Dicas para uma boa gestão de supply chain
11- Logística no marketplace
12- Conclusão
O que é supply chain?
Supply Chain é uma expressão em inglês que significa, literalmente, cadeia de suprimentos. Essa expressão designa o caminho que os produtos fazem desde que são extraídos até a sua entrega final ao cliente.
Vamos pensar no papel. Ele é retirado da madeira, que é cortada de florestas nativas ou reflorestadas. Desde que a árvore é plantada ou cortada, começa a cadeia de suprimentos. Então, vem alguns eventos:
- Corte da madeira;
- Beneficiamento;
- Extração da celulose;
- Transformação da celulose em papel;
- Fabricação de diferentes tipos de papel;
- Embalagem do produto final;
- Transporte e armazenamento;
- Venda por atacado;
- Venda ao consumidor final.
Esse é um exemplo básico. Existem cadeias de suprimentos ainda mais complexas.
Qual a diferença entre supply chain e logística?
Na verdade, faz mais sentido falar em “relação” do que em “diferença”. Ambos os procedimentos, muitas vezes, são utilizados de forma semelhante. Mas, na prática, a grande maioria das empresas utilizam esses termos para designar ações diferentes.
Quando pegamos o significado literal da expressão “supply chain”, ela envolve diversos processos logísticos: transporte, armazenamento, revenda. Mas usualmente, quando se fala em logística, estamos falando de transporte, armazenamento, distribuição e venda. Voltando ao exemplo do papel, a logística assumiria a partir do momento que o papel deixa a fábrica e começa a ser comercializado.
Já a supply chain costuma envolver alguns outros processos, tais como: gestão de fornecedores, aquisição de insumos produtivos, contratação de consultorias para distribuição inteligente, processos automatizados de armazenamento e venda, entre outros. Basicamente, fala-se sobre a cadeia que supre os processos operacionais da empresa.
Como funciona a supply chain em uma empresa?
O funcionamento de uma cadeia de suprimentos depende diretamente do modelo de negócio no qual a empresa opera. Mas, geralmente, a empresa “mergulha” em cada processo produtivo e logístico de seus produtos e serviços para entender como otimizar cada etapa. Dessa forma, em todos os momentos da cadeia produtiva, a empresa extrai todo o resultado possível em cada etapa.
Veja alguns dos pontos normalmente utilizados pela empresa para operacionalizar uma boa supply chain em seus processos:
- Planejamento de compras/produção de acordo com as previsões de demanda de clientes no período.
- Cotação e negociação com diversos fornecedores a fim de encontrar a opção de menor custo e melhor oferta de produtos de acordo com a necessidade.
- Fabricação e/ou estocagem dos produtos.
- Distribuição, revenda e venda final das mercadorias.
- Devolução e/ou troca dos produtos quando necessário.
- Coleta de feedbacks para melhoria contínua.
Importância da supply chain
A supply chain é muito importante para as empresas que o empregam por diversos motivos. Mas, principalmente, porque ela é diretamente responsável pela disponibilidade, rentabilidade e eficiência da atividade fim dos empreendimentos.
A não ser que a empresa terceirize tudo o que diz respeito à sua operação, a supply chain ocupa um papel para que o negócio possa funcionar em seu cotidiano, vender produtos/ serviços e obter receita.
Mesmo empresas com uma operação em estágio inicial, ainda incipiente e com pouco volume, conseguem extrair resultados positivos com o melhor desempenho proporcionado pela supply chain. É preciso tomar as decisões corretas em cada processo, entretanto. Falaremos mais sobre isso nos tópicos seguintes.
Benefícios da supply chain
Utilizar supply chain em sua empresa pode proporcionar uma série de benefícios para o seu negócio. Os principais deles são:
Integração entre áreas
Um grande benefício do formato supply chain é proporcionar à empresa uma maior integração entre diversas áreas, desde o administrativo até o comercial. Isso acontece porque a supply chain cuida não só da distribuição e do transporte, mas de todo o processo produtivo da empresa, incluindo despesas e receitas.
Dessa forma, utilizando a supply chain, é como se a empresa colocasse todos os “times” jogando a favor do mesmo objetivo. Não que isso não aconteça com outros modelos de negócio, mas com uma boa operação de supply chain, o grau de integração é muito mais assertivo.
Redução de custos
Graças à integração e à atenção elevada que a supply chain dá a todas as áreas da empresa que compõem a cadeia produtiva, os custos, tanto operacionais, como administrativos, são reduzidos. A empresa passa a administrar e utilizar de uma forma muito mais racional todos os seus recursos.
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Aumento da lucratividade
Com a redução de custos e os bons resultados comerciais, a empresa alcança um ganho de lucratividade que seria dificultado sem toda a integração proporcionada pela supply chain. Isso está diretamente conectado, por exemplo, à filosofia LEAN, que prega uma operação enxuta e altamente eficiente de todos os setores de um empreendimento, independentemente do tipo de produto ou serviço que ele venda.
Melhoria dos produtos e serviços
Se toda a cadeia produtiva é otimizada, desde a extração dos recursos, o uso dos insumos, a distribuição, a venda dos produtos e serviços a preços justos, a empresa obtém uma perceptível melhoria de mercadorias e resultados.
A empresa passa a olhar com o mesmo peso tanto para seus processos internos, como para os interesses dos clientes. Com essa cultura, o grau de satisfação melhora à medida que o negócio otimiza todos os seus processos.
Mais competitividade
Dessa forma, obtém-se um ganho de produtividade que permite mesmo a uma empresa pequena obter resultados proporcionais aos de um grande empreendimento a nível de receitas e custo-benefício.
Ao operar com uma supply chain estável e produtivo, a empresa oferece preços finais mais atrativos aos seus clientes, conquistando market share, confiança e satisfação dos consumidores.
Desafios da supply chain
Naturalmente, não seria possível falar em uma operação sofisticada de supply chain sem que haja desafios na implementação e no cotidiano do serviço. Veja alguns dos principais empecilhos que limitam a capacidade das empresas:
- Custos de implementação: uma empresa que não opera uma cadeia de suprimentos eficiente terá alguns desafios em implementar essa filosofia de trabalho. Serão necessários estudos, investimentos e até mesmo consultorias. Logo, o custo inicial é considerável, mas os resultados são promissores.
- Concorrência: grandes players já possuem uma supply chain consolidada e em constante aprimoramento. Chegar a esse grau de excelência pode levar tempo e desgastar a empresa em um primeiro momento.
- Falta de mão de obra especializada: são necessários profissionais com expertise para operar supply chain de qualidade. Pode-se contratar equipe interna ou mão de obra terceirizada. De qualquer maneira, encontrar a equipe correta para a sua operação é desafiador e demanda muita atenção.
Quem é o profissional de supply chain?
Não existe um único profissional de supply chain dentro de uma empresa. Haja vista que essa é uma cadeia, toda a equipe precisa estar em sintonia para que a supply chain do empreendimento tenha os resultados desejados.
Contudo, alguns profissionais já estão mais habituados a esse modelo de gestão e produção, sendo peças estratégicas para a implementação e a operação de uma cadeia de suprimentos eficaz:
- Administradores e contadores;
- Operadores e gestores logísticos;
- Engenheiros de produção;
- Equipe de compras especializada;
- Bons gestores comerciais, vendedores e corretores;
- Product Owners, desenvolvedores e afins;
- Entre outros.
Quais áreas são envolvidas pela supply chain?
Dentro de um empreendimento que utiliza supply chain, todo o empreendimento pode ser impactado por esse modelo. Mas as áreas que mais se envolvem com a cadeia de suprimentos costuma ser:
- Gestão executiva;
- Produção/Operações;
- Gestão logística e de transportes;
- Gestão comercial;
- Inteligência de Negócio (BI);
- Área de compras;
- Gestão de Excelência;
- Gestão de compliance;
- Entre outras.
Como aplicar a supply chain em uma empresa
O “como” aplicar vai depender muito de cada empresa. Seu momento e o modelo de negócio que ela opera. Mas há alguns passos que costumam ser utilizados pela maioria dos empreendimentos:
- Diagnóstico: a empresa pesquisa e tenta entender o que e como faz a sua gestão de suprimentos, desde a compra de insumos à venda para o consumidor final.
- Parcerias estratégicas: com isso, a empresa tem condições de entender quais parceiros estratégicos, operadores logísticos e prestadores de serviços podem oferecer melhores resultados ao seu negócio.
- Consultoria e implementação: muitas vezes com o apoio de uma consultoria especializada, a empresa implementa processos, regulamentos e padrões de qualidade aplicáveis a toda a cadeia produtiva.
- Contratação de mão de obra adequada: a operação de supply chain exige que as pessoas certas estejam trabalhando no negócio. Isso pode demandar uma adequação do seu time.
- Monitoramento de resultados: a empresa define e acompanha constantemente resultados periódicos para aferir a qualidade de cada etapa da cadeia, bem como seus impactos de custos e receitas.
Dicas para uma boa gestão de supply chain
Veja algumas dicas de medidas que a sua empresa pode tomar para operar uma supply chain de qualidade e obter os resultados desejados:
Capacite sua equipe
Capacite o seu time. Especialmente, se ele estiver acostumado com uma operação muito tradicional e pouco flexível. Pode ser necessário ofertar cursos e treinamentos para os colaboradores que lidam diretamente com a logística da empresa, mas não apenas eles. Vale lembrar que a supply chain é aplicada do início ao fim da cadeia operacional.
Defina indicadores
Indicadores de sucesso são a chave para os bons resultados do seu negócio. Alguns OKR (Objetivos e Resultados Chave) podem ser uma boa escolha para o seu empreendimento monitorar os dados certos e tomar decisões corretamente.
Nesse caso, faz sentido monitorar com mais afinco indicadores logísticos, financeiros e comerciais que interferem diretamente nos custos e nas receitas do seu negócio.
Utilize uma ferramenta de supply chain
Há no mercado diversas ferramentas automatizadas para ajudar na gestão da supply chain. Elas centralizam a gestão de fornecedores, operadores logísticos, cadeia produtiva e vendas da sua empresa, incluindo até mesmo outras funcionalidades mais voltadas à gestão estratégica e financeira.
Crie uma cadeia de valor
É preciso sempre lembrar que uma empresa só existe para atender aos interesses e sanar as dores de seus clientes. A sua empresa precisa ter uma cadeia de valor. Montar uma corrente de suplementos que multiplica receitas e reduz riscos e despesas. O seu produto ou serviço precisa ter uma proposta de valor clara para o cliente.
Mantenha boas relações com fornecedores
Bons fornecedores também são a chave de sucesso para um negócio obter bons resultados. Por isso, tenha vários fornecedores, mas mantenha-se próximo dos melhores. Ou seja: aqueles que possuem estoque sempre disponível, a custos reduzidos e que, preferencialmente, aceitem receber da sua empresa no maior prazo ou com condições facilitadas. Honre seus compromissos, mas conte com a gentileza do fornecedor.
Logística no marketplace
O marketplace é um modelo de negócio que conta com algumas facilidades logísticas. Em primeiro lugar, o proprietário de marketplace não possui um estoque próprio. O seu papel é negociar e intermediar a venda de produtos e serviços entre clientes e vendedores/prestadores.
Esse, por si só, é um fator que reduz consideravelmente custos logísticos e operacionais, o que torna os marketplaces um modelo bastante competitivo, escalável e lucrativo. Contudo, muitos marketplaces estão dando “o passo a frente” e também estão se envolvendo com a logística das vendas.
Uma prática muito comum é que o marketplace possua parceiros logísticos previamente acertados. Dessa forma, quando um vendedor realiza uma venda, a distribuição e o transporte das mercadorias acontece com custos reduzidos. Além disso, o apoio também pode se dar a nível gerencial. Vale a pena entender o quanto os seus vendedores dependem deste auxílio.
Dica: Quer saber como montar o seu próprio marketplace? Temos um checklist que vai te dar o passo a passo!
Conclusão
A supply chain hoje é uma realidade não apenas de grandes empresas, mas também de pequenos e microempreendimentos que desejam ter uma operação mais eficaz e potencializar suas receitas. O seu marketplace também pode ter acesso a essa sofisticada rede de logística e resultados. Temos certeza que os conteúdos aqui apresentados facilitarão a implementação desse modelo de operações no seu negócio.
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